A bancada para banheiro ou lavabo é um item importante, pois ela tem a capacidade de valorizar o ambiente, além de trazer um estilo definido. Seu design e o tipo de material de fabricação podem mudar a cara da decoração do banheiro: o importante aqui é não deixar de lado a funcionalidade, já que ela serve também como apoio de objetos para saboneteiras, vasos, perfumes e diversos outros itens.
Para planejar uma bancada você deve ter em mãos as medidas certas, o tipo de material, qual o acabamento e todos os objetos de louças e metais definidos. Para te ajudar separamos alguns materiais mais utilizados atualmente nas bancadas de banheiros modernos
Conheça os principais tipos de materiais de bancadas para banheiros
Cimento queimado
O cimento queimado é moderno e pode ser adequado tanto para um ambiente com decoração jovial ou rústica. Ideal para quem não quer extrapolar muito no orçamento, sem abrir mão de um material resistente.
Granito
O granito é super famoso entre os arquitetos. Com uma gama enorme de texturas e cores, conheça os principais tipos.
Madeira
A bancada de madeira é mias recomendada para a instalação em lavabos, já que essa material pega muita umidade. Se for utilizar ela na bancada, o ideal é aplicar um impermeabilizante uma vez por ano com verniz marítimo, para que a madeira continue resistente.
Mármore
O mármore é uma pedra mais porosa, por isso é ideal para o banheiro. Possuí uma vasta gama de texturas e cores, assim como o granito. A desvantagem é um preço mais elevado.
Nanoglass e marmoglass
Uma mistura de granito e mármore: são as pedras mais caras no mercado e possuem aquele tom super branco para sua bancada.
Porcelanato
O porcelanato é muito utilizado em reformas de casas. Ele possuí um corte especial para a aplicação em bancadas, se ela for muito ampla, é necessário o uso de emendas. Visto de longe, o material se assemelha visualmente ao nanoglass, se for utilizado um porcelanato branco.
Silestone e quartzo stone
O silestone é uma pedra industrializada mais cara e que possui uma ampla gama de cores. A alternativa ao silestone pode ser o quartzo stone, uma versão mais em conta, mas ainda assim mais cara do que o granito.
Vidro
Pra quem gosta de transparência e facilidade na limpeza, o vidro pode ser uma ótima opção. Escolha um vidro firme para suportar a cuba de apoio.
60 ideias de bancadas para banheiros para você se inspirar
Com tantas opções de materiais, agora falta escolher o modelo e acabamaneto para sua bancada. Para isso separamos algumas referências incríveis para você se inspirar:
Imagem 1 – Bancada de madeira cheia de personalidade e estilo!
A peça em madeira, em seu acabamento natural, reforçou o ar rústico desse banheiro e funciona como um item de destaque na decoração.
Imagem 2 – Bancada de lavabo espelhado com pedra: leveza na medida certa.
A mistura do espelho com a pedra clara é ideal para quem procura um banheiro clean e moderno. Sua combinação deixa o banheiro sofisticado, sem perder a sua verdadeira identidade. O detalhe fica para o gaveteiro espelhado que leva a impressão de ser um revestimento contínuo na parede.
Imagem 3 – Bancada de banheiro para cuba dupla.
Muito comum nas suítes de casal, a bancada dupla forma uma única peça que se estende de ponta á ponta. Sua presença é marcante devido a este comprimento longo!
Imagem 4 – A pedra possibilita a personalização da sua bancada.
A pedra é o material mais clássico para fazer a bancada do banheiro, porém, ela pode ganhar um toque pessoal como um porta toalhas, um nicho, um acabamento vazado, entre outros.
Imagem 5 – Dê um toque de cor no seu banheiro: bancada de banheiro com madeira natural e laca amarela na prateleira.
Para quem deseja um pouco de cor nesse ambiente, pode se inspirar nesse projeto. O banheiro pode ter uma base neutra e ganhar um complemento com uma prateleira logo abaixo da bancada. Essa composição é moderna, prática e sai da neutralidade.
Imagem 6 – A bancada cinza foi a escolha certa para combinar com os itens em inox.
A combinação das cores é um item importante na decoração do banheiro. Procure harmonizar os materiais e o estilo desejado para que o visual fique agradável.
Imagem 7 – Bancada de banheiro pequena.
Por ser pequeno, a solução foi colocar um banquinho mais baixo para compor com a bancada desse banheiro. Essa ideia também é ideal para aqueles que desejam uma mudança simples e rápida no banheiro.
Imagem 8 – Bancada de lavabo em pedra branca: saia do tradicional e opte por um design diferente.
O design desta bancada deixou o ambiente mais interessante. O modelo da bancada menor e com prateleira maior embaixo demonstra leveza e personalidade ao banheiro.
Imagem 9 – Bancada de banheiro em madeira.
Imagem 10 – Bancada de banheiro em concreto com pintura branca.
A cuba é um elemento muito importante para o design da bancada. No modelo acima, a bancada recebe uma estrutura mais estreita para que o efeito de semi encaixe seja feito.
Imagem 11 – A bancada esculpida é sinônimo de elegância e sofisticação.
A cuba esculpida na bancada é a queridinha para os que desejam um banheiro sofisticado. Elas se destacam por si só, o restante do elementos apenas complementam a atenção que ela promove no ambiente.
Imagem 12 – Para dar leveza ao banheiro, instale a bancada em apenas uma parte do espaço.
A bancada vertical é uma forma de destacar os banheiros pequenos. Uma linda produção e materiais de ótima qualidade são perfeitos para essa proposta.
Imagem 13 – Sua forma esculpida com pedrinhas embaixo marcam a presença dessa bancada.
Imagem 14 – Bancada de banheiro em pedra branca.
O móvel em rodízio é ótimo para levar flexibilidade no banheiro. Essa é uma outra opção para quem não quer utilizar o banquinho mais baixo. No projeto acima, ela acompanha a mesma cor da bancada para destacar essa composição.
Imagem 15 – Os elementos inseridos complementam a bancada de madeira do lavabo.
No banheiro acima foi utilizada a bancada de madeira e uma cuba de sobrepor que segue a mesma profundidade. Devido ao pequeno espaço, essa bancada possui uma dimensão estreita para deixar o espaço de circulação mais livre no banheiro.
Imagem 16 – Bancada de banheiro bege com armário branco.
Imagem 17 – Para banheiros escuros opte pela bancada cinza.
Imagem 18 – O toque clean se dá pela bancada branca e os armários espelhados.
Imagem 19 – A combinação das duas cores leva equilíbrio para a decoração.
Imagem 20 – A prateleira com ripas deixa o banheiro mais sofisticado.
As bancadas com prateleiras embaixo são modelos muito utilizados para banheiros modernos e que deixam a mostra apenas o essencial.
Imagem 21 – Bancada de banheiro para cubas de semi encaixe.
Por ser um banheiro compartilhado e com uma circulação no limite, a solução foi utilizar as cubas de semi encaixe, que permitem uma perda dessa profundidade e um ganho na passagem.
Imagem 22 – Misture os acabamentos em áreas diferentes do banheiro.
Nesse banheiro, o mármore e o nanoglass são presentes no revestimento das áreas molhadas. Misturar dois acabamentos requer cuidado, pois eles precisam harmonizar e acompanhar o estilo desejado. Como no projeto acima, as tonalidades são semelhantes, e o resultado ficou incrível.
Imagem 23 – A solução para essa bancada se encaixou perfeitamente para a área do banheiro.
Como a parede já chama atenção do banheiro, a solução foi deixar o restante mais neutro possível.
Imagem 24 – Seja ousado na decoração!
Além da bancada ter um acabamento arrojado, a cuba de sobrepor também se sobressai nessa composição formando uma peça decorativa que complementa o visual. O bacana dessas cubas é que elas podem ser retiradas facilmente a qualquer momento para substituir por uma outra.
Imagem 25 – Bancada de banheiro de vidro e cuba de piso em mármore.
Como a área é muito pequena, a opção foi inserir materiais leves que não favoreçam um ambiente apertado. A cuba de piso foi inteira esculpida em mármore, camuflando-se no ambiente. Já o vidro garante toda a elegância para esse banheiro, sem interferir no material nobre presente por todo o banheiro.
Imagem 26 – Materiais e soluções para deixar o banheiro elegante e clean.
Imagem 27 – A bancada de concreto reforça o estilo minimalista desse banheiro.
Se optar por não colocar nenhum móvel embaixo da bancada, ela fica com um visual mais leve, promovendo um ar contemporâneo sem muito esforço.
Imagem 28 – Brinque com o contraste das cores.
Imagem 29 – Bancada de banheiro bege.
Imagem 30 – Bancada de banheiro com cuba embutida.
A composição da pedra com o espaçamento e os gaveteiros embaixo são perfeitos para dar leveza ao projeto.
Imagem 31 – O detalhe em dourado levou mais delicadeza a esse cantinho.
Imagem 32 – Bancada de banheiro com cubas de sobrepor.
Imagem 33 – A continuidade do material sobre a parede oferece estilo ao banheiro.
A cuba de chão garante ao projeto uma bancada vertical e uma composição de planos que dão movimento a parede do banheiro.
Imagem 34 – Quando a bancada e o armário se encontram em um mesmo plano.
A dupla P&B também pode ser vista com a escolha dos equipamentos sanitários e o revestimento nas paredes. Esse modelo de revestimento tridimensional vem ganhando destaque na decoração!
Imagem 35 – Bancada de banheiro com apoio somente para pia.
Imagem 36 – A bancada em cimento queimado combina com uma decoração jovial e vibrante.
Imagem 37 – Bancada de banheiro estreita.
Opte por uma bancada estreita se o seu banheiro tiver estas dimensões. A bancada deve ter uma profundidade de 50cm, mas dependendo do modelo de cuba ela, pode receber uma solução diferente.
Imagem 38 – Você pode combinar a marcenaria com o tom da bancada.
Imagem 39 – Bancada de banheiro preta.
Imagem 40 – Tom sobre tom na decoração.
A cuba é um elemento importante para bancada, pois seu design e cor marcam o estilo da decoração. Os metais, como a torneira ou misturador, são detalhes que também complementam na decoração. Atualmente, os pretos estão fazendo sucesso e o design mais reto são os mais procurados.
Imagem 41 – As linhas retas demarcam essa bancada.
A iluminação embutida atrás do espelho é um detalhe que valoriza o espaço da bancada e promove o conforto visual.
Imagem 42 – Bancada de banheiro em madeira de demolição.
A madeira em sua forma natural se fez presente nesse banheiro ao ar livre. Como sua proposta é um ambiente mais rústico, a escolha não poderia ter sido outra!
Imagem 43 – Bancada de banheiro com nicho para porta toalhas.
Como a bancada já ganhou um nicho para as toalhas e uma cesta de apoio embaixo, o uso dos armários foi excluido desse projeto.
Imagem 44 – Bancada de banheiro com armários.
Imagem 45 – Bancada de banheiro cinza.
Imagem 46 – Os materiais demonstram personalidade e estilo para esse banheiro.
Imagem 47 – Bancada com acabamento curvilíneo.
Imagem 48 – Com toalheiro, a união da praticidade e beleza.
Imagem 49 – Bancada e pia com o mesmo tipo de acabamento.
Imagem 50 – Bancada branca para lavabo.
Imagem 51 – A bancada em granito pode ser moderno, bonito e elegante!
Imagem 52 – Jovialidade é a característica marcante desse espaço.
O desenho da bancada garante uma circulação mais confortável para esse banheiro. Por isso se atente nas medidas para que isso não impeça ou afete o conforto do local!
Imagem 53 – Clean ao extremo!
Combinação clássica e bonita! Um projeto atemporal que agrada a maioria das pessoas. O branco é uma cor neutra que oferece infinitas possibilidades de projeto!
Imagem 54 – Contraste de cores e materiais.
Imagem 55 – Uma bancada neutra para sair do branco.
Os materiais em cores neutras combinam em qualquer proposta. Os acabamentos do projeto acima, levam elegância e tudo de mais atual no mercado decorativo!
Imagem 56 – Simples e moderno!
Imagem 57 – A saia da bancada destaca sua presença no banheiro.
Em relação a saia (a parte inferior da bancada) quanto mais longa, maior será a presença da bancada no ambiente. É comum que ela siga a profundidade da cuba para que o acabamento fique bonito e não interfira no espaço interno do armário.
Imagem 58 – A pia redonda esculpida é uma solução simples para banheiros pequenos.
Por ser tratar de um banheiro pequeno, consequentemente o desenho da bancada ganha modificações. No caso acima, o raio de abertura da porta deu lugar a uma bancada bonita, com saias e frontões longos para dar imponência no ambiente.
Imagem 59 – Bancada simples de madeira.
Imagem 60 – Bancada com frontão alto.
O frontão (parte superior da bancada) também é outro item que pode fazer toda a diferença no design da bancada. Aproveite para instalar um frontão mais alto o projeto da bancada for longo, assim ela fica ainda mais destacada.