A decoração industrial continua com tudo!
Resgatadas pelas redes sociais, essa estética propõe um visual despreocupado e quase “sem querer” na decoração, mas não é bem assim.
Na verdade, a decoração industrial possui diversas características e saber combinar cada uma delas é uma arte. Por isso, reunimos nesse post dicas e ideias que vão ajudar você a fazer uma decoração industrial com muito charme aí na sua casa, acompanhe!
O que é decoração industrial?
A decoração industrial, como o próprio nome sugere, vem de um conceito estético onde a aparência brutalista dos elementos é o maior destaque, como tijolinhos expostos, tubulação visível ou mesmo o cimento queimado.
Esses elementos estéticos nada mais são do que uma representação dos antigos espaços industriais que foram sendo transformados em residências.
E apesar de ser uma tendência recente, o estilo industrial vem lá do passado, com suas raízes fincadas nas transformações econômicas e industriais do século XIX.
Ela se originou principalmente nos Estados Unidos e na Europa, quando antigas fábricas e armazéns começaram a ser convertidos em espaços residenciais e comerciais.
Nos anos de 1950 e 1960, artistas e boêmios em Nova York começaram a ocupar esses locais abandonados com interesse, principalmente, no espaço amplo e no aluguel acessível. Com isso, não demorou muito para que esses bairros passassem a ser vistos como algo cool e descolado.
A estética industrial também foi influenciada pelo movimento modernista e pela Escola Bauhaus, que enfatizavam a funcionalidade e a simplicidade das formas e elementos arquitetônicos.
A principal influência é a ênfase na exposição de materiais industriais brutos, como concreto, metal, tijolo, vidro e madeira desgastada. Esses materiais são deixados em seu estado natural ou recebem apenas um mínimo de acabamento.
Hoje em dia, a decoração industrial pode ser vista em casas, lojas e comércios, além de escritórios modernos e descontraídos.
Quais as características da decoração industrial?
Materiais rústicos: Uma das principais características da decoração industrial é o uso de materiais em estado bruto, como concreto, tijolo, metal e madeira com pouco ou nenhum acabamento. Eles podem ser utilizados de diferentes maneiras, desde revestimento de pisos e paredes até na fabricação de móveis e detalhes da decoração.
Parede de tijolinhos: Talvez um dos elementos mais marcantes da estética industrial é a parede de tijolinhos expostos, seja de barro ou concreto. Ela é perfeita para adicionar textura, rusticidade e um toque de autenticidade ao décor.
Tubulações visíveis: Em vez de esconder as tubulações, dutos e sistemas de ventilação, na decoração industrial eles fazem parte do ambiente sendo deixados visíveis de propósito com a intenção de criar uma estética que realmente lembre o clima de um galpão de fábrica.
Paleta de cores neutras: A decoração industrial geralmente usa uma paleta de cores neutras e sóbrias, como cinza, preto, marrom e bege. Essas cores ajudam a criar uma atmosfera moderna e minimalista. Contudo, isso não significa que as cores vivas não tem espaço. Pelo contrário. Elas aparecem, mas em detalhes, como em uma luminária ou nas almofadas.
Móveis entre o vintage e o rústico: Os móveis de estilo industrial fazem um contraste entre o vintage e o rústico, muitas vezes apresentando estruturas de metal, ferro forjado e madeira desgastada. Um bom exemplo são as cadeiras Tolix junto de mesas com tampos de madeira e pernas de metal ou as famosas estantes de aço. Mobiliários vintage também se destacam nessa proposta, mas sem exageros para não deixar o ambiente datado demais.
Iluminação pendente: Luminárias pendentes são outra forte característica da decoração industrial. E, aqui, as lâmpadas de filamento são o maior destaque. Esse tipo de iluminação quebra a aparência fria dos materiais que normalmente são usados no décor industrial, como o cimento e o metal, proporcionando ambientes mais acolhedores e com toque de nostalgia.
Funcionalidade e praticidade: Fortemente influenciada pela estética moderna, a decoração industrial preza muito pela funcionalidade e a praticidade em cada ambiente. Para isso, é comum a escolha de móveis e objetos decorativos que vão além da aparência. Esses elementos costumam adicionar uma função extra ao espaço, seja oferecendo uma nova utilidade ou ajudando a otimizar o espaço disponível.
Elementos vintage: Elementos vintage, como você já sabe, são parte da estética industrial. Mas, além dos móveis, é possível apostar em outros itens como relógios de parede, máquinas de escrever e outros objetos decorativos que guardam histórias e memórias. Inclusive, vale resgatar peças de família para compor a decoração.
Arte Industrial: Pinturas em estilo grafite, fotografias em preto e branco de cenas urbanas e obras de arte inspiradas na estética industrial também são comuns na decoração em estilo industrial.
Janelas e espaços amplos: Ainda de carona no estilo moderno, a decoração industrial apresenta como característica marcante a presença de janelas amplas e espaços com pé direito alto e muito bem iluminados. Fora isso, também é comum que nessa estética os ambientes sejam integrados, como forma de trazer o clima dos antigos lofts industriais de volta para os dias de hoje.
Como fazer uma decoração industrial?
Qualquer ambiente da casa pode receber uma decoração industrial com o objetivo de criar um cenário urbano, rústico e despojado.
Mas lembre-se que a chave para um décor industrial autêntico é a mistura de elementos brutos com toques de conforto e personalidade!
Veja a seguir dicas de como aplicar o estilo em cada um dos cômodos da casa:
Decoração industrial na sala de estar
A parede de tijolos expostos ou um papel de parede que imita tijolos já ajuda a dar aquele clima industrial para sala.
Quer mais? Opte por sofás e poltronas com estruturas de metal ou couro envelhecido. Complemente com uma mesa de centro de madeira maciça e traga para o ambiente luminárias pendentes com lâmpadas de filamento.
Para os detalhes, escolha almofadas e mantas de tecidos naturais, como linho ou algodão, em tons neutros. E, pra fechar não esqueça da icônica estante de aço ou ferro para exibir livros e objetos decorativos.
Decoração industrial na cozinha
Para a cozinha, a dica é optar por armários de aço ou em cores escuras, como preto, azul marinho e cinza. O contraste fica por conta dos tampos de bancada que podem ser de concreto polido ou madeira.
Coloque luminárias pendentes sobre a ilha ou a mesa de jantar. E finalize o décor exibindo panelas, utensílios de cozinha e louças em prateleiras abertas.
Decoração industrial no quarto
Sim, o décor industrial também pode ir parar no quarto. Para isso, aposte em uma cabeceira de cama de madeira rústica ou ferro.
Roupas de cama em tons neutros e texturas naturais, como linho e algodão, são a melhor pedida. E é claro que ao lado da cama não pode faltar uma luminária com lâmpada de filamento.
Para trazer um charme a mais para o ambiente, adicione uma poltrona ou cadeira de leitura e decore as paredes com arte industrial.
Decoração industrial no banheiro
Escolha azulejos de metrô ou outros azulejos de aparência industrial para o revestimento das paredes.
Para os metais, a dica é optar por tons escuros, especialmente o preto, para destacar elementos como as torneiras, chuveiros e outros acessórios.
Na bancada você pode instalar uma pia de pedestal ao melhor estilo retrô ou uma cuba de sobreposição em cerâmica branca para um contraste elegante.
Por fim, um espelho com moldura de madeira ou ferro completa o ambiente.
Decoração industrial no home office
O home office é outro ótimo lugar para o estilo industrial, já que ele garante um clima moderno e aconchegante para o ambiente.
Nesse sentido, uma mesa de trabalho de madeira maciça ou uma mesa com tampo de madeira e pernas de metal já garantem o clima brutalista do décor. Complemente com prateleiras de aço ou estantes abertas para armazenar livros e outros materiais de escritório.
Não deixe de ter uma luminária de mesa e, para as paredes, use pôsteres ou objetos decorativos com toque retrô.
Decoração industrial na área externa
Você também pode levar o estilo industrial para as áreas externas da casa, incluindo varandas, jardins, pátios, quintais e áreas gourmet.
A estética industrial é perfeita para criar um clima despojado e muito aconchegante para esses espaços. A dica nesse caso é investir em pisos de concreto ou pedra em contraste com móveis de metal ou madeira envelhecida.
Se o espaço ainda não tem plantas, lembre-se delas e as adicione em vasos, seja no piso ou suspensos.
Um varal de lâmpadas pode trazer o charme que faltava para o décor.
65 projetos sensacionais que apostaram na decoração industrial
Confira agora mais 65 ideias de decoração industrial e inspire-se para fazer a sua:
Imagem 1 – Para uma sala de estar com estilo masculino.
Imagem 2 – Elementos clássicos da decoração industrial presentes nessa cozinha.
Imagem 3 – A parede de boiserie traz um contraste sofisticado com os detalhes rústicos da decoração industrial.
Imagem 4 – Cores neutras para valorizar o estilo industrial desse banheiro.
Imagem 5 – Os tons terrosos também se harmonizam muito bem com o estilo industrial.
Imagem 6 – A base branca é perfeita para uma decoração industrial minimalista.
Imagem 7 – Aço corten um ótimo material para compor nesse estilo.
Imagem 8 – Artes e grafites deixam mais jovial o ambiente.
Imagem 9 – Concreto e madeira para um home office industrial.
Imagem 10 – Elementos vintage e moderno se misturam com frequência na decoração industrial.
Imagem 11 – O tijolinho branco garante um ar mais romântico e delicado para o quarto industrial.
Imagem 12 – Tons como o cinza é sempre uma boa opção.
Imagem 13 – O aspecto brutalista é uma das principais características do estilo industrial.
Imagem 14 – Tijolo, cimento queimado e estrutura metálica!
Imagem 15 – Tubulações aparentes com parede de tijolo fazem a combinação perfeita.
Imagem 16 – Como ter uma cozinha luxuosa e moderna? Aposte no concreto!
Imagem 17 – Tijolinho aparente com tons de cinza: combinação perfeita.
Imagem 18 – Preto, cinza e o marrom dos tijolinhos: a paleta de cores mais usada no estilo industrial.
Imagem 19 – Sofisticada e rústica ao mesmo tempo.
Imagem 20 – A escada deve ser metálica!
Imagem 21 – Um loft com muito estilo!
Imagem 22 – Deixar as estruturas aparente fazem parte da proposta.
Imagem 23 – Para quem prefere algo clean, essa inspiração de decoração industrial minimalista é ideal.
Imagem 24 – E o que acha de um armário de aço escovado para cozinha?
Imagem 25 – A decoração industrial moderna também pode ser aconchegante!
Imagem 26 – O contraste harmonioso entre os tijolinhos e o tom suave de azul.
Imagem 27 – Dupla de tubulações e azulejos para incrementar a decoração.
Imagem 28 – A famosa estante de metal para garantir o clima industrial na sala.
Imagem 29 – Na dúvida, vai no preto e branco.
Imagem 30 – O estilo industrial pode ser levado até para a fachada da casa.
Imagem 31 – Funcionalidade e praticidade também são pilares do estilo industrial na decoração.
Imagem 32 – Luminárias descoladas fazem parte da ambientação industrial.
Imagem 33 – O toque de conforto fica por conta do marrom.
Imagem 34 – Abuse do cimento queimado e tubulação fazendo papel de luminárias e interruptores.
Imagem 35 – Quanto menos você interferir na aparência dos elementos, melhor.
Imagem 36 – Cores como preto, cinza e vermelho fazem a combinação perfeita.
Imagem 37 – Para a cozinha, a dica aqui é usar móveis de inox em cor escura em contraste com a cor natural dos tijolos.
Imagem 38 – Que tal um teto preto para o banheiro? Fica a dica!
Imagem 39 – Abuse do tijolo a vista!
Imagem 40 – Entre as vigas foram apoiados alguns trilhos de iluminação.
Imagem 41 – A estante de cano é muito fácil de fazer e você pode tentar aí na sua casa com materiais simples.
Imagem 42 – Precisa quebrar alguma parede? Mantenha o que sobrou no estado original.
Imagem 43 – Um cantinho charmoso decorado ao estilo industrial.
Imagem 44 – Estilo industrial de forma clean!
Imagem 45 – Uma das vantagens da decoração industrial é que você economiza muito ao usar os materiais no estado bruto, sem acabamento.
Imagem 46 – Se você tem um ambiente claro e espaçoso aposte em cores neutras escuras.
Imagem 47 – Decore o quarto com cores complementares suaves. Fica original, criativo, mas sem perder a tranquilidade que o ambiente precisa.
Imagem 48 – O toque de autenticidade desse banheiro fica por conta do quadro na parede.
Imagem 49 – Integração e amplitude: características marcantes e sempre presentes na decoração de estilo industrial.
Imagem 50 – Outro diferencial da estética industrial é a possibilidade de combinar diferentes estilos no mesmo ambiente.
Imagem 51 – Um ponto de cor para descontrair a decoração.
Imagem 52 – A parede de cimento queimado e tijolinhos forma um contraste interessante com a roupa de cama mais romântica.
Imagem 53 – Explore cores marcantes para contrastar com os tons neutros da decoração industrial.
Imagem 54 – A escada é o toque especial para essa sala.
Imagem 55 – Cozinha com estilo industrial.
Imagem 56 – Ambientes integrados super combinam com a estética industrial.
Imagem 57 – Cimento queimado no banheiro!
Imagem 58 – Olha o luxo dessa sala com esse lustre pendente.
Imagem 59 – Prateleiras! Outra marca da decoração industrial moderna.
Imagem 60 – Parede de tijolos com luminárias pendentes combinam com as laterais da cama.
Imagem 61 – Quem quer uma parede lisinha? A graça do décor industrial é a aparência rústica e inacabada dos materiais.
Imagem 62 – Um teto cinza para sair do comum.
Imagem 63 – A madeira aquece e conforta o home office com revestimento de concreto.
Imagem 64 – Branco, preto e madeira: trio que topa qualquer décor.
Imagem 65 – Obras de arte modernas e urbanas também são marcantes na decoração industrial.