Nada como o bom e velho abajur para deixar a iluminação do quarto acolhedora e reconfortante. Essa peça clássica e tradicional da decoração de interiores pode fazer toda a diferença no resultado final do ambiente, proporcionando uma luz sob medida, além, é claro, de reforçar a estética do quarto.
A palavra abajur vem do francês abat-jour e significa quebrar a luz ou abaixar a luz. Ou seja, desde seus primórdios, por volta do século XVI, o abajur já servia a essa finalidade de oferecer uma iluminação suave, difusa e muito agradável.
Por isso mesmo seu uso é recomendado para momentos de relaxamento, descanso ou mesmo para afazeres como leitura, artesanato e uso de telas, como celulares e notebooks.
Quer saber mais a respeito dessa peça incrível? Então vem com a gente nesse post, vamos te contar tudo sobre abajur para quarto.
Como escolher abajur para quarto
Para cada uso, um abajur diferente
Antes de se aventurar pelas lojas em busca do abajur perfeito, responda a seguinte pergunta: “qual o uso e a finalidade que será dada ao abajur?”.
Para cada uso é recomendado um tipo de abajur diferente. Vamos começar falando sobre a necessidade de uma luz para leitura no quarto. Nesse caso, o ideal é contar com um abajur direcionável, onde você pode ajustar o feixe de luz sem incomodar a pessoa que está ao lado.
Quando a intenção é usar o abajur no quarto para leitura também é importante posicioná-lo a uma altura que não gere sombras, nem ofusque a visão. Para os destros, o mais recomendado é posicionar o abajur do lado esquerdo, já os canhotos devem preferir usar o abajur ao lado direito.
Para uso de telas e celulares, o mais indicado é colocar o abajur ao lado ou atrás, de modo que a luz não seja projetada na tela, dificultando a visão.
E, por fim, se a intenção é utilizar o abajur como elemento que favoreça o descanso e o relaxamento, prefira os modelos que tragam um tecido fino na cúpula, de modo que a luz se dilua de modo mais harmonioso pelo ambiente.
Já em quartos de bebê, o abajur deve auxiliar as visitas noturnas, evitando tropeços e esbarrões pelo quarto. Além, é claro, de promover um ambiente mais acolhedor para o bebê.
Nos quartos infantis, o abajur é um ótimo aliado das crianças que tem medo de escuro. A peça também cumpre com a missão de fornecer um ponto de luz para leitura dos pequenos antes de dormir.
Proporção e tamanho do abajur
Depois de definir o uso que será dado ao abajur, tenha em mente onde a peça será colocada. Na maior parte das vezes, o abajur acaba ficando sobre o criado mudo. Mas nada impede que você o deixe sobre uma cômoda ou sobre a escrivaninha, por exemplo.
O importante aqui é dimensionar a peça no tamanho adequado ao móvel em que ele será apoiado. Se escolher um abajur muito maior do que o criado mudo, por exemplo, ele corre o risco de tombar e cair no chão, já uma peça muito pequena não traz harmonia visual ao ambiente.
Via de regra, procure por um abajur que tenha uma cúpula entre 1/3 ou metade do tamanho do móvel.
Estilo é importante
É impossível negar o efeito decorativo do abajur. Mesmo quando não está sendo utilizado, ele está ali, esbanjando charme e estilo no ambiente. Por isso, não deixe de considerar a parte estética da peça.
A dica para não errar na escolha é adequar o estilo do abajur ao estilo de decoração do quarto. Ou seja, quarto moderno com abajur moderno, quarto rústico com abajur rústico, quarto clássico com abajur clássico e por aí vai.
O estilo do abajur tem relação direta com o material com que ele foi fabricado. Atualmente existem abajures fabricados com base em madeira, cerâmica, vidro, metal, plástico, onde cada um desses materiais impacta de uma forma diferente no visual final do ambiente.
As cores do abajur também são importantes. Procure uma peça que se encaixe na paleta de cores do ambiente ou se preferir uma decor mais ousada e contemporânea, use um abajur de cor contrastante com o restante da decoração. Por exemplo, um quarto de fundo azul fica lindo com um abajur laranja.
Já os modelos de tons neutros e claros ficam perfeitos em decorações de estilo clássico. No quarto das crianças, a dica é apostar em abajures de tons suaves para não causar grandes efeitos visuais.
Luz do abajur
A lâmpada usada no abajur é tão importante quanto o abajur em si. Isso porque a escolha errada da lâmpada pode jogar por água abaixo sua proposta de decoração.
Contudo, a tonalidade da luz deve ser definida também pelo uso que será feito do abajur. A luz amarela é perfeita para proporcionar um quarto acolhedor e de clima aconchegante, já a luz branca é mais indicada para a pessoa que deseja ler ou usar o computador.
Nos quartos infantis, a dica é usar lâmpadas coloridas que favoreçam o sono da criança. Um bom exemplo são as lâmpadas de luz azul, lilás e verde. Essas cores, segundo a cromoterapia, trazem um efeito calmante e relaxante induzindo a um sono tranquilo.
Como fazer abajur para quarto – passo a passo
Abajur feito com papelão e outros materiais recicláveis
Imagina unir a funcionalidade e o charme do abajur com materiais recicláveis? Incrível, né? E no vídeo a seguir você aprende como fazer um abajur a partir de materiais que iriam para o lixo. Acompanhe o passo a passo:
Abajur de papel moderno e fácil de fazer
O vídeo a seguir é para te ensinar como fazer um abajur usando papel, só isso! Além de ser super simples, você ainda vai ter no seu quarto uma peça estilosa e bem moderninha. Confira o tutorial:
Agora que você já sabe como escolher, como usar e até como fazer um abajur para quarto, o que acha de conferir lindas inspirações em fotos para aflorar ainda mais sua criatividade decorativa? Vem ver:
60 modelos de ideias de abajur para quarto
Imagem 1 – O clássico abajur sobre o criado mudo: sempre funcional e esteticamente perfeito.
Imagem 2 – A cúpula toda fechada do abajur faz com que a luz não se dissipe no ambiente, criando uma atmosfera bem suave.
Imagem 3 – Abajur moderno para o quarto do casal. Repare que mais atrás foi colocado uma luminária de chão para reforçar a luz do ambiente.
Imagem 4 – Abajur com base de madeira e cúpula de tecido cru: ideal para o quarto de estilo clean e neutro.
Imagem 5 – Modelo de abajur bem moderninho que traz conforto para a leitura na cama.
Imagem 6 – Abajur de base e cúpula metálica em tom de dourado. Repare que a peça é um dos destaques do quarto.
Imagem 7 – Simples e bem tradicional, esse abajur oferece tudo o que o quarto do casal precisa.
Imagem 8 – A luminária de chão, posicionada junto a cama, cumpre a mesma função do abajur de mesa.
Imagem 9 – De um lado abajur, do outro luminária suspensa.
Imagem 10 – Um abajur grande de chão para ser o destaque desse quarto moderno de casal.
Imagem 11 – A luz suave e difusa dos abajures não incomoda quem está do outro lado da cama.
Imagem 12 – Mas se o casal preferir, é possível apostar em apenas um abajur no quarto.
Imagem 13 – E nem sempre eles precisam ser iguais, aqui, por exemplo, foram escolhidos modelos bem diferentes.
Imagem 14 – A altura correta do abajur é importante para não criar sombras ou ofuscar a visão.
Imagem 15 – Quarto grande pede por abajures e luminárias proporcionais.
Imagem 16 – Abajur de parede para quem tem necessidade de uma luz direcionável sobre a cama.
Imagem 17 – Já o abajur de chão é perfeito para criar um clima acolhedor e confortável no quarto.
Imagem 18 – Dupla de abajures em locais estratégicos do quarto: penteadeira e criado mudo.
Imagem 19 – Abajur com base de vidro para garantir elegância e delicadeza para a decoração.
Imagem 20 – Os modelos mais clássicos de abajures geralmente possuem a base desenhada e bem trabalhada, como esse da imagem.
Imagem 21 – Aqui, nesse quarto de casal a iluminação difusa é o grande destaque.
Imagem 22 – Abajur branco de cerâmica para o quarto de decoração sóbria e elegante.
Imagem 23 – Um abajur dentro do outro: proposta diferente e original.
Imagem 24 – Aqui, o abajur sobre o criado mudo reforça a iluminação indireta da sanca e dos spots.
Imagem 25 – Abajur de formato moderno para o quarto infanto juvenil.
Imagem 26 – Outro bom lugar para posicionar o abajur é sobre a escrivaninha de trabalho e estudos do quarto.
Imagem 27 – Esse quarto de estilo escandinavo apostou em um modelo de abajur simples que pode, inclusive, ser feito em casa.
Imagem 28 – Todo charme, elegância e modernidade de um abajur com cúpula preta para você se inspirar.
Imagem 29 – Para os adeptos de uma decor retrô, a dica é apostar em um abajur em tom pastel.
Imagem 30 – Repare que a cúpula do abajur deve sempre ser proporcional ao tamanho do móvel em que ele está apoiado.
Imagem 31 – Um abajur pequeno, mas que não passa despercebido na decoração do quarto.
Imagem 32 – Na hora de escolher o abajur, repare se a cúpula possui saída para o feixe de luz também na parte superior, isso garante uma maior luminosidade ao quarto.
Imagem 33 – Abajur de madeira direcionável para o quartinho juvenil.
Imagem 34 – Abajur moderno para o quarto de casal que serve tanto para a mesinha de trabalho, quanto para cama.
Imagem 35 – Abajur e mesinha lateral conversam muito bem aqui nesse quarto. Repare que a base de ambos é feita na mesma cor e material.
Imagem 36 – Nesse quarto cheio de personalidade, a opção foi por um modelo clássico e tradicional de abajur.
Imagem 37 – Abajur para quarto infantil: estampas e cores são bem vindas na cúpula.
Imagem 38 – Abajur para quarto de casal com cúpula direcionável.
Imagem 39 – Aqui, abajur e criado mudo formam a combinação perfeita.
Imagem 40 – Um abajur dourado para dar aquele toque a mais na decoração do quarto.
Imagem 41 – Já para esse quarto jovial, a opção foi por um abajur de cúpula aberta.
Imagem 42 – Abajur com base em formato de tripé: mix entre o clássico e o moderno.
Imagem 43 – A proposta aqui é bem interessante: a base do abajur ao invés de estar sobre o criado mudo, está fixada na parede.
Imagem 44 – Nesse quarto de casal, a parede preta ajuda a destacar o abajur branco.
Imagem 45 – Abajur de luz suave e difusa instalado na parede junto ao criado mudo.
Imagem 46 – Dupla de abajures clássicos e elegantes para compor a decoração contemporânea do quarto de casal.
Imagem 47 – Que tal um abajur fixado junto à cabeceira da cama?
Imagem 48 – Super elegante esse modelo de abajur branco em composição com os demais objetos decorativos.
Imagem 49 – Opção moderna e versátil para o quarto do casal: abajur direcionável sobre o tonel transformado em criado mudo.
Imagem 50 – Toque de graça e estilo no quarto com esse modelo de abajur de parede ajustável.
Imagem 51 – A combinação entre branco e dourado é certeza de sucesso quando o assunto é abajur.
Imagem 52 – Duas opções de iluminação para o quarto do casal: abajur sobre o criado mudo e luminária de parede direcionável.
Imagem 53 – Abajur branco e clássico para o quarto de casal moderno e minimalista.
Imagem 54 – No quarto compartilhado dos irmãos, a dupla de abajures foi posicionada na parede junto ao beliche.
Imagem 55 – Abajur com base de madeira para o quarto levemente rústico.
Imagem 56 – Um modelo de abajur para inspirar quem é apaixonado por peças exuberantes e glamorosas.
Imagem 57 – Precisa de uma iluminação que atinja uma área maior no quarto? Então aposte em uma luminária – ou abajur – de chão.
Imagem 58 – Modelo romântico e descontraído de abajur. Repare que a cúpula traz um babado delicado.
Imagem 59 – Versão clássica de uso do abajur no quarto de casal: um para cada lado sobre o criado mudo.
Imagem 60 – Opção moderna e colorida de abajures para o quarto.
Imagem 61 – Mais do que iluminar, um abajur como esse é um trunfo decorativo.
Imagem 62 – Para o quarto minimalista, um abajur dourado para ser o ponto focal.
Imagem 63 – Quarto romântico com abajur clássico e elegante sobre o criado mudo e de frente ao espelho.
Imagem 64 – Um abajur grande entre as camas de solteiro foi o suficiente para esse quarto.
Imagem 65 – Aqui, uma proposta semelhante, mas com um abajur que se ajusta ao tema infantil do quarto.