Alguém aí interessado em cuidar do corpo e relaxar a mente sem precisar sair de casa? Então nossa dica é experimentar as vantagens da academia em condomínio!
Com o movimento fitness tomando um lugar de destaque cada vez maior, não é de se estranhar que os condomínios comecem a oferecer esses espaços aos moradores. Por isso, se você está buscando um imóvel para alugar ou comprar vale a pena considerar empreendimentos que ofereçam essa comodidade.
Mas, antes de qualquer coisa, é importante destacar que, como todo espaço compartilhado, a academia em condomínio precisa de alguma regrinhas básicas e noções de bom senso para que todos usufruam do local com qualidade e bem estar.
Acompanhe nossos conselhos e prepare-se para experimentar um estilo de vida mais ativo e saudável!
Quais as vantagens da academia em condomínio?
Segurança
O primeiro ponto que a academia em condomínio marca é na questão da segurança. Contar com um espaço desses dentro do próprio prédio é muito mais seguro porque você evita deslocamentos e, principalmente, a necessidade de sair em horários de pouco movimento, como nas primeiras horas da manhã ou no final da noite.
Com a academia em condomínio é mais seguro realizar os treinos e manter o corpinho (e a saúde!) em dia!
Conforto e praticidade
Outra grande vantagem da academia em condomínio é o conforto e a praticidade de treinar praticamente dentro de casa, sem precisar sair, pegar trânsito ou pegar chuva.
Essa praticidade também ajuda a evitar aquelas famosas “desculpas” para não ir à academia. Ou seja, faça chuva ou faça sol, você vai poder treinar!
Privacidade
Sabe outra coisa boa de treinar em academia de condomínio? A privacidade!
Como apenas os moradores do prédio utilizam a academia, você vai se sentir mais a vontade para realizar o treino, longe dos olhares de estranhos. Até mesmo porque o número de pessoas utilizando o espaço é restrito.
Economia
Já pensou fazer academia sem precisar pagar mensalidade por isso? A academia de condomínio funciona assim! Não existe cobrança de taxa ou mensalidade, a única coisa que você paga é o condomínio que já inclui os custos de manutenção do espaço na taxa mensal.
Interação social
Você também pode aproveitar o tempo na academia do condomínio para interagir e socializar com os demais vizinhos, criando vínculos comunitários interessantes.
Valorização do imóvel
A presença de uma academia bem mantida e equipada pode ajudar a valorizar o condomínio como um todo, facilitando a decisão de escolha para potenciais compradores como também aumentando o valor dos imóveis dentro do empreendimento.
Regras para academia em condomínio
Para que todos os moradores possam usufruir do espaço com segurança e harmonia é muito importante que algumas regrinhas sejam seguidas. Essas regras podem variar de acordo com cada condomínio e com o regimento interno, no entanto, algumas delas são fundamentais porque se tratam do bom uso e do bom senso de quem está utilizando.
Aqui estão alguns pontos que podem ser considerados, mas não deixe de consultar as regras especificas do seu condomínio:
Somente moradores
Uma das regras mais importantes que todo morador deve ter conhecimento é que o uso da academia em condomínio é restrito e limitado aos condôminos do prédio. Ou seja, visitantes não estão autorizados a utilizar o espaço.
Inclusive, muitos empreendimentos têm implementado um sistema de controle de acesso, como cartões magnéticos ou biometria.
Atente-se para os horários
Em alguns condomínios, a academia funciona 24 horas por dia. Em outros, o horário se estende entre as 6h até às 23h. Portanto, fique atento a esses horários e ajuste sua rotina para encaixá-la dentro das possibilidades.
Use roupas adequadas
Na hora de escolher a roupa para ir à academia, lembre-se que é fundamental vestir peças confortáveis. Para os homens, camiseta ou regata e bermuda são as melhores opções. Já para as mulheres, camiseta e calça legging ou bermuda funcionam perfeitamente bem!
Evite roupas muito curtas, coladas ou com decotes. Elas atrapalham os movimentos e podem causar constrangimento junto dos demais frequentadores do espaço.
Para os pés, use sempre tênis. Evite fazer academia descalço ou de chinelos.
Não coma, nem beba
Leve para a academia apenas uma garrafinha de água ou de isotônico. Comida e outros tipos de bebida não devem ser consumidos no local sob o risco de danificar os equipamentos e sujar o espaço.
Deixe para fazer em casa o lanche pré-treino e pós treino.
Pegou, guardou
Manter a organização e a ordem dentro da academia deve ser preocupação de todos. Portanto, sempre que utilizar um equipamento coloque-o de volta no lugar. O mesmo vale para anilhas, pesos, colchonetes, bolas e outros acessórios de treino.
Lembre-se que a academia em condomínio é um espaço coletivo e deve ser bem administrado por todos que frequentam o espaço.
Só para maiores
Academia não é coisa de criança. O espaço possui equipamentos e acessórios que podem causar acidentes graves em crianças pequenas. Por conta disso, apenas maiores de 16 anos estão autorizados a frequentar o espaço, mas ainda assim com a autorização e supervisão do responsável.
Após os 18 anos a academia pode ser frequentada livremente por qualquer pessoa.
Divida o equipamento
Pode ser que o horário em que você está acostumado a treinar seja vazio e tranquilo. Mas pode ser também que seja o horário mais cheio do dia. E nesse último caso, você vai ter que aprender a dividir e compartilhar o equipamento.
Isso significa revezar o uso do aparelho entre uma sessão e outra. Mas seja objetivo. Nada de ficar de conversa fiada e ocupando mais tempo do que o necessário no aparelho. Faça uso do espaço respeitando os demais.
Higiene e limpeza
Outra coisa muito importante é manter a higiene e a limpeza da academia. Sempre leve com você uma toalhinha para forrar o equipamento que vai usar e evitar manchas de suor.
Mesmo assim, após o uso, borrife álcool e limpe o local. As academias costumam oferecer esse potinho com um pano limpo, mas se esse não for o caso, converse com a administração do condomínio para garantir o espaço limpo e seguro.
Respeite o espaço dos demais
Quando for treinar lembre-se sempre de respeitar os demais usuários que estarão no ambiente com você. Use fones de ouvido para ouvir suas músicas favoritas, converse em tom baixo e evite práticas perigosas.
Nada de “alugar” um equipamento por horas, esquecendo de que outras pessoas tem o mesmo direito de uso do espaço, ok?
Academia em condomínio precisa de educador físico?
Não necessariamente. Contudo, em alguns estados, como é o caso do Rio de Janeiro, por exemplo, existe uma lei estadual que obriga academias de condomínio a contar com um profissional de educação física registrado no conselho regional.
Mas isso não é uma regra. É interessante procurar saber se a sua cidade ou estado possui uma legislação especifica sobre o assunto.
Porém, independente disso, talvez seja muito válido reunir os condôminos que utilizem a academia e propor o acompanhamento de um instrutor certificado em tempo integral no espaço, capaz de auxiliar e orientar os treinos. O custo desse profissional pode ser rateado pelos moradores e, assim, todos ganham!
Agora que você já tirou as dúvidas sobre academia em condomínio é só colocar sua roupa de ginástica predileta e começar a queimar todas as gordurinhas! Vamos?