“Preciso de fiador para alugar imóvel?” Essa é a pergunta que sempre passa na cabeça de quem precisa alugar um imóvel.
Felizmente, hoje em dia essa é uma burocracia que já está em desuso, graças as novas possibilidades de garantia oferecidas pelo mercado.
Quer saber mais como alugar um imóvel sem fiador? Então fique aqui nesse post com a gente que vamos te contar tudo.
Qual a importância do fiador?
O papel do fiador é garantir para o proprietário do imóvel o pagamento de toda e qualquer divida deixada pelo inquilino, seja em caso de atrasos no pagamento do aluguel ou avarias dentro do imóvel.
E quem pode ser fiador? Qualquer pessoa acima de 18 anos que consiga comprovar renda de acordo com o que é exigido pelo proprietário ou imobiliária. Pode ser um amigo, um colega de trabalho ou mesmo um parente, como pai, mãe, irmão, tios e primos.
Ao assinar o contrato, o fiador passa a ser responsável, em segundo plano, pelo imóvel, assumindo dividas que o inquilino não conseguiu arcar. Nesse tipo de contrato até mesmo os imóveis do fiador podem fazer parte do acordo.
Por ser um negocio de alto risco, muitas pessoas se recusam a entrar como fiadores em um contrato de aluguel sob a pena de perderem bens e contraírem dívidas que sequer são suas.
Até pouco tempo atrás essa era a única maneira de conseguir alugar um imóvel. Contudo, com as novas possibilidades de garantia ao proprietário, a figura do fiador aos poucos passou a ser substituída por soluções mais praticas, modernas e bem menos burocráticas.
Quais as vantagens e desvantagens de um fiador?
Se você acha que precisa de fiador para alugar um imóvel é importante antes saber quais as vantagens e desvantagens desse tipo de contrato. Acompanhe:
Vantagens de alugar imóvel com fiador
Garantia de pagamento de débitos
Muita gente acredita que alugar um imóvel com fiador é vantajoso apenas para a imobiliária ou proprietário. Mas não. O inquilino também pode se beneficiar desse tipo de contrato.
Isso porque, caso aconteça algum imprevisto na vida de quem alugou o imóvel, como desemprego, a morte de alguém responsável pela parte financeira da família ou mesmo uma doença incapacitante que impeça o inquilino de arcar com as despesas do imóvel, o fiador automaticamente é acionado para substituir o inquilino nas despesas.
Assim, o locador consegue ganhar um tempo para se reestabelecer financeiramente e voltar a assumir as despesas.
Taxas menores
A presença de um fiador no contrato de aluguel também permite que o locador consiga taxas menores e valores mais acessíveis, já que a imobiliária e / ou proprietário possuem uma grande garantia de que os alugueis serão pagos em dia.
Desvantagens de alugar imóvel com fiador
Agora, vamos a parte mais controversa dessa história: as desvantagens do contrato com fiador.
Dificuldade de achar um fiador
Como você percebeu, as exigências em cima do fiador são muitas. Ele é o responsável indireto pelo imóvel sob risco de perder bens pessoais e a própria estabilidade financeira.
Por isso, muita gente se recusa a aceitar o convite de ser fiador. Essa é a primeira dificuldade que você pode encontrar pelo caminho.
Burocracia
E mesmo que você consiga um fiador, será preciso lidar com toda a burocracia que esse tipo de contrato exige.
Ou seja, é necessário ir até o cartório fazer o reconhecimento e autenticação dos documentos, o que com certeza também tomará um tempo precioso da pessoa que aceitou o seu “convite”, além encaminhar as cópias de diversos documentos do fiador.
Demora na liberação do contrato
Mesmo apresentando toda a documentação solicitada, ainda será necessário realizar uma consulta de credito do fiador e da pessoa que está locando o imóvel.
Essa etapa exige tempo e paciência até a liberação do contrato e, consequentemente, do imóvel.
Problemas familiares
Imagine que por uma razão ou outra você não consiga arcar com as despesas do imóvel e a imobiliária precise acionar o fiador.
Muito provavelmente essa pessoa será do seu circulo familiar ou de amizades e uma situação desse tipo tem tudo para gerar desconforto e instabilidade na relação.
Especialmente, se o fiador precisar desembolsar um alto valor ou cobrir as suas despesas por um longo período.
Isso certamente será motivo de estresse na família.
Como alugar um imóvel sem fiador: dicas e soluções
É aqui que você vai perceber que nem sempre precisa de fiador para alugar um imóvel. Existem maneiras muito mais simples e descomplicadas de fazer isso. Confira:
Cheque calção
O cheque calção, conhecido também como depósito calção ou, simplesmente, calção é outro tipo de garantia que o locador pode oferecer ao proprietário ou imobiliária.
Nessa opção de aluguel sem fiador, o locador se compromete a depositar o valor equivalente a três meses de aluguel, incluindo taxas de condomínio, água, luz e IPTU, como garantia de pagamento em caso de inadimplência ou de avarias no imóvel.
Quando o inquilino deixar o imóvel, esse valor deve ser restituído integralmente, a não ser que a o locador tenha dividas ou o imóvel precise de reformas. Nesse caso, o proprietário pode utilizar esse valor para cobrir as despesas.
A desvantagem desse tipo de garantia é que nem sempre o locador possui o valor equivalente ao adiantamento dos três aluguéis o que pode acabar por inviabilizar a locação.
Seguro fiança
O seguro fiança tem sido uma das opções mais utilizadas por imobiliárias para facilitar o acesso a locação para quem não tem um fiador.
Com o seguro fiança, o inquilino paga o valor equivalente a um aluguel e meio ou dois aluguéis e meio, dependendo da seguradora que fará o seguro.
A vantagem desse tipo de aluguel sem fiador, especialmente quando comparado ao cheque calção, é que esse adiantamento pode ser diluído ao longo do ano, ou seja, o inquilino paga em parcelas e não a vista.
Ao final do contrato, caso não existam dívidas, nem reformas a serem feitas, o inquilino recupera o valor pago à seguradora.
Titulo de capitalização
O título de capitalização funciona de modo muito parecido com o cheque calção, a diferença é que o valor a ser adiantado é investido em um titulo de capitalização de algum banco ou seguradora.
Outro diferencial é que os valores são reajustados com base na inflação e, ao final do contrato, caso o valor não precise ser utilizado para cobrir dividas, o valor integral do titulo é depositado na conta do inquilino.
Fundo de investimento
Se você ainda não se convenceu de que não precisa de fiador para alugar um imóvel, então aí vai mais uma opção de aluguel sem fiador: o fundo de investimento.
Essa opção ainda não é muito praticada e exige um certo grau de conhecimento por parte do inquilino e da imobiliária ou proprietário que está fazendo o contrato.
Funciona, basicamente, assim: o locador e o locatário definem um valor de garantia para o imóvel a ser alugado. Esse valor é investido em títulos do mercado financeiro e só pode ser resgato no final do contrato ou em casos de inadimplência ou reforma do imóvel.
A vantagem desse modelo de aluguel sem fiador é a possibilidade de rentabilizar o dinheiro que foi investido. Caso o inquilino tenha bons conhecimentos do mercado de ações é possível fazer investimentos que tenham alta rentabilidade e, assim, sair ganhando no final.
Aluguel sem fiador: apps que te ajudam a alugar imóveis em um clique
Existe ainda mais uma opção para quem está aí se perguntando: “preciso de fiador para alugar um imóvel?”. Essa alternativa atende pelo nome de aplicativos de compra e aluguel de imóveis.
Com o crescimento das empresas startups no setor imobiliário, o processo de aluguel sem fiador se tornou ainda mais fácil e prático.
Essas empresas tem como objetivo agilizar e oferecer maneiras mais eficazes de conectar locadores e locatários, tudo através de um clique ou um toque na tela do celular.
Os aplicativos e sites dessas startups cadastram imobiliárias e proprietários dispostos a alugar imóveis. Os interessados na locação, por sua vez, fazem a busca a partir do seu perfil de interesse, como localização, preço e tamanho do imóvel.
A tecnologia por trás desses aplicativos cruzam essas informações (de quem tem o imóvel e de quem deseja alugar) e oferece a melhor opção. Feito isso, o interessado entra em contato com o responsável pelo imóvel (pode ser diretamente com o proprietário ou com algum corretor) e a visita ao imóvel é realizada, tanto pessoalmente, quanto virtualmente.
Se o locatório tiver interesse em fechar o contrato, tudo é feito de modo online, desde o envio dos documentos até a assinatura do contrato.
Essas startups são quem garantem a locação, funcionando como uma espécie de fiador virtual.
Cada uma possui sua própria politica de locação, mas, de modo geral, todas elas oferecem um “seguro” ao proprietário como forma de assumir qualquer despesa ou divida com o imóvel. Tudo isso é, claro, depois que a análise de crédito do inquilino é realizada.
Atualmente, algumas das principais startups que atuam no setor imobiliário de aluguel sem fiador são a Quinto Andar, a Loft, a Luggo e a Housi.
Vale a pena baixar o app dessas empresas e fazer suas buscas. Viu só como você não precisa de fiador para alugar um imóvel?