Morar sozinho é pura liberdade e independência. Mas na hora de escolher o apartamento de solteiro muitas dúvidas podem surgir, assim como na hora de mobiliar e decorar.
Por isso trouxemos nesse post muitas dicas e ideias valiosas para você ter o apartamento de solteiro dos seus sonhos. Vem ver.
Tipos de apartamento de solteiro
Os apartamentos considerados de solteiro possuem algumas características em comum que vale a pena conhecer para fazer o melhor negócio.
A primeira delas é o tamanho. Na maioria das vezes, o apartamento de solteiro é pequeno e compacto, variando entre 30 e 60 metros quadrados.
Outra característica é a localização. Em geral, esse tipo de apartamento costuma ser bem localizado, próximo a grandes centros comerciais, estações de metrô e universidades.
Os condomínios que abrigam apartamentos de solteiro também são bem equipados, geralmente com academia, piscina, quadra e pista de corrida.
Mas, mesmo com as características em comum, existem modelos variados de apartamento de solteiro. Confira abaixo os mais populares:
Kitnet
O modelo de apartamento de solteiro do tipo kitnet é aquele composto por um quarto, cozinha e banheiro. Os espaços são divididos, mas compactos, quase sempre com metragem máxima de 40 metros quadrados.
Studio
O apartamento de solteiro tipo studio é aquele onde todos os ambientes são integrados, até mesmo o quarto. Esse tipo de apê também costuma ser bem localizado.
Padrão
O apartamento padrão é aquele oferecido pelas construtoras com 1 ou 2 quartos. Com uma metragem um pouco maior, ele tem a vantagem de possuir ambientes separados, o que traz mais privacidade para um solteiro que tem filhos, por exemplo.
Loft
O apartamento de solteiro tipo loft se popularizou muito no Brasil de uns tempos para cá. Esse tipo de moradia se assemelha a um studio, só que maior e geralmente com características bem industriais, como janelas amplas e pé direito alto.
A maioria dos lofts se concentra em prédios antigos em bairros centrais.
Como mobiliar e decorar apartamento de solteiro?
Móveis multifuncionais
Já que os apartamentos de solteiro são, em sua maioria, pequenos, então a primeira dica é: invista em móveis multifuncionais.
E o que isso significa? Móveis multifuncionais são aqueles que tem mais de uma função. Ou seja, um sofá que também é cama, um banco que pode ser mesa, um balcão com armário embutido e por aí vai.
Esse tipo de móvel otimiza o espaço, uma vez que você não precisa ter um para cada função.
Integração
Quanto mais você puder integrar os ambientes de um apartamento de solteiro, melhor.
Isso ajuda a ganhar espaço e aproveitar melhor a disposição dos cômodos, além de favorecer a socialização, já que é possível, por exemplo, cozinhar enquanto os amigos estão na sala.
Cores sob medida
Planeje bem a paleta de cores do apartamento de solteiro, principalmente se ele for do tipo studio ou loft, onde todos os ambientes estão integrados.
As cores possuem um forte efeito sensorial e psíquico, ajudando a relaxar e descontrair, mas também podem provocar sensações desagradáveis, como angústia, aperto ou desânimo.
Por isso, a dica número 1 é pensar no uso das cores a partir do tamanho e da luminosidade natural que entra nos ambientes. Quanto mais luz o cômodo recebe, maior a possibilidade de usar cores escuras, por exemplo.
Já ambientes mal iluminados e pequenos podem facilmente passar a sensação de serem claustrofóbicos, caso sejam decorados em cores escuras. Nesse caso, a dica é usar cores neutras e claras.
As cores também indicam o estilo de decoração que você pretende trazer para o ambiente.
Cores neutras e suaves favorecem decorações clássicas e sofisticadas. Já o uso de cores vivas remetem a uma decoração mais moderna e despojada. Cores neutras claras mescladas com cores escuras são ideias para decorações contemporâneas, como as do estilo minimalista.
Verticalização
A verticalização é outro truque para ampliar e otimizar o espaço de um apartamento de solteiro.
Isso significa apostar no uso de prateleiras, nichos e armários aéreos com o objetivo de eliminar móveis e objetos do chão.
Dessa forma, o espaço livre para circulação aumenta e a decoração fica mais harmônica e funcional.
Um toque verde
Plantas são sempre bem vindas em qualquer tipo de decoração, especialmente em apartamento de solteiro.
Esse toque verde traz harmonia, calma e relaxamento no dia a dia, além de ser uma ótima terapia anti estresse.
Você pode apostar na onda da urban jungle ou ter apenas um vasinho na sala. O importante é se sentir bem na presença das verdinhas.
O que não pode faltar em um apartamento de solteiro
Personalidade e estilo
Ao decorar um apartamento de solteiro não deixe faltar estilo e personalidade. É assim que você vai se sentir, literalmente, em casa.
A melhor maneira de dar a sua cara para o apartamento de solteiro é por meio de objetos que remetem a suas memórias e lembranças afetivas.
Pode ser um móvel de família, uma louça, um objeto de infância ou até mesmo quadros e pôsteres que se identifiquem com o seu estilo de vida e personalidade.
Praticidade
Praticidade é outro elemento que não pode faltar em um apartamento de solteiro.
Por isso, invista em itens decorativos e revestimentos fáceis de limpar no dia a dia.
Superfícies lisas, por exemplo, são muito mais fáceis de manter do que superfícies ásperas e porosas.
Dessa forma você ganha tempo para curtir o seu apê sem precisar se preocupar em fazer faxina o tempo todo.
Camas e assentos extras
Se o apartamento de solteiro é pequeno, então a solução é contar com camas e assentos extras para aqueles dias que você recebe visitas.
Mas como fazer isso? Apostando em móveis dobráveis e empilháveis, como bancos e cadeiras ou, ainda, em sofás que se transformam em camas.
Dessa forma suas visitas ficarão sempre confortáveis e você não precisa encher o apê de móveis.
Uma boa TV
Um aparelho de TV de boa qualidade também é indispensável em um apartamento de solteiro.
Ela irá te acompanhar nas partidas de futebol, nos filmes, séries e outros programas que você gosta de assistir.
Café e bar
O apartamento de solteiro também precisa ter um cantinho para o café e para o bar, se você se identifica com essas duas coisas.
Para o cantinho do café, invista em uma máquina de cápsulas que trazem mais praticidade para o dia a dia.
Já para o bar, uma bandeja com garrafas e copos é o suficiente. Acomode tudo sobre um aparador, um carrinho ou sobre a bancada da cozinha.
Essa é uma ótima maneira também de recepcionar as visitas.
Cantinho de estudo e trabalho
Mesmo que você não trabalhe em home office é interessante contar com um cantinho para estudar e trabalhar em algum novo projeto ou curso que está fazendo.
Esse espaço exclusivo ajuda a manter o foco e a concentração, trazendo maior produtividade e resultados.
E, então, anoutou todas as dicas para montar e decorar o apartamento de solteiro? Agora é só colocar tudo em prática, mas sem pressa, ok?.