Surgiu uma oportunidade de compra ou locação no apartamento térreo e você não sabe se aceita ou pula fora?
Essa é uma dúvida muito comum. Infelizmente existem muitos mitos e ideias equivocadas a respeito de como é viver em um apartamento térreo.
Por sorte, trouxemos informações e dicas úteis para desmistificar essa história e te ajudar a tomar a melhor decisão. Acompanhe!
O que é um apartamento no térreo?
Como o próprio nome sugere, o apartamento no térreo é aquele localizado na parte térrea do edifício. Ou seja, ele está no mesmo nível da portaria de acesso ao prédio. Portanto, para ser acessado, o apartamento térreo dispensa o uso de escadas, rampas e elevadores.
O apartamento térreo é conhecido também como apartamento casa, uma vez que ele é muito procurado por quem está em busca de uma moradia com características semelhantes a uma casa.
No entanto, por possuir características muito distintas das outras unidades, o apartamento térreo apresenta vantagens e desvantagens que variam de acordo com o olhar e as necessidades de cada pessoa. Isso porque, dependendo de quem vai morar no local, as aparentes desvantagens podem se tornar vantagens e vice versa, como você verá a seguir.
Quais as vantagens de morar em um apartamento no térreo?
Acessibilidade
Uma das maiores vantagens de morar em apartamento térreo é a acessibilidade. Não é toa que esse tipo de apartamento é o mais indicado para pessoas com mobilidade reduzida, famílias com crianças pequenas e idosos já que não depende de escadas ou elevadores.
Mas não só isso. Qualquer pessoa acaba se beneficiando da acessibilidade do térreo. Imagina quando acaba a energia e você está carregando sacolas pesadas? Tudo fica mais fácil!
Facilidade para receber móveis e outros objetos grandes
Outro aspecto benéfico de quem mora no apartamento térreo é conseguir receber com mais facilidade móveis e demais objetos de grande porte, como geladeira, máquina de lavar e fogão. Ou seja, você não precisa se preocupar com as dimensões da embalagem e se ela cabe no elevador, muito menos esquentar a cabeça caso o entregador se recuse a subir escadas.
Preço mais baixo
Essa vantagem é a preferida de quem procura economizar com a compra do imóvel ou com a prestação do aluguel. Tudo porque o apartamento no térreo é a unidade mais barata de todo o prédio, especialmente quando comparado a apartamentos em andares mais altos ou na cobertura.
Em alguns casos, a diferença no valor pode chegar a 35%.
Janela livre
Quem tem animais domésticos e crianças em casa sabe que a primeira coisa a se fazer ao mudar para um apartamento é instalar redes de proteção. Mas no térreo, essa preocupação não existe. Desse ponto de vista, o apartamento térreo representa maior segurança para as famílias.
Segurança
Por estarem localizados no nível do solo, esse tipo de residência têm acesso direto às saídas de emergência em caso de evacuação rápida.
Além disso, a presença de câmeras de vigilância é ainda mais eficaz quando combinada com a proximidade física dos apartamentos térreos às áreas monitoradas, oferecendo uma camada adicional de proteção para os moradores do imóvel.
Possibilidade de ter uma área externa
Muitos apartamentos térreos são integrados a algum tipo de pátio ou área externa. Isso faz com que este se assemelhe muito a uma casa com quintal ou apartamento garden.
O morador pode usufruir desse espaço de inúmeras maneiras, seja cultivando um jardim ou horta, seja criando seus pets ou tendo a oportunidade de desfrutar de uma área de lazer particular nos momentos de descanso.
Mas, atenção: não são todos os imóveis que possuem essa característica. Alguns apartamentos no térreo, por exemplo, dão de cara com a garagem, áreas comuns ou o muro do condomínio. Por isso, a visita ao imóvel antes de fechar negócio é muito importante!
Quais as desvantagens de morar em um apartamento no térreo?
Falta de privacidade
A falta de privacidade, dependendo da planta do apartamento, acaba sendo um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores de um apartamento térreo.
Em alguns imóveis, as janelas são posicionadas de frente para a entrada principal do prédio ou nos corredores de acesso, fazendo com que os moradores percam completamente a privacidade.
Barulhos e ruídos
Barulhos e ruídos também são constantes para quem vive em um apartamento no térreo. Conversas fora de hora, pessoas passando, carros estacionando, buzinas, sem falar no próprio barulho que vem da rua.
Todos esses sons são mais perceptíveis no térreo e podem levar o morador a um ataque de nervos, dependendo da situação.
Iluminação ruim
A iluminação natural no apartamento térreo pode ser prejudicada, especialmente se ele estiver muito próximo de outros edifícios. Um problema que os apartamentos mais altos não enfrentam.
Além da iluminação ruim, a ventilação também deixa a desejar pelo mesmo motivo.
Problemas estruturais
Não é raro encontrar apartamentos térreos com problemas de trincas, fissuras e rachaduras nas paredes. Esses problemas estruturais costumam aparecer em decorrência da movimentação natural da construção e da sobrecarga recebida pelo andar térreo.
Contudo, esse tipo de trinca e rachadura não costuma representar um risco a segurança do condomínio, apesar de incomodarem bastante esteticamente. Mas, pode ser um fator relevante já que podem reduzir o valor de negociação do imóvel em uma futura venda ou locação.
Umidade
Lembra que o apartamento térreo recebe pouca luz e pouca ventilação? Pois bem, essa característica acaba sendo também um prato cheio para o aparecimento de manchas de umidade e bolor.
Sem visão externa
Se você curte vistas panorâmicas, então o apartamento térreo pode não ser sua melhor opção. Esse tipo de unidade é quase sempre desprivilegiado de uma vista bonita e agradável. Com sorte, talvez você tenha vista para um jardim ou, na pior das hipóteses, a única coisa possível de ser vista pela janela é o estacionamento do prédio.
Cuidado com o que vem de cima
Morar no apartamento térreo é a certeza de estar sempre preocupado com o que vem de cima. É muito comum que diferentes tipos de objetos caiam dos apartamentos superiores, desde bitucas de cigarro até papéis de bala, brinquedos, entre outros.
Em alguns casos, a queda desses objetos pode até causar um acidente. Portanto, é algo para se tomar cuidado!
Como aumentar a privacidade do apartamento térreo?
Algumas desvantagens de morar no apartamento térreo não podem ser mudadas ou então não dependem de você, como é o caso do lixo que cai do alto ou do barulho que vem do lado de fora.
Mas outras coisas podem ser resolvidas ou, no mínimo, melhoradas para que você possa viver melhor na sua residência. É o caso, por exemplo, da privacidade. Com a adoção de algumas práticas simples, o apartamento fica mais íntimo e menos suscetível aos olhares de estranhos. Confira as dicas:
- Instale películas de insulfim nas janelas do seu apartamento. Essas películas escurem o vidro, limitando a visão de quem está de fora em até 95%. Sem contar que o insulfim ainda ajuda a reter a entrada dos raios UV, diminuindo o calor interno;
- Vidros foscos ou espelhados também são recomendados, pois bloqueiam a visão externa sem comprometer a entrada de luz natural;
- Aposte no uso de cortinas e persianas. Esse elemento decorativo tão tradicional pode ser a solução mais fácil e econômica de aumentar a privacidade no apartamento térreo. Para isso, prefira os modelos de cortinas e persianas de tecido encorpado e cores mais escuras;
- Crie uma barreira visual estratégica ao redor do apartamento com arbustos ou árvores para bloquear a visão de pessoas que passam pela área externa;
- O uso de toldos na parte externa também ajuda a aumentar a privacidade e ainda protege a moradia das chuvas intensas e do risco de quedas de objetos;
- Considere realizar mudanças estruturais na planta do apartamento para garantir maior privacidade a ambientes como quartos e banheiro. No entanto, é sempre importante consultar a administração do condomínio a fim de descobrir o que pode e o que não pode ser feito.
Como você pode perceber existem inúmeras vantagens e desvantagens de morar em um apartamento térreo. A decisão, no entanto, é muito individual e deve ser considerada a partir das necessidades dos moradores.
E você, já fez a sua aposta depois da leitura? Esperamos ter ajudado!