Lá fora um calorão, enquanto isso, dentro de casa … a sensação, infelizmente, é a mesma! E aí que você percebe que o ar condicionado não gela, nem resfria mais.
O que pode estar acontecendo? Existem diversos motivos por trás desse problema, desde os mais simples aos mais complexos.
A sorte é que grande parte deles pode ser resolvido por você mesmo, sem a necessidade de um técnico especializado.
Confira as dicas que separamos e veja o que você pode fazer para resolver esse problema.
Ar condicionado não gela: causas e o que fazer
1. Mau contato na tomada
Pode parecer besteira, mas acredite: um dos motivos que pode estar fazendo com que o seu ar condicionando não resfrie é a tomada.
A solução, como você já deve imaginar, é simples. Basta plugar e desplugar o aparelho na tomada, averiguando se o encaixe está correto e se não existem falhas na fiação ou no plugue.
Se o problema não for resolvido, tente as outras dicas abaixo.
2. Potência x tamanho do ambiente
Outro problema comum que costuma prejudicar o funcionamento do ar condicionado é a potência do aparelho em relação ao ambiente.
De modo geral, quanto maior a potência do ar condicionado, maior a capacidade de resfriamento, especialmente em ambientes maiores.
Existe uma tabela, conhecida como BTU, que pode te ajudar a descobrir se a potência do ar condicionado está de acordo com o tamanho do cômodo.
Por exemplo, um aparelho de ar condicionado com até 7500 BTU de potência consegue resfriar tranquilamente um ambiente com até 10 m². Já um ambiente com 20m² precisa de um ar condicionado com, no mínimo, 12.000 BTU de potência.
Portanto, é bom dar uma olhada no manual do seu aparelho, conferir a potência e analisar se está adequada para o tamanho do seu espaço.
3. Temperatura externa
A temperatura que está lá fora também interfere na capacidade de resfriamento do seu ar condicionado, sabia?
Alguns modelos de aparelho de ar condicionado conseguem resfriar um ambiente apenas sob temperaturas externas abaixo de 33ºC.
Por isso, se você mora em alguma região do país onde as temperaturas ultrapassam essa faixa, provavelmente o seu aparelho não está dando conta de fazer o resfriamento.
Uma dica, nesse caso, é usar em conjunto com o ar condicionado um ventilador de teto, de chão ou de mesa. Dessa forma, você consegue manter o ar mais fresco e, consequentemente, o aparelho trabalha melhor.
Mas, se a sua região não alcança essas temperaturas, então o problema pode ser algum dos citados a seguir.
4. Portas e janelas abertas
Portas e janelas abertas são inimigas naturais do ar condicionado. Isso porque o ar resfriado pelo aparelho simplesmente “escapa” por essas aberturas e, como se não bastasse, o ar quente lá de fora continua entrando. Ou seja, o problema não é o ar condicionado.
Por isso, vale dar uma olhada se todas as portas e janelas estão fechadas e todos os vãos e frestas estão devidamente bloqueados. Dessa forma, você impede essa troca de ar entre os ambientes.
5. Aparelho antigo
Quantos anos o seu aparelho de ar condicionado tem? O recomendado é que esses aparelhos sejam trocados a cada dez anos, em média.
Com o passar do tempo o ar condicionado pode começar a ter problemas de configuração, apresentar ineficiência nas funções, como a perca da capacidade de resfriamento, além de consumir muito mais energia do que deveria.
Se esse for o seu caso, talvez a melhor opção seja comprar um ar condicionado novo.
6. Falhas na manutenção
Uma manutenção mal feita também pode resultar em problemas no resfriamento do aparelho. Por isso, a recomendação é sempre buscar um profissional especializado para garantir um serviço de qualidade.
Pode ser que um pequeno dano em uma das peças seja o motivo por trás da ineficiência do ar condicionado.
Caso desconfie disso, a dica é buscar um profissional especializado nesse tipo de aparelho e efetuar os reparos necessários.
7. Filtro sujo ou entupido
Se nenhuma das opções anteriores resolveu o seu problema com o ar condicionado, então talvez você deva tentar essa.
O filtro sujo ou entupido costuma ser uma das maiores causas de ineficiência do ar condicionado.
Ao longo do tempo a unidade evaporadora (aquela que fica voltada para a parte interna da residência) tende a acumular pó. Se as manutenções de limpeza não acontecem, o filtro fica tão sujo que acaba impedindo que o aparelho resfrie o ambiente como deveria.
A solução, como você já deve imaginar, é remover o filtro do interior do aparelho e fazer a limpeza. Esse procedimento pode variar dependendo da marca e modelo do seu aparelho. Na dúvida, é sempre interessante consultar o manual de orientações do fabricante.
Mas existe uma formulazinha básica para fazer a limpeza do filtro do ar condicionado que consiste em apenas dois itens: água e sabão neutro.
Para os aparelhos de janela, basta remover o filtro e fazer a lavagem. Já no caso dos modelos de ar condicionado Split, a dica é remover o filtro, aspirar o excesso de poeira e, por fim, fazer a lavagem do filtro.
Em ambos os casos aguarde a secagem completa do filtro antes de colocá-lo de volta no aparelho.
No entanto, se o seu aparelho possuir um filtro do tipo HEPA com carvão, então faça a limpeza apenas aspirando o pó. Esse tipo de filtro não pode ser lavado.
Mesmo com a limpeza periódica, a recomendação é trocar o filtro do ar a cada 1 ano e meio, mais ou menos.
Lembrando que a frequência de limpeza indicada pelos fabricantes é uma vez por mês. Caso o ar condicionado seja usado com muita regularidade, então o ideal é fazer a limpeza a cada quinze dias.
8. Ajuste das configurações
Já parou para pensar que o problema de resfriamento do seu ar condicionado pode ser apenas o modo de configuração?
Muitos aparelhos possuem configurações diferentes para os períodos mais quentes do ano, como, por exemplo, a função turbo e ventilação. Essa configuração permite que o aparelho resfrie o ambiente com maior eficiência nos dias de verão.
Por isso, vale a pena dar uma olhada no manual de instruções do fabricante e checar que se o aparelho está configurado corretamente para a estação.
9. Vazamento de gás
Por acaso você tem notado que o seu aparelho de ar condicionado está pingando e exalando um odor não muito agradável?
Pois esse é um claro sintoma de vazamento de gás do aparelho. Esse gás é responsável pela absorção do ar quente e, consequentemente, a liberação de ar refrigerado.
Mas se por alguma razão o gás estiver vazando, essa função fica seriamente comprometida e você vai notar, além das características citadas acima, um aumento na conta de luz.
Isso sem contar que o aparelho passa apenas a ventilar o ambiente ao invés de fazer a função de gelar ou resfriar.
Nesse caso, a solução é chamar um técnico autorizado (prefira aqueles credenciados pelo fabricante para não perder o direito da garantia) para reparar o problema.
10. Obstrução do condensador
Um condensador sujo ou bloqueado também pode ser a causa de um ar condicionado que não gela.
O condensador, localizada na parte traseira do aparelho, é responsável por jogar o ar quente para fora. Porém, se ele estiver sujo ou bloqueado por sujeira ou algum objeto, o ar quente ao invés de sair acaba retornando para dentro da sua casa.
E aí você fica com aquela sensação de que o ar condicionado não está gelando.
Para resolver esse problema, verifique se existem sujeiras acumuladas no condensador. Até mesmo galhos e folhas podem estar bloqueando o condensador. Faça essa averiguação e veja se o ar condicionado volta a gelar.
11. Gelo no evaporador
Sabia que o seu ar condicionado pode congelar? Pois é isso mesmo! Esse tipo de situação costuma acontecer quando o aparelho funciona sem parar durante horas e horas seguidas.
Para descobrir se isso está acontecendo com o seu aparelho basta colocar a mão na região próxima onde fica o filtro. Caso perceba que o local está muito frio, possivelmente foi formada uma camada de gelo dentro do ar condicionado.
Mas não se preocupe. É simples resolver isso. Primeiro mude a função do ar condicionado apenas para ventilação, isso ajuda a descongelar os componentes internos. Em seguida, verifique o filtro e veja se ele está sujo, uma vez que o excesso de poeira também pode causar esse congelamento.
Faça a limpeza se achar necessário. Mantenha o ar condicionado na função ventilação até o completo descongelamento do evaporador.
E uma dica: jamais ligue o ar condicionado se suspeitar que ele está congelado. Isso pode causar danos graves ao aparelho.
Quando chamar o técnico?
Se nenhuma das opções anteriores surtir efeito, então não tem outro jeito a não ser chamar um técnico para analisar mais a fundo o que está acontecendo.
Mais uma vez vale ressaltar a importância de contar com a ajuda de um técnico especializado e, de preferência, credenciado pelo fabricante.
Não se aventure com profissionais do tipo “faz tudo”. Você corre um sério risco de ter prejuízos ainda maiores.