A preocupação com um bom projeto de iluminação é tema recorrente nos artigos sobre decoração. Não cansamos nunca de falar o quanto os pontos de iluminação das casas são importantes protagonistas no resultado final de um projeto de interiores. E se nos preocupamos tanto com o conceito de iluminação nas salas, quartos, cozinhas e banheiros, porque não nos preocupar, também, com as áreas externas da casa?
Uma ótima opção para iluminar com elegância esses espaços, como varandas, áreas de piscina e espaços gourmet, são as arandelas externas – também conhecidas como luminárias de parede. As arandelas são pequenas luminárias instaladas diretamente na parede ou nos muros, valorizando a decoração do ambiente.
As arandelas não funcionam como pontos centrais de iluminação. Elas trazem uma iluminação indireta para o ambiente, em geral como apoio para portas ou janelas. Então, apesar de serem lindas e elegantes, as arandelas não foram feitas para iluminar um local por inteiro.
As arandelas externas são perfeitas para aquela iluminação leve e sutil, agradável aos olhos e cheia de estilo. Atualmente, é possível encontrar no mercado arandelas externas modernas, provençais, rústicas, coloniais e até com estilo industrial, geralmente, nesse caso, as arandelas preferidas são as tartarugas. Algumas, graças ao seu design, permitem que a iluminação siga o formato de dois fachos – que libera a luz acima e abaixo da arandela.
Outro ponto importante é que graças aos seus inúmeros formatos e materiais, as arandelas externas garantem aquele visual super diferente e lindo para a entrada da casa ou para o espaço social aberto da residência.
Os modelos rústicos e provençais de arandelas são muito indicados para casas de veraneio, sítios e casas de campo. Podem ser feitas de ferro, vime e até palha, materiais que reforçam a sensação de acolhimento no ambiente. Existem alguns modelos de arandelas externas que são a prova d’água, ideias para espaços abertos em que não existe nenhuma cobertura capaz de proteger a arandela.
Dica importante: antes de escolher seu modelo favorito e comprar sua arandela, confirme se há fiação disponível nos locais onde pretende instalá-la e se essa iluminação não será prejudicada pela presença de árvores, colunas e paredes.
Hoje, os modelos de arandelas externas mais escolhidas são as de LED, que conferem uma iluminação de maior potência, tem mais durabilidade e geram uma notável economia de energia. É possível encontrá-las em lojas de decoração e materiais de construção, como Leroy Merlin, Sodimac, Telhanorte, C&C, entre outras.
Preço da arandela externa
Na hora de pesquisar o preço de suas arandelas externas é importante lembrar que você nunca – geralmente nunca – irá comprar apenas uma peça. Normalmente, as arandelas são instaladas em pares ou em maior número nas paredes e muros externos das casas. É natural, inclusive, encontrá-las sendo vendidas em kits, já com mais de uma peça e com os parafusos, correntes e outros itens necessários para a montagem.
É possível encontrar arandelas externas entre R$ 40 e R$ 200 reais nas lojas mais conhecidas. Alguns sites, como Mercado Livre, Submarino, OLX e outras plataformas de e-commerce podem oferecer peças com o valor um pouco abaixo disso.
60 modelos de arandelas externas para você conferir
Conheça agora algumas inspirações de ambientes com arandelas externas e comece a desenhar o seu projeto hoje mesmo:
Imagem 1 – Arandela externa moderna na entrada da casa com design em linhas e iluminação degradê.
Imagem 2 – Opção de arandela externa rústica, ideal para casas de campo e sítios; repare que o uso é feito em pares.
Imagem 3 – Arandelas externas em modelo tartaruga, o mais buscado por quem está montando o espaço externo e deseja garantir um toque industrial ao projeto.
Imagem 4 – Arandela externa rústica, em ferro; perceba que a iluminação é sutil e focal para o pequeno jardim.
Imagem 5 – Arandela externa moderna em formato curvilíneo com iluminação voltada diretamente para a parede.
Imagem 6 – Esse modelo de arandela externa ajuda a propagar mais a luz, já que possui um design aberto.
Imagem 7 – Arandelas externas em vidro para espaço coberto da varanda da casa; peças em vidro também são indicadas para propagar melhor a luz.
Imagem 8 – Arandela externa moderna com design longilíneo para muro de residência.
Imagem 9 – Um modelo irreverente para as arandelas externas: as lâmpadas de LED contam com o apoio das esculturas para iluminar o ambiente.
Imagem 10 – Arandela externa moderna simples com iluminação em dois fachos.
Imagem 11 – Arandela externa em LED na parte baixa da parede; esse tipo de instalação confere um efeito visual de luz bem diferente para a área externa da casa.
Imagem 12 – Arandela externa com iluminação em dois fachos – direita e esquerda da arandela – perfeita para aumentar o alcance da iluminação.
Imagem 13 – O modelo dessa arandela externa combinou bem com o estilo rústico da parede da casa.
Imagem 14 – Arandela externa moderna e simples, perfeita para paredes de varandas que precisam de uma iluminação conceitual.
Imagem 15 – Essa varanda ganhou a companhia de três arandelas externas em estilo moderno.
Imagem 16 – Lindas arandelas externas de ferro em estilo provençal instalada com ganchos no muro da casa; a aplicação de várias peças encheu o espaço de graciosidade.
Imagem 17 – Arandelas externas em vidro com formato diferenciado para realçar o uso da lâmpada de filamento de carbono; o grande destaque.
Imagem 18 – Arandelas externas modernas; esse formato libera a iluminação em dois fachos – para cima e para baixo – com três pontos focais.
Imagem 19 – Arandelas externas para o espaço gourmet; um belo complemento da decoração.
Imagem 20 – Muros baixos também ficam perfeitos com as arandelas externas; esse modelo de ferro combina muito com áreas verdes e campo.
Imagem 21 – Que inspiração maravilhosa! A área externa desta casa ganhou lindas arandelas ornamentais em companhia de spots nos degraus da escada e no alto da entrada da porta.
Imagem 22 – Arandela externa simples para iluminar a parede da garagem da casa.
Imagem 23 – A arandela externa escolhida se encaixou perfeitamente com o estilo rústico e despojado da casa; uma ideia incrível, inclusive, para quem aprecia o famoso DIY ou “faça você mesmo”.
Imagem 24 – Arandela externa em LED para o muro rústico da casa.
Imagem 25 – O espaço gourmet e de convívio social ganhou duas arandelas na porta de entrada e saída.
Imagem 26 – A área externa da casa ficou completa com a arandela externa redonda.
Imagem 27 – Arandela externa estilo colonial para a varanda rústica.
Imagem 28 – Essa varanda ganhou duas arandelas externas distribuídas no espaço, com design industrial, combinando com as banquetas.
Imagem 29 – As arandelas externas valorizaram as “colunas verdes” da área externa da casa.
Imagem 30 – Varanda com arandelas externas com fachos duplos de iluminação; perceba como a iluminação indireta realça a beleza do local.
Imagem 31 – Arandelas em cubos de vidro para iluminar e decorar a área social externa da casa.
Imagem 32 – A mesa na varanda ganhou o apoio de iluminação das três arandelas externas.
Imagem 33 – Arandelas externas para a entrada da casa moderna; o projeto de iluminação fica completo com os spots.
Imagem 34 – Arandelas externas simples para o espaço aberto da casa: pontos discretos, mas fundamentais de luz.
Imagem 35 – As arandelas externas posicionadas junto ao sofá garantem uma iluminação acolhedora e intimista.
Imagem 36 – As arandelas externas posicionadas junto ao sofá garantem uma iluminação acolhedora e intimista.
Imagem 37 – Esse espaço de descanso e relaxamento ficou perfeitamente iluminado com as arandelas focais.
Imagem 38 – Arandelas externas pequenas e discretas para a porta de entrada da casa moderna.
Imagem 39 – Trio de arandelas modernas para a varanda da casa; perceba que elas não integram a iluminação principal, apenas complementam.
Imagem 40 – Arandelas externas vermelhas para criar pontos coloridos e iluminados no jardim.
Imagem 41 – O jardim de inverno ficou ainda mais bonito com as arandelas externas de formato largo instaladas no painel de madeira.
Imagem 42 – Inspiração de arandela externa que pode ser usada em propostas de estilo moderno e / ou industrial.
Imagem 43 – Arandelas externas de ferro e estilo provençal para combinar com o estilo da decoração do jardim.
Imagem 44 – A varanda da casa, toda trabalhada em madeira, ficou ótima com a arandela externa simples.
Imagem 45 – O espaço aberto para a piscina e bar ficou completo com a presença das arandelas externas posicionadas nas colunas.
Imagem 46 – Espaço gourmet com arandelas externas em estilo industrial.
Imagem 47 – Para combinar com o estilo moderno da casa, a arandela externa com armação simples garante um facho duplo de luz em LED.
Imagem 48 – A arandela externa em ferro na cor amarela para a varanda; mais um modelo que pode ser feito facilmente em casa.
Imagem 49 – Arandela externa com ponto focal direcionado para o sofá do espaço aberto.
Imagem 50 – Arandela externa moderna acompanhando o estilo da casa.
Imagem 51 – As arandelas externas tem o poder de valorizar e realçar pontos específicos da casa, como é o caso dessa parede de tijolinhos.
Imagem 52 – Arandelas externas para o jardim e espaço gourmet da casa; modelo simples, mas funcional.
Imagem 53 – As arandelas garantem o clima aconchegante e acolhedor dessa casa com lago artificial.
Imagem 54 – Para combinar com o estilo rústico e despojado desta varanda, nada melhor do que uma arandela externa de ferro.
Imagem 55 – Arandelas externas pequenas no muro da casa iluminando suavemente o espaço da fogueira.
Imagem 56 – Nessa área externa, arandelas e luminária de chão reforçam a iluminação.
Imagem 57 – O espaço externo aconchegante contou com o apoio de três arandelas de ferro com desenhos ornamentais.
Imagem 58 – O espaço externo aconchegante contou com o apoio de três arandelas de ferro com desenhos ornamentais.
Imagem 59 – As arandelas externas foram posicionadas na parte baixa do muro revestido em madeira, conferindo um efeito de luz diferenciado para o ambiente.
Imagem 60 – A varanda aberta ganhou uma arandela em ferro com ponto focal aberto para todo o ambiente em madeira.