De quantas peças de roupa você realmente precisa? Já parou para pensar nisso? Se você está transitando para um estilo de vida minimalista muito provavelmente já refletiu sobre o assunto e a resposta para essa questão é um armário cápsula.
Um armário capsula é um grito de liberdade diante dos apelos consumistas e como o próprio nome sugere, o armário cápsula é uma versão compacta de um guarda-roupa tradicional. O conceito foi criado pela estilista Susie Faux na década de 70, mas só veio a ficar conhecido pouco tempo depois, em 1985, quando a estilista Donna Karan deu vida a uma coleção de apenas sete peças.
De acordo com Susie Faux, um armário capsula é aquele que consegue expressar o estilo e a personalidade de seu dono aliado à peças coringas, básicas e atemporais que possam ser livremente combinadas entre si. Mas que fique bem claro aqui: isso não quer dizer que o armário cápsula é uma coleção de peças sem graça, pelo contrário, você vai comprovar isso ao longo desse post.
O importante ao criar um armário cápsula é compreender o seu verdadeiro propósito e significado, isso porque ele não deve ser encarado como uma modinha passageira, mas como um dos alicerces da vida minimalista, que, entre outras coisas, prega uma vida voltada ao consumo consciente e sustentável.
Como montar um armário cápsula?
Assim como no estilo de vida minimalista, o armário cápsula não dita regras especificas, mas algumas dicas ajudam a tornar essa transição mais tranquila e funcional, por isso, listamos abaixo tudo o que você precisa saber antes de entrar nesse conceito, acompanhe:
Conheça seu estilo
Antes de qualquer coisa é importantíssimo conhecer o estilo que você adota no dia a dia. Ou seja, você precisa pensar qual o tipo de roupa que faz sua cabeça. Serão as mais clássicas? As da moda? Um estilo hippie? Ou quem sabe ainda aquele jeitão único e original?
Todos os estilos cabem dentro de um armário cápsula, você só precisa definir qual, assim evita guardar roupas que não correspondem as suas preferências. Uma maneira de fazer isso é observando com atenção e carinho as roupas que mais usa e aquelas que nunca saem do seu armário, para te ajudar nessa etapa conte com a ajuda das fotos tiradas ao longo do último ano, elas são um bom indicativo.
Cabe ainda aqui refletir sobre seus hábitos diários. Você trabalha fora? Pratica algum esporte? Vai em festas e eventos com frequência? Anote tudo isso, essas informações vão te ajudar a nortear as necessidades reais do seu armário cápsula, afinal, para que você precisa de tantas peças se nem trabalha fora? Ou então para quê tantos saltos se você não frequenta ambientes adequados para eles?
Eleja uma paleta de cores
Um guarda roupa minimalista não precisa ser preto e branco, pelo contrário, pode e deve ter cores e estampas, mas de um modo inteligente e funcional, senão as combinações não irão funcionar. Por isso, a dica aqui é eleger uma paleta de cores para seu armário. Reflita sobre as cores que mais gosta de usar e como elas podem se combinar.
Faça uma faxina
Depois de saber exatamente qual o seu estilo e a paleta de cores que deseja criar comece a destralhar o guarda roupa. Isso mesmo! Coloque tudo em cima da cama e vá olhando peça por peça, com carinho, assim como sugere a mestra da organização Marie Kondo.
Fique apenas com aquilo que será usado e que tem ligação com seu estilo de vida. A ideia aqui é desapegar.
Na dúvida, vá sempre no básico
E se depois de passar por todos os passos acima, você ainda tiver dúvidas do que colocar no armário cápsula aposte nas peças básicas, aquelas que são atemporais, neutras e que podem ser usadas em diferentes ocasiões, como a clássica camisa branca de botões e o ícone da moda, o tubinho preto.
Entra um, saia outro
Para não correr o risco de em pouco tempo estar com o armário cápsula entulhado de coisas, você vai precisar inserir o lema “entra um, sai outro” na sua vida. Isso quer dizer que a cada peça de roupa comprada, uma sai do armário para doação.
Qualidade no lugar de quantidade
Um grande erro da maioria das pessoas é comprar roupas em excesso levadas apenas pelo preço na etiqueta. Daí não demora muito para que aquela peça comece a apresentar defeitos. No final, o bom e velho ditado do “barato que sai caro” faz mais sentido do que nunca. Por isso, a dica aqui é investir em peças de qualidade, mesmo que elas custem um pouco mais caro. Dessa forma, você evita a depreciação da roupa e pode usá-la por muito mais tempo e, não se preocupe, você vai ver que essa decisão vai acabar pesando menos no seu bolso também.
Pense em todas as estações do ano
Outra dica fundamental para ter um armário cápsula é pensar em todas as estações do ano e na quantidade de peças que serão úteis em cada uma delas. Cada região do nosso imenso Brasil é marcada por características climáticas diferentes, sendo assim, o armário cápsula de um paulista vai ser bem diferente do armário cápsula de um pernambucano, por exemplo.
Quantas roupas cabem em um armário cápsula?
Aqui, novamente, não existem regras. Mas se a ideia é conviver com menos e adotar um estilo de vida mais leve e libertário, não faz sentido continuar com trocentas mil peças no armário. Assim, a sugestão é que o armário cápsula tenha entre 30 e 70 peças, sendo 30 o número para duas estações do ano, como primavera- verão e 70 o número indicado para um ano inteiro.
Lembre-se também que um armário cápsula possui tamanho reduzido, sendo assim, mesmo que você queira não vai conseguir colocar coisas em excesso nele.
Vantagens do armário cápsula
Prático
A praticidade para se vestir quando se tem um armário cápsula é inacreditável. Você não fica mais horas parada na frente do guarda-roupa, afinal, sabe exatamente o que tem e o que combina com o quê.
Econômico
Um armário cápsula faz bem para sua saúde financeira, uma vez que você fica mais consciente dos hábitos de consumo e começa a refletir melhor antes de fazer uma compra, dando uma boa aliviada no orçamento. Uma dica: aproveite essa graninha que você vai deixar de gastar com roupas para fazer coisas que realmente tenham valor, como viagens e passeios.
Sustentável
Uma das coisas mais legais de ter um armário cápsula é o conceito de sustentabilidade que ele traz. Pense em quantos recursos naturais são gastos para produzir uma única peça de roupa.
Democrático
Um armário cápsula também é super democrático e pode ser usado por todo tipo de pessoa. É possível montar um armário cápsula feminino, um armário cápsula masculino ou armário cápsula infantil, por exemplo. Todo mundo na família vai poder compartilhar desse conceito minimalista.
60 fotos de armário capsula em diferentes ambientes
Pronto para conferir agora uma seleção inspiradora de imagens de armário cápsula? Então é só continuar rolando a tela:
Imagem 1 – Armário cápsula feminino: tudo o que a pessoa precisa em apenas uma arara.
Imagem 2 – Armário cápsula decorado com lâmpadas ao estilo camarim.
Imagem 3 – Sapatos embaixo, roupas em cima.
Imagem 4 – Armário cápsula aberto com estrutura de madeira; as caixas organizadoras ficam a postos para guardar pertences íntimos.
Imagem 5 – Essa ideia de armário cápsula traz uma pequena arara e uma prateleira para acomodar as bolsas.
Imagem 6 – O cantinho do quarto serviu perfeitamente para acomodar o armário cápsula; as prateleiras inferiores organizam os sapatos.
Imagem 7 – Outra das vantagens do armário cápsula é a facilidade de visualização das peças, tornando o dia a dia muito mais prático.
Imagem 8 – Armário cápsula masculino com espaço para armazenar bolsas e itens usados com menos frequência.
Imagem 9 – Armário cápsula em estilo aramado; ideal para os que desejam uma estrutura mais moderninha.
Imagem 10 – Aqui, os chapéus são parte do armário cápsula e, também, da decoração do quarto.
Imagem 11 – Inspiração de armário cápsula para o inverno.
Imagem 12 – Armário cápsula para um jovem moderno e cheio de estilo.
Imagem 13 – Peças selecionadas a dedo compõe esse armário cápsula feminino.
Imagem 14 – Armário cápsula masculino aramado com portas; opção para deixar as peças expostas e, ao mesmo tempo, protegidas.
Imagem 15 – Esse armário cápsula organiza as peças por tipo e as distribui nas diferentes araras.
Imagem 16 – Nos armários cápsulas é muito comum ver paletas de cores neutras e sóbrias, mas isso não é uma regra.
Imagem 17 – Aqui, por exemplo, o armário cápsula traz uma série de peças coloridas e estampadas, mas todas dentro de uma mesma paleta.
Imagem 18 – A sugestão aqui é tirar as portas do guarda roupa tradicional e aproveitá-lo para montar o armário cápsula.
Imagem 19 – Acessórios também contam no armário cápsula.
Imagem 20 – Armário cápsula montado com delicadeza e capricho.
Imagem 21 – Aqui, foram usados cestos de vime para ajudar na organização.
Imagem 22 – Armário cápsula masculino com destaque para a versatilidade de sapatos, apesar da pouca quantidade.
Imagem 23 – Um charme esse armário cápsula infantil; uma oportunidade também de ensinar aos pequenos o valor verdadeiro das coisas.
Imagem 24 – Armário cápsula com luminária.
Imagem 25 – Nesse quarto, o armário cápsula faz companhia a penteadeira.
Imagem 26 – Pequeno, como todo armário cápsula deve ser.
Imagem 27 – Ganchos, cestos e prateleiras facilitam a organização dentro desse armário cápsula.
Imagem 28 – Armário cápsula masculino com divisão para camisas, calças e demais peças.
Imagem 29 – Inspiração de armário cápsula para uma jovem moderna e descolada; repare que as boinas na parede ajudam a compor a decoração do quarto.
Imagem 30 – O armário cápsula ideal tem o tamanho das suas necessidades.
Imagem 31 – E o formato que você achar melhor, esse, aqui por exemplo, traz caixas de plástico para compor o projeto.
Imagem 32 – Um bom espelho também é importante para completar o conceito de armário cápsula.
Imagem 33 – Nesse armário cápsula, os acessórios foram pendurados atrás da porta em chapas metálicas perfuradas.
Imagem 34 – A máxima de um armário cápsula: menos é mais!
Imagem 35 – As araras organizam e setorizam o armário cápsula.
Imagem 36 – Que ideia bacana para o armário cápsula! Aqui, o galho de arvore ganhou função de arara.
Imagem 37 – Armário cápsula planejado; você não precisa se desfazer do closet ou guarda roupa, basta adaptá-lo à nova realidade.
Imagem 38 – Cantinho lindo e organizado para o armário cápsula: as roupas maiores ficam na arara, enquanto as peças menores podem ser organizadas na cômoda.
Imagem 39 – Uma parede já basta para montar todo o armário cápsula; essa proposta de guarda roupa também representa otimização dos espaços.
Imagem 40 – Armário cápsula em formato simples acompanhado de espelho.
Imagem 41 – Armário cápsula feminino com arara dos dois lados.
Imagem 42 – Nessa inspiração de armário cápsula, as gavetas dão lugar às caixas organizadoras.
Imagem 43 – Já aqui, ao invés de cabides, foram usados ganchos.
Imagem 44 – Pequeno, prático e funcional.
Imagem 45 – Armário cápsula cheio de estilo e personalidade.
Imagem 46 – Armário cápsula feito com canos; ótima opção para propostas modernas e industriais.
Imagem 47 – Armário cápsula suspenso: sempre é possível inovar.
Imagem 48 – Minimalismo é a palavra de ordem aqui, tanto no guarda roupa, quanto no ambiente.
Imagem 49 – Nesse quarto infanto juvenil, o armário cápsula foi montado em um espaço, que poderia até então, estar inutilizado.
Imagem 50 – Monte seu armário cápsula a partir das peças que mais representam sua personalidade e estilo de vida.
Imagem 51 – Praticidade é uma das melhores palavras para definir um armário cápsula.
Imagem 52 – Como a maioria dos armários cápsulas ficam expostos, a necessidade de organização precisa ser ainda maior.
Imagem 53 – Minimalismo no suporte de roupas também.
Imagem 54 – Para esse armário cápsula, uma arara branca, simples e que pode ser facilmente transportada.
Imagem 55 – Tons de bege formam a paleta de cores desse armário cápsula.
Imagem 56 – Armário cápsula montado com roupas para todas as estações.
Imagem 57 – Armário cápsula aramado: opção simples, barata e funcional.
Imagem 58 – Armário cápsula feminino com destaque para vestidos e sapatos.
Imagem 59 – Uma ideia simples para o armário cápsula: prateleira com suporte para roupas.
Imagem 60 – O armário cápsula também traz a vantagem de poder ser feito por você mesmo, como esse modelo, criado com tábuas de pinus.