Uma dúvida comum na hora de montar uma cozinha é a escolha de um projeto de marcenaria ou de móveis planejados. Os dois possuem suas vantagens e desvantagens, no entanto, a segunda opção é a melhor para aqueles que não contam com a ajuda de um profissional da área de arquitetura ou design de interiores. Afinal, muitas empresas da área de móveis planejados oferecem em seu preço final o auxílio de um designer para executar todas as etapas do projeto.
Conheça agora as dicas essenciais que selecionamos para você ter em mente antes de solicitar um armário de cozinha planejado:
Tipos de acabamentos para armário de cozinha planejado
1. MDP ou MDF
O MDF é um material uniforme, plano e denso devido a sua composição de fibras de madeira, o que permite um design mais elaborado. Por isso, nos detalhes externos (aqueles que ficam aparentes nos armários) o MDF é aplicado. Já o MDP é perfeito para projetos mais simples com linhas retas.
No entanto, o nível de absorção de tinta em MDF é melhor, permitindo que a pintura fique mais homogênea e sem irregularidades na superfície.
2. Vidro
Responsável por deixar a cozinha mais moderna, sua variedade de cores agrada muito os apreciadores deste material tão prático e bonito! Ele é muito utilizado em portas e gavetas por ser de fácil limpeza e levar um destaque especial para a cozinha.
3. Laminado de baixa pressão
Devido a sua baixa resistência, este material é pouco utilizado em bancadas e armários de cozinha. Porém, sua função principal é estruturar estes locais, fazendo a caixaria destes móveis.
4. Laminado de alta pressão
É mais resistente que o laminado de BP, devido a resina que dá maior proteção à umidade. Além disso, é mais forte a abrasão e impactos, por isso é muito indicado para a cozinha.
5. Metacrilato
É uma mistura visual entre o vidro e a laca, o que difere são os componentes deste tipo de material. Possui vantagens como: praticidade na limpeza, resistência as manchas, diversidade de cores e durabilidade alta.
Disposição dos armários de cozinha planejados
1. Tamponamento
Este detalhe faz toda a diferença no visual do armário! Nada mais é que a borda extra do móvel, deixando-o muito mais robusto e marcante. Nele, é feita uma caixa interna com espessura menor e por fora é revestido com outra madeira de espessura maior para dar este efeito de borda.
Geralmente a escolha da parte interna é branca (mais econômica) e a externa com um acabamento mais refinado, como o vidro, espelho ou uma madeira com cor mais forte para evidenciar o tamponamento.
2. Medidas
Os armários abaixo da bancada devem ter 20 cm de distância do chão para facilitar a limpeza. Caso deseje fechar este vão, a opção é fazer uma base de alvenaria e revestir com a mesma pedra da bancada, por exemplo. Já no armário superior devem ser instalados com distância entre 60 e 70cm da bancada, facilitando a abertura das portas e seguindo a ergonomia. Lembrando que estes devem ser menos profundos, com 40 cm para não afetar no uso da bancada, e os inferiores podem chegar a 65 cm de profundidade.
60 inspirações de armários de cozinha planejado para você ter como referência
Imagem 1 – Trabalhe o contraste de cores nos armários.
No momento do projeto, procure escolher corretamente as cores do seu armário. Você pode brincar com cores diferentes em cada ponto. No projeto acima, as gavetas ganham um acabamento branco e o restante leva o tradicional preto, o que deixa o visual elegantíssimo. Este jogo faz toda a diferença no visual final!
Imagem 2 – Materiais diferentes podem compor uma bela cozinha planejada.
A mistura dos acabamentos deve ser harmônica com o estilo e entre si. Faça um mural colocando lado a lado esses materiais para observar melhor a combinação.
Imagem 3 – Armário inferior e superior com acabamentos diferentes.
Esta solução é perfeita para quem seja ter uma cozinha bonita sem muitas exigências. Trabalhar a linearidade é um dos princípios fundamentais para um visual moderno na cozinha.
Imagem 4 – Armário de cozinha planejada pequena.
Imagem 5 – Armário de cozinha planejado em L.
Imagem 6 – Como organizar as divisórias da ilha central.
Aproveite todo o espaço disponível em sua cozinha. Se for optar por uma ilha central, insira divisórias de acordo com a sua necessidade, também coloque gavetas e ganchos que ajudem a organizar os utensílios domésticos.
Imagem 7 – Acabamentos que fazem a diferença!
Imagem 8 – Quando o armário tem um acabamento diferente.
Imagem 9 – Embutidos sob medida.
Os eletrodomésticos devem ser escolhidos antes de planejar os armários, para ter os nichos ajustados no tamanho correto.
Imagem 10 – Puxadores discretos destacam ainda mais a cor do armário.
Imagem 11 – Armário de cozinha planejado com vidro colorido.
Imagem 12 – Neste armário, o tamponamento ocorre ao redor do nicho.
Nesta cozinha, o nicho cinza ganha um destaque especial com o restante do ambiente. Este detalhe pode ser feito nos armários ou para marcar algum ponto da marcenaria, como no caso acima.
Imagem 13 – Cor para alegrar a sua cozinha!
Imagem 14 – Depurador: o item que não deve faltar!
O depurador ajuda a proteger seu armário e também evita o vapor e o cheiro na cozinha. No mercado existem diversos tamanhos e modelos que se adequam para cada tipo de projeto de cozinha.
Imagem 15 – Perfil branco no armário.
Imagem 16 – Cozinha planejada com armário preto.
Imagem 17 – Sistema de abertura de armários planejados.
Existem diversas opções de puxadores e aberturas para armários planejados. Na cozinha acima, o armário superior ganha o sistema fecho-toque, o que deixa o visual mais clean e discreto. Na parte inferior, o perfil bronze percorre por toda a extensão do armário, mantendo um visual harmônico, já que brinca com o tom sobre tom.
Imagem 18 – Destaque algum detalhe em seu armário.
Imagem 19 – O vidro fosco leva um toque arrojado para a cozinha.
Imagem 20 – Observe a profundidade dos armários.
O armário superior deve ser menor para melhor visualização da bancada, já que a inserção de luminosidade diminui com o jogo de luz e sombra. Se quiser, coloque uma fita de led para iluminar o local de cocção.
Imagem 21 – Cozinha planejada com armário branco.
Imagem 22 – A parte superior ganha uma disposição funcional.
Coloque divisórias que tenham funcionalidade em sua cozinha. No projeto acima, os nichos de garrafas deixam o ambiente mais bonito e organizado.
Imagem 23 – Armário de cozinha americana planejada.
Imagem 24 – Para um desenho minimalista e discreto.
Imagem 25 – Sofisticado em todos os detalhes.
Imagem 26 – O perfil metálico é um dos mais populares nos armários.
Eles são mais baratos, práticos e exercem uma ótima função nos armários.
Imagem 27 – Para quem deseja um armário simples e barato.
Imagem 28 – Armários na cor cinza são neutros como o a cor branca.
Imagem 29 – Cozinha planejada com metacrilato.
Sofisticação é a principal característica desta cozinha. O valor de um projeto em metacrilato é superior ao restante dos materiais, porém o resultado é incomparável!
Imagem 30 – O acabamento em bronze é um dos queridinhos na decoração da cozinha!
O vidro bronze é ideal para cozinhas que possuem armários na cor fendi, pois a combinação fica moderna e deixar qualquer cozinha sofisticada! Para quem não quer errar, invista nestas escolhas: fendi e bronze!
Saiba como organizar seus mantimentos com as divisórias em armários de cozinhas planejados
Imagem 31 – Prateleiras e gavetas sempre são bem-vindas!
Caso ainda não tenha definido o local de cada item, insira estes dois itens em algum compartimento dos armários. Afinal, são práticas e sempre há uma função para as prateleiras e gavetas.
Imagem 32 – O armário pode ser escondidos com portas, seguindo o estilo do restante do móvel.
Se quiser esconder é melhor ainda! Assim você pode deixar o visual mais clean e organizado.
Imagem 33 – Divisórias internas para cada item de sua cozinha.
Planeje divisórias que sejam funcionais em sua cozinha. No projeto acima, os moradores são amantes de vinhos e queijos, o local que não podia faltar era um cantinho para organizar os itens como copos, tábuas, facas e etc.
Imagem 34 – As gavetas de metal e vidro ajudam na limpeza e são ideais para guardar alimentos.
Opte por gavetas de vidro caso queira guardar alimentos e temperos, já que a madeira mancha e absorve mais os líquidos.
Imagem 35 – Nomeie cada gaveta para cada tipo de alimento.
Este armário é o sonho de muitos moradores! Otimize todo o espaço interno de seu armário, aproveitando o local das portas, a parte aérea e o miolo.
Imagem 36 – Coloque uma adega em seu armário planejado.
Se você é amante de vinhos, priorize no projeto um local dedicado a eles. Nada mais elegante que uma adega embutida no armário da cozinha.
Imagem 37 – Para manter seu armário sempre organizado.
Imagem 38 – Cantinho especial para taças.
Imagem 39 – Gavetas com altura adequada.
A altura de cada gaveta é essencial no momento do projeto. Dependendo do que for colocar, as divisórias devem ser maiores para que possa apoiar garrafas, potes, enlatados e etc.
Imagem 40 – Compartimento para verduras.
Um gavetão (alto e espaçoso) com baldes de plástico são o suficiente para ter sua feira semanal organizada!
Imagem 41 – Armário planejado com lixeira.
Muitas pessoas tem o receio de colocar a lixeira dentro do armário planejado. Aqui vai uma dica: opte por lixeiras com tampas. Assim o cheiro não se propaga dentro do armário e também não fica aparente no meio da cozinha.
Imagem 42 – Organize as panelas e tampas de forma separada.
Imagem 43 – Bandejas e travessas com esse sistema infalível!
Os painéis de madeira, no sistema acima, são flexíveis e podem ser montados de acordo com o espaço que desejar. É uma ótima ideia para a sua cozinha!
Imagem 44 – Nada mais prático do que ter tudo em mãos e de fácil acesso.
Imagem 45 – A lateral de aço reforça o sistema das gavetas.
O aço reforça qualquer batida ou impulso mais forte das gavetas. Procure observar qual material a loja oferece para não haver prejuízos futuramente em sua cozinha!
Imagem 46 – Porta temperos em espaço estreito.
Aproveite o espaço estreito para inserir um local para organizar seus temperos. Esta é a solução perfeita para quem possui uma cozinha pequena.
Imagem 47 – Se quiser opte por um porta facas.
Imagem 48 – Para otimizar o espaço interno das gavetas.
Imagem 49 – Divisória para talheres.
Imagem 50 – Armário planejado simples e que ocupa toda a extensão da parede.
Imagem 51 – Armários aéreos e na bancada central para ganhar espaço de armazenamento.
Imagem 52 – Sim, as ripas também entra no projeto planejado.
Imagem 53 – Nichos para os eletrodomésticos não podem faltar.
Imagem 54 – Armário de cozinha plenejado com estilo rústico.
Imagem 55 – Não esqueça do espaço do depurador.
Imagem 56 – Divisórias para pratos.
Imagem 57 – Gaveta dedicada as panelas.
Imagem 58 – Procure separar as gavetas de acordo com o que for colocar.
Se nas gavetas forem colocadas coisas mais pequenas, procure dividir mais o vão. Deixe um espaço reservado para itens que ocupam espaço, como panelas e cestos.
Imagem 59 – Gavetão com gavetinhas.
Imagem 60 – Escolha as divisórias internas que se adaptem as suas necessidades.
Preço de armário de cozinha planejado
O valor do armário de uma cozinha planejada pode variar entre R$7.000 à R$30.000, dependendo das informações citadas acima.
Itens que alteram o valor de projeto
1. Loja especializada em móveis planejados
A marca interfere muito no mercado e na concorrência. As lojas renomadas consequentemente possuem o valor mais alto, porém o acabamento sempre é o mais importante na escolha. Solicite no mínimo 3 orçamentos em lojas diferentes e opte pela que mais agrada e atende as suas necessidades.
2. Acabamento
Este é o ponto-chave que interfere no orçamento final! Corrediças, materiais, puxadores e fechamentos das portas podem aumentar muito o preço.
3. Complementos
Divisórias como porta temperos, gavetas, compartimento para panelas e pratos sobem o valor do projeto.
4. Tamanho
Quanto maior a cozinha, maior a quantidade de material empregado, elevando o preço final do projeto.
5. Região
O valor pode alterar de cidade para cidade, devido a legislação do m² e também do transporte da fábrica para a região.