Foi o tempo em que as flores artificiais estavam ligadas a uma decoração desleixada e sem vida. Hoje, com a variedade de materiais no mercado, é mais que possível montar arranjos de flores artificiais incríveis, que podem ser usados na decoração da casa, na decoração de escritórios, na decoração de festas, inclusive nas de casamento.
As vantagens em utilizar as flores artificiais são muitas. Para começar, você não precisa se preocupar com a estação do ano, umidade do local ou a temperatura do ambiente. Nenhum desses fatores naturais vai estragar o sonho de você ter aquele tipo específico de flores na sua decoração.
Se você também não tem muito tempo para se dedicar a jardinagem, mas sempre quis ter aquele tom de verde na sua sala, as plantas artificiais vêm para salvar sua vida. Elas não precisam de luz natural, nem de água, nem de um espaço arejado da casa.
Outra vantagem é a durabilidade. Flores artificiais não morrem, tampouco secam. Sem contar que a mesma diversidade de cores, tamanhos e formatos encontrados na natureza, agora são reproduzidos sinteticamente com um realismo que beira a perfeição.
Variedade
Os materiais das flores e plantas artificiais aparecem cada vez mais melhorados no mercado. Atualmente você pode escolher entre flores de tecido ou plástico, mas também existem variedades em papel, crochê e EVA, por exemplo.
Para quem deseja criar um arranjo de flores artificiais delicado a melhor opção são as de tecido. Elas são mais parecidas com as flores reais, devido à leveza do material e as cores que podem se misturar entre as pétalas.
Mas isso não quer dizer que o plástico não é uma boa pedida. Ele fica ótimo para plantas maiores e que seguem o estilo das folhagens, como mini palmeiras, por exemplo. Ainda nessa linha, temos os cactos e as suculentas que tem o brilho ressaltado pelo plástico.
Economia
Quem já fez cotação de decoração para casamento, recepções ou qualquer outro tipo de festa, sabe o quanto as flores naturais, mesmo as mais simples, podem custar caro.
E uma boa solução para não estourar o orçamento são as flores artificiais. Quando bem utilizadas e trabalhadas em arranjos bonitos e estruturados, as flores artificiais podem, muitas vezes, driblar até os olhares mais atentos. Por isso, antes de cortar algum outro item da festa que pode ser mais interessante para você e os convidados, dê uma chance para os arranjos artificiais.
Já na decoração da casa, as flores artificiais também representam uma economia e a possibilidade de você poder trocar o arranjo da mesa de jantar sempre que desejar, para isso basta ter dois ou três modelos diferentes e trocá-los com o passar do tempo.
Dica: para o arranjo parecer mais vivo e real, utilize alguns elementos que constantemente acompanham as flores naturais, como cascalhos, pedras pequenas e, até folhagem reais.
Com a mão na massa – ou melhor, nas flores
Agora que já te ajudamos a desmistificar e acabar com o preconceito contra os arranjos de flores artificiais, que tal fazer o seu? Separamos alguns vídeos com passo a passo e diferentes ideias e técnicas de como montar arranjo de flores artificiais e, quem sabe, você até começa a se aventurar em um novo negócio vendendo arranjos de flores artificiais. Confira:
Como fazer arranjo de flores artificiais para casamento
Além de economizar com a decoração, você consegue deixá-la a sua cara, com a flor que mais gosta independente da estação do ano. O vídeo abaixo te ensina como montar arranjos de flores artificiais lindos para casamento, olha só:
Como fazer arranjo de flores artificiais para mesa
Tem flor mais bonita para compor uma mesa ou um aparador que as orquídeas? Elas são conhecidas por serem super sensíveis, mas com um lindo arranjo artificial não existe esse problema:
Arranjo de flores artificiais para festa
Recepcionar seus convidados com arranjos florais bonitos e bem trabalhados é uma possibilidade incrível, não é mesmo?. Veja aqui como montar uma opção bem colorida:
Arranjos de flores artificiais de luxo
Dá para encher o ambiente de classe e bom gosto com um arranjo artificial, sim! Basta escolher as flores e os componentes certos para montar o seu arranjo. Aprenda esse truque no vídeo a seguir:
Arranjo de flores artificiais para o chão
Para quem quer levar um pouco de verde para dentro de casa, mas não tem tempo de podar, regar e observar as particularidades de cada planta, essa ideia é super bacana:
Agora que você já sabe fazer alguns arranjos, selecionamos algumas fotos que podem servir de inspiração para sua própria criação. Confira:
60 modelos de arranjos de flores artificiais para você se inspirar
Imagem 1 – Arranjo de flores artificiais rústico, em garrafas de vidro, com espécies diversas.
Imagem 2 – Arranjo de flores artificiais pequeno com mix de flores em vaso de vidro.
Imagem 3 – Arranjo artificial de flor de lótus, uma maneira de trazer essa beleza rara para dentro de casa.
Imagem 4 – Detalhes de um arranjo em feltro para vaso de solitário.
Imagem 5 – Buquê com pétalas em tecido, com detalhes coloridos e pedras; esse é para casar!
Imagem 6 – Amamos detalhes rústicos e provençais: aqui, as flores artificiais ganham vida no pequeno jarro também em flores.
Imagem 7 – Arranjo pequeno com flores artificiais; repare na leveza do material que torna quase imperceptível o detalhe que as flores não são naturais.
Imagem 8 – Copos de leite e hortênsias para o arranjo de flores artificiais de mesa.
Imagem 9 – Leve o clássico para a mesa do escritório ou o criado mudo com esse arranjo artificial de luxo.
Imagem 10 – Arranjo de flores artificiais em azul, verde e branco; suavidade para a sala de estar ou para o quarto do casal.
Imagem 11 – O centro de mesa da sua festa vai ganhar vida com esse arranjo que dá amplitude na decoração e vem cheio de detalhes delicados.
Imagem 12 – Quem não gostaria de poder começar o dia com um arranjo super delicado e divertido como esse?
Imagem 13 – Deixe a criatividade fluir na hora de criar o seu arranjo: utilize flores diferentes para compor o vaso escolhido.
Imagem 14 – Os detalhes do vaso em vidro combinaram perfeitamente com a suavidade das rosas desse arranjo.
Imagem 15 – Os vasos menores ficam lindos quando recebem flores abertas e mais robustas.
Imagem 16 – O arranjo baixo ganhou volume e vida com as cores das flores escolhidas.
Imagem 17 – Arranjo perfeito para um ambiente mais aberto, onde há entrada de luz natural.
Imagem 18 – Os galhos trouxeram um ar amadeirado para o arranjo.
Imagem 19 – O vaso de vidro deixou à mostra os talos das flores, que aumentam a naturalidade do arranjo.
Imagem 20 – Arranjo de flores artificiais pequeno e delicado em cachepô de madeira; ótima sugestão para casamentos ao ar livre.
Imagem 21 – Arranjo no estilo natalino com flores e folhas artificiais; fica a dica para criar arranjos especiais nas datas comemorativas.
Imagem 22 – Vasos de barro trazem, automaticamente, vivacidade para os arranjos.
Imagem 23 – Mesmo nos arranjos aéreos e nas áreas externas é possível utilizar as flores artificiais, que, nesse caso, ficam ainda mais semelhantes às verdadeiras.
Imagem 24 – Vasos altos também ajudam a dar movimento na decoração do ambiente; flores artificiais com talos mais compridos ficam lindos.
Imagem 25 – Decorações provençais ficam perfeitas com flores menores e delicadas: uma prova de que arranjos simples podem ser apaixonantes.
Imagem 26 – O vaso solitário recebeu um mix incrível de flores artificiais lindíssimas. Não parece que são naturais?
Imagem 27 – Use fitas de cetim para finalizar o buque de flores artificiais, especialmente se for usado por uma noiva.
Imagem 28 – O vaso em madeira forma um contraste com as flores do campo; uma ideia simples e bonita para cozinhas, salas de estar e aparadores.
Imagem 29 – Uma opção mais luxuosa, com destaque para a única rosa em vinho, alinhada ao dourado do vaso.
Imagem 30 – Flores em feltro mostrando que é possível o uso de diversos materiais nos arranjos de flores artificiais, sem perder beleza e delicadeza.
Imagem 31 – Flores pequenas e azuis dão graça a esse arranjo que leva musgo dentro do vaso, uma opção que também o torna mais real.
Imagem 32 – Branco e azul pastel: uma combinação que sempre dá certo.
Imagem 33 – Cestas também recebem bem arranjos de flores artificiais.
Imagem 34 – Cores em contraste no mesmo arranjo.
Imagem 35 – Um pouco de rosa com detalhes rústicos: um charme só!
Imagem 36 – Mais uma ideia de arranjo pequeno que ficaria perfeito em mesas laterais.
Imagem 37 – Caixas, assim como os cachepôs, podem receber um número a mais de flores, favorecendo arranjos maiores e que podem ir no chão.
Imagem 38 – O branco do vaso pequeno ressaltou a vibração das delicadas flores na cor laranja.
Imagem 39 – Mini margaridas coloridas trazem vida ao ambiente.
Imagem 40 – Flores feitas com pequenas contas, daquelas utilizadas em bijuterias: ideia criativa e linda.
Imagem 41 – Uma opção de flores em tecidos diferente; não há limites para ideias inovadoras.
Imagem 42 – Flor grande para um arranjo pequeno e discreto.
Imagem 43 – Mais uma vez o colorido provando que tem glamour.
Imagem 44 – A caixa no estilo envelope recebeu as flores artificias super bem.
Imagem 45 – A prova de que um arranjo de flores artificiais pode ser lindo e nada antiquado.
Imagem 46 – Além de fazer o arranjo, você também pode criar as flores, como essas feitas em feltro.
Imagem 47 – O clássico nunca sai de moda: aqui o vaso ficou perfeito com a escolha de flores.
Imagem 48 – Uma ideia diferente para um lindo arranjo; perfeito para salas de jantar.
Imagem 49 – Um lindo buque para presentear; repare nas fitas que receberam as mesmas cores das flores.
Imagem 50 – Taças e copos também fazem bem o papel de vasos para os arranjos artificiais.
Imagem 51 – Como saber se as flores são reais ou não? É muita perfeição.
Imagem 52 – Uma linda opção de guirlanda com flores artificiais.
Imagem 53 – Arranjo que vai muito bem em um hall de entrada ou em corredores.
Imagem 54 – Os detalhes dessas flores artificiais são encantadores.
Imagem 55 – As tradicionais margaridas feitas aqui em tecido para o vaso de vidro.
Imagem 56 – Existem diversos tipos de flores e materiais no mercado para você escolher a partir daquilo que mais combina com a sua casa.
Imagem 57 – Flores em tecido e folhas de plástico unidas para formar o arranjo perfeito.
Imagem 58 – Arranjo de flores artificiais pequeno, perfeito para móveis e ambientes menores.
Imagem 59 – Latas também comportam bem arranjos de flores artificiais.
Imagem 60 – Os cachepôs são ótimos para receber arranjos aéreos.