Você já ouviu falar sobre o sistema de aspiração central? Essa é uma forma moderna, eficiente e prática de manter a casa limpa e higienizada. E para não ficar nenhuma dúvida sobre o sistema de aspiração central preparamos esse mini guia para te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Vamos lá?
O que é o sistema de aspiração central?
O sistema de aspiração central é um jeito prático e moderno de aspirar a casa, mantendo-a sempre limpa.
Esse sistema, diferentemente dos aspiradores convencionais, conta com uma tubulação embutida que vai das paredes e segue pelo teto até chegar na central de aspiração, geralmente localizada em um local de pouco acesso da casa e que não atrapalha os moradores, como a área de serviço, garagem ou porão.
Toda a instalação do sistema é feito de modo personalizado e exclusivo para atender o imóvel e as necessidades dos moradores.
O sistema de aspiração central ainda pode ser usado em hotéis, hospitais e todo tipo de comércio.
Como funciona o sistema de aspiração central?
O sistema de aspiração central funciona a partir de uma tubulação embutida e de mangueiras que são conectadas em “tomadas” localizadas em pontos estratégicos dos ambientes.
Ao conectar a mangueira, o sistema é acionado automaticamente e a aspiração pode ser feita em todo o ambiente.
O morador precisa apenas carregar a mangueira pelos ambientes, conectando-a nos locais desejados, de um jeito muito mais simples do que seria com um aspirador de pó tradicional.
A maioria dos sistemas de aspiração central possui mangueira de 9 metros de comprimento, já em outros modelos, a mangueira pode chegar a medir até 11 metros.
Vale citar ainda que também existe a opção de mangueira embutida ou retrátil. Nesse modelo, a mangueira fica dentro da própria tubulação e você precisa apenas puxá-la para fora no momento do uso e quando finalizar a aspiração recolhê-la para dentro da tubulação.
Essa opção é ainda mais prática e muito indicada especialmente para quem mora em casas e apartamentos pequenos.
Vantagens do sistema de aspiração central
O sistema de aspiração central possui muitas vantagens e desvantagens que você precisa conhecer antes de decidir se opta ou não pelo sistema.
Praticidade
A praticidade é uma das maiores vantagens do sistema de aspiração central. Isso porque esse sistema elimina a necessidade de carregar um aparelho pesado e desajeitado pela casa.
Com a aspiração central você precisa apenas movimentar a mangueira que é leve, flexível e fácil de usar.
Em alguns casos, nem isso é necessário, já que existem sistemas que trazem a mangueira embutida em cada cômodo, fazendo com que a limpeza diária seja ainda mais rápida e prática.
Silencioso
Sim, o sistema de aspiração central é silencioso, emitindo pouquíssimo ruído, já que a central fica distante do local da aspiração.
Essa vantagem permite que a casa seja aspirada a qualquer momento do dia, até mesmo a noite, sem incomodar os vizinhos, por exemplo.
Para quem tem crianças pequenas em casa, o sistema silencioso também permite que você faça a limpeza sem se preocupar em acordá-las da soneca.
Maior poder de sucção
Você sabia que o sistema de aspiração central possui um poder de sucção até cinco vezes maior do que um aparelho aspirador de pó comum? Pois é!
Isso faz com que a limpeza da casa seja muito mais eficiente, eliminando desde a poeira grossa até aquele pó mais fino que muitas vezes pode passar despercebido.
Poeira não retorna
Outra grande vantagem do sistema de aspiração central é o fato de que a poeira recolhida não retorna ao ambiente, algo comum de acontecer com os aspiradores de pó convencionais.
A tubulação embutida recolhe o pó e o joga diretamente para a central de aspiração, eliminando a possibilidade dele retornar ao ambiente.
Valoriza o imóvel
Se você deseja valorizar o seu imóvel, saiba que o sistema de aspiração central é uma ótima oportunidade para isso.
Por se tratar de uma estrutura fixa e personalizada, o sistema continua na casa, mesmo que ela seja vendida, agregando valor, já que atualmente existe uma tendência cada vez maior de valorização de imóveis com sistemas automatizados e inteligentes.
Inúmeras possibilidades de uso
O sistema de aspiração central pode ser usado em diferentes superfícies, desde pisos frios, como cerâmica e mármore, até tapetes, estofados, cortinas e aparelhos eletrônicos.
Para isso, o sistema conta com diversas escovas e acessórios que facilitam a limpeza e ajudam na conservação dos objetos.
A única coisa que não pode ser aspirada pelo sistema são líquidos.
Manutenção simples
O sistema de aspiração central possui uma manutenção muito simples. Depois de instalado, você precisará apenas se preocupar em remover o pó acumulado na central de aspiração. Mas isso somente a cada 4 meses, em média, dependendo do uso que se faz do sistema e do tamanho do imóvel.
Em alguns tipos de sistema de aspiração central pode ser que seja necessária a remoção e substituição do filtro, mas algo para se preocupar a cada 9 ou 12 meses apenas.
Melhora a qualidade do ar
Uma casa limpa e higienizada oferece muito mais saúde aos moradores, isso é fato.
Acontece que com o sistema de aspiração central essa eficiência na limpeza é de mais de 60% segundo estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, nos EUA.
Isso significa que o ar se mantem muito mais limpo e purificado com o sistema de aspiração central, reduzindo crises e quadros alérgicos e respiratórios.
Preserva piso e mobílias
Outra vantagem do sistema de aspiração central que merece ser citada é a preservação de pisos e mobílias.
Isso acontece justamente porque você não precisa arrastar o aparelho aspirador de pó pela casa, evitando que ele acidentalmente risque ou agrida os móveis e piso.
Desvantagens do sistema de aspiração central
Alto custo
Um dos pontos negativos e que podem te fazer repensar a ideia de adotar um sistema de aspiração central é o alto custo envolvido.
O sistema é cobrado por metro quadrado, portanto, quanto maior o imóvel, mais caro tende a ser o custo final.
Só para você ter uma ideia, estima-se que uma casa de 300 metros quadrados tenha um custo de instalação de aspiração central em torno de R$ 15 mil.
E aqui vai mais um detalhe para prestar atenção: o valor total ainda pode sofrer interferência de acordo com a taxa cambial do dólar. Isso porque a maior parte dos componentes utilizados no processo de instalação é importada.
Mão de obra especializada
O sistema de aspiração central precisa de mão de obra especializada para realizar toda a instalação.
Isso significa que o custo também pode aumentar em razão disso, já que nem você, nem aquele profissional da sua confiança terão conhecimentos técnicos suficientes para realizar o procedimento.
Além do mais, o sistema de aspiração central ainda é algo relativamente novo no Brasil e, por isso mesmo, nem sempre é fácil encontrar mão de obra especializada em todas as cidades e regiões do país.
Nesse caso, pode ser necessário arcar com todo o custo de transporte e hospedagem da equipe de instalação, fazendo com que o gasto seja ainda maior.
Instalação na fase de construção
Outra desvantagem do sistema de aspiração central é que ele deve ser instalado durante a fase de construção do imóvel e o projeto precisa constar na planta.
Isso porque o sistema de aspiração central precisa ser embutido dentro das paredes e do teto, acompanhando a rede hidráulica da casa.
Você até pode pensar em fazer a instalação posteriormente depois que a casa já está pronta, no entanto, prepare-se para a sujeira, o barulho e, ainda, o gasto para refazer reboco, revestimentos e pintura.
Outro inconveniente de planejar o sistema de aspiração central depois que a casa já está pronta é a necessidade de saber exatamente por onde se passam as redes elétricas, hidráulicas e de ar condicionado para que uma não atrapalhe ou prejudique a outra.
Tamanho e onde usar o sistema de aspiração central
O tamanho da central do sistema de aspiração central varia de acordo com o imóvel, as necessidades dos moradores e o modelo do sistema.
De modo geral, quanto maior a área a ser aspirada, maior tende a ser a central.
Para uma casa de cerca de 100 metros quadrados, o tamanho da central costuma ter dimensões de 50 cm de altura, 30 cm de largura e 20 cm de profundidade.
Apesar de não ser muito grande é preciso contabilizar esse espaço dentro do ambiente onde a central será instalada, de modo que ela não atrapalhe a funcionalidade.
A recomendação é sempre manter a central em um local afastado das áreas sociais da casa, tanto para não incomodar visualmente, quanto para que o barulho fique ainda menos perceptível.
Em razão disso, a central acaba sendo frequentemente instalada em áreas como lavanderia, garagem e porão, por exemplo.
O importante apenas é que a central esteja localizada em um ambiente fechado e protegido, ou seja, ela não deve ser instalada em áreas abertas e expostas ao sol, chuva e umidade.
E, então, o sistema de aspiração central vale a pena para você? Analise todos os prós e contras e tome sua melhor decisão.