A decoração é o resultado do planejamento com base em diversas inspirações e estilos que podem ser aplicados em casa. Na prática, a decoração de uma residência tem como costume uma ordem diferente, já que o primeiro impulso é focar principalmente nos ambientes sociais, deixando o banheiro para a última etapa. Por isso, algumas técnicas são essenciais para quem pretende reformar este cômodo tão esquecido na casa!
Os azulejos para banheiro cumprem um papel fundamental na ambientação e podem deixar o espaço mais bonito e com a sua cara. A procura pelo item cresceu nos últimos anos, mantendo-se como uma escolha certeira querida por arquitetos e designers de interiores.
Qual a diferença de cerâmica e azulejo?
A cerâmica é produto sólido, poroso e produzido a partir de uma massa de argila moldada que, em seguida, é cozida a altas temperaturas, o que resulta em um produto duro e resistente.
Já o azulejo é um tipo específico de cerâmica. Nesse contexto, podemos estabelecer que o azulejo é um subproduto da cerâmica.
Os azulejos são placas finas de cerâmica que possuem um lado esmaltado. Este esmalte é o que permite que o revestimento apresente uma variedade de cores, padrões e desenhos.
Considerando o nível de resistência, os azulejos geralmente são mais resistentes do que a cerâmica comum. Portanto, eles são perfeitos para áreas de alto tráfego ou áreas molhadas, como cozinhas e banheiros.
Ambas as opções trazem uma série de benefícios. Pode-se afirmar que todo azulejo é cerâmica, mas nem toda cerâmica é azulejo. Dessa forma, a decisão entre cerâmica e azulejo depende do projeto e das necessidades específicas de cada ambiente.
Quais são os tipos de azulejos?
Azulejo de cerâmica
Ele é conhecido pela sua durabilidade e sua fácil manutenção no dia a dia, o que o torna uma escolha excelente para cozinhas e banheiros.
Azulejo de porcelana
Sua principal característica é sua densidade e resistência. Eles são indicados para áreas de alto tráfego e ambientes externos, devido à sua resistência a variações de temperatura.
Azulejo de mármore
Se você procura um material mais luxuoso e exclusivo essa é escolha correta para o seu projeto! Apesar de sua beleza inegável, o mármore requer uma manutenção mais cuidadosa para evitar manchas e arranhões.
Azulejo de vidro
Este tipo proporciona um visual mais despojado e é especialmente utilizado por sua capacidade de refletir luz, o que pode ajudar a tornar os espaços pequenos mais amplos.
Azulejo de cimento
O queridinho dos arquitetos e designers! Afinal, são amados por seu charme vintage e sua personalidade única. Este tipo de azulejo é durável, mas pode requerer selagem para proteger contra manchas e desgaste.
Azulejo ladrilho
O ladrilho também é muito utilizado em banheiros e cozinhas, principalmente para destacar áreas especificas como box do banheiro ou a parede bancada da cozinha. Eles adicionam uma dose de cor no ambiente devido sua capacidade de criar padrões e desenhos complexos.
Dicas e ideias essenciais ao escolher azulejos para banheiros
Conheça agora algumas dicas básicas para aplicar azulejos nos banheiros, sem precisar fazer um alto investimento na obra:
- Utilize as peças em apenas uma superfície do banheiro: é uma forma de preservar os materiais existentes e ainda ter um custo de obra menor. Neste caso, vale forrar o piso, a superfície lateral e até o box;
- Os nichos embutidos dentro do box são cada vez mais comuns: a opção de revestir este pequeno espaço com azulejos é uma forma de destacar este local e criar um contraste visual.
- Seja criativo e proponha uma paginação diferenciada para os azulejos brincando com o sentido dos desenhos, assim como a percepção de profundidade;
- Aposte em estampas, cores e texturas mais divertidas. Fazer uma composição por exemplo, deixa qualquer banheiro com muita personalidade!
Acesse também: dicas de banheiros decorados e banheiros pequenos.
60 inspirações incríveis de diferentes azulejos para banheiro
Aproveite as dicas acima e algumas inspirações que selecionadas que deixarão o seu banheiro fantástico. Utilize as referências para ativar sua criatividade e trazer outras ideias para decorar este ambiente:
Imagem 1 – Vejo flores em você!
Nesta referência, a dica é compor com um piso diferente e criativo! A ideia de utilizar os azulejos para formar desenhos é uma maneira de ver o material com outro olhar. Assim você terá um piso exclusivo e com uma paginação única!
Imagem 2 – Mix de estampas P&B.
Estampas é o que não faltam no mercado! Por isso, procure saber a quantidade correta para montar este tipo de composição.
Imagem 3 – O azul transmite tranquilidade para o ambiente.
Aqui, o azul foi o grande destaque do banheiro. Com a cor aparecendo no azulejo, a solução foi transmitir para os objetos decorativos também.
Imagem 4 – Da parede ao teto.
Para quem quer ousar: não tenha medo de prolongar o revestimento para o teto. Esta técnica é diferente, mas traz grandes resultados para o espaço!
Imagem 5 – Os ladrilhos vibram e alegram o box do banheiro.
Como comentamos acima, revestir apenas o box é uma forma de destacar um banheiro neutro. A obra é curta e não é necessário se desfazer dos revestimentos existentes. Lembrando que a combinação deve ser harmônica sem fugir do seu estilo!
Imagem 7 – O azulejo ajuda a reforçar o estilo do ambiente.
Com a proposta de um ambiente jovial, a ideia foi levar uma marcenaria colorida e um piso geométrico. Levar dinâmica para o ambiente é essencial para um morador jovem!
Imagem 8 – Para os apaixonados pelo lilás!
Esta composição merece atenção e cuidado para que a escolha da cor seja a mesma, tanto do armário como a do azulejo. Observe que o banheiro ganha a mesma tonalidade do lilás, deixando o visual muito mais charmoso e romântico.
Imagem 9 – O azulejo deu um toque de cor para a decoração branca.
Para quem tem um banheiro neutro, pode abusar dos azulejos. Mudar o piso é a solução perfeita para quem deseja uma obra rápida e sem muitos gastos.
Imagem 10 – Azulejos antigos são puro charme na decoração!
Os azulejos antigos deixaram de ser antiquados. A tendência é reutilizar e transformar o antigo em novo para ter o mínimo de perda possível! Com uma boa limpeza e reestruturação, é possível ter uma peça nova e ainda muito bem aproveitada quando se tem um bom projeto de interiores em mãos.
Imagem 11 – O contraste do claro e do escuro é uma solução simples para decorar o banheiro.
Imagem 12 – Os tons de cores dos azulejos podem aparecer nos objetos decorativos.
Um pouco de verde no banheiro não faz mal! Por isso, pense na escolha adequada de cores para o azulejo para não ter um choque de cores com as plantas.
Imagem 13 – Aplique o revestimento em apenas uma parede.
Utilize esta técnica para não errar a mão na decoração. Elas alegram o ambiente com sua composição de formas e cores!
Imagem 14 – Observe que até o nicho embutido pode ser revestido com azulejo.
Imagem 15 – Para um banheiro masculino e moderno!
Imagem 16 – Para combinar com a madeira rústica, abuse de cores quentes.
A madeira rústica é mais marcante em qualquer ambiente, por isso a escolha de uma cor mais forte e quente para os azulejos da parede.
Imagem 17 – As formas geométricas entraram com tudo na decoração.
Imagem 18 – Com a base neutra, é possível investir em azulejos coloridos.
Imagem 19 – O desenho floral do azulejo transmite alegria e identidade para o banheiro.
Imagem 20 – Procure trabalhar uma junta mínima entre as peças.
Imagem 21 – Abuse dos desenhos criativos dos azulejos.
Imagem 22 – Tons neutros e românticos.
Imagem 23 – Decore mais, por menos!
Imagem 24 – Brinque com a percepção sensorial na parede.
Imagem 25 – Efeito tridimensional no piso.
Imagem 26 – Os círculos somados a cor representam o lado feminino e jovial.
Imagem 27 – Combinação perfeita!
Imagem 28 – Continuidade com a paisagem da janela.
Imagem 29 – Tom sobre tom em um mix de desenhos.
Imagem 30 – Com um ar mais clássico, mas sem perder a personalidade.
Imagem 31 – A repetição dos desenhos em um versão menor permite uma visibilidade maior em banheiros muito pequenos.
Procure uma padronagem menor para que o azulejo tenha mais valor na superfície aplicada. A proporção deve ser trabalhada da mesma forma, como em outros materiais e revestimentos.
Imagem 32 – O quadriculado é uma opção que nunca sai de moda!
Imagem 33 – Se inspire nos azulejos portugueses.
Imagem 34 – O azul turquesa tira a seriedade do banheiro.
Imagem 35 – Azulejos que combinam com os acessórios sanitários.
Imagem 36 – Faça um “rodapé” diferenciado para o seu banheiro.
Imagem 37 – Combinação de materiais e cores de forma harmônica.
Imagem 38 – Opte por uma cor da estampa para agregar no restante do ambiente.
Imagem 39 – Corações discretos no azulejo.
Imagem 40 – Seja criativo nesta composição!
Forme palavras inspiradoras na parede com a paginação deste modelo de azulejo.
Imagem 41 – O desenho com a junção das peças proporciona o efeito geométrico naturalmente.
Imagem 42 – Se não souber onde aplicar o azulejo geométrico, comece pelo piso.
Imagem 43 – Ou quem sabe, em uma faixa da parede.
Imagem 44 – As cores dos azulejos podem seguir o padrão tom sobre tom.
Imagem 45 – Realce seu banheiro do jeito que ele merece!
Imagem 46 – O estilo rústico não poderia faltar em nossas inspirações.
Imagem 47 – Aprenda outras formas de deixar o banheiro neutro, saindo dos truques básicos de decoração.
Faça uma base neutra para acrescentar outros elementos coloridos no restante do banheiro. No projeto acima, o uso de revestimento brancos, marcenaria clássica e detalhes pretos ajudaram a destacar cada item de forma simples.
Imagem 48 – Se inspire em uma decoração minimalista com apenas alguns elementos.
Imagem 49 – O azulejo com desenho triangular é outra tendência no design de interiores.
Imagem 50 – Neutro na medida certa!
Imagem 51 – Crie uma decoração divertida no banheiro.
Imagem 52 – Aposte nos azulejos hexagonais.
Imagem 53 – O bacana é brincar com modelos e estampas diferentes, desde que siga o mesmo padrão de tamanho e estilo.
Imagem 54 – Colorido e dinâmico!
Aplicar o azulejo na parede atrás do espelho também ajuda a destacar o visual do banheiro. A tendência do espelho Adnet reforça esta ideia de forma mais clara, pois são clean e de fácil combinação.
Imagem 55 – A padronagem menor deixa o banheiro clean sem abrir mão dos azulejos.
Imagem 56 – Leve o ar urbano para dentro do seu banheiro.
Imagem 57 – Jovialidade sem precisar de muito.
Imagem 58 – O cinza permanece neutro e discreto no ambiente.
A estampa deste azulejo utiliza tonalidades do cinza e mantém o visual neutro, uma ótima alternativa para sair do tradicional porcelanato em cimento queimado.
Imagem 59 – Destaque apenas o box do banheiro.
Esse contraste dos materiais deram personalidade para o banheiro. Para quem desejar criar um efeito visual, procure estudar as possibilidades para que o resultado saia como o desejado.
Imagem 60 – Brinque com a paginação para formar uma composição original!