Nem mármore, nem granito, nem quartzo ou Silistone. A dica do post de hoje são as bancadas de porcelanato. Isso mesmo!
Por aqui essa ainda é uma novidade, mas entre os norte-americanos, a bancada de porcelanato já é muito comum e popular.
Portanto, se você está em busca de um material diferenciado e cheio de vantagens para as bancadas da sua casa não deixe de acompanhar esse post até o fim. Nós vamos te contar tudo sobre essa nova tendência dos projetos de interiores.
O que é uma bancada de porcelanato?
A bancada de porcelanato surgiu lá nos Estados Unidos e há pouco tempo desembarcou aqui no Brasil. De lá para cá não demorou muito para que arquitetos e designers percebessem as vantagens do material e começassem a incorporá-lo nos mais diferentes projetos.
A bancada pode ser totalmente feita de porcelanato, como acontece com as bancadas de granito, por exemplo, ou, ainda, ser apenas revestida com o porcelanato sobre uma base de alvenaria ou metal.
Porque optar por uma bancada de porcelanato?
Resistência e durabilidade
O processo de fabricação do porcelanato faz com que o material se torne muito mais resistente e durável do que uma cerâmica comum. Em razão disso, as bancadas de porcelanato conseguem resistir muito bem a temperaturas elevadas, objetos pontiagudos e eventuais impactos. Ou seja, você pode instalar tranquilamente um cooktop na bancada de porcelanato, bem como deixá-la próxima de áreas com forno e churrasqueira que o material não irá sofrer dano algum. Até mesmo panelas quentes passam no teste do porcelanato, apesar de sempre ser mais indicado colocá-las sobre um apoio de madeira ou metal.
Inúmeras possibilidades estéticas
Hoje em dia são poucos os materiais com tantas possibilidades estéticas quanto o porcelanato. Com ele é possível criar superfícies que simulam pedra, madeira, cimento queimado, mármore, entre outras texturas.
Além das texturas diferenciadas, as peças de porcelanato também podem ser encontradas em várias opções de cores e acabamentos, como o brilhante, fosco e acetinado.
Isso quer dizer que qualquer projeto combina com uma bancada de porcelanato, desde os mais clássicos até os mais modernos, rústicos e conceituais.
Absorção zero
Outra grande vantagem do porcelanato é a sua baixíssima absorção de água, cerca de 0,1%. Isso torna o material uma ótima escolha para locais úmidos, como é o caso de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e áreas externas.
Essa baixa absorção de líquidos faz com que o porcelanato também seja resistente a manchas, ao contrário do que acontece com materiais porosos como o mármore e o granito. Ou seja, se cair molho de tomate, vinho ou suco de uva na sua bancada de porcelanato não se preocupe. Basta remover com um pano úmido e tudo volta a ser como era antes.
Limpeza facilitada
O porcelanato possui uma limpeza super fácil, rápida e simples. E um dos principais motivos para isso é justamente o fato dele não absorver umidade, fazendo com que a sujeira e as bactérias não impregnem no material. Para limpar a bancada de porcelanato basta utilizar uma esponja macia com detergente neutro para remover o excesso de gordura e sujeira. Em seguida enxague e seque com um pano macio.
Preço de uma bancada de porcelanato
O preço de uma bancada de porcelanato pode variar – e muito – principalmente em função do tamanho da bancada e do tipo de porcelanato escolhido. Outro detalhe que interfere no valor é se o projeto prevê uma bancada completamente feita em porcelanato ou apenas revestida.
Só para você ter uma ideia, o preço de uma bancada de porcelanato pode ir de R$ 50 a R$ 1500 o metro quadrado, dependendo das suas escolhas.
Cuidados com a bancada de porcelanato
Tamanho das placas
Antes de qualquer coisa planeje a sua bancada a partir do tamanho das placas. Isso evita emendas e cortes desnecessários na superfície que podem tanto comprometer o visual da bancada, quanto a impermeabilização.
Atualmente é possível encontrar peças de porcelanato em tamanhos grandes chegando a medir 300cm x 120 cm
Corte das placas e emendas
Mas se mesmo depois de planejar a sua bancada você perceber que as emendas serão inevitáveis, tenha todo cuidado com o corte das peças. Existem empresas especializadas nesse tipo de projeto e que podem realizar cortes com precisão.
Também é importante se atentar para os cortes das quinas e junções das placas, de modo que elas se encaixem com exatidão.
Mão de obra
Outro cuidado fundamental na hora de fazer a sua bancada de porcelanato é saber escolher a mão de obra mais qualificada. Sem desmerecer ninguém, mas não é só porque aquele seu pedreiro de confiança assenta pisos e revestimentos muito bem que ele está apto para fazer uma bancada de porcelanato. Esse tipo de projeto é mais minucioso e requer conhecimentos específicos. Portanto, saiba avaliar com cautela a pessoa responsável por esse trabalho.
Limpeza
Na hora de limpar a bancada de porcelanato evite produtos químicos muito abrasivos, prefira sempre um detergente neutro. Da mesma forma que é aconselhável dispensar esponjas de aço, uma vez que elas podem arranhar a superfície do porcelanato.
60 projetos que apostaram na versatilidade e na beleza da bancada de porcelanato
Imagem 1 – Bancada de porcelanato para o banheiro com pia esculpida no próprio material. O efeito de cimento queimado é o grande destaque do projeto.
Imagem 2 – Já nesse outro banheiro, a bancada de porcelanato traz o efeito marmorizado.
Imagem 3 – E que tal combinar o porcelanato da bancada com o porcelanato que reveste a parede? Unidade visual para o projeto.
Imagem 4 – Bancada de porcelanato para a cozinha. A integração entre os ambientes é determinada por ela.
Imagem 5 – Já para a cozinha de estilo moderno e industrial, apenas o tampo da bancada é feito de porcelanato, a base é de ferro.
Imagem 6 – Bancada de porcelanato com cara de granito.
Imagem 7 – Na hora de fazer a bancada de porcelanato escolha bem a mão de obra. Um trabalho bem executado consegue deixar as emendas imperceptíveis.
Imagem 8 – Bancada de porcelanato branco para a cozinha. Mais clean, impossível!
Imagem 9 – Nessa cozinha, por sua vez, foram usadas duas bancada de porcelanato: uma branca e outra preta.
Imagem 10 – Bancada de porcelanato marmorizado para o banheiro. Repare na integração visual com o piso do mesmo material.
Imagem 11 – Bancada de porcelanato para o banheiro moderno. O gabinete de madeira deixa o projeto ainda mais completo e funcional.
Imagem 12 – A bancada de porcelanato permite um projeto muito mais uniforme e integrado, já que a mesma peça usada na superfície pode ser utilizada como revestimento nas paredes e no piso.
Imagem 13 – Bancada de porcelanato cinza para a cozinha clean. Nada de emendas visíveis por aqui.
Imagem 14 – E o que acha de uma bancada de porcelanato preto para o banheiro? Um luxo só!
Imagem 15 – Resistente, durável e esteticamente perfeito!
Imagem 16 – Bancada de porcelanato com pia esculpida.
Imagem 17 – A semelhança do porcelanato com o mármore é impressionante, só que com a vantagem de ser bem mais barato.
Imagem 18 – Aqui nessa cozinha, balcão e bancada se beneficiam da estética clean do porcelanato.
Imagem 19 – Bancada de porcelanato branco com design exclusivo e feita sob medida
Imagem 20 – Para os moderninhos, uma boa opção é apostar na bancada de porcelanato com efeito de cimento queimado.
Imagem 20 – Banheiro clean com bancada de porcelanato branco.
Imagem 22 – Bancada de porcelanato preto suspensa. Quem diz que não é mármore?
Imagem 23 – Bancada de porcelanato redonda. O material permite esse tipo de projeto.
Imagem 24 – A casa de estilo rústico apostou na bancada de porcelanato branco para ganhar um toque mais clean.
Imagem 25 – Para os apaixonados por cozinhas brancas!
Imagem 26 – Bancada e revestimento em harmonia nessa cozinha.
Imagem 27 – E o que acha desse banheiro super moderno com bancada de porcelanato na mesma cor e textura do piso e da parede?
Imagem 28 – O porcelanato é unanimidade nessa cozinha.
Imagem 29 – Linda inspiração de bancada de porcelanato branco com veios dourados. Uma ótima substituição ao mármore.
Imagem 30 – Para banheiros pequenos a dica é estender um pouco mais a bancada até ela alcançar o vaso sanitário. Dessa forma você ganha um pouco mais de espaço sobre a bancada.
Imagem 31 – A cozinha preta não poderia ter outra bancada que não fosse a de porcelanato
Imagem 32 – Já aqui a bancada de porcelanato branco gera contraste e garante um ponto de luz para a cozinha
Imagem 33 – Bancada de porcelanato branco suspenso. As torneiras pretas embutidas na parede se sobressaem diante do porcelanato.
Imagem 34 – Resistente, a bancada de porcelanato pode receber tranquilamente o cooktop.
Imagem 35 – Iluminação embutida para destacar ainda mais a bancada de porcelanato no banheiro.
Imagem 36 – Bancada de porcelanato suspensa com nicho de madeira embutido: funcionalidade e estética de mãos dadas.
Imagem 37 – A cozinha moderna ganhou bancada de porcelanato marmorizado igual ao utilizado na parede.
Imagem 38 – Cimento queimado? Não! É porcelanato!
Imagem 39 – A cozinha pequena e simples não dispensou o efeito marcante da bancada de porcelanato.
Imagem 40 – Bancada de porcelanato para cozinha. Espaço ideal para refeições e preparo de alimentos.
Imagem 41 – Bancada de porcelanato preto para o banheiro. O vidro fumê realça a escolha da cor no projeto.
Imagem 42 – A versatilidade do porcelanato permite que você use o material tanto na parede, quanto no piso e na bancada.
Imagem 43 – Bancada simples de porcelanato para a cozinha.
Imagem 44 – Um projeto totalmente integrado e visualmente unificado graças ao uso do porcelanato em todas as superfícies.
Imagem 45 – Porcelanato branco na bancada para uma cozinha clean.
Imagem 46 – Já aqui, o porcelanato preto empresta sua beleza para a bancada da cozinha moderna.
Imagem 47 – Bancada de porcelanato branco: um coringa que combina com qualquer projeto.
Imagem 48 – Porcelanato branco na bancada e porcelanato marmorizado na parede.
Imagem 49 – O que acha de uma opção de bancada de porcelanato mais rústica?
Imagem 50 – Bancada de porcelanato cinza. Repare no brilho da peça.
Imagem 51 – Troque o mármore pelo porcelanato. Uma substituição super vantajosa tanto do ponto de vista financeiro, quanto funcional.
Imagem 52 – Bancada de porcelanato com cuba esculpida. O destaque aqui vai para a textura de pedra que estampa as peças do revestimento.
Imagem 53 – Porcelanato branco para a bancada e o balcão da cozinha. Note como a cor do revestimento se harmoniza super bem com a madeira.
Imagem 54 – Bancada de porcelanato para refeições: bonita, prática e funcional.
Imagem 55 – Depois de pronta, você pode optar por instalar junto à bancada de porcelanato um gabinete simples.
Imagem 56 – Bancada de porcelanato preto para quem deseja um projeto luxuoso e moderno.
Imagem 57 – Aqui, o porcelanato branco foi usado para revestir toda a bancada do banheiro.
Imagem 58 – Bancada de porcelanato: combinação perfeita entre funcionalidade e estética.
Imagem 59 – Bancada dupla em porcelanato.
Imagem 60 – Bancada com pia esculpida em porcelanato.