É muito bom sentir aquele cheirinho de limpeza no banheiro, não é mesmo? No entanto, nem sempre o banheiro permanece cheiroso assim.
Usado diariamente pelos moradores para as higienes pessoais, o ambiente acaba facilmente acumulando germes e bactérias que resultam no mau odor.
Mas, não se preocupe, dá para garantir um banheiro cheiroso, mesmo que você não o limpe todos os dias. A gente te conta os truques a seguir, acompanhe!
Como deixar o banheiro cheiroso?
Manter o banheiro cheiroso tem tudo a ver com limpeza. Mas você não precisa virar a louca da faxina, relaxa. Algumas práticas simples contribuem com a limpeza diária e ainda garantem um agradável aroma dentro do banheiro. Dá só uma olhada:
Abra as janelas
Se você é do tipo que não abre a janela do banheiro nunca, pare um pouquinho para rever esse hábito. As janelas precisam se manter abertas, mesmo nos dias mais frios, para que a umidade possa ser eliminada e o ar renovado.
Umidade é fonte de mofo e bolor, quando ela se acumula no ambiente, além de provocar manchas e prejudicar a saúde dos moradores, ainda causa mau cheiro.
Seque as toalhas
Toalhas molhadas também são inimigas de um banheiro cheiroso. Além de ser anti-higiênico, já que a umidade nas toalhas contribui para a proliferação de bactérias, as toalhas úmidas exalam um odor estranho.
Ao acabar o banho, estenda as toalhas para secar no varal ou mesmo dentro do box. Se o seu banheiro não for bem ventilado, considere usar um toalheiro térmico que seca as toalhas e ainda as deixam bem macias para o próximo uso.
Limpe os ralos
Um banheiro com mau cheiro costuma, quase sempre, ter um ralo sujo por trás. O ralo é fonte de proliferação de bactérias que ao decompor o material orgânico presente no interior exalam o odor ruim.
A solução é limpar o ralo com regularidade aplicando desinfetante ou água sanitária. Outra medida eficiente é evitar que fios de cabelo entrem, fazendo com que fique entupido.
Quando terminar o banho, procure também manter o ralo fechado, caso ele possua o sistema de abertura e fechamento. Com isso, você impede o mau cheiro e a entrada de insetos, como baratas e mosquitos.
Use pastilhas no vaso
Sabe aquelas pastilhas usadas no interior do vaso sanitário? Elas são ótimas para manter o vaso limpo e sem cheiro ruim.
Hoje em dia, existem pastilhas do tipo adesivo (que são mais fáceis de aplicar), além dos clássicos modelos de encaixar no suporte. Você ainda pode usar, como recurso alternativo, pastilhas caseiras dentro da caixa acoplada. Essas pastilhas são bem fáceis de fazer e levam apenas uma barra de sabão de coco, uma colher de desinfetante e cerca de 300ml de água.
Com todos os ingredientes em mãos, basta colocá-los em uma panela, levar ao fogo e esperar. Assim que ferver, desligue, despeje o líquido em um pote e leve-o para a geladeira.
Quando a mistura endurecer, retire e corte em pedaços. Depois é só ir colocando esses pedacinhos dentro da caixa acoplada. A cada descarga, a pastilha libera um pouco da mistura, contribuindo com a limpeza e o cheirinho gostoso do banheiro.
Aromatizadores de ambiente
Mais uma dica infalível é usar aromatizadores de ambiente. Não faltam opções para escolher, inclusive você pode optar por mais de um.
A primeira recomendação são os aromatizadores de vareta que deixam um cheiro bem agradável e ainda são decorativos. Outra alternativa são as velas aromáticas. Além de muito bonitas, perfumam e ainda criam um clima aconchegante e acolhedor no banheiro.
Por fim, você pode usar aromatizadores elétricos, daqueles que de tempo em tempo borrifam automaticamente um jato de perfume no ambiente.
Rotina de limpeza
O truque mais assertivos de todos, sem dúvida, é o da limpeza. Não existe banheiro que resista uma rotina consistente de cuidados já que a maior fonte do mau cheiro é a sujeira acumulada e a proliferação de bactérias. Ao fazer a higienização com frequência, essa fonte de odor ruim é eliminada.
Contudo, você não precisa se preocupar em lavar o banheiro todo santo dia. O ideal é fazer uma faxina geral e completa uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo de quantas pessoas usam o local, e manter essa limpeza durante a semana.
Para tanto, use a escovinha no vaso todos os dias para remover as placas de bactérias. Remover o lixo é outro cuidado básico (vamos falar disso adiante), assim como abrir as janelas e deixar o ar circular.
Não se esqueça também de estender as toalhas e passar um paninho na bancada da pia diariamente. Esses cuidados não levam mais do que dez minutos e você garante que o banheiro se mantenha sempre limpo e cheiroso.
Elimine fontes de umidade
Muita atenção nesse conselho: elimine toda e qualquer fonte de umidade presente no banheiro. E não estamos falando só em deixar as toalhas secando.
Isso vale para vazamentos e infiltrações, mesmo os menores. Qualquer fonte de umidade é um prato cheio para bactérias, ainda mais se o banheiro for mal ventilado e abafado.
Verifique regularmente o encaixe do vaso sanitário e da pia. Observe também a área do box e se a água não está passando de um lado para o outro.
Como deixar o lixo do banheiro cheiroso?
A lixeira do banheiro é um caso a parte. E lá que se concentra a maior parte do mau cheiro do banheiro. Por sorte, essa é uma questão fácil de ser resolvida. Abaixo os segredos dos especialistas:
Retire o lixo todo dia
O primeiro de todos os cuidados é retirar o lixo do cestinho do banheiro todos os dias, religiosamente. Quanto mais tempo o lixo fica lá dentro, mais bactérias se acumulam e, consequentemente, mais cheiro ruim você vai sentir.
Então, não tem choro, nem vela. Apenas esvazie a lixeira.
Lave a lixeira
Mais um passo importante é lavar a lixeira do banheiro. Mas não precisa ser todos os dias. Você pode deixar essa etapa para os dias de faxina geral.
Na hora de lavá-la, aplique um pouco de água sanitária ou desinfetante e deixar agir por alguns minutos. Esse passo vai garantir a eliminação das bactérias para que o mau cheiro seja eliminado na raiz.
Depois, com a ajuda de uma bucha macia e detergente neutro, esfregue toda a lixeira, dando atenção para as partes que podem acumular sujeira, como os cantos e as bordas. Não esqueça de lavar também as tampas.
Por fim, enxágue bem e deixe secar. Pode até colocar a lixeira por alguns minutos no sol. O nosso astro rei é um potente desinfetante natural, eliminando mau cheiro e germes.
Com a lixeira limpa, vá para o próximo passo a seguir…
Perfume o lixo
A lixeira limpa pode ser conservada assim por mais tempo do que você imagina. Para isso, existem alguns truques simples.
O primeiro deles é polvilhar pó de café ou de bicarbonato de sódio no interior da lixeira. Ambos os produtos, são eficientes na remoção de odores ruins. Outra opção é borrifar água com vinagre ou água com limão dentro da lixeira antes de colocar o saquinho de plástico (ou de papel).
Quer mais uma dica? Aplique algumas gotas de essência da sua preferência em um chumaço de algodão e coloque no fundo da lixeira.
Prontinho! Agora sim o seu cestinho de lixo vai ficar sempre cheiroso, assim como o seu banheiro! Que tal colocar em prática todos esses ensinamentos?