Casar é bom, mas comemorar o aniversário de casamento é ainda melhor. Isso indica que o casal está caminhando junto, superando as adversidades e mantendo o amor acima de tudo. O aniversário de casamento também é conhecido como bodas de casamento e para cada ano atribui-se um simbolismo e um significado diferente.
Os mais comuns e comemorados são os de 25 anos e 50 anos de casados que representam, respectivamente, as bodas de prata e as bodas de ouro. Mas existem outros tipos de bodas também, menos populares, como as bodas de açúcar, lã e seda, entre muitas outras.
O lado mais bacana das bodas de casamento é a oportunidade dos casais renovarem seus votos e, inclusive, organizar uma comemoração especial com os amigos e parentes, especialmente para aqueles que não tiveram a oportunidade de realizar uma festa de casamento na época.
Mas você já parou para pensar o que significa cada uma dessas bodas? Ou como comemorar as bodas de casamento? Pois o post de hoje vai responder essas e outras perguntas e, ainda, te ajudar a fazer uma celebração de bodas de casamento inesquecível. Acompanhe:
Significado das bodas de casamento
A palavra bodas vem do latim “votum” que significa promessa. Ou seja, ela representa a comemoração dos votos matrimoniais e a sua renovação.
A origem das bodas de casamento é antiga com origem na Europa dos tempos medievais, mais precisamente na Alemanha. Conta a história que os casais que completavam 25 e 50 anos de casados eram homenageados publicamente nos povoados com coroas de prata, para os 25 anos de união, ou de ouro, para aqueles que chegavam aos 50 anos juntos.
Essa tradição se espalhou pelo mundo e ganhou novas conotações e significados e, atualmente, existe um símbolo para cada ano de casados, começando pelo um ano de união e indo até o centésimo.
Bodas de casamento para récem casados
Recentemente também começou a se propagar a ideia de bodas de casamento para recém casados. A proposta é celebrar a data do casamento mês a mês com simbolismos descontraídos e alegres. Confira a lista abaixo das bodas de casamento mês a mês:
- 1 mês– Bodas de Beijinho
- 2 meses– Bodas de Sorvete
- 3 meses– Bodas de Algodão Doce
- 4 meses– Bodas de Pipoca
- 5 meses– Bodas de Chocolate
- 6 meses– Bodas de Plumas
- 7 meses– Bodas de Purpurina
- 8 meses– Bodas de Pompom
- 9 meses– Bodas de Maternidade
- 10 meses– Bodas de Pintinhos
- 11 meses– Bodas de Chicletes
Bodas de casamento ano a ano
Os símbolos escolhidos para as bodas de casamento se relacionam com o grau de maturidade e o desenvolvimento da união. A primeira boda, a de papel, é marcada pela fragilidade, enquanto a centésima boda traz o símbolo do Jequitibá, uma árvore de raízes profundas que representa a longevidade, a maturidade e a força.
Confira abaixo os símbolos e significados de cada boda de casamento:
- 1º ano – Bodas de Papel: A primeira boda é muito especial, ela marca o primeiro ciclo da união entre o casal. O símbolo escolhido para essa boda é o papel que traz a representação de uma união jovem, ainda frágil e que precisa ser tratada com delicadeza para se manter forte.
- 2º– Bodas de algodão
- 3º– Bodas de couro ou trigo
- 4º– Bodas de flores, frutas ou Cera
- 5º– Bodas de Madeira ou Ferro: as bodas de madeira ou de Ferro marcam os cinco anos de convivência entre o casal. A madeira ou o ferro representam uma relação mais forte, madura e que já conseguiu superar as diferenças. Esse momento também simboliza uma nova fase para o casal que pode ser marcada pelo nascimento de um filho ou uma nova casa, por exemplo.
- 6º– Bodas de Açúcar ou Perfume
- 7º– Bodas de Latão ou Lã
- 8º– Bodas de barro ou Papoula
- 9º– Bodas de Cerâmica ou Vime
- 10º– Bodas de estanho ou zinco: dez anos de casados não é pra qualquer um. Chegar a esse tempo de união nos dias de hoje é um grande desafio e por isso mesmo deve ser comemorado com muita alegria. O símbolo que representa a primeira década de convivência do casal é o estanho ou zinco, materiais fortes, mas maleáveis como um relacionamento deve ser.
- 11º– Bodas de Aço
- 12º– Bodas de Seda ou Ônix
- 13º– Bodas de linho ou renda
- 14º– Bodas de Marfim
- 15º– Bodas de Cristal: os quinze anos de casamento são marcados pelas Bodas de Cristal, esse elemento da natureza puro e cristalino, mas também muito forte e resistente. Ao longo desse tempo juntos o casal já reuniu muitas histórias para contar e pode lembrar o passado com tudo que conquistaram juntos, ao mesmo tempo em que planejam o futuro e a continuidade do enlace.
- 16º– Bodas de Safira ou Turmalina
- 17º– Bodas de Rosa
- 18º– Bodas de Turquesa
- 19º– Bodas de Cretone ou Água Marinha
- 20º– Bodas de Porcelana: os 20 anos de casados são representados pela porcelana. Esse material de aparência delicada e frágil, mas cheio de beleza e que quando bem cuidado resiste ao tempo e as dificuldades sem nenhuma trinca.
- 21º– Bodas de Zircão
- 22º– Bodas de Louça
- 23º– Bodas de Palha
- 24º– Bodas de Opala
- 25º– Bodas de Prata: a famosa Bodas de Prata. Os 25 anos de união é uma data que deve ser comemorada com todos, inclusive, filhos e netos, que a essa altura da vida já devem ter chegado. A prata é um elemento nobre e valioso, ideal para representar esse momento da vida do casal.
- 26º– Bodas de Alexandrita
- 27º– Bodas de Crisoprásio
- 28º– Bodas de Hematita
- 29º– Bodas de Erva
- 30º– Bodas de Pérola: as bodas de pérola possuem um significado muito especial. Para que a ostra produza uma pérola ela precisa lidar com invasores de forma sabia e amorosa, de modo que ao final, ela tenha uma linda joia. É exatamente isso que acontece no casamento depois de 30 anos: uma relação fortalecida, plena e bonita mesmo com todos os eventos externos que a machucam.
- 31º– Bodas de Nácar
- 32º– Bodas de Pinho
- 33º– Bodas de Crizopala
- 34º– Bodas de Oliveira
- 35º– Bodas de Coral: a principal característica dos corais é a capacidade deles se unirem para formar estruturas resistentes no fundo do mar, garantindo assim a sobrevivência de todos. Dessa forma que se constrói um relacionamento que chega aos 35 anos.
- 36º– Bodas de Cedro
- 37º– Bodas de Aventurina
- 38º– Bodas de Carvalho
- 39º– Bodas de Mármore
- 40º– Bodas de Esmeralda: a esmeralda é uma pedra preciosa de alto valor, muito rara e de beleza incomparável. A pedra é o símbolo da boda de 40 anos de casamento por representar essa beleza e preciosidade. No Egito, a esmeralda era conhecida como “guardiã do amor”.
- 41º– Bodas de Seda
- 42º– Bodas de Prata dourada
- 43º– Bodas de Azeviche
- 44º– Bodas de Carbonato
- 45º– Bodas de Rubi: a nobreza do Rubi é o símbolo das bodas de 45 anos de casamento. Uma data para ser comemorada com muita pompa.
- 46º– Bodas de Alabastro
- 47º– Bodas de Jaspe
- 48º– Bodas de Granito
- 49º– Bodas de Heliotrópio
- 50º– Bodas de Ouro: enfim, as bodas de ouro. Chegar aos 50 anos de casado é uma honra e privilegio para poucos casais. O ouro foi o metal escolhido para representar esse marco na vida a dois por ser o símbolo de algo durável, resistente e valioso.
- 51º– Bodas de Bronze
- 52º– Bodas de Argila
- 53º– Bodas de Anrimônio
- 54º– Bodas de Níquel
- 55º– Bodas de Ametista
- 56º– Bodas de Malaquita
- 57º– Bodas de Lápis-lazúli
- 58º– Bodas de Vidro
- 59º– Bodas de Cereja
- 60º– Bodas de diamante: o diamante é uma das pedras preciosas mais caras e raras do mundo. Dura e resistente como nenhuma outra pedra, mas também dona de um brilho incomparável. Quer símbolo melhor para ilustrar tantos anos de convivência?
- 61º– Bodas de Cobre
- 62º– Bodas de Telurita
- 63º– Bodas de Sândalo
- 64º– Bodas de Fabulita
- 65º– Bodas de Platina
- 66º– Bodas de Ébano
- 67º– Bodas de Neve
- 68º– Bodas de Chumbo
- 69º– Bodas de Mercúrio
- 70º– Bodas de vinho: já é conhecido por aí que quanto mais velho e maturado um vinho, melhor ele fica. Essa é a melhor simbologia para representar 70 anos de casados.
- 71º– Bodas de Zinco
- 72º– Bodas de Aveia
- 73º– Bodas de Manjerona
- 74º– Bodas de Macieira
- 75º– Bodas de Brilhante ou Alabastro
- 76º– Bodas de Cipestre
- 77º– Bodas de Alfazema
- 78º– Bodas de Benjoim
- 79º– Bodas de Café
- 80º– Bodas de Nogueira ou Carvalho: a nogueira é uma árvore muito resistente e de vida longa, mas para chegar a essa condição ela passa por muitas etapas de desenvolvimento, assim como o relacionamento do casal. Imagine quantas coisas já não foram vividas por um casal que se mantem juntos por oito décadas?
- 81º– Bodas de Cacau
- 82º– Bodas de Cravo
- 83º– Bodas de Begônia
- 84º– Bodas de Crisântemo
- 85º– Bodas de Girassol
- 86º– Bodas de Hortênsia
- 87º– Bodas de Nogueira
- 88º– Bodas de Pêra
- 89º– Bodas de Figueira
- 90º– Bodas de Álamo: os 90 anos de casamento são comemorados com as bodas de álamo. O álamo é uma espécie de árvore nativa da Europa e muito resistente, sobrevivendo as mais intensas variações de temperatura. Para uma relação chegar aos 90 anos é necessária uma boa dose dessa mesma resistência do álamo.
- 91º– Bodas de Pinheiro
- 92º– Bodas de Salgueiro
- 93º– Bodas de Imbuia
- 94º– Bodas de Palmeira
- 95º– Bodas de Sândalo
- 96º– Bodas de Oliveira
- 97º– Bodas de Abeto
- 98º– Bodas de Pinheiro
- 99º– Bodas de Salgueiro
- 100º– Bodas de Jequitibá
Por fim chegamos as Bodas de Jequitibá, aquela onde se comemora 100 anos de casados. Não foram muitos casais que chegaram a celebrar essa data, mas ela existe e a árvore Jequitibá foi a escolhida para representar esse momento único. O Jequitibá é uma das arvores mais resistentes que existe, com galhos enormes e raízes profundas. Ele sabe como se fortalecer diante das dificuldades e cresce na medida em que os anos vão se passando: como um casamento deve ser.
Como organizar e celebrar uma comemoração de bodas de casamento
Já descobriu em qual bodas você se encontra? Então já dá para começar a preparar uma linda renovação de votos. Para isso, o aconselhável é se preparar com antecedência de modo que tudo fique como você planejou.
A comemoração pode ser intima, só com vocês dois, ou pode incluir a família. Há ainda quem prefira verdadeiras festanças, especialmente quando se comemora bodas de prata ou de ouro.
Seja como for, a dica é usar na decoração da festa o elemento símbolo das bodas que se completa. Por exemplo, em uma boda de trigo, use o cereal na decoração e sirva aperitivos com o alimento.
Se não for possível usar o símbolo em si, como numa boda de ouro ou diamante, já que são materiais caríssimos, explore as cores e o brilho desses elementos.
Outra dica para comemorar as bodas é presentear o cônjuge com um algo que carregue o símbolo das bodas em questão, como uma peça de cristal, uma roupa de seda ou quem sabe até um colar de rubis?
Bodas de casamento: descubra 60 inspirações para decorar
Como será a celebração das suas bodas? Já pensou? Nos trouxemos uma seleção de fotos com ideias criativas e sugestões para te ajudar. Anote e prepare tudo o quanto antes. Confira com a gente:
Imagem 1 – Flores de papel para comemorar um ano de casamento.
Imagem 2 – Cores românticas na decoração de bodas.
Imagem 3 – Bodas de trigo comemorada de um jeito rústico e ao ar livre.
Imagem 4 – Suculentas de lembrancinha para a festa de bodas; o vaso de barro pode ser usado em uma boda de oito anos, onde o elemento é símbolo.
Imagem 5 – Para a boda de cerâmica ou vime use objetos de … vime!
Imagem 6 – Um bolo precioso para comemorar bodas de esmeralda.
Imagem 7 – Aqui, as bodas de ouro foi comemorada com um bolo simples dourado e branco.
Imagem 8 – Uma mensagem especial na parede exaltando o amor.
Imagem 9 – Vamos celebrar! De preferência com uma mesa de aperitivos bem caprichada.
Imagem 10 – Comemore suas bodas em família com um almoço ou jantar intimista.
Imagem 11 – Já para uma comemoração intimista, não se esqueça de usar velas.
Imagem 12 – Flores, velas e um cenário formado com tecidos delicados.
Imagem 13 – As bodas de frutas, celebrada aos quatro anos de casados, trouxe maças para compor a decoração.
Imagem 14 – Capriche na hora de colocar a mesa; tire suas melhores louças do armário.
Imagem 15 – Balões no teto: até em comemorações de bodas eles se encaixam.
Imagem 16 – Ao ar livre, a festa de bodas fica ainda mais prazerosa.
Imagem 17 – Aproveite o momento da refeição para fazer um brinde aos próximos anos de casados
Imagem 18 – As iniciais do casal podem entrar na decoração das bodas de casamento.
Imagem 19 – Uma cortina de fotos: sem dúvida tem uma linda trajetória para ser exibida ali.
Imagem 20 – A ocasião pede por docinhos finos e requintados.
Imagem 21 – Para a boda de 50 anos não hesite em usar dourado na decoração.
Imagem 22 – Que tal renovar os votos respirando o ar puro das montanhas?
Imagem 23 – Não precisa ser de ouro, só dourado já é suficiente.
Imagem 24 – A delicadeza dos origamis ajuda a compor a decoração das bodas de casamento.
Imagem 25 – Fotos antigas e uma festa com clima retrô: tudo a ver com as bodas.
Imagem 26 – A vida do casal em uma seleção emocionante de fotos.
Imagem 27 – Mesas decoradas com charme e elegância.
Imagem 28 – Drinks e bebidas especiais para comemorar as bodas de casamento.
Imagem 29 – Ainda tem o carro de quando casou? Use-o na comemoração de aniversário de casamento.
Imagem 30 – Mesas marcadas pelas plantas.
Imagem 31 – Para sempre…
Imagem 32 – A leveza e a delicadeza dos balões para colorir as bodas do casal.
Imagem 33 – Desde quando juntos? Conte isso para os convidados.
Imagem 34 – Todo charme e elegância de uma festa, mas sem a correria e a ansiedade de um casamento.
Imagem 35 – Crie um mural de recados.
Imagem 36 – Caixotes de feira também são uma boa ideia para a decor de bodas.
Imagem 37 – Doce, doce amor…
Imagem 38 – Tá frio? Não é desculpa para não comemorar o aniversário de casamento; use cobertores, como sugere a imagem.
Imagem 39 – Os balões trazem o amor estampado.
Imagem 40 – Votos novos para um novo momento da vida.
Imagem 41 – Coloque na decoração da festa elementos que também se relacionem com os gostos e estilo de vida do casal.
Imagem 42 – Uma mesa descontraída para um dia de muita conversa, risadas e lembranças.
Imagem 43 – Um bolo de prata decorado com orquídeas brancas! Alguém se arrisca a dizer que boda é essa?
Imagem 44 – Amor é amor, em qualquer circunstância!
Imagem 45 – Bodas verdes.
Imagem 46 – O coração singelo e iluminado não deixa o clima de romance passar batido na festa.
Imagem 47 – Vale decorar o carro como foi no dia do casamento.
Imagem 48 – Muitas flores, especialmente se as bodas forem de quatro anos de casados.
Imagem 50 – Renove os votos na presença mágica das árvores.
Imagem 51 – As bebidas preferidas dele e dela servidas na festa de bodas.
Imagem 52 – Cadeiras especiais para o casal.
Imagem 53 – Comemoração de bodas na beira da piscina e com uma decoração pra lá de clássica.
Imagem 54 – Flores e frutas na decoração.
Imagem 55 – Uma data para ser iluminada.
Imagem 56 – E que tal comemorar na igreja se vocês forem religiosos?
Imagem 57 – Continuam como pombinhos apaixonados.
Imagem 58 – Vinhos, velas e renda: uma decoração acolhedora para as bodas de casamento.
Imagem 59 – Casamento: uma aventura sem fim.
Imagem 60 – Uma mesa de doces caprichada para celebrar as bodas de casamento.