Já ouvir falar em boiseries? Provavelmente você já deve ter visto a técnica por aí em algum lugar, mas nunca foi apresentado adequadamente a ela. A técnica, nada mais é do que revestir paredes com molduras feitas, originalmente, em madeira.
A boiserie – pronuncia-se boaserrí – surgiu na França influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido como Rococó. O grande objetivo dos carpinteiros artistas da época era adornar de forma pomposa e requintada as paredes da nobreza. Os séculos XVII e XVIII marcam o auge das boiseries na decoração.
De lá para cá a técnica sofreu muitas alterações para se adaptar às necessidades e estilos atuais, passando a se chamar falsa-boiserie. Com isso, além da madeira, as boiseries passaram a ser feitas com gesso, cimento e até isopor, com a intenção de baratear o custo. Independente do material escolhido, a boiserie apresenta o mesmo resultado, o que irá diferenciar uma boiserie da outra é a cor com que ela será pintada e a formato que terá na parede.
Como essa é uma técnica de estilo rebuscado e clássico, é muito importante definir o restante da decoração do ambiente para que o cômodo não fique sobrecarregado de informações visuais. Também é possível determinar se a boiserie terá um estilo clássico ou contemporâneo a partir do visual das molduras. Em linhas gerais, arabescos e bordas detalhadas ou arredondadas, puxam para o visual clássico, já as boiseries de linhas retas remetem ao estilo moderno.
Seja como for, as boiseries sempre trazem um toque de requinte e sofisticação para os ambientes. Porém, alguns detalhes precisam ser bem avaliados para garantir o efeito esperado. Por isso, confira as dicas a seguir antes de aplicar a técnica na sua casa.
Dicas de como usar boiserie na decoração
- É importante aplicar tinta acrílica sobre as boiseries feitas de materiais como gesso e isopor, para que assim elas fiquem mais resistentes e duráveis.
- Não confunda boiseries com rodameios – aquele efeito que divide a parede ao meio por uma moldura horizontal – ou com lambris – réguas de madeira coladas na parede. São coisas bem distintas umas das outras.
- Ao optar pelas boiseries na parede, leve em consideração a altura do pé direito da casa. Todo efeito que divide e recorta espaços, tende a achatar e reduzir o pé direito. Por isso, se a sua casa tiver um pé direito baixo, avalie substituir as boiseries por outro efeito. Já se a intenção for usar a técnica a qualquer custo, prefira instalá-las até 85 centímetros do chão.
- Quebre um pouco do aspecto rebuscado e formal das boiseries incluindo na mesma parede peças mais descontraídas e criativas, como quadros, pôsteres ou iluminação diferenciada com arandelas, por exemplo.
- Compense o estilo clássico das boiseries com elementos contemporâneos na decoração. Vale usar móveis de design moderno, tecidos estampados, luminárias diferenciadas, entre outros.
- Agora se você comprou um imóvel e ganhou de brinde as boiseries, mesmo sem querer esse detalhe na casa, você pode mudar o visual delas com tinta colorida.
- Ao revestir uma parede com boiseries não há necessidade de revestir as demais. A técnica por si só já é marcante e expressiva e usá-la em excesso pode comprometer o ambiente.
- O mais comum e recomendado é pintar as molduras na mesma cor da parede, evitando assim erros de combinação ou excesso de informação na parede. A uniformidade também valoriza os relevos da técnica. Mas, caso deseje pintar as molduras de uma cor diferente, opte por uma cor que não tenha tanto contraste com o fundo.
- Tire todas as medidas, calcule e planeje tudo minuciosamente. O grande segredo das boiseries está na distribuição harmoniosa das molduras. Portanto, todo cuidado é pouco.
- Para um acabamento perfeito, lembre-se que a emenda dos cantos das molduras deve ser feita em um ângulo de 45 graus.
- Para deixar as boiseries mais modernas, a dica é usar cores fortes. No entanto, se a intenção é manter o estilo clássico use cores claras e neutras.
- As boiseries podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro. O acabamento é que irá diferenciar um modelo do outro.
- Apesar das boiseries serem uma técnica criada para adornar e enriquecer a decoração dos ambientes, o mais recomendado atualmente é evitar os excessos da nobreza francesa do século XVIII, optando por uma moldura mais clean, de linhas retas e suaves.
Quer ver como tudo isso se aplica na prática? Então confira abaixo uma seleção de imagens de ambientes decorados com boiseries:
Imagem 1 – Boiserie aplicada na parede principal da sala.
O ambiente moderno ganhou um toque de sofisticação com a aplicação da boiserie em sua parede principal. A técnica ganhou um tom de verde fechado, combinando com a mobília e trazendo cor para sala de modo suave e harmonioso.
Imagem 2 – Todo charme das boiseries para o ambiente de estilo clássico.
Imagem 3 – Lembra da dica acima? Ela foi aplicada aqui com o uso de quadros e arandelas.
Imagem 4 – Boiserie em dois tons.
O pequeno home office foi decorado com uma boiserie de duas cores. Para favorecer o espaço do ambiente, o branco foi utilizado na parte superior e o azul na parte inferior. Repare que a cortina segue o mesmo padrão da boiserie.
Imagem 5 – Boiserie clássica com arabescos contrapondo o restante da decoração de estilo moderno.
Apesar do padrão mais clássico dessa boiserie, ela se inseriu harmoniosamente no ambiente de predominância moderna. O fator chave para essa harmonia são as molduras maiores, com poucos recortes.
Imagem 6 – Entre o clássico e o contemporâneo: no mix de estilos, os tons neutros se destacam.
Imagem 7 – Quadro e luminária no meio da boiserie branca.
Imagem 8 – Boiserie marrom.
Os detalhes dessa boiserie ficaram em evidência com o uso da tinta marrom, deixando o ambiente requintado e sem a necessidade de apelar para as extravagâncias originais da técnica. A moldura acabou servindo como um painel para a TV, emoldurando-a na parede.
Imagem 9 – Boiserie preta escondida atrás do quadro.
Imagem 10 – Um quarto com ares de nobreza.
Imagem 11 – Boiserie em meia parede; o restante foi decorado com listras.
Imagem 12 – Nesse quarto, a boiserie se estende até o teto.
Imagem 13 – Quartinho de bebê delicadamente decorado com boiserie.
Se tem um ambiente que combina com as boiseries são os quartinhos de bebê, eles ganham um “q” a mais. As molduras em tamanhos iguais, sem exageros, aliados ao tom verde deixou o ambiente suave e delicado. Destaque para as nuvens cuidadosamente inseridas dentro das boiseries.
Imagem 14 – Moderno do cinza em contraste com o estilo clássico da boiserie.
Imagem 15 – Tons pastéis dominam a sala, inclusive a boiserie.
Imagem 16 – Azul celeste foi a cor escolhida para essa boiserie.
Imagem 17 – Tom sobre tom.
O quartinho do bebê foi decorado usando tom sobre tom na parede em que a boiserie foi instalada. O fundo recebe o tom acolhedor do marrom claro, enquanto as molduras de tamanhos diferentes foram pintadas de branco. Contudo, note que ambas as cores são neutras e suaves.
Imagem 18 – Humor e criatividade para quebrar a pompa das boiseries.
Imagem 19 – Sala moderna usou o cinza na boiserie e deixou o preto para compor os detalhes do restante da decoração.
Imagem 20 – A boiserie dessa imagem ganhou quadros e um móvel dentro dela.
Imagem 21 – Não tão clássica, nem tão moderna.
Essa boiserie fica entre o clássico e o moderno. Repare que os cantos da moldura possuem arabescos e linhas entrecortadas, lembrando o antigo visual da técnica. Contudo, a predominância das linhas retas em composição com a decoração evidencia o lado moderno da boiserie.
Imagem 22 – Na sala de jantar, as boiseries alongadas aumentam visualmente o pé-direito do ambiente.
Imagem 23 – Boiserie a frente da parede funciona como um suporte para os objetos.
Imagem 24 – Muito discreto, o verde dessa boiserie traz calmaria para o ambiente.
Imagem 25 – Um único detalhe.
Esse quarto ganhou apenas um quadro de moldura, criando um leve detalhe vintage ao ambiente. A decoração moderna faz o contraponto da decoração.
Imagem 26 – Quarto cinza, boiserie preta.
Imagem 27 – Cinza escuro da boiserie contrastando o branco da decoração.
Imagem 28 – Clássico, clean e suave.
Imagem 29 – Molduras largas.
As molduras largas da boiserie se destacam no ambiente. A pintura branca contribui para o efeito clássico da técnica. Contudo, tenha cuidado ao usar molduras largas para não sobrecarregar o ambiente de informação visual.
Imagem 30 – E o que acha da ideia de aplicar papel de parede na boiserie?
Imagem 31 – Boiserie no closet confere sofisticação ao cômodo.
Imagem 32 – Um detalhe clássico na escada de design moderno.
Imagem 33 – Cores fortes para uma boiserie moderna.
Quer um ambiente moderno e sofisticado? Então aposte nas boiseries pintadas com cores fortes e marcantes. O modelo da imagem é um exemplo de como deixar um cômodo elegante, clássico e com ares contemporâneos.
Imagem 34 – Boiserie com letreiro de LED: uma combinação inusitada.
Imagem 35 – Quadros modernos, combinando com o sofá, decoram a boiserie.
Imagem 36 – Cores modernas para objetos clássicos.
Imagem 37 – Cabeceira de cama com boiserie.
A boiserie desse quarto se assemelha a uma cabeceira de cama, especialmente pela altura, ideal para essa finalidade. O azul fechado da parede realça a decoração do quarto.
Imagem 38 – Azul e marrom na boiserie.
Imagem 39 – Boiserie no quarto jovem forma uma decoração inusitada e interessante.
Imagem 40 – Inspire-se em imagens modernas para compor a parede onde foi aplicada a boiserie.
Imagem 41 – No quarto de tons neutros, a boiserie se destaca.
Os tons claros tem a capacidade de realçar e valorizar os relevos típicos da boiserie. Se o restante do ambiente também seguir a linha neutra e clara, o cômodo fica ainda mais aconchegante, especialmente se ele reunir elementos modernos na decoração.
Imagem 42 – Boiserie de EVA: um sucesso na decoração!
Imagem 43 – Veja essa moldura para TV feita com boiserie autocolante.
Imagem 44 – Quadros decorativos também valem para essa proposta.
Imagem 45 – Decore a parede da cabeceira da cama com as molduras em boiserie.
Imagem 46 – Parede e teto decorado com boiserie.
Imagem 47 – Sala de tons pastéis com boiserie branca.
Imagem 48 – Luzes recostadas na boiserie criam um efeito visual diferente.
Imagem 49 – Quarto com proposta clássica e romântica.
Imagem 50 – O boiserie reforça a elegância no ambiente!
Imagem 51 – Meio a meio: nesse quarto infantil, metade da parede é forrado com papel de parede, enquanto na outra metade foi aplicada a técnica da boiserie.
Imagem 52 – Parede de boiserie com espelho: perfeito para o hall de entrada.
Imagem 53 – Alongue verticalmente o ambiente com boiseries altas.
Imagem 54 – O preto da parede já seria suficiente para deixar esse quarto cheio de personalidade, mas a boiserie contribui com um toque de glamour.
Imagem 55 – Uma forma básica e sem erros para aplicar a boiserie na decoração.
Imagem 56 – Sem exageros!
Imagem 57 – Cinza, branco e madeira compõe essa sala de estar de estilo clássico e moderno.
Imagem 58 – Parede mesclando influências clássicas, vintages e modernas.
Imagem 59 – E o boiserie toma conta desse apartamento aconchegante.
Imagem 60 – Aplique essa técnica na parede da sala de jantar.
Imagem 61 – A parede com boiserie simples se destaca pelo tom de azul.