Bolhas na parede nem sempre são sinônimos de umidade.
Existem outras causas que levam ao aparecimento dessas bolhas indesejadas que, além de comprometerem o visual estético dos ambientes, ainda podem provocar danos ao imóvel caso não sejam bem resolvidas.
Continue acompanhando a leitura que vamos te contar as causas mais frequentes de bolhas na parede, como solucionar esse problema, além de dicas de especialistas para evitar que elas apareçam novamente. Vem aprender!
O que são bolhas na parede e porque elas aparecem?
As bolhas na parede sempre indicam que algo está errado. A umidade, quase sempre, é o principal fator por trás do aparecimento das bolhas, mas não é o único. Confira:
Umidade na parede
A umidade que vem da parede ou do piso é uma das principais causas por trás das bolhas. Elas surgem geralmente por problemas de infiltrações que, nesse caso, podem ter dois motivos principais: tubulações ou solo.
No primeiro caso, é importante avaliar se existem tubos e conexões hidráulicas na parede em questão. Em caso positivo, observe se as bolhas se formam próximas dessas instalações. Se for essa a condição, muito provavelmente algum cano ou conexão está com vazamento, levando a formação de umidade e, consequentemente, as bolhas.
Já no segundo caso, a umidade que vem do solo pode levar a formação de bolhas. Para identificar esse tipo de problema, observe se as bolhas são formadas rente ao piso ou a uma altura de até 1 metro. A umidade que vem da terra pode ser a responsável pelas bolhas e a impermeabilização completa da parede é uma das maneiras de solucionar esse problema.
Tinta velha
É muito comum também que as bolhas na parede se formem após a aplicação de tinta sobre restos de uma pintura já velha ou sobre resíduos de papel de parede, por exemplo.
Aqui a solução é mais simples do que a anterior: inclui raspar e lixar toda a parede para remover a camada de tinta velha ou outro material e, somente depois disso, aplicar uma nova demão de tinta.
Tinta sobre poeira
Se a sua parede recebeu pintura sem ter sido limpa adequadamente é muito provável que as bolhas tenham se formado por causa do acúmulo de poeira. Isso porque a poeira não permite a aderência da tinta fazendo com que ela empurre a película de tinta resultando nas bolhas.
A saída também é simples, basta remover a tinta lixando toda a parede. Em seguida, remova todo o pó e outros resquícios que possam estar na parede e volte a aplicar tinta.
Tinta em locais úmidos
Pintar uma parede com umidade é pedir para que as bolhas apareçam. O correto, antes de qualquer pintura, é limpar toda a parede e verificar se existem pontos de umidade. Se a resposta for afirmativa, é fundamental que o problema seja resolvido antes da aplicação da tinta, caso contrário, a pintura vai soltar, resultando na formação de bolhas.
As bolhas também podem acontecer se a pintura for realizada em um dia excessivamente úmido, acima dos 85%, ou um dia chuvoso. A pintura de uma parede molhada também acaba gerando bolhas. Assim, o ideal é fazer a pintura em dias mais secos.
Massa corrida e umidade
A massa corrida não se dá bem com água e se for aplicada em uma parede com infiltração ou umidade, inevitavelmente, a massa vai estufar e gerar bolhas. Mais uma vez, a solução é resolver o problema da umidade para, somente depois, fazer a aplicação da massa corrida.
Pintar sem lixar
Não adianta pintar uma parede sem que ela seja lixada corretamente antes. A tinta antiga não irá permitir a aderência da nova pintura, dando origem a formação de bolhas. Ou seja, lixar é preciso e não dá para fugir dessa tarefa.
Mofo e bolor
Uma parede mofada é sinônimo de umidade e, também, de formação de bolhas. No entanto, a presença de mofo piora ainda mais a situação, já que esses microorganismos são extremamente prejudiciais a saúde humana.
O único jeito é desinfetar toda a parede com a ajuda de água sanitária. Basta aplicar o produto em toda a superfície, aguardar aproximadamente 1 hora, remover o excesso de produto, esperar secar e, finalmente, fazer a pintura.
Lembrando que também é fundamental resolver a causa da umidade, seja um vazamento de tubulação, seja por problemas de infiltração. Enquanto houver uma fonte de umidade na parede as bolhas continuarão aparecendo, assim como o mofo.
Calor excessivo
Pintar as paredes em dia de muito calor, geralmente quando as temperaturas estão na casa dos 29ºC a 30ºC, também ocasiona o estufamento da tinta e as desagradáveis bolhas. Daí não tem jeito: será necessário lixar tudo e pintar a parede de novo, só que dessa vez em um dia de temperaturas mais amenas.
Tinta demais
O excesso de tinta ou massa corrida também pode provocar o surgimento de bolhas na parede. O ideal é aplicar camadas finas e regulares por toda a parede, além de seguir as recomendações do fabricante no que diz respeito a diluição do produto.
Como acabar com as bolhas na parede?
A primeira coisa a fazer para acabar com as bolhas na parede é identificar a origem do problema. Analise cuidadosamente todas as possibilidades apresentadas acima e veja o que está causando o aparecimento das bolhas.
Feito isso, chegou o momento de partir para ação e colocar a mão na massa ou, melhor, na parede!
Independente da causa das bolhas na parede, existem alguns materiais que serão inevitáveis para o reparo. Portanto, já é bom providenciar:
- Lixas para parede;
- Espátula de aço;
- Massa corrida ou acrílica;
- Tinta da sua preferência para o acabamento final.
Com os materiais em mãos, inicie o processo de lixamento de toda a parede e utilize a espátula de aço para ajudar a remover partes soltas e restos de pintura antiga.
Remova poeira, mofo e todo tipo de sujeira que ainda estiver na parede. Feito isso, impermeabilize o local e aplique massa corrida ou outro tipo de acabamento da sua preferência, lembrando sempre de seguir as orientações descritas na embalagem do produto. Por fim, renove a pintura.
Em alguns casos talvez seja necessário contar com a ajuda de um profissional especializado, principalmente se a causa das bolhas na parede vêm de umidade do piso ou de vazamentos na tubulação.
Como evitar as bolhas na parede?
Melhor do que remediar é sempre prevenir. E isso também se aplica para o caso das bolhas na parede.
Para evitar que elas apareçam basta tomar algumas medidas simples e, assim, fugir da dor de cabeça que todo reparo ou manutenção traz. Dá só uma olhadinha nas recomendações abaixo:
- Impermeabilize a parede para evitar umidade;
- Aplique a tinta de acordo com as instruções do fabricante e, sempre que solicitado, utilize fundo preparador ou selador;
- Fique atento a possíveis vazamentos e sempre que notar alguma mancha na parede, observe para saber do que se trata e, assim, providenciar a manutenção o mais rápido possível;
- Sempre lixe a parede antes de aplicar uma nova tinta e certifique-se de que ela está bem limpa no momento de receber a pintura;
- Procure sempre resolver o problema na raiz. Se a parede apresenta um vazamento, não adianta apenas limpar a mancha e fazer uma nova pintura. Em pouco tempo, a mancha e as bolhas aparecerão novamente.
Pronto para colocar todas as dicas em prática?