A cama do tipo box é uma tendência que veio para ficar – elas são práticas, ocupam um espaço menor e podem ser trocadas com mais facilidade. Junto com as camas do tipo box, o uso de cabeceiras ajuda a deixar o quarto ainda mais incrível, além de proteger a parede contra arranhões e a cama contra o frio. Hoje, vamos falar sobre as cabeceiras capitonê, um tipo de cabeceira estofada.
A cabeceira de capitonê se destaca por ter formas geométricas no estofado, através dos pontos com botões que deixam o tecido acolchoado em evidência. Ela é uma opção muito mais confortável do que uma cabeceira de madeira comum, já que o tecido traz o conforto e a maciez necessária no encosto.
O tamanho deste tipo de cabeceira pode variar bastante, desde uma cabeceira tradicional atrás da cama, os modelos horizontais que ocupam faixas em toda a parede, até aqueles que vão até o teto. O importante aqui é manter a decoração em harmonia e equilíbrio com a proposta do ambiente. O ideal é mesclar outros materiais, revestimentos e até espelhos para compor com a parede da cabeceira. Desta forma, pode-se escolher qual deles será mais destacado visualmente.
60 modelos e fotos de cabeceiras capitonê
Separamos lindos projetos de diferentes quartos que usam a cabeceira capitonê na decoração. Aproveite e use as ideias para visualizar e se inspirar. No fim deste post, explicamos como fazer a sua própria cabeceira em casa:
Imagem 1 – Cama box com cabeceira capitonê.
A cama box se tornou comum para aqueles que querem substituir a cama tradicional. Como esse modelo de cama não possui cabeceira, uma ideia bacana é fazer uma cabeceira estofada que siga a altura da cama e se estenda pelas extremidades da parede. Um criado-mudo de cada lado para complementar o visual faz toda diferença nessa proposta.
Imagem 2 – A essência do capitonê é agregar valor ao espaço. Por isso o ideal é utilizar tecidos nobres, compatível com a proposta.
Imagem 3 – Quarto de menina com cabeceira rosa.
Para as meninas que gostam de um quarto de princesa, uma boa opção seria a cabeceira em capitonê, que são estofadas e aconchegantes.
Imagem 4 – Uma cabeceira capitonê em uma decoração jovial e arrojada.
Por se tratar de um quarto para um casal descolado, os detalhes devem estar presentes no ambiente. O acabamento capitonê é um clássico da decoração, para quebrar um pouco da seriedade desse item, procure inserir revestimentos urbanos como o tijolo a vista e as tubulações aparentes.
Imagem 5 – Esse acabamento é perfeito para uma proposta de um quarto de casal.
O bacana desse projeto é a delimitação de cada espaço, veja como a marcenaria e a cabeceira conseguiram delimitar o lugar da cama, assim como definir as laterais do quarto.
Imagem 6 – Cabeceira vertical em capitonê revestida de veludo azul Tiffany.
Imagem 7 – Cabeceira com placas estofadas de capitonê de ponta a ponta.
Imagem 8 – Cabeceira capitonê em couro caramelo.
O caramelo é uma tendência na decoração! Podemos ver sofás, poltronas, almofadas e até estofados de cadeiras com essa proposta. Com a cabeceira não seria diferente, ela demonstra modernidade e consegue se manter com aspecto neutro na decoração. Qualquer cor vai bem com o caramelo, ainda mais se tratando de um material nobre como o couro.
Imagem 9 – Cama com cabeceira capitonê embutida.
Imagem 10 – Cama de solteiro com cabeceira capitonê
As cabeceiras são ótimas para criar pontos focais no quarto. Ainda mais quando ele é um ambiente pequeno. Sua função será destacar a cabeceira da parede usando por exemplo: as cores, os materiais e os acabamentos diferentes.
Imagem 11 – A cabeceira capitonê até o teto é ideal para quartos grandes e o espelho traz amplitude para o ambiente.
Imagem 12 – Quarto de casal com decoração branca.
Imagem 13 – Cama com cabeceira capitonê rosé.
Esse acabamento demonstra muita delicadeza e romantismo no ambiente. Por se tratar de um quarto feminino, o rosa é ideal e essa tonalidade mais clara reforça ainda mais a personalidade da dona.
Imagem 14 – Cabeceira capitonê grafite.
Imagem 15 – Quarto de menina com cabeceira capitonê.
Imagem 16 – As tachas deram todo o toque clássico e feminino para essa cama.
Imagem 17 – Cabeceira de capitonê com tecido shantung rosa.
Imagem 18 – Um modelo de cabeceira capitonê em ambiente com estilo industrial.
Existem duas características básicas no estilo industrial: a tubulação aparente e o uso de cinza nos acessórios.
Imagem 19 – Quarto de casal com cabeceira de capitonê até o teto.
Imagem 20 – O tecido faz toda a diferença para a proposta.
A escolha pelo estampado pode transformar a decoração do seu quarto. Os florais são ideais para um quarto feminino e ainda podem acompanhar o mesmo estofado em uma poltrona ou banco.
Imagem 21 – Brinque com tonalidades neutras.
Imagem 22 – Cabeceira capitonê branca.
Imagem 23 – O modelo clássico se destaca e precisa ser utilizado em uma composição harmônica.
Como a cabeceira de capitonê já é muito marcante no ambiente, é necessário ter cautela ao compor com outros materiais. Nesta proposta, o tijolo a vista entrou para dar personalidade ao ambiente. Assim como qualquer outro revestimento, ele deve ter uma abordagem específica e certa.
Imagem 24 – A parede revestida com espelho levou profundidade no visual do quarto.
Imagem 25 – Um quarto clean pede uma decoração leve, por isso aposte na cabeceira de capitonê em couro branco.
Se o teto for alto, você pode investir em uma cabeceira grande sem medo. Porém se for um teto mais baixo, deixe esta proposta de lado, para que o ambiente não fique com o aspecto visual menor do que realmente é.
Imagem 26 – Quarto feminino com cabeceira capitonê.
Imagem 27 – Quarto de casal moderno.
Imagem 28 – Quarto neutro com cabeceira colorida.
Esse modelo com tecido de brilho na cor azul turquesa é o ponto forte do quarto. Não somente a cor valoriza a peça, mas também sua extensão que ocupa toda a parede.
Imagem 29 – Cabeceira capitonê quadrada.
Imagem 30 – Cabeceira capitonê com moldura.
Imagem 31 – Cabeceira capitonê de veludo.
Imagem 32 – Cabeceira capitonê com tachas.
Imagem 33 – Quarto jovem e feminino com cabeceira capitonê.
Entre com um papel de parede de fundo para realçar a cabeceira e levar personalidade para o quarto.
Imagem 34 – Cabeceira capitonê bege.
Se você procura uma proposta clássica para um quarto de casal, combine um tapete em cor neutra, uma cabeceira estofada bege e um papel de parede de arabesco no quarto.
Imagem 35 – Quarto masculino com cabeceira capitonê.
Imagem 36 – Cama com cabeceira capitonê na cor azul.
Imagem 37 – Uma opção de capitonê com detalhes vitorianos.
Imagem 38 – Cabiceira capitonê cinza.
Imagem 39 – Quarto boho chic com cabeceira capitonê.
Imagem 40 – Cabeceira capitonê rosa.
Imagem 41 – Para um quarto masculino, demonstre sofisticação com uma cabeceira de capitonê em couro liso.
Imagem 42 – Um quartinho escandinavo com cabeceira capitonê.
Por quê não juntar o seu estilo com uma peça hit que sempre sonhou? O estilo escandinavo enfatiza o uso de peças simples com uma decoração de cores neutras. No projeto acima, podemos ver os mobiliários mais arrojados com os fios aparentes, luminárias com a própria lâmpada, quadros com uma moldura discreta e uma cabeceira cinza. Lembre-se que a cor faz toda a diferença nesse projeto!
Imagem 43 – Como combinar a cabeceira capitonê com o espelho.
Existem infinitas formas de utilizar o espelho na parede onde vai a cabeceira. Uma delas é forrar o plano inteiro e inserir a cama normal (como mostra o projeto a cima). A outra é inserir nas laterais que é ideal para um quarto com uma parede longa. Por último em formato de faixa, horizontal ou vertical, após a instalação da cabeceira na parede.
Imagem 44 – Dê um toque de requinte com uma cabeceira capitonê com cristais.
Imagem 45 – Cabeceira de capitonê na cor amarela.
Já neste caso, a cabeceira capitonê colorida vem trazer modernidade ao ambiente. Mesmo em um quarto pequeno, o morador foi criativo e abusou da cor, tornando o local único.
Imagem 46 – Cabeceira de capitonê na cor azul Tiffany.
Aqui está outro exemplo de como aplicar o estilo desejado com a cabeceira capitonê. Não podemos definir o estilo dessa cabeceira, mas sim a composição de cores e acessórios que caracterizam a proposta do quarto. Nesse quarto infantil, o estilo boho chic entra com as estampas étnicas assim como nas cores vibrantes.
Imagem 47 – Cabeceira capitonê preta.
Imagem 48 – Quarto de solteito com cabeceira capitonê.
Para um perfil jovem, masculino e elegante procure priorizar cores escuras. Nesse projeto podemos ver o acabamento na cabeceira e no pufe. Ambas harmonizam muito bem na decoração sem ter um aspecto exagerado. Outro ponto forte é o espelho que leva toda a elegância ao espaço, pois somente a cabeceira estendida até o teto poderia ficar um pouco pesado, já que se trata de um quarto pequeno.
Imagem 49 – Se quiser levar um toque de cor invista em uma cabeceira colorida em meio um quarto neutro.
Imagem 50 – Quarto de casal clean com cabeceira capitonê.
Um quarto de casal pede uma decoração neutra e delicada, afinal tem que agradar duas pessoas. A melhor saída é partir para o simples, mas bem feito. Como por exemplo: optar por um toque decorativo que se destaque no ambiente. Neste exemplo, a cabeceira se prolonga até o forro. No entanto, poderia ser um revestimento marcante, uma poltrona de design, um painel bem desenhado e outros objetos.
Imagem 51 – Quarto de bebê com detalhe em capitonê.
Imagem 52 – Utilize o capitonê sem pesar no visual do ambiente.
Nesse exemplo, o capitonê alto foi colocado por toda a lateral da parede, dando um contraste com a cabeceira estofada em couro.
Imagem 53 – Cama de casal com cabeceira capitonê na horizontal.
Para quem optar por uma cabeceira horizontal, pode-se compor com outros materiais na parede, desde que estes conversem entre si. Nesse caso, o casal optou por uma cabeceira neutra na cor cinza, um espelho bronze para dar mais aconchego, um papel de parede sem muitos detalhes na cor bege e uma iluminação indireta para interligar essa combinação.
Imagem 54 – Quarto jovem e descolado com a cabeceira capitonê.
Quando a proposta for mais ousada, não deixe de abusar de cor nos acabamentos.
Imagem 55 – Quarto infantil com estilo clássico.
Imagem 56 – O famoso acabamento também pode ser mostrado em papéis de parede para formar uma linda cabeceira de cama.
Você pode transformar o seu quarto em poucos minutos com os modelos modernos de papel de parede.
Imagem 57 – Saiba como destacar sua cama em capitonê.
Esse projeto exemplifica bem para aqueles que tem dúvida de como compor a cabeceira com o criado-mudo e a parede. A cabeceira com a altura ideal não precisa acompanhar outro acabamento até o teto ou forro. Pode-se optar por faixas de espelho nas laterais acima de cada criado-mudo. Desta forma temos uma composição simples, moderna e elegante.
Imagem 58 – Para aqueles que desejam um estilo clássico, aposte na cabeceira em capitonê com moldura de madeira trabalhada.
Imagem 59 – Aproveite a moldura da placa do capitonê para inserir um porta quadros.
Esse modelo de cabeceira foi desenhado para decorar e dar funcionalidade na parede. Utilizando a moldura das placas, adicione uma barra interna para colocar quadros e acessórios como se fosse uma prateleira.
Imagem 60 – A cabeceira pode contornar o teto formando um nicho de capitonê
Como fazer cabeceiras capitonê passo a passo
Após visualizar todas as referências, acompanhe o passo a passo com vídeo para saber na prática como você pode fazer uma cabeceira capitonê em casa, utilizando as técnicas e os materiais adequados:
1. Passo a passo para fazer uma cabeceira capitonê de forma prática e barata
2. Outro passo a passo para fazer uma cabeceira capitonê em casa, por menos de R$150
3. Tutorial: faça você mesmo uma cabeceira capitonê