À princípio, o nome pode não soar familiar, mas você com certeza já viu um canto alemão. Trata-se basicamente de uma disposição de mesa de jantar onde, ao invés de ficar centralizada no ambiente, ela fica encostada numa parede ou canto.
Mas, para funcionar bem, não basta só empurrar a mesa e as cadeiras junto à parede.
A principal característica do canto alemão é que as cadeiras que ficariam coladas à(s) parede(s) são substituídas por um banco ou sofá. Neste caso, pode ser um modelo reto, de canto ou em U. Tanto o formato quanto a quantidade de assentos depende do tamanho da mesa e das medidas do espaço. O resultado é uma área de jantar extremamente confortável e que gera uma economia de espaço, quando comparado à disposição tradicional da mesa.
Extremamente popular em restaurantes e bares alemães (daí a inspiração do nome), essa disposição de mesa voltou às tendências de decoração atualmente. Super charmoso, moderno e intimista, é uma ótima solução para quem tem espaços pequenos. Mas também pode ser usado em ambientes amplos. E, embora possa ser montado com móveis pré-fabricados, é nos planejados que vemos os melhores resultados.
Neste artigo, te contamos como fazer um canto alemão planejado. E para te inspirar nesse projeto, separamos 50 fotos em diferentes estilos de decoração, formato e tamanho. Confira!
Como projetar um canto alemão?
A principal vantagem de um móvel ou conjunto de móveis planejados é que, embora projetos possam ser parecidos, nenhum é exatamente igual a outro. O motivo para isso é que cada projeto leva as medidas exatas de cada ambiente, além de ter os seus materiais, acabamento e estilo personalizados pelo cliente.
Com tantas possibilidades envolvidas no planejamento de um móvel, é normal se sentir um pouco perdido. Mas sem pânico! Temos 3 dicas de como projetar um canto alemão na sua casa.
Defina o modelo do seu canto alemão a partir do espaço que você tem
Um canto alemão pode ser inserido na cozinha, na sala de estar e até mesmo na área externa da sua casa (como na varanda gourmet, por exemplo). Super versátil, essa disposição de mesa de jantar vai bem até mesmo em ambientes integrados.
Mas o canto alemão necessariamente precisa estar localizado num canto, entre duas paredes? Ainda que o nome indique onde ele deve ficar, o canto alemão é uma disposição de mesa extremamente versátil. A localização no canto é clássica, mas não obrigatória. Então, o canto alemão pode ficar encostado em uma parede só ou até mesmo entre três paredes, criando um U.
Por outro lado, o canto alemão também pode funcionar como um divisor de ambientes num ambiente mais amplo ou integrado. Nesse caso, o próprio banco funciona como uma meia parede, mas também pode ficar encostado num divisor de ambientes.
Escolha o tipo de mesa que melhor funciona no seu canto alemão
Sabendo onde o canto alemão será inserido e qual o modelo fica melhor naquele espaço, é hora de escolher a mesa.
A mesa retangular costuma ser a mais escolhida para cantos alemães, mas não é a única possibilidade. Em projetos de canto alemão retos ou em L, dá para apostar nas mesas ovais, por exemplo. Nos projetos em U, as mais recomendadas são as mesas quadradas. Para espaços menores, por exemplo, a mesa redonda é uma boa escolha.
Seja qual for a mesa que você escolher, atenção ao espaço que elas ocupam, levando em consideração o banco e as outras cadeiras. Uma mesa muito grande vai acabar engolindo o espaço de circulação do ambiente, importante não só para quem está transitando por ele, mas também para quem vai se sentar nos bancos fixos.
Adicione um espaço extra para armazenamento
Além de ser um projeto pensado exclusivamente no seu espaço e nos seus gostos pessoais, o canto alemão planejado ainda tem outra vantagem: espaço extra.
Nos bancos que ficam fixos (geralmente encostados na parede), é possível incluir gavetas, nichos e até mesmo baús. Nele, você pode organizar utensílios de cozinha que não usa sempre, decorações e até mesmo o conjunto de jantar que usa nas suas refeições, deixando tudo à mão.
Além disso, o canto alemão pode integrar um projeto maior de armários planejados na cozinha ou até mesmo na sala. Com isso, dá para incluir armários maiores ao redor e até armários (ou prateleiras) menores acima do canto alemão.
Quais são os móveis necessários para fazer um canto alemão planejado?
Um canto alemão é composto basicamente por quatro itens:
- o banco que ficará encostado na(s) parede(s);
- a mesa;
- a(s) cadeiras(s); e,
- assentos e/ou almofadas.
No entanto, para deixar o projeto mais confortável e com uma decoração mais charmosa, é possível adicionar quadros na parede, prateleiras com livros e decorações. Um lustre pendente traz muito estilo e, claro, uma iluminação adequada para o espaço.
Ideias de canto alemão planejado que vão te inspirar a projetar o seu!
Imagem 1 – Começando por um canto alemão clássico em L com estofado preto com mesa longa escura num ambiente com parede de tijolinhos brancos.
Imagem 2 – Apesar de ter um banco estofado longo, a mesa redonda usada nesse canto alemão permite a acomodação de menos pessoas.
Imagem 3 – Seguindo o mesmo princípio, esse canto alemão planejado estende o banco para além dos limites da mesa.
Imagem 4 – Logo abaixo da claraboia, um canto alemão planejado industrial com banco e mesa de madeira e metal.
Imagem 5 – Dois ambientes diferentes para fazer refeições: canto alemão planejado no ambiente integrado com sala de jantar.
Imagem 6 – O banco do canto alemão é integrado ao armário embutido na parede neste projeto.
Imagem 7 – Mesma cor mas em materiais diferentes: o banco estofado de couro combina com as cadeiras de madeira nesse canto alemão planejado reto.
Imagem 8 – Mais espaço de armazenamento: canto alemão planejado com baú no banco e prateleiras altas.
Imagem 9 – Para cultivar a sua horta em casa, um canto alemão planejado com jardineira no encosto do banco e outra suspensa no painel.
Imagem 10 – Espaço pequeno? Aposte num canto alemão planejado com mesa redonda encostado na parede de espelhos para ampliar o ambiente!
Imagem 11 – O projeto do canto alemão planejado conta também com prateleiras suspensas para decorar o ambiente e separá-lo da cozinha americana, sem deixar nada muito escuro.
Imagem 12 – Canto alemão planejado em L com mesa de madeira e dois papéis de paredes diferentes nas paredes.
Imagem 13 – A iluminação e o espelho amplo acima do banco ajudam a trazer mais amplitude para esse canto alemão planejado na paleta azul marinho, cinza e preto.
Imagem 14 – Moderno e super charmoso, um canto alemão planejado reto com quadros e uma parede verde decorando o ambiente.
Imagem 15 – Note as almofadas removíveis, que dão acesso ao baú no banco desse canto alemão planejado.
Imagem 16 – Uma forma de facilitar a circulação e o acesso aos bancos de um canto alemão planejado bem grande é usar duas ou três mesas menores ao invés de uma grandona.
Imagem 17 – O painel de madeira e parede verde integram o projeto desse canto alemão planejado – e trazem mais frescor e relaxamento para o espaço.
Imagem 18 – O banco em L percorre toda a extensão das duas paredes desse ambiente, enquanto a mesa e as cadeiras de madeira antigas completam o canto alemão.
Imagem 19 – Canto alemão planejado com banco estofado de couro caramelo, mesa retangular de madeira e cadeiras pretas com palhinha.
Imagem 20 – Num estilo contemporâneo bem colorido, o canto alemão planejado ganha bancos individuais ao invés de cadeiras e um conjunto de quadros decorativos.
Imagem 21 – O charme e o minimalismo nesse canto alemão planejado com estofado rosa clarinho e mesa, sem nenhuma cadeira.
Imagem 22 – Já nesse exemplo aqui o banco do canto alemão é parte do projeto dos armários da cozinha.
Imagem 23 – A pintura rosa nas paredes e no teto ajudam a delimitam o ambiente de jantar desse canto alemão com mesa Saarinen oval.
Imagem 24 – Janela ampla na altura perfeita para a inclusão de um canto alemão planejado.
Imagem 25 – Tem um nicho embutido na parede? Aí está uma ótima oportunidade de fazer um canto alemão planejado e bem diferente em casa.
Imagem 26 – Com estofado azul e cadeiras de madeira, este canto alemão planejado se destaca na cozinha moderna em tons de cinza.
Imagem 27 – Canto alemão planejado pequeno, perfeito para acomodar de duas a três pessoas.
Imagem 28 – A mesa redonda é uma ótima opção para quem quer acomodar mais pessoas no canto alemão em L, mas sem adicionar muitas cadeiras.
Imagem 29 – Os pratos decorativos na parede dão o toque final na decoração retrô desse canto alemão planejado verde e bege.
Imagem 30 – O destaque vai para o encosto estofado fixado na parede, separado do banco, que deixa esse canto alemão confortável e sem pesar o visual.
Imagem 31 – Mas o banco estofado não é obrigatório! Confira esse canto alemão planejado em madeira, que vem acompanhado de expositor para livros e revistas.
Imagem 32 – Canto alemão planejado com mesa de pedra e o encosto de couro fixado na parede com a ajuda de argolas.
Imagem 33 – Outra ideia de canto alemão planejado junto com o restante dos armários da cozinha, dessa vez para um ambiente pequeno.
Imagem 34 – Ao invés de planejar um banco reto encostado na parede, que tal apostar num sofá bem confortável e imponente?
Imagem 35 – A estante faz uma separação dos espaços sem dividir os ambientes e permite a inclusão de um canto alemão planejado com gavetas.
Imagem 36 – Canto alemão planejado moderno e bem colorido com cadeiras estofadas verdes e almofadas diferentes seguindo o tema floral.
Imagem 37 – O mais legal de planejar um ambiente é que você pode fugir das padronizações e encontrar soluções criativas, como é o caso dessa mesa triangular para o canto alemão.
Imagem 38 – O canto alemão planejado acompanha não só várias gavetas abaixo do banco, mas também um armário que vai quase até o teto.
Imagem 39 – Equilibrando leveza e imponência, um canto alemão planejado em cinza e madeira clara com muitos desenhos retos e grossos.
Imagem 40 – Todo espaço é útil: canto alemão planejado com um nicho na parede cheio de prateleiras para guardar decorações e vinhos.
Imagem 41 – Outra ideia cheia de cor e estilo: canto alemão planejado com mesa redonda, três cadeiras e muitas almofadas estampadas.
Imagem 42 – A linha diagonal deixa o assento do canto mais confortável na mesa redonda e ainda cria um espacinho para posicionar um quadro especial.
Imagem 43 – No cantinho da cozinha, a mesa redonda com cadeiras e o banco em L está pronto para receber a família toda.
Imagem 44 – Já neste aqui, a proposta foi simplicidade e multifuncionalidade, com um baú em cada assento.
Imagem 45 – Uma combinação entre diferentes tipos de madeira se destaca neste canto alemão moderno.
Imagem 46 – Unindo conforto e multifuncionalidade, um canto alemão planejado em apartamento com armários embutidos próximos ao teto e gavetas abaixo dos bancos.
Imagem 47 – Qualquer canto pode receber um canto alemão, inclusive aqueles que não possuem um ângulo reto!
Imagem 48 – Canto alemão planejado decorado com tons terrosos nas almofadas e também no papel de parede.
Imagem 49 – No espaço quadrado, a solução encontrada foi usar dois bancos retos paralelos na construção do canto alemão planejado.
Imagem 50 – Por fim, um canto alemão planejado em L com mesa redonda de madeira escura, contrastando com o papel de parede amarelo do ambiente.