Uma casa só se transforma em um lar quando ela é aconchegante e acolhedora, concorda?
Criar esse ambiente envolve mais do que simplesmente decorá-lo com peças bonitas. É selecionar cuidadosamente elementos que estimulem os sentidos. Desde a escolha do aroma até a disposição dos móveis, cada detalhe contribui para compor essa atmosfera reconfortante.
Por isso, reunimos nesse post diversas dicas valiosas para você aprender como deixar a sua casa verdadeiramente aconchegante. Confira!
Dicas para uma casa aconchegante: 10 ideias simples e práticas
Tapetes e cortinas
Não dá para pensar em ter uma casa aconchegante sem tapetes e cortinas. Esses itens exalam conforto e aquela sensação de estar sendo abraçado pelo ambiente. Sem tapetes e cortinas é como se a casa estivesse “nua” e vazia.
Além de transformarem instantaneamente qualquer espaço, tanto o tapete, quanto as cortinas cumprem papel funcional importante. O tapete, por exemplo, ajuda a trazer conforto térmico, ou seja, evitando que os pés toquem diretamente o piso frio. Isso é muito válido principalmente no inverno.
E aqui vai mais uma dica sobre tapetes: os felpudos e frufru são ótimos para regiões de clima mais frio, enquanto os de palha e fibras naturais são mais indicados para regiões onde o clima quente predomina na maior parte do tempo.
Já as cortinas adicionam camadas de textura e cor enquanto filtram a luz, impedindo que os ambientes aqueçam demais com os raios solares ou, ainda, que o excesso acabe atrapalhando nas tarefas do dia a dia.
Proporção
Você já esteve em um ambiente e teve a impressão de que ele era vazio ou apertado demais?
Isso acontece porque o espaço não foi decorado proporcionalmente, ou seja, os móveis e demais elementos são grandes ou pequenos demais, gerando sensações desconfortáveis como de frieza, impessoalidade ou, no segundo caso, poluição visual, inquietação e desordem.
Portanto, sempre tire as medidas do ambiente antes de planejá-lo e procure encontrar o equilíbrio certo entre os diferentes elementos. É rápido, simples e te livra de um incômodo lá na frente!
Almofadas
As almofadas são elementos chave para transformar a sua casa em um refúgio acolhedor. Elas são macias, convidativas e trazem personalidade aos ambientes!
Porém, ao invés de simplesmente jogá-las em um sofá ou cama, experimente mesclar diferentes tamanhos, cores e padrões de almofadas para criar uma composição visualmente interessante. Essa sensação de camadas e profundidade é o convite certeiro para as pessoas se acomodarem e relaxarem.
Para elevar ainda mais essa experiência, invista em bordados delicados, texturas agradáveis ao toque, como veludo, algodão orgânico ou linho e até mesmo aromas relaxantes, um outro importante tópico que abordaremos a seguir.
Cheiros
A aromaterapia sabe o quanto os cheiros são capazes de mexer com nossas emoções e sentimentos. Os aromas estão ligados ao nosso lado mais primitivo, despertando uma série de sensações.
Você pode descobrir quais os que mais te agradam e usá-los em forma de difusor, incenso, velas perfumadas, sachês ou aromatizadores. Quer um exemplo? Se o cheiro de canela lembra aqueles doces que sua vó preparava quando você era criança, experimente utilizar esse aroma na casa. Prepare para despertar muitas memórias legais e saudosas.
Leve também em consideração as suas preferências e o efeito desejado. Fragrâncias como lavanda, baunilha e eucalipto são conhecidas por suas propriedades calmantes, ideais para quartos e espaços de descanso. Já para áreas comuns, opte por aromas mais cítricos e frescos, como capim santo, alecrim e manjericão, que ajudam a revitalizar o ambiente e criar uma atmosfera convidativa.
Plantas
Outro elemento fundamental em qualquer casa aconchegante são as plantas. Elas trazem um quê de acolhimento e bem estar, sem falar que preenchem o espaço de vida e cor!
As plantas podem ser inseridas em qualquer local, desde que você tenha o cuidado de observar as condições de luz e iluminação. Em ambientes sombreados, aposte nas de meia sombra ou sombra. Já em espaços que são privilegiados pela luz do sol podem receber plantas mais variadas, como ervas aromáticas, flores e até algumas pequenas espécies frutíferas que podem ser cultivadas em vasos.
Outra dica importante: apesar das plantas serem lindas e perfeitas, é preciso ter certeza do quanto você pode investir no cuidado delas. E não estamos falando financeiramente.
As plantas requerem atenção e algumas são bem exigentes. Por isso, se você tem pouco tempo livre na agenda, prefira espécies mais rústicas, assim elas ficarão sempre bonitas e você não vai ficar com peso na consciência porque não está cuidando delas como gostaria.
Quer algumas sugestões de plantas para dentro de casa? Então anota:
- Espada de São Jorge;
- Zamioculca;
- Lírio da Paz;
- Costela de Adão;
- Jiboia;
- Samambaia;
- Bambu da Sorte;
- Marantas;
- Begônias;
- Dracena;
- Bambu Areca;
Iluminação natural
Outro truque para casas aconchegantes é o da luz natural. Parece simples, mas tem gente que se esquece de abrir a casa e deixar o sol entrar.
O sol aquece, ilumina e traz vitalidade aos espaços, criando uma conexão com o ambiente externo. Inclusive, a iluminação natural desperta sensações positivas de leveza e bem estar!
Mas não só isso. A luz do sol ainda é muito importante para “limpar” os ambientes. Os raios solares evitam a proliferação de ácaros, germes e bactérias, além de ser um excelente exterminador de mofo.
Iluminação artificial
De noite, a dica é investir em uma boa iluminação artificial. Mas, calma! Você não precisa fazer uma mega reforma para isso. O uso de abajures e luminárias (de piso ou de mesa) já garante aquela luz relaxante e suave que o fim do dia exige.
Se quiser algo mais “completo”, digamos assim, invista em spots de tetos direcionáveis e luminárias pendentes que são mega charmosas e decorativas. Inclusive, não dispense os reguladores de intensidade de luz. Esse dispositivo permite ajustar a luminosidade conforme a necessidade, proporcionando uma iluminação difusa em momentos de tranquilidade e uma luz mais intensa e vibrante em ocasiões sociais.
Organização
Você já viu uma casa aconchegante toda bagunçada? Isso não dá certo! Organização é essencial, sabe porque?
Simplesmente porque nosso cérebro não consegue relaxar diante de bagunça e sujeira. Essa desordem é vista como excesso, poluição visual e faz com que se mantenha sempre em alerta. Portanto, não deixe de colocar em prática essa simples ação para garantir que sua casa permaneça sempre acolhedora!
Memórias
Uma casa de verdade tem histórias pra contar e memórias para exibir. Isso faz com que a casa fique mais aconchegante e, de quebra, muito mais afetiva! Você não só enriquece o ambiente físico, mas também nutre a alma com lembranças que trazem alegria e significado ao dia a dia!
Você pode usar fotografias de família e itens pessoais que identifiquem seus hobbies e valores, como uma máquina de fotografia ou uma prancha de surfe. Objetos herdados ou que estão na família há anos também adicionam uma camada de calor emocional ao espaço. Aquele jogo de xícaras da sua avó ou a roupinha que seu filho usou na saída do hospital podem entrar na decoração.
E não podemos deixar de falar dos souvenirs de viagens. Esses são ótimos para recordar as memórias mais queridas e garantir boas risadas!
Materiais naturais
Mais um fator que mexe diretamente com nosso cérebro e estímulos visuais são os materiais naturais, aqueles encontrados na natureza e trazidos para dentro de casa com pouco ou quase nenhuma intervenção humana.
Por isso, em uma casa aconchegante é comum que sejam utilizados muitos materiais e texturas de origem natural. Um bom exemplo é a madeira que traz uma sensação de solidez e durabilidade, além de emprestar uma estética orgânica aos espaço.
Aposte também em têxteis para oferecer conforto tátil como o algodão cru em toalha de mesa e pano de prato e o linho para o revestimento do sofá, cortina e roupas de cama.
Outras opções que caem como uma luva são a cerâmica, palha, tijolinhos de barro, bambu e pedras naturais. Lembrando que você não precisa decorar a casa toda com esses elementos, principalmente se a decoração rústica não é muito a sua praia.
Experimente colocar apenas alguns detalhes no décor e veja como os ambientes já ficam diferentes.
Siga o ritmo da natureza
Por fim, pega mais essa dica super especial: siga o ritmo da natureza na hora de pensar a decoração! E o que isso significa? Planejar a decoração da casa de acordo com as estações do ano!
No inverno, por exemplo, você pode pensar em trocar o tapete de fibra natural por um mais peludinho e fofinho. As cortinas leves de vòil usadas no verão podem ser substituídas por cortinas de tecidos mais encorpados que permitem aquecer a casa e impedir que o ar frio entre. É o caso da sarja e do veludo.
Vale a pena ainda pensar na paleta de cores. Opte por tons terrosos e quentes para os objetos que farão parte da decoração de outono/inverno. Para o mood primavera/verão, por outro lado, você pode investir em cores claras e suaves, como os tons pastéis e vibrantes, que são refrescantes e revigorantes.
Viu só quantos bons conselhos de como deixar a casa aconchegante? Agora é só ir colocando cada uma delas em prática e curtir um lar cada vez mais acolhedor! Você merece!