Verão é tempo de sol, calor e chuva! Muita chuva. E, dependendo de onde você mora, o risco de ter a casa alagada é grande, infelizmente.
Com os rios cheios, as bocas de lobo entupidas e a falta de áreas verdes, situações de alagamentos em casa é cada mais comum em diversas cidades do país.
Mas o que fazer se a casa encheu d’água? Nesse momento, o ideal é respirar fundo, manter a calma e agir com racionalidade para não piorar a situação, ok?
A seguir a gente te conta algumas dicas importantes para lidar com a limpeza de casa alagada, confira!
Como limpar uma casa alagada?
A primeira coisa mais fundamental de todas é buscar um local seguro para você, sua família e seus animais de estimação. Caso não tenha um parente ou amigo próximo, busque apoio com a Defesa Civil da sua cidade.
Mas, antes de sair, desligue a chave geral de energia, o registro de água e o gás. Assim, é possível evitar complicações ainda maiores. Apenas volte para casa quando a chuva já estiver ido embora e o nível de água não representar mais nenhum perigo.
No entanto, se possível, retorne com as crianças e animais domésticos apenas quando a casa já estiver limpa e desinfetada. A água das chuvas traz consigo muitas bactérias nocivas a saúde, especialmente se a inundação vier de rios e córregos com esgoto. Prevenir é sempre o melhor caminho!
Feito isso, é hora de se concentrar no trabalho pesado: a limpeza. Listamos a seguir algumas recomendações para facilitar esse processo e torná-lo ainda mais eficiente pra você!
Proteja sua saúde
Calma! Antes de mais nada, proteja-se. Para isso, use máscaras, luvas de plástico e botas de borracha que evitam o contato direto com a água suja. Tenha em mãos sacos plásticos para envolver os braços caso o nível da água ainda esteja um pouco alto.
Abra toda a casa
Em seguida, abra a casa ao máximo que puder. Janelas e portas devem ficar completamente abertas para que as correntes de ar possam circular, ajudando a secar os ambientes e remover os odores.
Você pode usar um ventilador ou desumidificador para auxiliar nessa tarefa, mas apenas se o uso da energia elétrica não representar nenhum risco. Se o nível de água ainda não tiver baixado totalmente, não ligue nenhum eletrodoméstico na tomada sob o risco de choques elétricos.
Remova móveis e objetos danificados
Logo depois, vem o trabalho de retirar da casa todos aqueles móveis e objetos que foram danificados pela enchente. Alguns poderão ser reparados, como armários, por exemplo. Outros, como colchões, é melhor descartar porque a água acumulada prolifera bactérias e traz riscos para saúde.
Os itens que estiverem sujos de lama devem ser muito bem limpos e higienizados. Se possível, faça isso na área externa da casa para garantir uma lavagem bem eficiente. Já sofás e outros estofados atingidos pela água podem ser higienizados por empresas especializadas.
Use água sanitária para desinfetar
O próximo passo é higienizar a casa com água sanitária. O produto é muito eficiente para eliminar bactérias e outros micro-organismos perigosos à saúde humana.
Use o produto diluído em água limpa para lavar o piso e as paredes de todos os cômodos atingidos pela enchente. Higienize também móveis e objetos para garantir a desinfecção completa.
Atenção redobrada com alimentos
Alimentos atingidos por enchente merecem muita atenção. Não utilize aqueles que ficaram submersos na água pelo risco de contaminação. Frutas e legumes expostos também devem ser descartados.
Tenha cuidado ainda com alimentos que estiverem dentro da geladeira. Mesmo que não tenham sido afetados pela água da chuva, correm o risco de terem estragado pela falta de energia elétrica, principalmente laticínios e carnes que possuem prazo de validade curto ao ficarem fora da refrigeração.
Coloque tudo de volta no lugar
Depois de tudo limpo e higienizado, volte cada móvel e objeto para seu devido lugar, mas antes dê uma checada nas condições das paredes e pisos. Casas alagadas tendem a apresentar rachaduras, mofo e bolor pela exposição a água. Se necessário, chame um profissional para avaliar e reparar os danos estruturais.
Caso note manchas esverdeadas, trate-as aplicando água sanitária. Deixe-as secar e notando que o problema foi resolvido, organize a mobília. Tente manter também as portas e janelas abertas para que a casa continue ventilado.
Outra dica importante: se puder deixar os móveis e objetos expostos ao sol, melhor ainda. Os raios solares são um excelente bactericida, contribuindo com a higienização e limpeza da casa alagada.
Dicas para evitar que a casa alague novamente
Quem passou pela situação de ver a casa alagada, com certeza não vai querer isso de novo. Por isso, separamos alguns passos importantes para te ajudar a se manter livre deste problema:
- Se você mora perto de rios e córregos verifique com frequência como está a limpeza desses locais. Acione a prefeitura em caso de sujeira, lixo e entulho. E, lembre-se, não jogue lixo ali, inclusive, converse com os vizinhos para que todos tomem consciência do problema;
- Cuide e zele pelas áreas verdes próximas da sua casa e, se possível, tenha uma também. Áreas verdes auxiliam no escoamento da chuva e impedem as enchentes. Uma possibilidade interessante é usar pisos drenantes na área externa;
- Mantenha árvores e arbustos sob controle para evitar obstruções nos sistemas de drenagem e reduzir o risco de queda de galhos durante tempestades;
- Limpe regularmente calhas, canaletas e ralos a fim de garantir que a água possa escoar livremente e certifique-se que estes a direcionem para longe da fundação da casa;
- Considere instalar barreiras contra inundações como comportas e tampas para ajudar a impedir a entrada da chuva, caso o nível da água suba demais;
- Para quem mora em sobrado, a dica é planejar o primeiro pavimento para garagem e depósito. Monte os demais ambientes no segundo pavimento;
- Para evitar perdas e burocracia, coloque documentos, dinheiro e objetos importantes em uma altura segura, assim você evita que eles molhem com uma possível enchente;
- Em épocas de chuva, mantenha-se atento ao nível da água. Ao menor sinal de risco, saia imediatamente da residência e dirija-se a um lugar seguro. Use roupas que protejam e facilitem a locomoção;
- Um seguro residencial que cubra enchentes e alongamentos também é uma forma interessante de se proteger das águas da chuva;
Anotou as dicas? Agora é limpar, reconstruir e manter-se atento para evitar que essa situação tão traumática não se repita!