O telhado é uma das estruturas mais importantes da casa. E, ao contrário do que se pode imaginar, ele não se limita apenas a sua função primordial que é oferecer proteção contra chuva, sol e ventos. O telhado também é uma parte importante da estética e arquitetura da casa.
E um dos modelos mais valorizados hoje em dia é o telhado embutido. Sim, esse tipo de telhado tem conquistado cada vez mais a atenção de quem está construindo e reformando. Motivos para isso é o que não falta.
Continue acompanhando o post com a gente para entender mais sobre o telhado embutido, suas principais vantagens e desvantagens, além de inspirações lindas para te deixar sonhando acordada. Vem ver.
O que é telhado embutido?
O telhado embutido, como o próprio nome sugere, fica embutido na fachada da casa. Ou seja, ele não aparece, não é aparente.
E como isso é possível? Simples! O telhado embutido fica encoberto por uma espécie de parede conhecida pelo nome de platibanda.
Essa pequena parede que se ergue acima da laje é responsável por esconder o telhado, ao mesmo tempo em que contribui para o visual clean e moderno da fachada.
Vantagens da casa com telhado embutido
Arquitetura moderna
Uma das principais vantagens de um telhado embutido é a aparência moderna e minimalista que ele oferece ao imóvel.
A ausência visual do telhado faz com que a fachada fique mais clean, isso sem contar que as linhas retas da platibanda conferem elegância e modernidade extra ao projeto.
Por conta disso, o telhado embutido tem sido a preferência número um de quem pretende construir uma casa com arquitetura moderna.
Mais barato
Acredite se quiser, mas o telhado embutido é mais barato do que um telhado convencional.
A primeira razão para isso são os tipos de telhas utilizadas, afinal, como elas não ficam expostas não é preciso se preocupar com a estética delas, apenas com a funcionalidade, o que reduz muito o custo, já que é possível usar telhas mais simples, como as de fibrocimento, na construção do telhado embutido.
Outro motivo do telhado embutido ser mais barato é que ele reduz significativamente a estrutura utilizada na construção, uma vez que as telhas utilizadas nesse tipo de telhado são mais leves e exigem menos madeiramento.
A mão de obra contratada para construção do telhado embutido também não precisa ser qualificada, contribuindo ainda mais para a redução dos custos.
Mais rápido
O telhado embutido pode ser construído na metade do tempo de um telhado convencional de telhas cerâmicas.
Primeiro porque ele exige menos estrutura, o que economiza tempo na montagem. Segundo, porque as telhas usadas são maiores, o que também ajuda a reduzir tempo na construção.
Mais sustentável
Você sabia que o telhado embutido também pode ser mais sustentável? Isso se deve principalmente pelo tipo de telhas utilizadas.
O telhado embutido permite utilizar telhas menos agressivas ao meio ambiente, contribuindo diretamente com a sustentabilidade.
Além do mais, esse tipo de telhado também reduz a quantidade de madeira necessária para a estrutura, o que é outro ponto positivo nesse sentido.
Menos peso na estrutura
Se o telhado embutido exige menos estrutura e utiliza telhas mais leves, então consequentemente o peso sobre toda a construção também diminui.
Desvantagens da casa com telhado embutido
Aquecimento
O telhado embutido pode não ser uma boa ideia para quem vive em regiões quentes, secas e ensolaradas. Isso porque ele tende a aquecer mais e passar esse calor para o interior do imóvel.
Esse aquecimento é o resultado do ângulo de inclinação das telhas, que costuma ser menor nesse tipo de telhado.
Uma forma de contornar esse problema, no entanto, é usando uma manta térmica na laje.
Manutenção
A manutenção do telhado embutido pode ser mais trabalhosa do que a de um telhado convencional.
Por ser mais baixo e menos inclinado, o acesso fica comprometido e até mesmo mais arriscado.
Para não ter problemas, o ideal é contar com ajuda de profissionais especializados para fazer a manutenção regular e preventiva.
Tipos de telhas para casa com telhado embutido
De modo geral, qualquer tipo de telha pode ser usada na construção de um telhado embutido.
Contudo, o que vale destacar é que você não precisa se preocupar com a estética das telhas, uma vez que elas vão ficar escondidas.
Por isso, o ideal é apostar no uso de telhas que sejam leves e fáceis de instalar e fazer manutenção.
Considerando esses aspectos, é possível dizer que existem três tipos de telhas principais para usar no telhado embutido: fibrocimento, metálica e polipropileno.
As telhas de fibrocimento costumam ser as mais utilizadas. Elas são leves, baratas, fácies de manusear e grandes, o que reduz a quantidade de telhas necessárias para cobrir todo o telhado.
Já as telhas metálicas, conhecidas também como telha sanduiche, possuem um ótimo conforto térmico e acústico, além de serem muito mais resistentes do que as telhas de fibrocimento.
Por fim, as telhas de polipropileno são outra opção para o telhado embutido. Leves e translúcidas, elas são especialmente recomendadas para trazer iluminação natural para o interior da casa, devendo ser usadas de modo intercalado com as telhas de fibrocimento.
Estrutura necessária para o telhado embutido
Madeira ou metal
Todo e qualquer telhado, inclusive o embutido, precisa de uma estrutura de apoio e sustentação feita geralmente em madeira, mas que também pode ser feita em metal.
Essa estrutura é dividida em peças conhecidas como tesouras e terças. As tesouras são estruturas triangulares que recebem e distribuem o peso das telhas sobre a laje, enquanto as terças são vigas horizontais que se prendem as tesouras garantindo a distribuição do peso das telhas para as tesouras.
Platibanda
A platibanda é uma espécie de parede usada para encobrir o telhado. Sua função é meramente estética, mas também funciona como ponto de apoio para fixação das tesouras e de outras partes da estrutura, como as calhas e rufos.
Telhas
As telhas são parte fundamental de qualquer telhado. No caso do telhado embutido, elas podem ser de fibrocimento ou metálicas.
Calhas e rufos
As calhas servem para conduzir e direcionar a água da chuva para fora do telhado, evitando que o excesso de água cause vazamentos e umidade dentro do imóvel.
Já os rufos são chapas metálicas galvanizadas instaladas entre a platibanda e o telhado, impedindo que a água penetre no interior da laje. Para quem deseja economizar pode fazer essa vedação com alvenaria ou o chamado “cordão de massa”.
Passo a passo do telhado embutido
Projeto
O primeiro passo para construção do telhado embutido é o projeto. Com ele, você saberá de antemão a quantidade de telhas necessárias, o ângulo de inclinação mínima para o telhado, a altura da platibanda, entre outros detalhes.
O projeto é fundamental para te fazer poupar tempo e dinheiro na hora de escolher e comprar os materiais mais adequados.
Platibanda
Com o projeto em mãos, chegou a hora de colocar a mão na massa, literalmente. Para isso, a primeira coisa a fazer é construir a platibanda.
Ela deve ter altura suficiente para esconder todo o telhado e sua estrutura. O design fica a cargo do arquiteto que poderá conferir um aspecto mais moderno, com linhas retas e bem marcadas ou um aspecto mais orgânico, com linhas curvas e sinuosas.
Montagem da estrutura
Depois da platibanda começa a construção da estrutura que pode ser tanto de madeira, quanto metálica.
A estrutura irá variar dependendo do tamanho da laje a ser coberta e do tipo de telha utilizada, já que alguns modelos exigem um ângulo de inclinação maior do que outras.
Telhas
Estrutura pronta é hora de fixar as telhas. Para isso é fundamental seguir as recomendações do fabricante e utilizar a quantidade certa de parafusos e pregos para que ela fique bem posicionada e não saia do lugar.
Calhas e rufos
As calhas e rufos são instalados por último. Eles vão garantir que toda a água da chuva seja escoada corretamente do telhado, impedindo vazamentos e umidade na parte interna do imóvel.
Confira agora 55 projetos de casas com telhado embutido para se inspirar antes de começar a projetar o seu:
Fotos de casas com telhado embutido
Imagem 1 – Modelo de casa com telhado embutido: moderna e clean.
Imagem 2 – Casa de dois andares com telhado embutido explorando os volumes da fachada.
Imagem 3 – Casa pequena com telhado embutido. A platibanda ganhou revestimento de madeira.
Imagem 4 – Fachada de casa com telhado embutido: visual mais clean e moderno
Imagem 5 – Frente de casa com telhado embutido. Dê espaço para a arquitetura aparecer.
Imagem 6 – Modelo de casa com telhado embutido e cores neutras.
Imagem 7 – Casa de dois andares com telhado embutido. Aqui, a platibanda ganhou revestimento cerâmico.
Imagem 8 – Fachada de casa com telhado embutido: sofisticada e elegante.
Imagem 9 – Frente de casa com telhado embutido. As cores neutras realçam a arquitetura moderna.
Imagem 10 – Casa de campo com telhado embutido: muito além do estilo rústico.
Imagem 11 – Casa pequena com telhado embutido e iluminado.
Imagem 12 – Casa simples com telhado embutido: uma solução que cabe em qualquer projeto.
Imagem 13 – Fachada de casa com telhado embutido. A faixa de cimento valoriza ainda mais a frente.
Imagem 14 – Casa de campo com telhado embutido para quem deseja levar a arquitetura moderna para a natureza.
Imagem 15 – Já aqui, a casa de dois andares com telhado embutido ganhou cobertura de palha natural.
Imagem 16 – Casa simples com telhado embutido combinando com as linhas retas e modernas da fachada.
Imagem 17 – Modelo de casa com telhado embutido. A platibanda é essencial no projeto.
Imagem 18 – Frente de casa com telhado embutido: valorize volumes e texturas.
Imagem 19 – Casa de campo com telhado embutido em contraste com a natureza ao redor.
Imagem 20 – Frente de casa com telhado embutido. A platibanda ganhou revestimento cimentício.
Imagem 21 – Casa de dois andares com telhado embutido. Texturas e cores para completar o projeto.
Imagem 22 – Fachada de casa com telhado embutido em um super exemplo de arquitetura moderna.
Imagem 23 – Casa pequena com telhado embutido. Projete tudo desde o inicio.
Imagem 24 – Frente de casa com telhado embutido: moderna e sofisticada.
Imagem 25 – Modelo de casa com telhado embutido. Complete o projeto com cobogós.
Imagem 26 – Casa dois andares com telhado embutido. Fachada simples e moderna.
Imagem 27 – Casa de campo com telhado embutido também pode ser aconchegante e acolhedora.
Imagem 28 – Já aqui, a frente de casa com telhado embutido ganhou uma leve inclinação na platibanda.
Imagem 29 – Casa pequena com telhado embutido e um jardim suspenso para fechar o conjunto.
Imagem 30 – Mais moderno e minimalista impossível!
Imagem 31 – Fachada de casa com telhado embutido, linhas retas e bem anguladas, como manda a arquitetura moderna.
Imagem 32 – Parece que não tem telhado, mas tem sim!
Imagem 33 – Fachada de casa com telhado embutido destacada pela platibanda.
Imagem 34 – Casa de campo com telhado embutido, cores neutras e materiais modernos.
Imagem 35 – E que tal essa casa de campo com telhado embutido e revestimento em madeira?
Imagem 36 – Casa simples com telhado embutido. As janelas amplas são outro destaque.
Imagem 37 – Casa de campo com telhado embutido. As cores claras iluminam a fachada
Imagem 38 – Casa simples com telhado embutido. O revestimento metálico trouxe ainda mais modernidade à fachada.
Imagem 39 – Frente de casa com telhado embutido. Os detalhes em madeira e mármore deixam tudo ainda melhor.
Imagem 40 – Casa pequena com telhado embutido e fachada revestida com madeira e alvenaria.
Imagem 41 – Casa de dois andares com telhado embutido. A fachada de cores neutras valoriza a arquitetura moderna.
Imagem 42 – Frente de casa moderna com telhado embutido. Os brises são um charme a parte
Imagem 43 – Fachada de casa com telhado embutido em cores neutras e detalhes em madeira.
Imagem 44 – O detalhe em madeira deixa o telhado embutido mais bonito.
Imagem 45 – Volumes e texturas são muito comuns nas fachadas de casas com telhado embutido.
Imagem 46 – Cinza e preto para destacar a fachada de casa com telhado embutido.
Imagem 47 – Frente de casa com telhado embutido perfeita para os fãs de arquitetura moderna e minimalista.
Imagem 48 – Casa pequena com telhado embutido. O destaque fica por conta dos frisos coloridos.
Imagem 49 – Concreto aparente para destacar a frente da casa com telhado embutido
Imagem 50 – Casa de campo com telhado embutido: moderna e elegante.
Imagem 51 – Frente de casa com telhado embutido. O concreto aparente traz o toque de rusticidade.
Imagem 52 – Casa de campo com telhado embutido. Os brises de madeira completam o projeto.
Imagem 53 – Casa pequena com telhado embutido: o revestimento em madeira traz conforto para a fachada.
Imagem 54 – Que tal um jardim no telhado embutido?
Imagem 55 – Casa de dois andares com telhado embutido, linhas retas e elegantes.