Super conectada com a natureza, a casa estilo bangalô é uma das arquiteturas mais apreciadas do mundo, justamente porque ela guarda em si uma conexão muito profunda com tudo o que é natural, algo cada vez mais buscado nos dias de hoje.
Mas não só isso. A casa bangalô também tem outras características que a torna única e especial!
Continue acompanhando o post com a gente para saber mais!
O que é bangalô? História e curiosidades
Apesar de ter sido popularizado pela cultura indiana e tailandesa, o bangalô tem sua origem incerta até os dias de hoje.
Na Índia, o estilo bangalô começou a ganhar popularidade durante o período colonial britânico, onde foi adaptado para se adequar às necessidades dos colonos europeus em climas tropicais.
Na virada do século 20, o estilo bangalô difundiu-se nos Estados Unidos e na Europa. Principalmente nos Estados Unidos, com o movimento Arts and Crafts que influenciou a arquitetura do bangalô, enfatizando a integração entre design, artesanato e natureza.
Hoje em dia, o estilo bangalô ressurgiu como uma possibilidade arquitetônica capaz de unir simplicidade, natureza, elegância e funcionalidade.
Características da casa estilo bangalô
Design horizontal: Os bangalôs são construídos em um único andar, o que lhes confere uma aparência horizontal e frequentemente um pé direito mais baixo, o que também o torna mais acolhedor.
Varanda ampla: Uma característica marcante do bangalô é a varanda extensa, muitas vezes envolvendo a fachada da casa. Na varanda, os moradores ganham uma área extra para relaxar ao ar livre e em contato com a natureza.
Telhado de inclinação suave: O telhado do bangalô tem uma inclinação suave que quase sempre se estende para cobrir a varanda. Isso cria uma sensação acolhedora e ajuda a proteger a casa das intempéries do clima.
Materiais naturais: Uma característica marcante dos bangalôs é o uso de materiais naturais, como madeira e pedra, ajudando a valorizar a conexão com a natureza.
Janelas amplas: Outro marco das casas em estilo bangalô são as janelas amplas que permitem uma grande entrada de luz natural, envolvendo o ambiente interno de conforto e acolhimento, além, é claro, de proporcionar uma ligação com a área externa.
Quais os benefícios de morar em um bangalô?
Acessibilidade e conforto
A principal vantagem de um bangalô é a ausência de escadas e múltiplos níveis, o que o torna extremamente acessível, especialmente para pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou famílias com crianças pequenas. Não há necessidade de subir escadas, o que também é bem vindo na hora de manter a limpeza e organização.
Conexão com a natureza
Os bangalôs possuem varandas ou terraços espaçosos, permitindo que os moradores desfrutem de espaços ao ar livre em sua própria casa, possibilitando uma grande conexão com a natureza.
Vários estilos
Outra vantagem dos bangalôs é que eles possuem vários estilos arquitetônicos, desde os tradicionais até os modernos. Isso significa que há opções para todos os gostos e bolsos.
Casa fresca
Devido à sua forma horizontal e telhados de inclinação suave, os bangalôs costumam apresentar uma sensação térmica muito agradável, de modo que o calor e o frio podem ser controlados.
E quais as desvantagens?
Apesar das muitas vantagens, morar em um bangalô também pode apresentar algumas desvantagens. E é importante considerar todos os aspectos antes de optar por esse tipo de arquitetura. Confira:
Espaço limitado
Por terem apenas um pavimento, o bangalô acaba tendo uma área construída menor em comparação com casas de dois ou três andares. Isso pode resultar em menos espaço de armazenamento e áreas funcionais, o que pode ser um desafio para famílias maiores ou pessoas com muitos pertences.
Menos segurança e privacidade
As janelas do bangalô estão ao nível do solo, essa característica acaba impactando na segurança, já que a casa fica mais “acessível” a pessoas mal intencionadas, além de afetar também a privacidade, especialmente se a casa estiver localizada em uma área com tráfego intenso de pedestres ou veículos.
Vista limitada
Uma casa bangalô também perde pontos no quesito vista e paisagem. Por estarem ao nível do solo, a vista da janela, por exemplo, acaba sendo limitada, principalmente quando comparados a casas mais altas, onde a paisagem é vista sem impedimentos.
Tipos de bangalô pelo mundo
Em qualquer lugar do mundo é possível encontrar residências em estilo bangalô. Mas elas não são iguais. A seguir você confere os principais tipos de bangalô que existem mundo afora:
Bangalô indiano: Conhecido como “bangla“, é o estilo original que inspirou o termo “bangalô”. Esses bangalôs geralmente apresentam varandas amplas, telhados de inclinação suave, elementos arquitetônicos coloniais e são projetados para se adequar a climas quentes e úmidos.
Bangalô americano (craftsman): O estilo craftsman, popular nos Estados Unidos, é frequentemente associado a bangalôs. Esses bangalôs apresentam detalhes em madeira, telhados com beirais expostos, colunas de suporte e janelas grandes.
Bangalô tudor: Também nos Estados Unidos, o estilo tudor exibe telhados íngremes, tijolos expostos, estruturas em madeira e detalhes arquitetônicos que evocam a arquitetura medieval europeia.
Bangalô filipino: Nas Filipinas, os bangalôs são uma escolha popular devido ao clima tropical do país. Eles geralmente possuem estruturas elevadas para proteção contra enchentes, além de varandas e janelas grandes para aproveitar a brisa e a luz solar.
Bangalô africano: Em várias regiões da África, é possível encontrar bangalôs adaptados ao clima e à cultura locais. Esses bangalôs muitas vezes são construídos com materiais naturais, como barro, madeira e palha, e podem apresentar formatos arredondados ou retangulares, dependendo da região.
Bangalô balinês: Em Bali, na Indonésia, os bangalôs são frequentemente associados a resorts e hotéis de luxo. Eles incorporam elementos da arquitetura balinesa, como telhados em formato de cone, madeira esculpida e jardins exuberantes.
Bangalô japonês (minka): No Japão, o termo “minka” refere-se a casas tradicionais de estilo bangalô, com telhados de palha ou madeira, estruturas de madeira encaixadas e uma integração harmoniosa com a natureza.
Bangalô mediterrâneo: Nas regiões mediterrâneas, como Espanha e Grécia, os bangalôs frequentemente apresentam paredes caiadas de branco, telhados de barro, varandas espaçosas e elementos arquitetônicos que refletem o estilo de vida relaxado e ensolarado da região.
Bangalô australiano: Na Austrália, os bangalôs eram populares durante o início do século 20 com muitos detalhes em madeira, varandas extensas e telhados de inclinação suave.
50 projetos sensacionais de casas estilo bangalô
Confira agora 50 inspirações lindas de casas estilo bangalô:
Imagem 1 – Uma casa bangalô de tirar o fôlego!
Imagem 2 – Referências à cultura oriental são comuns nas casas em estilo bangalô.
Imagem 3 – Integração com a natureza é o ponto forte da casa bangalô.
Imagem 4 – Uma releitura moderna da arquitetura estilo bangalô.
Imagem 5 – Por dento, só conforto e aconchego.
Imagem 6 – E o banheiro tem cara de SPA!
Imagem 7 – Lagos e natureza compõe a parte externa da maioria dos bangalôs.
Imagem 8 – Janelas amplas para contemplar a paisagem.
Imagem 9 – Quanto mais natural, melhor.
Imagem 10 – Integração entre o interno e o externo.
Imagem 11 – Telhados de palha: uma típica casa bangalô.
Imagem 12 – Arquitetura original para essa casa bangalô em meio a mata.
Imagem 13 – Que tal levar a ideia do bangalô para área da piscina?
Imagem 14 – Uma casa para ficar à vontade!
Imagem 15 – Ao invés de um lago, você pode ter uma piscina.
Imagem 16 – Pedras e madeira não podem faltar na casa bangalô.
Imagem 17 – Nessa casa bangalô, a área social fica embaixo.
Imagem 18 – Um convite para viver mais leve e feliz.
Imagem 19 – Que tal essa combinação: bangalô e praia?
Imagem 20 – Até o escritório pode receber o charme do estilo bangalô.
Imagem 21 – A valorização do rústico e artesanal é marcante na casa bangalô.
Imagem 22 – Mas sempre tem espaço para ousadia e criatividade.
Imagem 23 – A tropicalidade vem até nas flores.
Imagem 24 – Quem resiste a uma rede?
Imagem 25 – Já viu banheiro mais incrível?
Imagem 26 – Essa casa bangalô recebeu um formato redondinho.
Imagem 27 – Cores claras e neutras para garantir a tranquilidade.
Imagem 28 – Uma casa bangalô toda de madeira e vidro, topa?
Imagem 29 – Os bangalôs foram ganhando novas formas pelo mundo.
Imagem 30 – E o que acha dessa casa bangalô por dentro?
Imagem 31 – Podia ser uma casa na árvore, mas é um bangalô.
Imagem 32 – Varal de lâmpadas para curtir a noite na casa bangalô.
Imagem 33 – Deixe o ar entrar!
Imagem 34 – Casas em estilo bangalô são frequentes em pousadas.
Imagem 35 – Olha o charme desse dossel!
Imagem 36 – Já aqui, é o tecido leve e fluido que se destaca.
Imagem 37 – Para uma tarde em boa companhia.
Imagem 38 – E na simplicidade que o estilo bangalô se revela.
Imagem 39 – Tem até cozinha inspirada no estilo.
Imagem 40 – O conforto e “quentura” da madeira.
Imagem 41 – Formas orgânicas celebram o contato com a natureza.
Imagem 42 – Uma “rede” inusitada para curtir a varanda da casa bangalô.
Imagem 43 – Entre o moderno e o tradicional.
Imagem 44 – A casa bangalô pode ter até um bar.
Imagem 45 – Palmeiras enormes acompanham a casa bangalô.
Imagem 46 – Um ôfuro pode ser melhor do que banheira e piscina juntas.
Imagem 47 – Sustentabilidade também combina com a casa bangalô.
Imagem 48 – Além de construções alternativas, como o super adobe.
Imagem 49 – Não existe desperdício de energia na casa bangalô.
Imagem 50 – Tudo isso para você se conectar com a sua casa e a natureza.
Quer se aventurar por outros estilos e tipos de casas? Faça um tour virtual por aqui: casas de praia, casas pré-fabricadas, casas baratas, casa container, casas quadradas, casa de campo.