Uma casa protegida e segura é uma necessidade da vida moderna. E não apenas para quando a família está viajando. A casa precisa estar protegida sempre, evitando ser alvo de assaltos e até mesmo de golpes.
Pensando nisso, trouxemos a seguir 13 dicas de como manter a casa protegida e sua família em segurança, acompanhe!
18 dicas para transformar sua casa em uma fortaleza
Alarme e câmeras de segurança
Alarmes e câmeras de segurança são itens essenciais na proteção de qualquer residência. Elas não eliminam o risco em si, mas garantem uma atuação mais ágil dos órgãos de segurança, além de ajudarem a inibir a ação de criminosos.
Por sorte, hoje em dia, esse tipo de recurso é muito mais acessível, podendo até mesmo ser controlado pelo celular a partir de uma conexão wi-fi. Esse monitoramento a distância aumenta a segurança e permite que você tenha acesso a sua casa mesmo durante uma viagem.
O ideal é instalar câmeras que captam a movimentação na fachada da casa, nos fundos e corredores laterais. A parte interna da casa também pode ser monitorada, especialmente a porta da entrada.
Lâmpadas smart ou com sensores de presença
Outro recurso de segurança que vale a pena instalar em casa são as lâmpadas smart e as lâmpadas com sensores de presença.
No primeiro caso, as lâmpadas podem ser controladas remotamente pelo celular. Ou seja, você liga e desliga de onde estiver. Essa função é especialmente útil para quando você está viajando, assim é possível simular a presença de pessoas na casa.
Já as lâmpadas com sensores de presença acedem automaticamente sempre que detectarem movimento. Isso é ótimo principalmente na parte externa da casa, onde qualquer pessoa má intencionada pode ser facilmente flagrada pelas luzes.
Fechaduras eletrônicas
As fechaduras eletrônicas tem se popularizado cada vez mais. Elas podem ser acionadas por meio de senha ou digital, eliminando a necessidade de chaves.
Alguns modelos de fechadura também pode contar com travamento automático, sensor de porta aberta e alarme anti arrombamento.
Sensores para portas e janelas
Você também pode optar por instalar sensores de movimento nas portas e janelas que são conectados diretamente a central de alarme. Ao detectarem qualquer movimentação fora do comum automaticamente o sensor envia uma notificação para o celular cadastrado e aciona a sirene do alarme que está conectado.
Lixo revelador
Você sabia que o seu lixo pode ser uma fonte de informação riquíssima para os criminosos? Embalagens de produtos novos e até mesmo o fast food que você pede toda semana podem indicar seus hábitos, padrões e estilo de vida, favorecendo a ação de bandidos.
Isso sem contar o acesso a informações importantes que podem ir parar no lixo, como o número de documentos pessoais. Portanto, prefira colocar o lixo apenas poucos minutos antes do caminhão passar.
Outra recomendação importante é utilizar sacos escuros que impedem a visualização do que está lá dentro.
Saidinhas rápidas
Sabe aquelas saidinhas rápidas para a padaria ou ao supermercado? Elas podem ser a brecha que assaltantes precisam para invadir a residência. Por isso, nunca facilite. Mesmo que passe pouco tempo fora, tranque portas e janelas, assim como o portão de acesso à rua.
Recolha as correspondências
Se você é do tipo que esquece de recolher as correspondências que recebe, então é bom rever esse hábito. As correspondências são outra fonte de informação que podem ser aproveitadas pelos criminosos.
Uma boa dica é optar por receber faturas e correspondências bancárias de modo eletrônico, por email ou mensagem SMS. Caso contrário, crie o hábito de checar a caixinha de correio todos os dias.
Cortinas para aumentar a privacidade
Muito provavelmente você nem percebe, mas a movimentação interna da sua casa pode estar sendo observada, assim como seus bens e objetos pessoais.
Uma forma simples e barata de aumentar a privacidade da sua casa e eliminar olhares intrusos é instalando cortinas nas janelas.
Receba entregas com cuidado
Ao receber entregadores na sua casa certifique-se de que eles realmente são da empresa solicitada. Muitos criminosos se aproveitam das informações que tem em mãos, como uma carta que você recebeu ou um post de rede social, para se passarem por pessoas que não são.
Redes sociais falam demais
Não se exponha nas redes sociais. Limite os seus amigos as pessoas que realmente conhece e não faça postagens públicas.
Evite informar onde seus filhos estudam e postar os horários que costuma sair de casa todos os dias. O mesmo vale para viagens e passeios. Deixe para mostrar as fotos depois que retornar da viagem.
Pode parecer bobagem, mas essas informações são tudo o que um assaltante precisa para saber o momento certo de invadir sua casa ou passar um golpe dizendo que sequestrou seu filho na porta da escola.
Cuidado com árvores em torno da residência
Árvores, plantas e arbustos muito altos impedem a visibilidade da sua residência e ainda podem servir como ponto de apoio para que bandidos consigam escalar o muro. Sendo assim, tenha sempre essas plantas aparadas e podadas para sua segurança.
Mantenha contato com os vizinhos
Crie um grupo no Whatsapp com os seus vizinhos, de modo que um possa alertar o outro em casos de situações suspeitas.
Visibilidade interna
Sabe aquela ideia de proteger a casa com muros altos e portões totalmente fechados? Pois bem, ela não é a melhor maneira de manter uma casa protegida. Pelo contrário.
De acordo com especialistas em segurança pública, muros e portões que impedem a visibilidade interna e externa fazem com que os criminosos se sintam mais a vontade para cometer assaltos, uma vez que após entrar na residência, ninguém vê mais nada.
Como manter a casa protegida nas férias?
Desligue as luzes e a campainha
Esqueça aquela ideia de deixar as luzes acesas para fingir que tem gente na casa. Essa tática funciona exatamente ao contrário. Ao manter as luzes acesas 24 horas, você indica que não tem ninguém no imóvel.
O mesmo vale para a campainha. Caso a mantenha ligada, os criminosos terão como saber que não tem ninguém na casa para atender. Já se ela for deixada desligada, fica a dúvida se o aparelho está apenas desligado ou fora de funcionamento.
Tranque todas as portas e janelas
Pode parecer óbvio, mas trancar portas e janelas é uma das maneiras mais eficientes de impedir e dificultar assaltos.
Não comente sobre a viagem
Apenas as pessoas mais próximas da família devem ser avisadas sobre a viagem. Não faça comentários aleatórios, especialmente com pessoas estranhas.
A dica também serve para as redes sociais. Não faça nenhuma postagem sobre a viagem.
Conte com a ajuda de um vizinho de confiança
É sempre bom ter um vizinho com que se pode confiar. No caso de uma viagem, esse vizinho pode te ajudar observando se existe movimentação suspeita ao redor da casa ou recolhendo suas correspondências para evitar que elas se acumulem e acabem entregando que não tem ninguém em casa.
Tenha um nobreak
Nobreak é um tipo de gerador de energia que funciona a base de baterias e permite que os sensores de segurança, assim como alarmes e câmeras de segurança continuem funcionando mesmo que a energia seja interrompida ou cortada propositalmente por criminosos.
E, então, pronto para fazer as mudanças necessárias para ter a sua casa protegida? Que tal começar com as nossas sugestões?