“As melhores coisas da vida são de graça”. Essa frase famosa bem que pode ser usada como o fio condutor de um casamento simples, barato e lindo. Porque, ao final, o que será lembrado mesmo é a emoção da cerimônia, a alegria da festa e o amor dos noivos, e isso não tem dinheiro no mundo que compre. Mas nada contra o guardanapo chique ou as louças granfinas, a questão é que certas coisas são absolutamente dispensáveis.
As cerimônias de casamento simples vão muito além de economizar dinheiro, elas trazem uma aura intimista e verdadeira para esse momento tão importante da vida do casal.
Se você acredita nisso e está buscando formas de fazer um casamento assim, simples, mas capaz de aquecer o coração de todos, e que seja ao mesmo tempo lindo de morrer, esse post tem todas as dicas para te ajudar nessa missão. Vamos ver?
Como fazer um casamento simples muito especial
1. Planejamento em primeiro lugar
Parabéns! Vocês estão noivos e já começaram a planejar o tão sonhado dia. Essa é realmente a primeira etapa do casamento e deve ser construída com os pés na realidade, especialmente quando o assunto é orçamento.
O mais importante dessa fase é definir o quanto vocês podem gastar, já levando em consideração a vida depois de casados. E após definir o orçamento aumente, sobre o valor total, algo em torno de 10% a 20% para cobrir aqueles gastos de última hora e que sempre aparecem para pegar de surpresa os mais desavisados.
2. Agende uma data fora de temporada
Casar no mês de maio ou no inicio da primavera pode custar mais caro. Isso porque esses são os meses preferidos pelos noivos. A dica é optar por datas menos populares com o objetivo de conseguir descontos e preços melhores.
A dica vale também para os dias da semana. Os casamentos aos sábados a noite custam mais do que em um dia da semana ou em um domingo, por exemplo.
3. Lista de convidados
Esse item é imprescindível para quem deseja um casamento simples e barato. Pensar, pensar e repensar a lista de convidados é algo que pode pesar na consciência dos noivos, mas é importante de ser feito.
Quanto menos convidados, mais econômica será a festa. E ainda vocês tem a oportunidade de garantir um casamento mais intimista, podendo dar uma atenção maior para quem de fato importa na vida do casal.
Portanto, deixe de lado aquela tia que você nunca vê ou aquele primo que nem lembra o nome. Convide apenas quem convive e participa verdadeiramente da história do casal. Dessa forma o casamento será muito mais prazeroso também.
4. Convites
Depois de definido o orçamento e a lista de convidados é necessário pensar nos convites. Hoje em dia é possível distribuir convites eletrônicos que combinam muito bem com cerimônias de casamento mais simples. Ou seja, não é necessário investir em um convite sofisticado para entregar em mãos. Mas caso prefira o modo mais tradicional, vocês mesmos podem criar e imprimir os convites, economizando um bom dinheiro com gráfica.
5. Natureza como aliada
Se a ideia é realizar um casamento simples, então nada melhor do que um casamento ao ar livre. A natureza do local da cerimônia acaba se tornando uma grande aliada da decoração e, assim, você economiza muito mais com arranjos e outros itens decorativos do que se estivesse fazendo o casamento em um espaço fechado que precisaria ser totalmente decorado.
Outro lado bom dos casamentos ao ar livre é que eles combinam muito bem com essa proposta simples e intimista. Para economizar um dinheirinho, veja a possibilidade de pegar emprestado aquele sitio do seu amigo ou então alugá-lo por um precinho camarada.
6. Estilo do casamento
Não é porque o casamento é simples que não pode ter um toque de glamour, elegância e sofisticação. Afinal, se vocês já estão economizando com tantas coisas é perfeitamente possível disponibilizar uma verba maior para itens que deixarão a festa mais nobre.
Mas caso vocês decidam por um casamento de estilo rústico, moderno ou minimalista, melhor ainda. Esses tipos de casamento garantem uma economia de dinheiro, sem perder o charme e a beleza que a ocasião pede.
7. Prefira itens da estação e fornecedores locais
Optar por comprar produtos da estação e de fornecedores locais é uma alternativa inteligente, sustentável e econômica. Flores, frutas e outros produtos sazonais podem ser encontrados mais facilmente, com melhor qualidade e em um preço muito melhor quando estão na época certa.
Por isso, adapte o cardápio e a decoração da festa para atender a esse item.
8. Decoração “Faça Você Mesmo”
A decoração do tipo “Do It Yourself” ou “Faça Você Mesma” está em alta hoje em dia. E esse conceito pode ser empregado com muito sucesso nas festas de casamento. Existem diversas coisas que os noivos podem fazer para economizar, desde os convites – como já citados acima – até as lembrancinhas e a decoração da festa. Contudo, é importante avaliar se os noivos terão disponibilidade para essa tarefa, senão é aquela velha história do “barato que sai caro”.
9. Cardápio
O buffet é sem sombra de dúvidas a parte mais cara da festa e não tem como fugir dele, afinal é preciso garantir os comes e bebes do casamento. Mas é possível baratear o custo, sem perder qualidade.
A primeira dica e a mais óbvia é pesquisar muito antes de fechar com a empresa. Depois avalie cada item do cardápio que será servido e veja se não é possível adaptar as receitas ou mesmo servir pratos mais simples.
Outra opção é optar pelas finger foods, ou trocando em miúdos, os bons e velhos salgadinhos e aperitivos. O horário do casamento também impacta no valor do buffet. As refeições completas sempre sairão mais caras, por isso pode valer a pena casar mais cedo e servir um brunch ou no meio da tarde e servir as tais finger foods ao invés de um jantar.
10. Conte com o apoio de amigos e familiares
Quem tem amigos tem tudo. Prove que o ditado é verdadeiro e convoque amigos, tios, primos, pais e avós para ajudar no que for preciso. Desde a organização do espaço no dia da festa até a confecção das lembrancinhas.
Tem alguém na família com alma de confeiteiro? Então encarregue essa pessoa de fazer o bolo. E sabe aquela prima metida a fazer manicure e pedicure? Conte com ela para o grande dia também.
Essa é uma maneira gostosa e divertida de deixar o casamento ainda mais especial.
11. Garanta emoção e bons momentos
E, por fim, mas muito importante, garanta a emoção e os bons momentos da festa. O casamento simples e intimista tem essa vantagem de permitir que os noivos fiquem mais a vontade e se expressem com mais legitimidade.
Na hora da cerimônia, escreva os próprios votos e também faça uma playlist emocionante de músicas. Já na festa, conte com um brinde especial que pode ser feito por um amigo ou parente próximo.
Depois é só chamar todo mundo para dançar ao som de músicas alegres. E não deixe de fora a divertida dança dos noivos, a emocionante retrospectiva do casal em vídeo e uma despedida especial para a lua de mel para deixar os convidados com lágrimas nos olhos.
Como dissemos lá no comecinho do texto, esses serão os melhores e mais inesquecíveis momentos do seu casamento. Capriche neles e todo o resto vai se encaixando.
63 ideias para criar um casamento simples, barato e elegante
E para te provar que todas essas dicas funcionam na prática, montamos uma seleção de fotos de casamentos simples, baratos e muito lindos. Quer ver?
Imagem 1 – Cadeiras dos noivos marcadas com a inicial de cada um e feitos no melhor estilo DIY.
Imagem 2 – Bolo dos noivos simples, pequeno e com acabamento espatulado.
Imagem 3 – Casamento simples: coração e borboletas de papel para enfeitar as cadeiras da festa.
Imagem 4 – Filtro dos sonhos estilizado e muitas velas: duas opções baratas de decoração para casamentos de estilo rústico.
Imagem 5 – Casamento simples: painel gigante com a data do evento decora esse galpão, local escolhido para a festa do casamento.
Imagem 6 – Balões e fitas douradas: decoração bonita e barata para casamento simples.
Imagem 7 – Casamento simples: vasinhos de suculentas para marcar a mesa dos convidados.
Imagem 8 – Cadeiras de vime decoradas com flores de primavera: a cara de um casamento no campo.
Imagem 9 – Casamento simples: cantinho especial para os músicos tocarem e animarem a festa.
Imagem 10 – Casamento simples: aquele móvel sem uso que você tem aí na sua casa pode abrigar o bar da festa.
Imagem 11 – A única decoração desse casamento ao ar livre é o varal de lâmpadas; de resto a natureza se dá um jeito.
Imagem 12 – Hashtag do casal no Instagram disponível para todos os convidados em um casamento simples.
Imagem 13 – A mesa desse casamento simples foi decorada com uma toalha neutra de linho, cordão de folhas e vela no copo; só isso!
Imagem 14 – Reaproveitamento de materiais é a cara dos casamentos simples; e veja como pode ser lindo também.
Imagem 15 – Um galhinho verde decora cada prato dessa festa de casamento simples.
Imagem 16 – Garrafas podem ser facilmente pintadas para fazerem parte da decoração do casamento simples.
Imagem 17 – Casamento simples: cortina de flores pode se tornar um painel para mesa do bolo ou local perfeito para fotos.
Imagem 18 – Na cortina, as fotos do casal ficam expostas para todos os convidados no casamento simples.
Imagem 19 – Iniciais simples e fáceis de fazer ajudam a decorar a festa de casamento.
Imagem 20 – Cor dourada, mesmo que em pouca quantidade, ajuda a dar um clima de elegância e glamour para a festa de casamento simples.
Imagem 21 – Decoração de casamento com origamis…muitos origamis!
Imagem 22 – Móveis antigos dão um toque de romantismo vintage ao casamento simples.
Imagem 23 – Decoração de casamento simples e de estilo moderno.
Imagem 24 – Recorte e cole círculos coloridos atrás das cadeiras; tão simples que até as crianças da família podem participar e ajudar.
Imagem 25 – Corações vazados! Beleza que mora nos detalhes e na simplicidade do casamento.
Imagem 26 – A despedida dos noivos em um carro decorado.
Imagem 27 – Arcos floridos para decoração do casamento simples: estão na moda e são simples de fazer.
Imagem 28 – Casamento simples feito em casa.
Imagem 29 – Kombi decorada com arco de balões descontruído.
Imagem 30 – Muita energia e boas vibrações para esse casamento simples todo decorado com filtro dos sonhos.
Imagem 31 – Casamento ao ar livre decorado com simplicidade e elegância.
Imagem 32 – Caricaturas ou desenhos do casal são uma forma divertida e econômica de decorar a festa.
Imagem 33 – Não tem ideia de como decorar a piscina? Coloque balões suspensos sobre ela.
Imagem 34 – Casamentos simples pedem por trajes no mesmo estilo, mas sem abrir mão da elegância.
Imagem 35 – Barquinho cheio de gelo e bebida para casamento simples.
Imagem 36 – Natureza como melhor cenário.
Imagem 37 – Espaço para a cerimônia muito simples, mas com influência das últimas tendências em decoração.
Imagem 38 – Casamento simples: arco de flores se destaca no painel de madeira.
Imagem 39 – Plaquinhas de madeira escritas a tinta marcam o lugar dos noivos na festa de casamento simples.
Imagem 40 – As fitas coloridas mudam de cor conforme a luz, garantindo um efeito visual muito bonito para esse casamento de decoração simples.
Imagem 41 – Casamento simples: uma maneira fácil e descomplicada dos convidados encontrarem seus lugares à mesa.
Imagem 42 – Casamento simples ao ar livre com decoração branca e clean.
Imagem 43 – Alguns detalhes podem mudar toda a decoração da festa; esse coração iluminado, por exemplo, se destaca no espaço.
Imagem 44 – Casamento na praia decorado de modo simples com flores e folhas tropicais, entre elas a costela de adão.
Imagem 45 – Sinalize para os convidados o local de cada coisa na festa.
Imagem 46 – Tem um carrinho bar em casa? Coloque-o na decoração do casamento simples também.
Imagem 47 – Barato e fácil de encontrar, o TNT pode ser uma ótima opção decorativa para casamentos simples.
Imagem 48 – Casamento simples: bolo espatulado de morangos decora com charme e delicadeza a mesa de doces.
Imagem 49 – Aposte em elementos originais e criativos para surpreender os convidados.
Imagem 50 – Casamento simples: ao invés de servir bolo, ofereça apenas docinhos.
Imagem 51 – Até nas festas de casamento os cupcakes se mostram opções bonitas e econômicas.
Imagem 52 – Casamento simples: busque por arranjos de mesa diferentes e que fujam do comum.
Imagem 53 – Carreteis de madeira decoram com muito charme esse casamento de estilo rústico.
Imagem 54 – Buquê da noiva e das demoiselles feito com flores de EVA: colorido, alegre e muito barato.
Imagem 55 – Decorado de modo simples, esse casamento se tornou muito acolhedor e receptivo.
Imagem 56 – Bolo de andar é tradição nos casamentos, mas ele pode ser feito em uma versão menor e mais simples.
Imagem 57 – Uma festa de casamento simples muito alegre e colorida.
Imagem 58 – Quadro lousa fica ótimo em casamentos descontraídos e informais.
Imagem 59 – Mesa e louças simples para acompanhar o estilo do casamento.
Imagem 60 – Bandeirolas e lâmpadas dão cor e movimento para a festa.
Imagem 61 – Casamento simples com estilo industrial.
Imagem 62 – Casamento simples em preto e branco decorado com muitas luzes e centros de mesa feitos com girassóis.
Imagem 63 – Casamento simples: para quebrar a frieza da parede cinza foram usadas lanternas chinesas coloridas e lâmpadas suspensas.