O termo duplex vem de duplo ou duplicado. Isso quer dizer que uma casa duplex nada mais é do que um estilo de construção com dois ou mais andares ligados entre si por uma escada.
A casa duplex é a solução perfeita para quem deseja unir um estilo moderno de construção com otimização de espaços. Você vai entender melhor tudo isso nas próximas linhas do post, confira:
Conceito de casas duplex
Uma coisa muito comum é confundir a ideia de casa duplex com casa sobrado. De fato, elas são estruturalmente parecidas, uma vez que ambas são projetadas com dois ou mais pavimentos. Contudo, uma casa duplex traz um conceito de moradia muito mais moderno e contemporâneo, com destaque, sobretudo, para a integração total entre os ambientes sociais – sala de estar, cozinha e sala de jantar – localizados no primeiro piso.
Já no segundo pavimento, geralmente um mezanino, são instalados os quartos e banheiros privativos. Nesse “segundo andar” também é comum acrescentar um home office ou sala de estudos.
Vantagens e desvantagens das casas duplex
Você tem muito mais motivos para se render a uma casa duplex do que para desistir dela. Entre as principais vantagens desse tipo de construção está a possibilidade de aproveitamento máximo do terreno, mesmo os menores, ou seja, a casa duplex é a pedida ideal para quem dispõe de um terreno com poucos metros quadrados.
A casa duplex pode ser dimensionada para o tamanho e disposição do seu terreno, sendo assim é possível construir, por exemplo, uma casa duplex estreita, uma casa duplex pequena ou, ainda, uma casa duplex grande, tudo vai depender do tipo de terreno que você dispõe.
Outra vantagem da casa duplex é que a construção de modo vertical – em pavimentos – libera área útil do terreno que pode ser aproveitado para uma piscina, uma garagem maior ou mesmo um bonito jardim de entrada.
As casas construídas no conceito duplex também permitem aos moradores uma maior privacidade e segurança, já que os ambientes sociais e privativos ficam separados por pavimentos, conforme mencionado anteriormente.
Em uma casa duplex também é comum a possibilidade de construir cômodos maiores e mais amplos, uma vez que eles estão distribuídos entre os andares da casa. Essa vantagem, inclusive, é uma mão na roda para quem tem família grande, uma vez que é possível optar por uma casa duplex com dois, três ou quatro quartos, dependendo da necessidade dos moradores.
As casas duplex também podem seguir o estilo de construção determinado por quem vai habitar o imóvel. Nesse caso, é possível ter desde casas duplex em estilo moderno até casas duplex de arquitetura clássica ou mesmo versões mais rústicas, perfeitas para casas de campo e de veraneio.
Quer mais uma grande vantagem das casas duplex? Pois bem, elas se valorizam cada dia mais no mercado imobiliário, graças a crescente procura por casas desse tipo.
Até agora só vimos vantagens em ter uma casa duplex, mas será que tudo é um mar de rosas nesse tipo de construção? Definitivamente não. Todo modelo de casa apresenta vantagens e desvantagens que para uns pesam mais e para outros pesam menos. No caso das casas duplex, uma das grandes desvantagens é o custo mais alto da construção.
Por se tratar de uma moradia com mais pavimentos é necessário investir mais na infraestrutura da construção, elevando assim o custo da obra. Já para quem possui pessoas na família com mobilidade reduzida, como é o caso de idosos e pessoas com deficiência, a casa duplex pode se tornar um problema, uma vez que a principal fonte de ligação entre os pavimentos é a escada.
Contudo, esse problema pode ser resolvido com adequação da planta, optando-se por rampas de acesso ou mesmo com a construção de um quarto no primeiro piso.
60 imagens de casas duplex para você se inspirar
Que tal agora conferir 60 imagens de casas duplex para você se inspirar? São fachadas e plantas de casas duplex para você usar como referência no seu próprio projeto, olha só:
Imagem 1 – Fachada de casa duplex moderna com acabamento em madeira e tijolinhos à vista; repare que ainda sobrou espaço para um jardim.
Imagem 2 – Casa duplex grande de estilo clássico com grandes janelas de vidro; a fachada ainda comporta um amplo jardim.
Imagem 3 – Modelo de casa duplex moderna com ambientes totalmente integrados; a verticalização da construção permitiu uma área externa aconchegante.
Imagem 4 – Casa duplex estreita e pequena; perfeita para terrenos retangulares de poucos metros quadrados.
Imagem 5 – Casa duplex pequena com ambientes sociais integrados no primeiro pavimento e acesso direto a área externa.
Imagem 6 – Casa duplex com garagem; repare que a entrada da casa ainda conta com um pequeno jardim lateral.
Imagem 7 – Casa duplex simples dividida entre ambientes sociais e privativos.
Imagem 8 – O modelo de casa duplex é ideal para famílias grandes que precisam otimizar da melhor maneira possível o terreno disponível.
Imagem 9 – Casa duplex com um telhado super contemporâneo; a fachada em madeira é outro destaque da construção.
Imagem 10 – Modelo incrível e super diferente de casa duplex, onde o moderno e o antigo se combinam harmoniosamente bem.
Imagem 11 – A fachada de vidro da casa duplex permite uma integração total com a área externa do imóvel.
Imagem 12 – Fachada de uma casa duplex simples com três pavimentos.
Imagem 13 – Modelo de casa duplex super moderna; repare que a fachada do pavimento superior é feita de metal.
Imagem 14 – Moderna, simples e de um visual incrível: a casa duplex permite diferentes conceitos arquitetônicos.
Imagem 15 – Casas geminadas em estilo duplex; modelo que se valoriza constantemente no mercado imobiliário.
Imagem 16 – Uma das grandes vantagens da casa duplex é a possibilidade de uma área de lazer aos fundos, algo que não seria possível em uma casa térrea.
Imagem 17 – Casa duplex com garagem e varanda; no momento de definir a planta da casa tenha em mente todos os seus gostos e necessidades.
Imagem 18 – Para quem está em busca de uma casa duplex ampla e sofisticada, essa aqui da imagem é ideal.
Imagem 19 – Super charmosa essa casa duplex pequena com fachada de tijolinhos brancos aparentes.
Imagem 20 – Casa duplex com fachada de madeira; note que nas laterais do terreno foi possível construir um jardim.
Imagem 21 – Casa duplex em estilo container: rapidez, economia e estética em um só projeto.
Imagem 22 – Maravilhosa inspiração de casa duplex com piscina; repare que a planta ainda priorizou um jardim e uma varanda aconchegante.
Imagem 23 – Moderna, essa casa duplex surpreende pela fachada que mistura concreto aparente com vidro.
Imagem 24 – Não parece, mas esse é um modelo de casa duplex geminada de muito estilo, requinte e bom gosto.
Imagem 25 – Vista interna de uma casa duplex; repare no tamanho do pé direito e na beleza do mezanino todo revestido em vidro.
Imagem 26 – Casa duplex pequena com mezanino; o branco torna o espaço visualmente mais amplo.
Imagem 27 – Casa duplex vista por dentro; perceba que no primeiro piso todos os ambientes são integrados.
Imagem 28 – Linda inspiração de uma casa duplex moderna com piso de madeira, mezanino e teto de concreto aparente.
Imagem 29 – Casa duplex pequena com escada estilo caracol fazendo a ligação entre os pavimentos.
Imagem 30 – Nessa casa duplex, um mezanino charmoso acomoda o quarto, enquanto o piso inferior dá conta dos ambientes sociais.
Imagem 31 – A madeira de pinus trouxe um ar rústico ao interior da casa duplex sem, contudo, tirar a modernidade do projeto.
Imagem 32 – Casa duplex moderna com todos os ambientes conectados; repare que o uso do vidro acentua a ligação entre os cômodos da casa.
Imagem 33 – O pé-direito duplo é requisito obrigatório nas casas de estilo duplex.
Imagem 34 – Casa duplex com paredes de tijolinhos e janelas de vidro em estilo industrial; um lindo modelo para se inspirar.
Imagem 35 – Casa duplex grande com escritório no pavimento superior e sala de estar no piso inferior
Imagem 36 – Em casas duplex menores, o ideal é aproveitar cada espacinho, assim como nessa foto, em que a escada abriga nichos e armários.
Imagem 37 – Sala de estar da casa duplex com parede de vidro fazendo a integração direta com a área da piscina lá fora.
Imagem 38 – Contemporânea e muito charmosa, essa casa duplex une conforto e aconchego como ninguém.
Imagem 39 – Os ambientes integrados são a melhor opção para casa duplex, uma vez que eles otimizam melhor a área útil da planta.
Imagem 40 – Nessa casa duplex, o quarto do casal e o home office ficam no mezanino.
Imagem 41 – Madeira e cimento queimado no projeto dessa casa duplex.
Imagem 42 – Que tal ousar um pouco e apostar em um chão de vidro no mezanino? Olha que efeito visual incrível!
Imagem 43 – Uma casa duplex moderna e elegante para você se inspirar.
Imagem 44 – Uma fachada que mescla os materiais de maneira harmônica.
Imagem 45 – Casa duplex com portão.
Imagem 46 – Na parte superior dessa casa duplex tem espaço até para uma sacada.
Imagem 47 – Casa duplex feita em container.
Imagem 48 – Casa duplex com terraço.
Imagem 49 – A cobertura em pergolado realçou a arquitetura dessa casa duplex.
Imagem 50A – Planta de uma casa duplex com destaque para o primeiro pavimento; repare que o desenho privilegia o espaço externo com um pequeno jardim.
Imagem 50B – Já o segundo pavimento traz uma planta de casa duplex com três quartos, todos com suíte integrada.
Imagem 51A – Planta de casa duplex com quarto no primeiro pavimento; solução para famílias que tem pessoas com mobilidade reduzida.
Imagem 51B – No segundo pavimento, a planta destaca uma suíte, um quarto, sala de estar e área de estudos.
Imagem 52 – Planta de casa duplex com quatro quartos; perfeita para famílias grandes.
Imagem 53 – Planta de casa duplex com destaque para a garagem e a varanda gourmet.
Imagem 54 – Planta de casa duplex com quatro quartos; no primeiro piso todos os ambientes são integrados.
Imagem 55 – Planta de uma casa duplex pequena com dois pavimentos.
Imagem 56 – Planta de casa duplex com três quartos, garagem e área de lazer aos fundos.
Imagem 57 – Planta de casa duplex com ambientes integrados no piso inferior; no segundo andar ficam os quartos.
Imagem 58 – Planta de casa duplex com garagem e espaço gourmet aos fundos; repare que todos os ambientes são integrados no primeiro piso.
Imagem 59 – Planta de casa duplex em 3D com destaque para a garagem e a integração dos ambientes.
Imagem 60 – Planta de casa duplex com duas suítes, sendo uma com closet; repare que o segundo piso ainda tem espaço para uma sala de estar intima.