As casas pré-fabricadas são comuns na Europa e nos Estados Unidos, um tipo de construção ainda não muito utilizado no Brasil. Porém, os benefícios e a tecnologia tem agradado muitos profissionais da área civil, trazendo um incremento ao número de construções. Com esta tendência tomando conta do mercado, é interessante aprender quais são as vantagens e como funciona uma casa pré-fabricada.
O que é casa pré-fabricada?
Como o próprio nome já diz, a casa pré-fabricada é um método de construção produzido industrialmente antes do início da obra.
Cada projeto possui sua particularidade em questão da forma arquitetônica, materiais e especificações do terreno. E com esta técnica é possível adotar qualquer tipo de estilo desejado, desde uma casa container até as mais tradicionais. Após essa coleta das informações iniciais, começam a produção dos componentes que resultam em módulos para compor uma edificação.
Essas peças pré-moldadas podem ser feitas em madeira, aço, tijolos, concreto ou com uma mistura de todos esses materiais.
7 vantagens das casas pré-fabricadas
1. Tempo inferior em relação a uma construção convencional
Como as pecas são fabricadas anteriormente, o tempo de obra é menor para a montagem. A redução de 40% do tempo é uma vantagem para quem possui um cronograma curto.
2. Personalização de projeto
As necessidades do proprietário vem em primeiro lugar. Por isso, o layout, os materiais e o funcionamento da casa são elaborados de acordo com a rotina de quem vai morar na residência.
Além disso, a flexibilidade na hora de reformar, sem a necessidade de quebra de estruturas e paredes, permitindo o acréscimo de um dormitório de forma muito mais prática.
3. Orçamento fixo
Por ter uma padrão de construção, seu valor é estável até o final da obra. A alteração fica por conta dos acabamentos finais que podem ser incluídos na escolha de fornecedores e materiais.
4. Aprovação ágil na prefeitura
O padrão de construção é igual para a maioria das casas, por isso o modelo de construção é semelhante para a elaboração de documentação na prefeitura, o que reduz tempo e dinheiro no final.
5. Construção sustentável
Já que a montagem é feita de maneira limpa, o desperdício de água e energia é muito menor do que um método tradicional. Outra vantagem é a pequena quantidade de resíduos produzidos, o que favorece na escolha deste tipo de construção.
6. Qualidade excelente
Por ter um método padronizado, sua qualidade é superior, fazendo com que as peças não caiam na produção. Os modelos produzidos em fábrica ajudam a manter uma obra limpa sem que o produto final estrague devido as condições climáticas.
7. Desperdício zero
Sem entulhos no final da obra, a quantidade de sobra de materiais é reaproveitável para outras construções. Já que as peças são feitas sob medida, seu uso é total para a construção.
Como construir uma casa pré-fabricada?
Em qualquer tipo de construção é necessária a contratação de uma equipe profissional, e na pré-fabricada não é diferente. É fundamental a supervisão de um engenheiro civil e arquiteto, assim como profissionais especializados para fornecer as peças pré-fabricadas.
Todo esse reforço também auxilia na aprovação da construção na prefeitura, assim como os licenciamentos dos órgãos regionais.
Após este processo, é necessário verificar o deslocamento das peças transportadas para o terreno. Assim como verificar um bom espaço para que os equipamentos entrem com segurança no local!
60 projetos de casas pré-fabricadas com estilo próprio
Com uma gama de usuários deste tipo de construção, é possível ter uma variedade de resultados finais, por isso separamos uma galeria com 60 projetos de casas pré-fabricadas que esbanjam beleza e estilo próprio:
Imagem 1 – Modelo em container modernizado.
A construção em container já não é mais novidade para muitas pessoas. Usufruir deste modelo para um lado mais arquitetônico pode resultar em lindas construções para a moradia.
Imagem 2 – Módulo em madeira com estrutura de concreto.
A caixa em madeira foi emoldurada com uma estrutura em concreto que permite brincar com as formas e destacar os materiais para a fachada.
Imagem 3 – O encontro dos módulos em uma composição arquitetônica.
Para deixar a casa com um ar mais contemporâneo, tente compor os módulos de forma funcional e que acompanhe o layout interior.
Imagem 4 – Casa pré-fabricada com telhado duas águas.
A construção da cobertura também é importante para o modelo pré-fabricado, afinal, toda sua estrutura é pensada anteriormente para a produção na fábrica. O telhado tradicional transmite mais aconchego para a residência e é ideal para quem busca o estilo tradicional de uma casa.
Imagem 5 – Estrutura metálica é a tendência do momento!
A combinação da estrutura metálica com o o vidro é a dupla perfeita da vez! Enquanto o sóbrio do metal estrutura a construção, o vidro permite uma leveza e funcionalidade para o interior. Esta junção forma o equilíbrio para a arquitetura pré-moldada.
Imagem 6 – Casa pré-fabricada térrea com telhado tradicional.
O projeto com arquitetura tradicional em telhado aparente e aberturas de vidro, resulta em uma construção comum. A iluminação natural para os ambientes e o contraste dos acabamentos são o destaque desta proposta.
Imagem 7 – Linhas retas demonstram bem a aparência de uma construção pré-fabricada.
Sua aparência é fácil de identificar, no entanto, a sua versatilidade de acabamentos permite aplicar algo diferente como uma pintura, cerâmica, sistemas automatizados, forros de gesso e até painéis para conforto térmico e acústico.
Imagem 8 – O modelo tradicional no método pré-fabricado.
As casas pré-moldadas podem receber quase os mesmos acabamentos e materiais que as de alvenaria. Não é necessário manter a estrutura modular que vem de fábrica, a não ser que os moradores desejem essa proposta arquitetônica. No projeto acima, podemos ver a o modelo pré fabricado com tratamento de uma casa em alvenaria.
Imagem 9 – Casa pré-fabricada pequena.
Com estilo elegante e moderno, a pequena casa pré-fabricada possui revestimentos que valorizam a decoração do projeto, assim como a cobertura em pergolado que leva aconchego e sofisticação.
Imagem 10 – A arquitetura contemporânea é seu ponto forte!
Como os módulos são feitos em formato cubico, geralmente, seu resultado é um visual mais leve. O toque pessoal fica por conta dos materiais, que na maioria das vezes, ganha a madeira como o destaque da obra.
Imagem 11 – Casa pré-fabricada com diversos materiais.
Imagem 12 – Com volumetria conceitual.
Imagem 13 – Fachada com pintura branca.
Imagem 14 – Planeje uma cobertura para a varanda.
Imagem 15 – Casa pré-fabricada simples.
Imagem 16 – Casa pré-fabricada com tijolinho.
Imagem 17 – Detalhes em madeira realçam a fachada.
Imagem 18 – Casa pré-fabricada com estilo tradicional.
Imagem 19 – As aberturas em vidro dão leveza para a construção final.
Imagem 20 – O modelo perfeito para uma residência unifamiliar.
Imagem 21 – Personalize sua fachada com materiais diferentes.
Imagem 22 – Uma grande varanda para usufruir da paisagem externa.
Imagem 23 – O estilo rústico também toma conta!
Imagem 24 – Casa pré-fabricada de madeira.
Imagem 25 – Crie uma arquitetura única que usufrua da melhor forma seu terreno.
Imagem 26 – Casa pré-fabricada em container.
Imagem 27 – Casa pré-fabricada com ambientes amplos e integrados.
Imagem 28 – Com arquitetura jovem e atual!
Imagem 29 – Casa pré-fabricada em alvenaria.
Imagem 30 – A platibanda permite um visual mais clean e moderno para a construção.
Imagem 31 – Sobrado pré-fabricado.
Imagem 32 – Elegância e sofisticação nesta construção.
Imagem 33 – Casa pré-fabricada em linhas retas e modernas.
Imagem 34 – Que tal uma construção inspirada nos lofts?
Imagem 35 – Mistura de acabamentos e revestimentos para uma casa personalizada.
Imagem 36 – O pé-direito alto é o destaque da fachada.
Imagem 37 – Casa pré fabricada com varanda no quarto.
Imagem 38 – Pedra, madeira e vidro em um projeto pré fabricado.
Imagem 39 – Jardineiras para enfeitar a sua fachada!
Imagem 40 – Casa pré-fabricada compacta.
Imagem 41 – Casa pré-fabricada em terreno amplo.
Imagem 42 – Com arquitetura marcante e moderna.
Imagem 43 – Casa pré-fabricada com fachada preta.
Imagem 44 – O minimalismo também tem seu lugar aqui!
Imagem 45 – Utilizando outros artifícios sustentáveis.
Imagem 46 – Fachada branca com destaque para os acabamentos.
Imagem 47 – Puxadinho residencial com método pré-fabricado.
Imagem 48 – Casa de campo feita com método pré-fabricado.
Imagem 49 – A construção é apenas uma parte do resultado final.
Imagem 50 – Casa pré-fabricada com estilo contemporâneo.
Imagem 51 – Casa pré-fabricada com estilo moderno.
Imagem 52 – Ripas para destacar a fachada.
Imagem 53 – Casa pré-fabricada em estrutura metálica e acabamentos em madeira e vidro.
Imagem 54 – Com abertura central para circulação.
Imagem 55 – Módulo sobre outro módulo.
Imagem 56 – Sobrado pré fabricada.
Imagem 57 – Casa no lago: moderna e aconchegante!
Imagem 58 – Casa pré-fabricada com dois pavimentos.
Imagem 59 – Moradia pequena e bem planejada.
Imagem 60 – Casa térrea pré fabricada.
Preço de uma casa pré fabricada: quanto custa?
O valor de uma casa pré fabricada pode variar em função das características da obra, como: a localização e tamanho do terreno, materiais escolhidos e profissionais contratados. Se você desejar adquirir este tipo de construção pesquise em sua cidade o valor final, que possui uma variação entre R$400,00 e R$1000,00 o metro quadrado.