Democrática e acessível, a cerâmica para parede nunca saiu de cena. Utilizada há décadas em diversos tipos de projetos, a cerâmica é hoje uma das opções de revestimento de parede mais versáteis que existe.
Disponível em diferentes cores, tamanhos, texturas e formatos, a cerâmica para parede contempla desde projetos clássicos até os mais modernos.
E com tanta oferta no mercado, às vezes pode parecer difícil escolher a cerâmica ideal, não é mesmo? Mas só parece! Com algumas dicas e ideias, tudo se resolve. Confira!
Quais as vantagens da cerâmica para parede?
Durável e resistente
A cerâmica é um dos revestimentos mais duráveis e resistentes que você pode escolher.
Fabricada com argila e minerais, a cerâmica suporta muito bem a exposição a umidade, sol, chuva e vento. Por conta disso, acaba sendo também uma ótima para fachadas e áreas externas.
Fácil limpeza e manutenção
A cerâmica é um material praticamente impermeável, ou seja, ela repele naturalmente água e outros líquidos.
Essa característica faz com que a cerâmica seja fácil de limpar, uma vez que a sujeira não impregna no material.
A cerâmica também não exige manutenções, dada sua resistência e durabilidade. O único cuidado deve ser com a limpeza do rejunte.
De modo geral, a limpeza da cerâmica para parede consiste, basicamente, em água, detergente neutro e uma esponja macia.
Variedade
Poucos materiais são tão versáteis quanto a cerâmica para parede. Hoje em dia é possível encontrar versões de cerâmica em formatos tradicionais, como o quadrado e o retangular, mas também em formatos mais modernos, como os hexagonais.
Outra novidade é o tamanho das peças. Atualmente, os modelos preferidos são aqueles em grandes formatos, que imprimem um visual mais clean e moderno para os ambientes.
As cores e as texturas também impressionam. As cerâmicas de parede podem vir desde o branco clássico até as texturas mais tecnológicas, como aquelas que simulam madeira, pedra e cimento queimado, por exemplo.
Custo-benefício
Diante de tantas vantagens, a impressão que se tem é que a cerâmica para parede é um revestimento caro.
Mas não é! Esse é um dos revestimentos com melhor custo beneficio do mercado.
Como escolher cerâmica para parede
Na hora de escolher a cerâmica para parede, você precisa levar três itens em consideração: estilo da sua casa, orçamento disponível e local de aplicação.
O estilo arquitetônico e decorativo vai influenciar diretamente na escolha das cores, texturas e tamanho da cerâmica. Para um ambiente mais moderno, por exemplo, vale trazer cerâmicas de cores neutras e peças grandes.
Já em um ambiente clássico pede por cerâmicas de cores claras com acabamento acetinado. Por outro lado, ambientes com uma pegada um tanto retrô fica incrível com cerâmicas que simulam ladrilhos hidráulicos.
Verifique ainda quantas paredes receberão o revestimento cerâmico. Lembrando que quanto mais paredes, mais neutra e clean deve ser a cerâmica para não carregar visualmente o ambiente.
O orçamento que você tem em mãos para comprar a cerâmica é outro ponto importante. Se for necessário, revise o projeto e tente adequá-lo para caber no seu bolso.
Por sorte, hoje em dia existem inúmeras opções de cerâmica para parede com bom preço e qualidade. Mas tem que pesquisar.
Por fim, você ainda precisa analisar o local de aplicação da cerâmica. Em ambientes externos ou úmidos, o ideal é optar por cerâmicas de melhor qualidade e resistência, já que as peças ficaram expostas a água, ao sol e ao vento e, dependendo do material, elas podem facilmente desbotar e perder a cor.
Tipos de cerâmica para parede
Cerâmica para parede 3D
A cerâmica para parede 3D é uma das preferidas do momento. Esse tipo de revestimento possui textura em alto relevo, podendo simular materiais naturais, como pedras e madeira ou ainda trazer estampas decorativas, como as geométricas.
A cerâmica 3D é normalmente utilizada em ambientes internos valorizando o projeto decorativo. Entretanto, por ser uma cerâmica de grande apelo visual, ela deve ser, preferencialmente, aplicada em apenas uma das paredes.
Pastilhas
As pastilhas não morreram! Elas continuam sendo utilizadas tanto em projetos internos, quanto externos.
E apesar de serem tradicionais em espaços como cozinhas e banheiros, as pastilhas também passaram a fazer parte de outros ambientes, como quartos e salas, especialmente nas versões mais modernas, com formatos e tamanhos diferenciados.
Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é outro tipo popular de cerâmica para parede. Geralmente super colorido e estampado, esse tipo de cerâmica complementa muito bem propostas rústicas e retros de decoração, apesar de também ser usada em projetos modernos de visual arrojado.
Faixa de parede
Para quem deseja uma cerâmica de efeito decorativo uma boa opção é a faixa de parede.
Essa cerâmica forma um detalhe diferenciado na parede, realçando os ambientes e também servindo de proteção em espaços molhados, como a área da bancada da pia ou do banheiro.
Cerâmica para parede quarto
Sabia que dá para usar cerâmica na parede do quarto? Pois é! Mesmo sendo considerado um piso frio, a cerâmica acrescenta elegância e sofisticação ao projeto.
O ideal é escolher uma parede de destaque do quarto (quase sempre a da cabeceira) para a aplicação das peças.
Cerâmica para parede sala
Assim como no quarto, a cerâmica para parede também pode ser usada para destacar a decoração da sala de estar. Nesse caso, a dica é escolher a parede de maior impacto, como aquela onde fica a TV.
Inclusive, você pode optar por criar um painel para a TV usando as cerâmicas.
Cerâmica para parede cozinha
Antigamente, era comum usar cerâmica em todas as paredes da cozinha. Hoje em dia, no entanto, a cerâmica é mais utilizada apenas na parede da pia para reter a umidade e facilitar a limpeza.
Uma boa dica de cerâmica para cozinha são os ladrilhos hidráulicos e as pastilhas.
Cerâmica para parede banheiro
Praticamente impossível pensar em banheiro sem pensar em cerâmica. Por isso, capriche na escolha das peças que serão utilizadas, uma vez que elas terão um papel de destaque no projeto.
Para sair do comum, opte por cerâmicas de cores além do branco e bege. E ouse também na paginação.
Cerâmica para parede externa
Além de proteger a parede contra as intempéries do clima, a cerâmica ainda confere beleza e elegância para a fachada e facilita a manutenção.
Uma boa opção é escolher cerâmicas que simulem materiais como mármore e madeira, por exemplo.
Paginação da cerâmica na parede
Vertical
A paginação vertical é aquela onde as peças são instaladas com o lado maior posicionado para cima. Esse tipo de paginação favorece espaços de pé direito baixo, dando a impressão de que os ambientes são mais altos.
Horizontal
A paginação horizontal consiste na aplicação das peças “deitadas”. Isso significa instalar as cerâmicas com o lado maior posicionado para baixo.
Essa paginação é ideal para ambientes pequenos, já que a horizontalidade das peças causa a sensação de amplitude e profundidade.
Diagonal
Nem em pé, nem deitada. A paginação diagonal é aquela onde as peças são instaladas com uma leve inclinação.
No entanto, esse tipo de paginação não é recomendada pelo alto desperdício das peças, podendo chegar a 25% do total.
Escama de peixe
A paginação escama de peixe é uma das preferidas do momento. Utilizada em cerâmicas de formato estreito e retangular, a paginação escama de peixe é instalada com faixas de peças na horizontal e vertical, formando um ângulo de 90º.
Aqui, a taxa de desperdício de material também é alta, podendo chegar a 30%.
Espinha de peixe
A espinha de peixe é um tipo de paginação de cerâmica para parede com formato parecido ao da escama de peixe, mas com a diferença de que as peças são alinhadas a um ângulo de 45º.
As cerâmicas nesse tipo de paginação formam uma espécie de zig zag, por isso também acabam sendo chamadas de paginação Chevron.
Alinhada
A paginação alinhada, como o nome sugere, é aquela mais “certinha” e ordenada. Aqui, as peças são colocadas uma sobre a outra, retas e na mesma linha.
Transpasse
Ao contrário da paginação alinhada, a paginação estilo transpasse é aquela que se assemelha ao formato de tijolinhos, com peças intercaladas e desencontradas entre si.
Veja a seguir 50 ideias de cerâmica para parede para inspirar o seu projeto:
Imagem 1 – Cerâmica para parede cozinha com uma paginação original e contemporânea.
Imagem 2 – Cerâmica para parede banheiro com paginação escama de peixe.
Imagem 3 – Cerâmica decorativa para parede do balcão da cozinha.
Imagem 4 – Cerâmica para parede externa: uma obra de arte.
Imagem 5 – Cerâmica para parede banheiro com paginação vertical.
Imagem 6 – O destaque desse banheiro é a cerâmica para parede.
Imagem 7 – Cerâmica para parede área externa valorizando o projeto da área gourmet.
Imagem 8 – Tijolinhos? Não! É cerâmica.
Imagem 9 – Cerâmica para parede cozinha: simples e neutra.
Imagem 10 – Cerâmica super decorativa para a parede do banheiro.
Imagem 11 – Que tal uma cerâmica vermelha para cozinha?
Imagem 12 – Cerâmica para parede banheiro combinando com o piso.
Imagem 13 – Colorida e moderna, essa cerâmica para parede tira qualquer ambiente do óbvio.
Imagem 14 – Cerâmica para parede cozinha no mesmo tom do armário.
Imagem 15 – Ladrilhos hidráulicos para uma cozinha cheia de cor e alegria.
Imagem 16 – Cerâmica para parede sala: neutra e sofisticada.
Imagem 17 – Já nessa cozinha, a opção foi pelas pastilhas em formato hexagonal.
Imagem 18 – Forme um mural na área externa com a cerâmica para parede.
Imagem 19 – Cerâmica para parede cozinha vermelha em contraste com o armário verde.
Imagem 20 – Cerâmica para parede 3D na cozinha moderna.
Imagem 21 – Cerâmica para parede banheiro em formato de escama de peixe.
Imagem 22 – Combine as cores da cerâmica com as cores da decoração.
Imagem 23 – Azulejos para o banheiro: charme retrô na decoração.
Imagem 24 – Cerâmica para parede branca e piso azul.
Imagem 25 – Cerâmica para parede externa. Aqui, as peças formam um portal na entrada da casa.
Imagem 26 – Cerâmica para parede da sala em harmonia com a decoração.
Imagem 27 – Tons neutros na parede para equilibrar com o tom escuro do piso.
Imagem 28 – Cerâmica para parede do quarto de casal em paginação espinha de peixe.
Imagem 29 – Aqui, o destaque vai para o tom dos rejuntes em contraste com a cor das cerâmicas.
Imagem 30 – Cerâmica para parede cozinha verde arrasando com os detalhes em dourado.
Imagem 31 – Aquele diferencial na decoração…
Imagem 32 – Cerâmica para parede cozinha branca e simples
Imagem 33 – Que tal uma espinha de peixe no banheiro?
Imagem 34 – Cerâmica para parede cozinha com estampas vivas e modernas.
Imagem 35 – Granilite no piso, cerâmica na parede.
Imagem 36 – Cerâmica para parede cozinha cinza em sintonia com a cor da bancada.
Imagem 37 – Pastilhas cor de rosa para o banheiro.
Imagem 38 – Parece madeira né? Mas é só a cerâmica para parede externa.
Imagem 39 – Peças amplas para o banheiro moderno
Imagem 40 – De um lado, piso e cerâmica iguais. Já para a bancada da pia, a escolha foi por uma cerâmica decorativa para parede.
Imagem 41 – Cerâmica para parede quarto realçando a área da penteadeira.
Imagem 42 – Garanta aquele destaque para o hall de entrada com a cerâmica 3D.
Imagem 43 – Cerâmica para todas as paredes do banheiro.
Imagem 44 – Cerâmica tijolinho e cerâmica decorativa juntas nesse banheiro.
Imagem 45 – O que acha de uma cerâmica para parede banheiro azul e chiquérrima?
Imagem 46 – Simplicidade com bom gosto.
Imagem 47 – Banheiro branco não precisa ser sem graça.
Imagem 48 – A iluminação realça a cerâmica para parede banheiro.
Imagem 49 – Cerâmica para parede em preto e branco: um luxo!
Imagem 50 – Faixa de cerâmica decorativa para parede do banheiro.