Decoração ok, conforto ok, funcionalidade ok. Tudo perfeito senão fosse por um detalhe bem inconveniente: aquele cheiro de esgoto no banheiro. Argh, não dá, né?
Por mais que o banheiro esteja limpo, esse odor desagradável pode aparecer e existem alguns motivos por trás disso. Quer descobrir e resolver de uma vez esse transtorno Vem ver!
De onde vem o cheiro de esgoto no banheiro?
Instalação incorreta
Infelizmente, pode ser que o seu banheiro esteja com péssimo cheiro devido à uma instalação incorreta ou mal feita do encanamento. Se os canos não estão posicionados corretamente, o cheiro do esgoto acaba retornando para o ambiente, fazendo que os odores sejam frequentes mesmo que você tenha todos os cuidados de limpeza.
Uma das formas de saber se o problema é má instalação é observar se existe água no interior do ralo. Em caso positivo, a instalação está correta já que o acúmulo de água é o que evita a passagem dos odores para dentro do banheiro.
No entanto, se o ralo está seco, provavelmente o cano está mal colocado e, por isso, toda a água é eliminada, dando espaço para o cheiro ruim.
Você pode resolver de duas formas: trocando todo o encanamento ou, de uma maneira mais simples, instalando um ralo do tipo antiespuma. Esse ralo cria uma poça de água intencional bloqueando a passagem de odores.
Sifões gastos ou ressecados
Com o tempo de uso é natural que os sifões se tornem gastos e ressecados, fazendo com que pequenas rachaduras acabem liberando cheiros desagradáveis para dentro do banheiro.
Vale ainda observar se o sifão está esticado. O formato sanfonado dessa peça serve justamente para criar pequenos acúmulos de água, impedindo a passagem dos odores.
Porém, se estiver totalmente alinhada, a água não se acumula e o cheiro passa. Um jeito de resolver isso é voltando o sifão para sua forma sanfonada original ou, se for o caso, trocar a peça.
Vedação do vaso sanitário
Outro grande vilão do cheiro de esgoto no banheiro é o vaso sanitário. A louça precisa estar bem fixa e vedada ao chão para que os odores não sejam liberados no ambiente.
Contudo, mesmo com uma instalação correta, aos poucos, o selo e o anel de vedação acabam ficando gastos e ressecados, contribuindo com o mau cheiro do banheiro. Vale a pena checar regularmente as condições e, se notar complicações no anel ou no selo, faça a substituição das peças o quanto antes, ok?
Má ventilação
Um banheiro mal ventilado também é um convite para a impregnação de odores. Como você já deve imaginar, o banheiro é um espaço úmido que precisa de ventilação para ficar seco e cheiroso.
A umidade gera odores ruins e ainda pode contribuir para a proliferação de mofo e bolor, deixando a situação pior. Assim, crie o hábito de abrir as janelas após o banho e deixar a porta aberta até que o vapor seja eliminado completamente do ambiente.
Encanamento entupido
Canos entupidos também geram odores ruins no banheiro, principalmente quando se trata do ralo do box.
O local em que tomamos banho está sujeito à concentração de células mortas, fios de cabelo e a própria gordura corporal. Com o tempo, tais resíduos se amontoam no ralo, começam a se decompor e aí você já sabe. O cheiro de esgoto sobe para a superfície.
Falta de limpeza e manutenção
Banheiro sem limpeza e manutenção periódica está sujeito a cheiros ruins e bem desagradáveis. Não tem jeito. Por isso, a primeira de todas as dicas é manter o banheiro limpo. Elabore um cronograma que vai além do básico, como lavar o box e o vaso sanitário, por exemplo.
A limpeza completa do banheiro também deve incluir um check-up dos ralos e encanamentos. Dessa forma, você terá uma maior eficiência, tanto para eliminar maus odores, quanto para criar um espaço higiênico e em boas condições para uso de toda família.
Como acabar com cheiro de esgoto no banheiro?
Deixe o banheiro ventilar
Comece fazendo uma coisa bem simples: abrindo as janelas e as portas do banheiro, principalmente após o banho. Esse é o primeiro passo para um ambiente livre de odores, afinal, você já sabe que a umidade contribui para o mau cheiro.
Mas o que fazer quando o banheiro não tem janela ou a janela é insuficiente? Sim, isso pode acontecer e é uma realidade em muitas casas. A recomendação nesse caso é trazer uma ventilação mecânica.
O mais popular e acessível deles é o ventilador. Sim, ele mesmo! Você pode deixar o ventilador ligado por algumas horas dentro do banheiro para que o ar circule e se renove.
Outra possibilidade é instalar um exaustor, o que vai custar um pouco mais e exigir uma pequena reforma, mas, em compensação, o resultado será muito mais efetivo. Vale ainda apostar em um desumidificador de ambientes que elimina a umidade e ainda purifica o ar.
Limpe ralos e caixas
Não adianta ter um banheiro super bem ventilado se você não fizer o trabalho de limpar ralos e a caixa sifonada. Essa caixa é responsável por receber o esgoto antes de mandá-lo para a rede de tratamento. Por isso, com o passar do tempo, é comum que acumule mau cheiro.
O mesmo vale para os ralos que, quando não estão limpos, ficam sujeitos a todo tipo de odor. Mas, nada que uma limpeza não resolva. Apenas lembre-se de que a higienização precisa ser periódica e não apenas quando o problema já estiver instalado no banheiro.
Evite entupimentos
Evitar entupimentos é um dos grandes conselhos para manter o banheiro livre do cheiro de esgoto. Para tanto, crie o hábito de recolher fios de cabelo que, por ventura, poderiam ir parar no ralo. Faça o mesmo também com restos de sabonete.
Mais uma prática essencial é não jogar papel no vaso sanitário. Tudo isso vai se acumulando na instalação até que um dia o encanamento estará totalmente entupido. O resto você já sabe, né?
Cheiro de esgoto no ralo do banheiro: dicas para se livrar do problema
Antiespuma
A gente já falou sobre o ralo antiespuma, mas vamos reforçar a importância dele aqui, já que o principal objetivo é saber como tirar cheiro de esgoto no ralo do banheiro.
O ralo antiespuma impede que a água seja sugada para dentro do encanamento, deixando o ralo seco, o que acaba provocando o mau cheiro. Basta trocar o ralo convencional por um modelo desse tipo e muito provavelmente seu problema vai embora.
Ralo fechado, vaso tampado
Crie o hábito de deixar a tampa do vaso sanitário abaixada e, é claro, o ralo sempre fechado. Opte por modelos de ralo com opção de abertura e fechamento. Quando for tomar banho, é só abrir e fechar na sequência. Uma solução prática e eficaz!
Bicarbonato e vinagre
Você também pode resolver a situação do cheiro de esgoto no ralo do banheiro usando bicarbonato de sódio e vinagre.
Comece despejando bicarbonato no ralo. Deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, despeje aproximadamente um copo de vinagre. Você vai notar o ralo borbulhando, mas não se preocupe é apenas o efeito da reação entre os dois produtos.
Logo depois, despeje água morna e com uma escova de cerdas macias (pode ser uma escova de dentes velha) higienize até onde conseguir. Aproveite esse momento para remover fios de cabelo e outros resquícios dentro do ralo. Faça essa limpeza a cada 15 dias, em média.
Viu só como não é um bicho de sete cabeças? Seguindo todas essas recomendações, o cheiro de esgoto no banheiro vai embora rapidinho. Adeus, cheiro ruim!