Churrasco em casa é tradição! Pode ser almoço ou janta, o importante é reunir a família e os amigos para um dia divertido regado a boa comida, bebida e, é claro, boa companhia!
Mas você sabe como organizar um churrasco em casa? É isso que vamos te contar hoje! Continue acompanhando a leitura conosco e torne-se um mestre churrasqueiro!
Como organizar um churrasco em casa: 9 dicas de especialistas
Calcule a quantidade de carne por pessoa
Comece a organização do churrasco fazendo a lista de pessoas que serão convidadas. A partir daí fica mais fácil determinar quanto comprar de carne e, assim, não correr o risco de faltar ou sobrar demais.
O ideal é calcular cerca de 300 a 375 gramas de carne por adulto, mas lembre-se também de somar os acompanhamentos. Nesse caso, o recomendado é que você ofereça cerca de 700 gramas no total.
Contudo, é importante considerar que algumas carnes têm ossos, enquanto outras têm capas de gordura. Esse excedente deve ser levado em conta, já que não serão ingeridos, mas pesam na balança do supermercado.
Por outro lado, os cortes mais apreciados, como a picanha, costumam acabar mais rápido e são bem aceitos pela maioria. Portanto, vale a pena investir um pouco mais nesses para que todo mundo saia satisfeito!
Escolha os cortes
Agora que você já sabe quantas pessoas vai convidar e o quanto de carne precisa comprar, é hora de escolher os cortes.
A primeira dica é limitar o número de opções. Escolha dois ou três variedades de cortes para servir no máximo. Isso porque o preparo de cada um deles pode variar e você corre o risco de deixar a carne passar do ponto. Para não ter erros, reduza as possibilidades e garanta um churrasco saboroso!
A picanha é a principal opção de corte para churrasco. A carne é macia e suculenta. Para os que apreciam carnes magras, inclua a maminha e fraldinha. Já para quem prefere com um pouco mais de gordura, o contra-filé cai como uma luva!
A costela, muito tradicional no sul do país, também é uma boa sugestão. Por ser uma carne com osso, oferece um sabor mais forte e marcante. O único entrave é que como demora mais para assar, precisa ser a primeira a se levada para a grelha.
Além dos cortes principais, que geralmente são os de carne bovina, não deixe de servir outras opções como sobrecoxa, asinha de frango, coração e linguiças dos mais variados tipos.
Prepare os utensílios
A próxima etapa é ver se você tem tudo o que precisa para fazer um bom churrasco.
A primeira coisa para se preocupar é a faca, afinal todo bom churrasqueiro tem uma de corte afiada! Além dela, conte também com uma faca de desossa, uma pinça e um garfo grande.
Outro utensílio aliado do mestre churrasqueiro é a gamela de madeira para manter as carnes temperadas. Aproveite também para providenciar uma refratária para acomodar os alimentos que já estão assados e que serão servidos.
Ah, e não se esqueça da tábua. Uma tábua forte e resistente vai garantir cortes precisos. Pode ser de madeira ou de vidro, mas evite as de plástico que não garantem firmeza e precisão para manipular as peças de carne.
Descongele a carne
A carne está congelada? Então, você vai precisar descongelá-la um dia antes. Para tanto, retire a carne do freezer, coloque dentro de um prato ou forma e leve para a geladeira na prateleira mais baixa.
Esse é o modo de descongelamento mais correto e higiênico para qualquer tipo de alimento, incluindo, principalmente as carnes que são muito suscetíveis a proliferação de bactérias. Ou seja, nada de descongelá-la sobre a pia da cozinha algumas horas antes, ok?
Outro truque importante: caso se esqueça de descongelar a carne previamente, recorra ao micro-ondas. Não leve a carne congelada direto para a grelha. O resultado? Vai queimar por fora e continuar crua por dentro. Argh!
Tempero é tudo
Com as carnes na temperatura certa, foque a sua atenção nos temperos. Nesse ponto, os mestres churrasqueiros são unânimes em concordar que você deve utilizar apenas sal grosso.
Para não errar na mão e deixá-la muito salgada, calcule cerca de 1,5% de sal sobre o seu peso, o que equivale, para cada quilo, 15 gramas de sal. Feito isso, espalhe por toda a extensão da carne e deixe descansando por alguns minutos até pegar o sabor. Prontinho!
Bebidas no ponto certo
Churrasco sem bebida é como feijão sem arroz, não dá certo! Então, sua próxima missão é colocá-las um dia antes na geladeira.
No caso das cervejas, o ideal é que atinjam uma temperatura próxima de 4ºC antes de serem servidas. Para tanto, deixe as bebidas (já resfriadas) no freezer por alguns minutos ou, então, dentro de um cooler com gelo. Só tome cuidado para não deixá-las gelando demais e chegarem ao ponto de congelamento, ok?
Lembre-se dos acompanhamentos
É de bom tom servir, além da carne, acompanhamentos variados, assim é possível atender mais satisfatoriamente todos os convidados, incluindo crianças, vegetarianos e veganos.
O clássico arroz branco não pode faltar. Fora ele, faça dois tipos de salada de folhas verdes, como alface e rúcula. Não precisa temperar. Deixe um vidrinho com tempero pronto do lado, assim cada pessoa tempera a gosto.
Legumes assados também fazem o maior sucesso e são bem fáceis de preparar. Aqui, a criatividade não tem limites. Você pode assar abobrinha, berinjela, milho, alho, pimentões, cenoura e o que mais der na telha. É só embrulhar no papel alumínio e levar para a brasa.
Outro clássico em qualquer churrasco é o pão de alho. Você tem duas opções: comprar pronto ou fazer em casa. Prepará-lo é bem fácil e receitas não faltam pela internet a fora. Você escolher a sua preferida!
Sirva ainda queijo coalho para acompanhar as carnes. Existem versões em formato bolinha ou no espeto, com tempero picante e com sabor defumado.
E sabe qual é última sugestão que não pode faltar em um churrasco em casa? Então anota: molho vinagrete e molho chimichurri!
O primeiro é um bom e velho conhecido de todos. O vinagrete tradicional é super simples de fazer e resume-se a uma saladinha de tomate, cebola, pepino e repolho bem picadinho temperada com limão, sal, azeite e cheiro verde.
Já o chimichurri, muito conhecido no sul do país, tem feito muito sucesso ultimamente em todo Brasil. Esse molhinho é feito nada mais, nada menos do que com azeite e o próprio chimuchurri seco. É só misturar os dois ingredientes e voilá! Mas aqui vai mais um truque do chef: faça de um dia para o outro, assim o molho fica (muito) mais saboroso!
O que assar primeiro?
Uma dúvida muito comum de quem é churrasqueiro de primeira viagem é saber o que assar primeiro na churrasqueira.
A resposta varia de acordo com o que você pretende preparar. Porém, uma coisa é certa: coloque na grelha as carnes que são mais lentas no preparo, como as que possuem osso, como costela e coxinha da asa, por exemplo.
Em seguida, comece a assar as carnes mais macias e de corte mais fino, como picanha, contra-filé, maminha e fraldinhas.
Os acompanhamentos você pode deixar para o fim, já que assam bem rapidinho ou, ainda, deixar um cantinho da grelha só para ir repondo, dessa forma esses serão servidos do início ao fim.
Como acender a churrasqueira?
Por fim, mas super importante: como acender a churrasqueira. Você sabe? Para não passar carão no grande dia é bom aprender antes, certo?
Existem várias técnicas que funcionam muito bem, mas uma que nunca decepciona é a do pão velho. Tome nota: pegue um pão envelhecido, corte ao meio, retire o miolo e preencha o espaço com álcool gel. Acenda o “pão” e, quando o fogo pegar, coloque-o no centro da churrasqueira entre uma caminha de carvão.
Aguarde cerca de trinta minutos até o fogo pegar por completo. Lembrando que o churrasco deve ser preparado na brasa, não na chama direto, senão você acaba queimando a carne.
Para saber se a churrasqueira está no ponto de assar, coloque a palma da sua mão rente com a grelha. Se aguentar ficar cinco segundos, então, está no grau certo. Menos do que isso, o fogo está muito alto e mais do que isso, a churrasqueira ainda não acendeu o suficiente.
Pegou todas as dicas? Agora é só convidar a turminha e fazer aquele churrasco em casa que todo mundo respeita!