Nada como um banho quente em um dia frio. Mas aí você percebe que o chuveiro não esquenta nem com reza braba.
O que fazer então? Comprar um novo? Trocar a resistência? Chamar um eletricista? Calma! A gente responde tudo isso nesse post. Acompanhe!
Porque o chuveiro não esquenta: causas e soluções
Disjuntores desligados
Pode parecer um motivo bobo, mas existe uma grande possibilidade do seu chuveiro não estar esquentado porque, simplesmente, os disjuntores estão desligados.
E isso pode acontecer por diversos motivos, mas é importante saber que o disjuntor desarma sozinho por segurança sempre que existe uma grande carga na rede. Portanto, não custa nada ir lá e dar uma olhada. Caso eles estejam desligados, basta ligar ou armar novamente.
Chave do chuveiro desligada ou trocada
Você já checou se o chuveiro está com a chave na posição desligada? Pois é! Esse é outro motivo bobo que pode estar impedindo o seu chuveiro de esquentar. A solução nesse caso é apenas mudar a chave para a posição desejada (inverno ou verão).
Outro problema que costuma acontecer com frequência é a chave do chuveiro estar trocada. Ou seja, o inverno (ou modo quente) está funcionando como verão (ou modo morno) e vice-versa.
Faça o teste trocando as posições das chaves e veja se o chuveiro esquenta mais ou menos. Caso confirme essa possibilidade, o jeito é chamar um eletricista para fazer a alteração e organizar o funcionamento das chaves novamente.
Pressão de água x Potência do chuveiro
A pressão de água na sua casa é muito forte? Então saiba que isso pode estar atrapalhando o funcionamento do seu chuveiro, mas isso apenas se o aparelho tiver baixa potência.
É a potência do chuveiro que determina a quantidade de água que ele será capaz de aquecer. Quanto maior a vazão de água, maior deve ser a potência do chuveiro para dar conta do aquecimento.
Se por algum acaso você notar que a potência do seu chuveiro é baixa e a pressão da água é forte, então a solução é trocar de aparelho e, dessa vez, optar por um modelo de maior potência.
Resistência queimada
Uma das primeiras coisas que sempre vem na cabeça quando o chuveiro não esquenta é a possiblidade da resistência estar queimada. E esse pensamento não está errado. Um dos grandes motivos por trás de um chuveiro com água gelada é a resistência queimada.
Essa peça fundamental do aparelho é a responsável por fazer com que a água esquente. O problema é que ela possui uma vida útil curta, especialmente se o chuveiro é usado com muita frequência em temperaturas muito altas.
Por esse motivo, de tempos em tempos, é natural que a resistência queime, deixando assim de aquecer o chuveiro. A boa noticia é que essa peça pode ser facilmente substituída por você mesmo e, quase sempre, custa bem baratinho.
Disjuntor fraco
Outra possível causa do chuveiro não estar aquecendo é o disjuntor. Nesse caso, o chuveiro possui uma potência maior do que o disjuntor consegue suportar. E, aí, adivinha, só? Ele desarma, ou seja, ele desliga bem no meio daquele seu banho quentinho.
Em alguns casos, pode acontecer ainda do disjuntor apagar lâmpadas e outros eletrônicos que estejam conectados a ele, atrapalhando toda a rotina doméstica.
A solução felizmente é bem simples: basta trocar o disjuntor por um que seja capaz de suportar a carga do chuveiro.
Fiação incorreta
Assim como o disjuntor, a fiação elétrica também precisa estar de acordo com a potência do chuveiro, caso contrário, ele não irá aquecer corretamente.
O fabricante do chuveiro informa na embalagem do produto qual o tipo de fio mais adequado para o modelo. Mas, de modo geral, você pode pensar assim: quanto maior a potência do chuveiro, maior deve ser a espessura do fio.
Um exemplo: chuveiros com corrente de 24 amperes (24A) precisam de um fio com espessura mínima de 2,5 milímetros. Já os chuveiros com corrente 32A vão exigir um fio de espessura mínima de 4 mm. Os chuveiros com maior corrente são os de 76A. Nesse caso, a indicação é usar fios grossos de 16mm.
Mas, atenção: não faça essa substituição sem orientação de um eletricista. Chame um profissional para evitar choques elétricos, curto circuitos e até mesmo incêndios.
Inverno rigoroso
Com a chegada do inverno, algumas regiões do país, especialmente o Sul e Sudeste, podem facilmente chegar a temperaturas abaixo dos 15ºC.
Esse frio todo também é sentido na água, que fica mais gelada e, por sua vez, demora mais para esquentar. Portanto, o problema aqui pode nem ser o seu chuveiro, mas as baixas temperaturas.
A solução, nesse caso, pode ser trocar o chuveiro por um mais potente (lembrando que é importante também substituir a fiação e os disjuntores) ou, ainda, optar por um sistema de aquecimento à gás, que tende a aquecer muito mais do que o chuveiro elétrico comum.
Como evitar que o chuveiro pare de esquentar novamente?
Depois que o chuveiro já estiver funcionando direitinho novamente, então o que você precisa é evitar que ele apresente novos problemas. Para isso, trouxemos algumas dicas que vão te orientar nessa tarefa, vem dar uma olhadinha:
Manutenção na rede elétrica
Crie o hábito de fazer manutenções periódicas na rede elétrica da sua casa, não apenas por causa do chuveiro, mas para evitar problemas com outros equipamentos elétricos e até mesmo curto-circuitos.
Para isso, é claro, você deve chamar um eletricista de confiança. Ele terá condições de avaliar a situação dos disjuntores, da fiação elétrica, entre outros pontos importantes.
Banhos curtos e temperatura correta
Se você é do tipo que gosta de banhos longos e bem quentes, então já fique sabendo que a vida útil do seu chuveiro vai ser menor. Isso porque a resistência elétrica (componente fundamental para o funcionamento do aparelho) se desgasta mais rapidamente sob altas temperaturas.
O ideal nesse caso é reduzir o tempo do banho (no máximo 8 minutos) e abrir o registro do chuveiro o máximo que puder para que a água saia com maior pressão.
Lembre-se ainda de manter a temperatura do banho quente apenas no inverno, além de poupar a resistência do chuveiro, você ainda economiza energia e cuida melhor da sua pele e do seu cabelo, bom né?.