Climatizador ou ventilador? Eis a pergunta que todo mundo faz quando as temperaturas sobem e o calor toma conta dos ambientes.
E, você, sabe qual a diferença entre esses dois aparelhos e para quais situações eles são mais indicados?
A gente responde tudo isso nesse post. Acompanhe!
O que é climatizador de ar?
O climatizador de ar é um aparelho que serve para climatizar e umidificar ambientes, mantendo-os a uma temperatura constante e agradável. Ele faz isso recolhendo o ar quente do local e passando-o por um filtro, onde o ar é resfriado pelo vapor de água e, em seguida, liberado novamente.
Alguns modelos ainda contam com a vantagem de também serem aquecedores, o que aumenta a eficiência e funcionalidade do aparelho.
No entanto, é importante destacar que o climatizador não possui a mesma função do ar condicionado. Ou seja, ele não refrigera o ar. A maioria dos climatizadores consegue reduzir ou aumentar a temperatura em poucos graus, variando, no máximo, entre 2ºC e 5ºC.
Vantagens do climatizador de ar
- É leve e portátil;
- Alguns modelos possuem autonomia para até 12 horas de funcionamento ininterruptos;
- Aquece o ar em dias frios;
- Resfria o ar em dias quentes;
- Umidifica o ar, sendo, portanto, ideal para regiões de clima seco;
- Não exige que o ambiente seja totalmente fechado para funcionar, como acontece com o ar-condicionado;
- Limpa e purifica os ambientes de poeiras, vírus e bactérias;
- Possui função timer;
- Faz menos barulho que um ventilador;
- É mais barato que um ar condicionado;
- Não exige instalação.
Desvantagens do climatizador de ar
- Design limitado, com poucas opções de cores, tamanhos e formatos;
- Exige higienização do filtro a cada quinze dias em média;
- Não deve ser utilizado em regiões de clima muito úmido, já que o excesso de umidade dificulta o funcionamento do aparelho;
O que é ventilador?
O ventilador é um dos aparelhos mais antigos e populares quando o assunto é refrescar a casa em dias quentes!
Esse aparelho funciona de modo bem simples. O motor em forma de hélice desloca o ar pelo ambiente em forma de vento. O contato do corpo com essa corrente de ar é o que gera a sensação de refrescamento.
Existem atualmente no mercado quatro tipos de ventilador: de teto, de parede, de mesa e de coluna.
Enquanto o ventilador de teto é indicado para locais de clima quente e que precisam do máximo de ventilação, o de parede é ideal para casas e apartamentos de pé direito baixo, uma vez que ele distribui o ar de modo mais uniforme pelos ambientes. Já o ventilador coluna é aquele onde o ar se espalha no ambiente de maneira vertical, alcançando uma área maior de ventilação a partir do piso.
Por fim, o ventilador de mesa é aquele velho conhecido usado sobre móveis (não apenas mesa) e que pode ser facilmente transportado de um ambiente para outro. No entanto, por ser menor, a capacidade de ventilação desse modelo também diminui. Por isso, ele acaba sendo mais utilizado de modo direcionado.
Vantagens do ventilador
- É leve e portátil (com exceção dos modelos de teto e parede que exigem instalação fixa);
- É a forma de resfriamento de ambientes mais barata que existe;
- Consome pouca energia elétrica;
- Disponível em inúmeras opções de cores, formatos, estilos e tamanhos;
- Alguns modelos mais novos possuem função repelente, o que ajuda a afastar insetos, como pernilongos, por exemplo.
Desvantagens do ventilador
- Faz muito barulho;
- Levanta poeira e, por isso, seu uso não é recomendado para quem tem rinite alérgica;
- Pode espalhar papéis, documentos e outros objetos leves pelo ambiente;
- Não reduz a temperatura, apenas faz o ar circular;
- Não umidifica.
Qual a diferença entre climatizador de ar e ventilador?
Já deu para perceber até aqui que o climatizador de ar é um aparelho bem diferente do ventilador. E a principal diferença entre eles está na capacidade de resfriar e umidificar o ambiente já que apenas o climatizador possui essa dupla função.
O ventilador, entretanto, apenas espalha o ar pelo ambiente, sem alterar a temperatura. É possível dizer que o climatizador de ar é uma versão mais elaborada do ventilador, mas menos eficiente que um ar condicionado. Ele está exatamente no meio termo entre esses dois aparelhos.
O que é melhor: climatizador ou ventilador?
Apesar do climatizador possuir inúmeras vantagens, nem sempre ele é o mais indicado.
Para quem mora em regiões muito úmidas ou muito quentes, o climatizador deixa a desejar. No primeiro caso, a umidade atrapalha o bom funcionamento do aparelho, já no segundo, a capacidade de resfriamento do climatizador não é suficiente para combater o calor. Nessas situações, então, o ventilador é a melhor pedida.
No entanto, que reside em áreas de clima seco, como no sudeste brasileiro, o climatizador é uma mão na roda. Ele umidifca o ar, deixando o ambiente mais “respirável”.
Para quem sofre de alergias ou outros problemas respiratórios, o climatizador também é o mais indicado. O aparelho não levanta a poeira, como acontece com o ventilador. Isso sem contar que o filtro de ar presente no climatizador purifica e elimina impurezas, incluindo até mesmo vírus e bactérias. Por isso, ele também acaba sendo uma boa opção para escritórios, lojas e locais com maior número de pessoas.
Outra vantagem do climatizador sobre o ventilador é que ele pode ser usado no inverno, ajudando a aquecer o ambiente. Contudo, assim como acontece em regiões muito quentes, onde o climatizador não dá conta de resfriar temperaturas altas, as regiões muito frias, como as do sul do país, também não conseguem se aquecer apenas com o uso do aparelho.
A eficiência do climatizador, nesses casos, vai estar diretamente relacionada com o tamanho do ambiente. A capacidade de aquecimento ou resfriamento diminui na medida em que o tamanho do espaço aumenta.
Portanto, antes de tomar a decisão sobre qual aparelho comprar, se será um umidificador ou um ventilador, leve em consideração todas essas variáveis e, lembre-se, o que serve para uma pessoa, pode às vezes não servir para você.
Na dúvida, avalie as questões abaixo:
- Qual o tamanho do ambiente que será resfriado ou aquecido? É grande? Avalie então a capacidade do aparelho, podendo ser tanto o ventilador, quanto o climatizador;
- Existem pessoas alérgicas no local? Sim? Climatizador!;
- O barulho é um problema? Se sim, opte pelo climatizador!;
- Deseja apenas refrescar o ambiente? Escolha o ventilador!;
- Quer umidificar também? Climatizador!
Agora que você já sabe as principais diferenças entre climatizador e ventilador, basta fazer sua melhor escolha e curtir o verão da melhor maneira possível!