Quem nunca sonhou em ter aquele closet arrumadinho, perfeito para guardar roupas, bolsas e sapatos? Pois é, e você sabia que uma das melhores opções para se ter um espaço desses é o closet de gesso? Esse tipo de closet permite uma série de combinações e se enquadra bem em diferentes espaços, desde os mais pequenos até os mais amplos.
O closet de gesso é uma ótima oportunidade para organizar roupas e outros itens pessoais de uma forma elegante e sob medida, perfeita para a necessidade de cada pessoa.
Quer conhecer mais sobre esse tipo de closet? Então continue acompanhando o post, separamos as principais vantagens e desvantagens do closet de gesso para você definir se esse é ou não o modelo mais indicado para a sua casa. Confira:
Vantagens do closet de gesso
- Personalização: nem todo mundo tem um quarto disponível ou um espaço grande em casa para a montagem do closet. O closet de gesso permite que espaços sejam aproveitados e que o projeto final fique a sua cara, atendendo às suas necessidades. Outro ponto importante para destacar, é que o closet de gesso permite que diversas cores e tipos de acabamento sejam aplicados no projeto.
- Preço: entre os diferentes tipos de closet, acredite ou não, o closet de gesso é uma das opções com maior custo benefício. Um modelo em tamanho mediano, por exemplo, pode ficar entre R$ 1.500 e R$ 2.500, dependendo da quantidade de nichos e ferragens que irão acompanhar o projeto. Ao final, você pode ter um closet lindo, economizando cerca de 30 a 40% com relação aos de madeira.
- Projeto sob medida: quem ama móveis planejados, sabe que muitas vezes é difícil conciliar preço com qualidade e funcionalidade. O closet de gesso, nesse caso, é mais barato que os closet feitos em marcenaria e ainda permite que cada espacinho do ambiente seja aproveitado no projeto.
- Qualidade: quem acha que o gesso é muito frágil para ser aplicado em um closet, se enganou. O closet de gesso é bem resistente e acaba oferecendo uma durabilidade muito maior ao projeto.
Desvantagens do closet de gesso
- Instalação e montagem: todo projeto que envolve gesso acaba trazendo um problema à tona: a sujeira. O material gera muita poeira e exige que os móveis próximos sejam retirados do local ou totalmente coberto por plásticos.
- Menor flexibilidade: um closet de gesso é como um closet de alvenaria. Após sua construção e instalação dos nichos nos locais escolhidos é impossível mudá-los de lugar ou alterar a organização do projeto. Para isso, ele precisará ser quebrado e reconstruído.
De uma forma geral, é possível construir o closet de gesso com todas as atribuições e particularidades de um closet comum. Os projetos com o material podem contar com portas ou cortinas, com gavetas, cabideiros, prateleiras específicas para sapatos e até uma iluminação diferenciada e conceituada, que pode ser feita com LED ou spots específicos para cada nicho.
Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de closet, o que acha de conferir algumas lindas inspirações para, quem sabe, construir o seu também?
Closet de gesso: veja 60 fotos inspiradoras
Imagem 1 – Modelo de closet de gesso simples, pequeno e com cortina: um projeto personalizado e muito mais acessível financeiramente.
Imagem 2 – Esse closet de gesso super elegante ganhou portas espelhadas para a área dos sapatos e iluminação em LED interna para as prateleiras das roupas.
Imagem 3 – Inspiração de closet de gesso grande com divisórias em diferentes tamanhos; o projeto conta ainda com cabideiros.
Imagem 4 – O closet de gesso pode receber gavetas e nichos de tamanhos diferentes para acomodar bolsas e sapatos.
Imagem 5 – Para esse closet de gesso, a escolha foi por prateleiras aéreas para organizar objetos e, para os casacos, foi usada uma arara abaixo das prateleiras.
Imagem 6 – Closet pequeno de gesso com divisórias padronizadas para receber blusas, camisetas e casacos.
Imagem 7 – Modelo pequeno de closet com iluminação em fitas de LED para as áreas internas e gaveteiro com portas de madeira.
Imagem 8 – Esse outro closet de gesso contou com gaveteiros de madeira no nível mais baixo das prateleiras.
Imagem 9 – Modelo de closet grande e elegante com acabamento em gesso no teto e iluminação localizada
Imagem 10 – Inspiração de um closet simples com iluminação interna, gaveteiros e cabideiros, além dos nichos exclusivos para camisas.
Imagem 11 – Modelo de closet de gesso simples com gavetas e cabideiros tanto para casacos e vestidos, quanto para as calças.
Imagem 12 – Esse closet teve apenas a estrutura construída de gesso no entorno dos nichos e prateleiras, preservando o fundo em madeira.
Imagem 13 – Detalhe de um closet pequeno, com destaque para as gavetas e cabideiros .
Imagem 14 – O closet elegante de gesso ganhou gavetas de madeira e iluminação em LED interna.
Imagem 15 – O destaque desse closet vai para a parede de vidro e a cortina que o separa do restante do quarto.
Imagem 16 – Closet de gesso com prateleiras padronizadas para a organização dos sapatos e outras peças importantes.
Imagem 17 – Closet pequeno de gesso em um formato que imita a marcenaria clássica .
Imagem 18 – Esse modelo mais espaçoso de closet de gesso contou com portas de vidro para alguns nichos, gaveteiros e prateleiras de madeira.
Imagem 19 – Closet simples e bem organizado, com espaços exclusivos para cada tipo de peça.
Imagem 20 – Essa opção de closet pequeno, feito em gesso, conta apenas com duas prateleiras e um cabideiro.
Imagem 21 – Opção de closet de gesso aberto com estrutura de madeira ao fundo e prateleiras específicas para cada tipo de peça.
Imagem 22 – Esse closet de gesso contou com espaços bem definidos para cada tipo de peça.
Imagem 23 – Closet de gesso com portas de correr e um confortável puff no centro.
Imagem 24 – Closet de gesso para quarto pequeno com diferentes variações de nichos.
Imagem 25 – Modelo de closet de gesso mesclado com madeira; uma ótima opção para quem deseja unir beleza com preço acessível.
Imagem 26 – Destaque aqui para as gavetas com portas de vidro.
Imagem 27 – Modelo de closet de gesso com cortina, perfeito para “esconder” o espaço.
Imagem 28 – Aqui, o closet de gesso tomou a extensão completa da parede à esquerda.
Imagem 29 – Closet de gesso em L, ideal para quem precisa aproveitar todos os espaços possíveis do ambiente.
Imagem 30 – Nessa inspiração, o closet de gesso contou com espaços específicos para casacos e blazers.
Imagem 31 – Closet de gesso grande, exclusivo para sapatos e bolsas.
Imagem 32 – Closet de gesso com espelho ao fundo e iluminação interna nas prateleiras.
Imagem 33 – Closet grande em gesso usado aqui exclusivamente para os sapatos e bolsas.
Imagem 34 – Inspiração de um closet de gesso em U, ocupando o ambiente na totalidade.
Imagem 35 – Closet pequeno e aberto, construído em apenas uma parte da parede para aproveitar o espaço disponível.
Imagem 36 – Tipo de closet de gesso aberto para o hall de entrada feito com prateleiras internas de madeira e cabideiros.
Imagem 37 – Closet de gesso grande com ilha central, penteadeira e banco.
Imagem 38 – Closet de gesso em L, planejado em conjunto com o home office.
Imagem 39 – Esse closet de gesso grande também ganhou a companhia de uma ilha para acomodar os acessórios.
Imagem 40 – Closet de gesso simples e pequeno com ganchos internos e prateleiras ao longo da estrutura.
Imagem 41 – Closet com iluminação em spots e prateleiras específicas para os sapatos, além dos gaveteiros.
Imagem 42 – Modelo de closet com penteadeira espelhada e cabideiros diferentes, destaque ainda para as prateleiras que abrigam os sapatos.
Imagem 43 – Projeto de closet em formato corredor com iluminação em LED em cada prateleira.
Imagem 44 – Para aproveitar melhor o espaço disponível, esse closet de gesso foi projeto de modo modular e com peças distantes uma da outra.
Imagem 45 – Closet de gesso em L com gaveteiros e cabideiros.
Imagem 46 – Modelo de closet de gesso com prateleiras de madeira e cabideiros em aço.
Imagem 47 – Closet de gesso com espelho e iluminação interna feita com LED.
Imagem 48 – Os cestos de vime ajudam na organização do espaço dentro do closet de gesso.
Imagem 49 – Já esse outro closet de gesso contou com uma estrutura mais simplificada, apostando na iluminação como diferencial estético.
Imagem 50 – Nichos de gesso específicos para os sapatos, acomodando perfeitamente cada par.
Imagem 51 – Closet de gesso em L feito apenas com cabideiros e prateleiras.
Imagem 52 – Closet de gesso em U com prateleiras para sapatos ao fundo. Destaque para a iluminação que fez toda a diferença no espaço.
Imagem 53 – Closet de gesso espaçoso com central.
Imagem 54 – Modelo super sofisticado de closet de gesso com ilha e prateleiras para sapatos e bolsas; destaque ainda para a iluminação interna em LED.
Imagem 55 – Modelo de closet de gesso para sapatos: organização impecável e facilidade no dia a dia.
Imagem 56 – Opção de closet pequeno e simples com iluminação interna.
Imagem 57 – Closet pequeno de gesso na entrada do quarto para acomodar as roupas, bolsas e sapatos que acabaram de ser tirados.
Imagem 58 – Esse modelo de closet de gesso foi projetado para ficar ao fundo do quarto, mais precisamente, atrás da cama.
Imagem 59 – Closet grande e com iluminação da casa, inspiração perfeita para quem pode dedicar um dos quartos da casa a isso.
Imagem 60 – Opção de closet simples, feito em gesso, com portas de correr e espelho.