Que tal descobrir hoje uma planta fácil de cuidar e linda de viver? Pois é, estamos falando da Clúsia.
De folhas verdes brilhantes e em formato de gotas, a clúsia é muito utilizada como cerca viva, adornando entradas e formando caminhos em jardins. No entanto, ela pode e deve ser cultivada em vasos para ornamentar tanto o interior, quanto o exterior das casas.
Continue acompanhando o post para saber mais sobre essa verdinha.
Clúsia: características e curiosidades
Nome popular | Clúsia |
Nome científico | Clusia spp. |
Tamanho | De 1 cm até 15 cm de altura |
Origem | America do Sul e Central |
Família | Clusiaceae |
A Clúsia é uma planta tipicamente brasileira, apesar de também ser encontrada em outros países da América do Sul.
Classificada como uma espécie de arbusto, a Clúsia pode chegar aos 3,5 metros de altura quando plantada livremente no solo. No entanto, em vasos o seu crescimento é limitado.
A clúsia floresce na primavera e no verão. Suas flores pequenas, brancas e delicadas atraem abelhas e borboletas.
Uma característica muito interessante da Clúsia é que ela consegue absorver gás carbônico durante a noite no processo conhecido como fotossíntese. Essa capacidade da Clúsia, inclusive, desperta a curiosidade dos cientistas, já que essa é uma das poucas plantas que consegue realizar fotossíntese a noite sem a presença de luz.
A Clúsia também se destaca pelas suas inúmeras formas de cultivo, uma vez que a planta se adapta muito bem aos ambientes. Só para você ter uma ideia, a Clúsia pode ser plantada em regiões que vão do clima litorâneo (sem sofrer com a maresia) até regiões de clima frio que não ultrapassem os 0ºC.
Para se defender do ataque de pragas, a Clúsia possui um sistema de defesa próprio em suas folhas e caules. A planta libera látex, uma substância que causa irritação e alergia. Por isso, é importante manipular a clúsia com cuidado e, de preferência, mantê-la afastada de animais domésticos e crianças.
Clúsia: como plantar e cuidar
Plantio
O modo mais simples e seguro de plantar clúsias é por mudas. As mudas de clúsia podem ser facilmente encontradas a venda em lojas de jardinagem.
Outro modo de plantar a clúsia é pelo método de estaquia. Nesse caso, basta cortar um pequeno galho da planta, com cerca de quatro nós, e enterrá-lo no vaso. Mantenha a muda protegida do sol e do vento até o enraizamento completo.
Para o plantio da clúsia em vasos é importante manter um bom sistema de drenagem, de modo que todo o excesso de água seja eliminado.
O solo deve ser bem adubado, preferencialmente com adubo orgânico, como húmus de minhoca, esterco bovino ou o adubo produzido pela sua composteira.
Iluminação e temperatura
A clúsia é naturalmente uma planta de sol, mas ela é muito bem adaptável em ambientes de meia sombra, justamente por isso ela pode ser cultivada dentro de casas. Nesse caso, a dica é manter a clúsia em um local bem iluminado, ao lado de uma janela, por exemplo.
A planta prefere climas quentes e tropicais, com temperaturas acima dos 20ºC. Mas nem por isso, a clúsia rejeita um ambiente mais frio. Contudo, é importante destacar que temperaturas inferiores a 0ºC são prejudiciais a planta. Caso você more em uma região de inverno rigoroso, proteja a clúsia do frio.
Regas
Já notou que a clúsia possui folhas gordinhas? Essa característica não é a toa. A planta possui capacidade de reter água, de modo semelhante às suculentas.
Inclusive, a clúsia acaba muitas vezes sendo confundida com a planta jade. Porém, apesar de parecidas na aparência, elas são bem diferentes no que diz respeito aos cuidados. Uma das principais diferenças está nas folhas, já que a jade é uma suculenta de folhas muito mais carnudas do que a clúsia.
Mas, mesmo não sendo uma suculenta, a clúsia não exige regas com muita frequência. Nos dias de verão, o recomendado é regar a planta uma vez por semana, caso ela esteja em ambiente interno. Já se a clúsia estiver sob sol pleno, regue-a duas vezes por semana.
Na dúvida, sempre toque o solo e verifique o nível de umidade. Não faça a rega se perceber que a terra ainda está úmida, aguarde até o solo secar.
Adubação
Para crescer linda e saudável, a clúsia precisa de adubação frequente. O recomendado é adubar a planta uma vez por mês entre a primavera e o verão. Nos meses de outono e inverno, a adubação pode ser realizada a cada dois meses.
A adubação é importante para evitar a incidência de pragas e doenças na clúsia, uma vez que a oferta de nutrientes torna as folhas mais resistentes.
Podas
Em canteiros, a clúsia precisa receber podas para manter a forma desejada. Já quando plantada em vasos, a clúsia pede apenas por podas de manutenção, ou seja, para remover folhas secas, amareladas ou mortas.
Pragas e doenças
De modo geral, a clúsia é uma planta bem resistente a pragas e doenças, especialmente quando ela está recebendo adubação adequada.
Contudo, a falta de nutrientes pode levar a clúsia a ser atacada por pulgões. Outro problema comum na espécie é o amarelamento das folhas. Isso pode acontecer principalmente quando a planta recebe água em excesso.
Para contornar esse problema, reduza a oferta de água e caso o solo esteja excessivamente molhado, considere replantá-la em um solo mais seco.
Clúsia no paisagismo e na decoração
A clúsia oferece porte e volume para os projetos paisagísticos, sendo muito indicada para cobrir grandes áreas ou fazer o fechamento de cercas e muros.
Em vasos, a clúsia possui a mesma característica. Ou seja, ela entrega volume e um verde exuberante para os ambientes internos.
A clúsia pode ser plantada de modo isolado, assim como também pode ser mantida em companhia de outras espécies, formando maciços verdes e volumosos.
Para destacar a clúsia em vasos, opte por recipientes de cores fortes, como o branco e o preto. Os vasos de barro também são excelentes opções para o plantio da clúsia.
Confira a seguir 30 ideias de como usar a clúsia na decoração e no paisagismo:
Imagem 1 – Um vaso de clúsia para a mini urban jungle na sala de estar. Para compor o conjunto, escolha outras espécies de folhagens.
Imagem 2 – Um lugar bem iluminado é tudo o que a clúsia precisa para crescer linda e saudável
Imagem 3 – Cerca viva de clúsias na entrada da casa. A poda regular é importante para manter o formato da planta.
Imagem 4 – Clúsia enraizando na água: uma escultura natural para decorar o banheiro.
Imagem 5 – Na sala, a clúsia aquática também vai super bem.
Imagem 6 – Cerca viva de clúsias emoldurando a área em torno da piscina.
Imagem 7 – Quanto maior o vaso, mais a clúsia cresce e se destaca na decoração.
Imagem 8 – Mas mesmo pequenininha, ela não perde o seu charme!
Imagem 9 – Vai plantar clúsia no vaso? Então escolha um modelo bem bonito para valorizar a planta.
Imagem 10 – E o que acha de trabalhar em companhia de um vaso cheio e lindo de clúsia?
Imagem 11 – A fachada branca destaca o verde luminoso das folhas da clúsia.
Imagem 12 – Clúsia no jardim tropical. Aqui, a planta forma um maciço ao lado de palmeiras e bananeiras ornamentais.
Imagem 13 – Versatil, a clúsia pode ser plantada em vasos e canteiros, sob o sol ou a meia sombra.
Imagem 14 – Decorações modernas, especialmente aquelas onde a paleta de cores neutras predomina, se dão muito bem com a clúsia.
Imagem 15 – Um vaso gigante de clúsia bem na entrada da sala de jantar.
Imagem 16 – O caixote coloca a clúsia no alto, literalmente!
Imagem 17 – Precisando de um enfeite para a mesa de jantar? Coloque vasos de clúsia!
Imagem 18 – Jardim vertical na janela com espécies variadas de folhagens, incluindo a clúsia.
Imagem 19 – A clúsia é uma ótima opção de planta para criar volume na urban jungle.
Imagem 20 – Uma linda composição de vasos brancos e amarelos destacando as folhagens da clúsia e das outras plantinhas.
Imagem 21 – Sabe aquela cômoda sem graça? Encha-a de plantas. A clúsia é uma boa pedida!
Imagem 22 – Jardim tropical de clúsia, bananeiras e outras espécies brasileiríssimas.
Imagem 23 – Aqui, as clúsias servem para fazer a forração entre a cerca e o restante do jardim.
Imagem 24 – Vaso de clúsia na sala de estar. Lembra a planta jade, mas só na aparência. Os cuidados são bem diferentes.
Imagem 25 – Clúsia na janela: sol e luz na medida certa.
Imagem 26 – Clúsia no jardim de suculentas. A semelhança entre as espécies chega a confundir.
Imagem 27 – Prateleiras feitas para plantar, gostou da ideia?
Imagem 28 – Rústica, a clúsia fica perfeita no vaso de barro.
Imagem 29 – Jardim vertical de clúsia e samambaias. O verde das plantas é o destaque dessa sala minimalista.
Imagem 30 – E o que acha de vasos prateados para conferir sofisticação ao paisagismo interno com clúsias?