A escolha das cores dos elementos que vão compor um cômodo é uma das principais preocupações para quem planeja a decoração. Da escolha da tinta da parede, do piso, dos móveis e dos acessórios decorativos, escolher as cores certas é fundamental para dar ao ambiente o estilo e atmosfera que você quer.
Mas existe uma forma certa de escolher e combinar cores para a decoração de um ambiente? Existe sim e elas não se aplicam só à decoração, mas também em outras áreas como a publicidade e a moda. Sabendo os princípios básicos de composição de cores você pode não só dar o clima que você quer para a sua casa, mas aplicá-los em outros momentos da sua vida.
E é isso o que o post de hoje vai falar! Vamos apresentar os conceitos básicos de composição a partir do círculo cromático e algumas composições que são tendências na decoração e também os ideais do Feng-Shui, que são muito utilizados até hoje em algumas decorações. Tudo isso, claro, com uma galeria completa de imagens para te inspirar! Vamos lá!
Tabela combinação de cores: o círculo cromático
O circulo cromático é um disco dividido em 12 cores (as 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias), que é uma versão simplificada do espectro de cores percebido pelo olho humano. Este disco é um dos elementos mais simples e fácil para consultar na hora de combinar cores. É a partir dele que podemos criar paletas de cores sem medo de errar.
As cores vivas do circulo cromático nos ajudam não só a escolher as cores para ambientes alegres e vibrantes, pois é preciso lembrar que as cores aparecem neste disco de forma “pura”, mas existe uma infinidade de tons a serem explorados. Por isso, uma ferramenta que pode ser utilizada em conjunto com o círculo cromático é a escala de tom, que mostra a variação das cores em diversos tons.
Mas como identificar as possibilidades de combinações que o círculo cromático que oferece? Dê uma olhada nas definições abaixo!
1. Cores primárias
A combinação de cores primárias funciona muito bem, seja em seus tons mais vibrantes, que trazem um toque mais alegre e divertido para o ambiente, ou os tons mais claros, nas candy colors, que são mais fofas. Nesse sentido, seja o uso das três cores ou somente de duas, as cores primárias criam ambientes incríveis e alegres.
2. Cores secundárias
As cores secundárias são obtidas à partir da mistura de duas cores primárias. São aquelas misturas clássicas que as crianças aprendem na escola, onde azul e amarelo se torna verde; amarelo e vermelho se torna laranja; e vermelho e azul se torna roxo. Estas três novas cores aparecem para completar o círculo cromático que apresentamos acima.
A combinação de cores secundárias também pode ser feita de diversas formas, e, da mesma forma que as cores primárias, elas formam misturas mais alegres e divertidas no ambiente.
3. Cores análogas
As cores análogas são aquelas que estão mais próximas no círculo de cores, nós podemos chamá-las de “cores vizinhas”. Por exemplo, o verde é análogo ao amarelo e ao azul, pois dentro do círculo de cores ele está posicionado entre estas duas cores primárias. Da mesma forma, o laranja é análogo ao vermelho e ao amarelo e o roxo é análogo ao vermelho e ao azul. Se nós abrirmos ainda mais o círculo de cores, aumentando o número de variações das mesmas cores, vamos descobrir também mais faixas de cores análogas.
A combinação de cores análogas é uma que chama bastante a atenção das decorações e trazem climas completamente diferentes dependendo das composições escolhidas.
4. Cores opostas-complementares
As cores complementares, ao contrário das cores análogas, são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Elas consideram tanto as cores primárias como as cores complementares e estabelece que uma cor primária é oposta e complementar à cor secundária que é produto das outras duas cores primárias. Por exemplo, o vermelho, cor primária, é oposto complementar ao verde, produto do azul e do amarelo; o azul é oposto complementar ao laranja (vermelho + amarelo) e o amarelo é oposto complementar ao roxo (azul + vermelho). Nós dizemos que elas são opostas porque estão justamente em oposição no círculo, cada uma em uma direção e que são complementares pois, juntas, elas formam a mistura das três cores primárias.
E a combinação de cores opostas-complementares são mais famosas do que pensamos inicialmente. As cores do Natal, por exemplo, vermelho e verde, são complementares e já ganharam o nosso imaginário nas decorações de fim de ano.
5. Cores monocromáticas
A monocromia, ou a combinação monocromática, é aquela onde são explorados a variação de tons de uma mesma cor. Para entender melhor esta variação, devemos pensar em uma escala que vai do branco até o preto. De um extremo ao outro, temos os tons de cinza: mais próximo do extremo branco temos os cinzas mais claros e mais próximo do extremo preto, temos os cinzas mais escuros.
O mesmo princípio é utilizado com qualquer cor, sejamm as primárias, secundárias ou terciárias. A escala se inicia no branco e vai graduando a cor até o tom mais escuro que chega ao preto. A composição com cores monocromáticas é bastante interessante pois geralmente acaba trabalhando muito com o contraste de claro e escuro na mesma cor. Elas estão sendo mais e mais utilizadas na decoração atualmente.
66 ideias de combinação de cores em ambientes diversos
Agora, dê uma olhada na nossa seleção de imagens com diversos tipos de combinações de cores em projetos perfeitos!
Combinação de cores análogas
Imagem 1 – Almofadas azuis e roxas completam a decoração deste sofá rosa millennial numa composição perfeita de cores análogas.
Imagem 2 – Combinação de verde limão e azul anil como destaque desta cozinha moderna.
Imagem 3 – As cores primárias, azul e vermelho também podem ser consideradas análogas e combinam muito bem neste banheiro.
Imagem 4 – O azul marinho combinado com o tom pastel amarelado fica perfeito na escolha de cores deste armário de cozinha planejado.
Imagem 5 – Você pode também fazer uma composição combinando várias cores análogas, como neste quadro abstrato com azul, roxo, vermelho, rosa e laranja
Imagem 6 – Combine também os tons de cores que não são puras, como o azul turquesa e o verde limão deste armário.
Imagem 7 – Tons de laranja e rosa fazem esta sala contemporânea linda e alegre.
Imagem 8 – Outra combinação de azul e verde ganhando atenção no sofá desta sala de estar.
Imagem 9 – Salmão e amarelo formando uma combinação certeira para os acessórios decorativos deste quarto
Imagem 10 – Uma cozinha pop com elementos em verde, amarelo e azul.
Combinação de cores complementares
Imagem 11 – Rosa e verde em uma combinação de cores complementares super divertida que alegra qualquer ambiente.
Imagem 12 – Combinação de cores para parede: nesta aqui, o amarelo e o roxo em suas versões mais claras chamam a atenção
Imagem 13 – Outra ideia em rosa e verde para explorar ainda mais esta combinação em diversos ambientes!
Imagem 14 – Combinação de cores que permeia diferentes ambientes
Imagem 15 – Explore dos diferentes tons nas combinações de cores complementares!
Imagem 16 – Outra combinação simples que traz resultados incríveis é o azul e laranja
Imagem 17 – Ele também ganha destaque nesta cozinha onde ficam exatamente em direções opostas
Combinação de cores através de contrastes (quente e frio, fortes e suaves, claro e escuro)
Imagem 18 – Uma combinação cheia de contrastes que está chamando a atenção de todo mundo na decoração é o amarelo e o cinza
Imagem 19 – Para trazer mais aconchego para o seu ambiente, você pode inserir detalhes em tons mais quentes, como o rosa e o amarelo aqui
Imagem 20 – A oposição entre o quente e o frio sempre funciona
Imagem 21 – Além do amarelo, o azul e o rosa ganham destaque no ambiente cinza através do contraste
Imagem 22 – Cores vibrantes ganham ainda mais atenção no fundo branco
Imagem 23 – Vermelho vivo e quente em contraste com o cinza frio nesta cozinha moderna
Imagem 24 – Outro exemplo de como as cores vibrantes dão mais vida e chamam atenção no fundo branco
Imagem 25 – A posição clássica entre rosa e azul nesta cozinha cheia de cores
Combinação de cores através do Feng Shui
Imagem 26 – Combinação de cores para sala feng-shui: força e energia estimulam esta sala com o vermelho vivo do sofá.
Imagem 27 – O verde e o marrom como uma referência a natureza nesta decoração de sala de jantar
Imagem 28 – Combinação de cores para quarto: o verde chama o frescor da natureza no feng-shui
Imagem 29 – Para esta técnica milenar, o amarelo simboliza não só a riqueza mas a sabedoria e a comunicação, perfeita para ser aplicada à sala de estar.
Imagem 30 – Outra combinação de cores e materiais naturais que remetem a natureza
Imagem 31 – Já o azul, na sabedoria do Feng-shui, traz a profundeza das águas e da intuição, uma cor ótima para ser utilizada nos quartos
Imagem 32 – Combinação de cores para paredes: a gradação de cores é uma tendência na decoração e também pode trazer um aspecto diferente no feng-shui
Imagem 33 – O azul claro desta sala traz mais tranquilidade ao ambiente, um ótimo local para relaxar depois de um dia estressante ou ler um livro
Combinação de cores neutras
Imagem 34 – Graduação de cinza e branco como composição neutra neste escritório.
Imagem 35 – O bege e os tons claros de madeira também são ótimos para compor um ambiente mais neutro e tranquilo
Imagem 36 – Ambiente neutro e tendência na decoração em P&B.
Imagem 37 – Em um ambiente neutro, o cinza em seus diversos tons é sempre uma boa escolha
Imagem 38 – A combinação de preto e marrom também é considerada neutra (e também uma oposição de quente e frio)
Imagem 39 – E para ambientes neutros, o branco e bege traz a calmaria e a tranquilidade para a decoração
Imagem 40 – Outra ideia de ambiente neutro em P&B
Imagem 41 – A composição de cinza e bege (ou tons off-white), funciona muito bem para dar o clima de neutralidade ao ambiente
Imagem 42 – Uma ideia de ambiente conjugado de cozinha e sala de estar em tons neutros
Combinação de cores através de pontos de luz (colocando uma cor em destaque)
Imagem 43 – O rosa pink ganha destaque neste quarto em preto e marrom
Imagem 44 – Em um ambiente neutro de banheiro, a parede de plantas chama a atenção pelos tons de verde
Imagem 45 – O laranja rouba todas as atenções em contraste com o bege e cinza do ambiente
Imagem 46 – Um tom de azul anil para trazer mais potência para a decoração da cozinha
Imagem 47 – E não precisa ser um tom vibrante para chamar a atenção no cômodo, este verde militar também ganha destaque no ambiente cinza
Imagem 48 – Já neste ambiente neutro, o verde também ganha destaque, mas é distribuído pelo ambiente
Imagem 49 – Um cantinho azul para relaxar no quarto claro.
Imagem 50 – O amarelo é uma cor que ganha ainda mais destaque com uma iluminação diferente
Imagem 51 – Cozinha como um paredão azul turquesa neste espaço conjugado com a sala
Combinação de cores suaves (candy colors)
Imagem 52 – Os tons mais claros ajudam a trazer um ar mais tranquilo para o ambiente do quarto.
Imagem 53 – Você também pode usar o rosa claro como uma combinação ótima para os tons pastéis ou neutros
Imagem 54 – Na cozinha, as candy colors dão um tom mais fofo e retrô para o ambiente
Imagem 55 – O azul claro para o quarto traz todo o relaxamento necessário para uma noite de sono perfeita
Imagem 56 – Tanto para crianças, para jovens ou adultos, as combinações de candy colors são perfeitas para os quartos.
Imagem 57 – Nesse quarto infantil no estilo Montessori, as candy colors também funcionam para chamar as crianças para explorar
Imagem 58 – As candy colors ganharam tanto destaque que podem ser até mesmo encontradas em utensílios culinários!
Imagem 59 – Parede em candy colors para trazer um tom mais fofo e charmosos para o quarto de menina
Combinação de cores através da monocromia (tom sobre tom)
Imagem 60 – Combinação monocromática em uma parede só
Imagem 61 – Use também a escala monocromática espalhada pelo ambiente, fazendo uma unidade decorativa
Imagem 62 – Um projeto monocromático super criativo em planejado
Imagem 63 – Para a tendência dos ambientes P&B, use também os tons de cinza!
Imagem 64 – O monocromático pode ser somente um detalhe do seu ambiente, não no projeto inteiro.
Imagem 65 – Utilizar tons diferentes da mesma cor por pontos espalhados pelo ambiente também traz a ideia de unidade
Imagem 66 – E para dar destaque à monocromia, aproxime os objetos onde estes tons se encontram