Carne ok, cerveja ok e amigos já quase chegando. Só falta uma coisa: você aprender como acender a churrasqueira! Pode parecer uma coisa banal e corriqueira, mas existe uma maneira correta de acender a churrasqueira, capaz de preservar a sua segurança e, ainda, proporcionar um churrasco de primeira.
Então, sem mais lenga-lenga, vamos logo ao que interessa: descobrir de uma vez por todas os macetes para acender corretamente a churrasqueira:
Como acender a churrasqueira com álcool
Popularmente, existem diferentes maneiras de acender uma churrasqueira, contudo, um dos métodos mais seguros e recomendados para a qualidade do seu churrasco é o acendimento com álcool.
E não é qualquer álcool, tá? O álcool ideal para acender a churrasqueira é o em gel, tanto por questão de segurança, quanto por praticidade.
O álcool a 70%, muito utilizado antigamente, possui uma grande quantidade de água o que acaba dificultando o acendimento e, ainda, aumenta o risco de acidentes por queimadura, já que é mais inflamável do que a versão em gel.
Veja o passo a passo para acender a churrasqueira com álcool gel:
- O primeiro passo é se certificar que o carvão está completamente seco. Por isso é sempre recomendável que o saco de carvão seja conservado em um local protegido de umidade. Opte sempre por comprar carvão de boa qualidade e de procedência reconhecida, mesmo que custe um pouco mais caro. Um carvão de qualidade ruim vai queimar mais rápido e é mais difícil de acender.
- Em seguida, já com o carvão dentro da churrasqueira, pegue um pão e retire o miolo. No lugar do miolo, coloque o álcool em gel e com a ajuda de um fósforo ateie fogo no pão. Quando o pão começar a pegar fogo, coloque-o no meio da churrasqueira entre o carvão.
- Aguarde cerca de 40 a 50 minutos antes de começar a colocar as carnes. Esse tempo é importante para garantir o acendimento adequado do carvão. Uma dica é sempre observar a cor da brasa: quanto mais viva e brilhante, melhor.
Outra maneira de acender a churrasqueira é jogando álcool diretamente no carvão que está na churrasqueira e, após alguns segundos, tempo suficiente para o álcool ser absorvido, atear fogo com cuidado, mantendo uma certa distância.
Como acender a churrasqueira com óleo
O acendimento da churrasqueira com óleo é bem parecido com o álcool, o que muda é o liquido usado para a combustão. A vantagem do uso do óleo para acender a churrasqueira é que ele pega fogo mais rápido. Contudo, o óleo tende a liberar uma fumaça tóxica e para manter a chama é preciso abanar.
Confira o passo a passo para acender churrasqueira com óleo usando papel higiênico, uma das formas mais conhecidas e utilizadas:
- Enrole papel higiênico na mão com o objetivo de formar um cone;
- Em seguida, coloque esse cone de papel dentro da churrasqueira abrindo espaço entre o carvão;
- Coloque óleo de cozinha dentro do cone;
- Construa uma pirâmide em torno do cone, de modo que ela facilite a propagação do fogo;
- Ateie fogo;
- Por fim, é só aguardar até a churrasqueira ficar no ponto de colocar as carnes.
Como acender churrasqueira com a técnica vulcão
Outra forma muito utilizada de acender churrasqueira é usando a técnica do vulcão. Para acender a churrasqueira com esse método você vai precisar de jornal e uma garrafa de vidro. Acompanhe o passo a passo:
- Tenha em mãos varias tiras de jornal e com elas comece a enrolar a garrafa, com exceção do fundo e da boca;
- Em seguida, após envolver completamente a garrafa com as tiras de jornal, coloque-a no centro da churrasqueira;
- Retire a garrafa mantendo apenas as tiras de jornal, de modo que elas fiquem com o formato da garrafa;
- Envolva essa estrutura de papel com carvão por dentro e por fora;
- Ateie fogo no jornal.
A vantagem dessa técnica é que o fogo dura mais, mantendo a brasa acesa por mais tempo. No entanto, ela libera uma fumaça tóxica, além de dispersar cinzas pelo ambiente (daí o nome vulcão).
Quantidade ideal de carvão
Agora a dúvida que fica é: quanto de carvão precisa para fazer um churrasco? A resposta varia bastante e depende do tipo de carne que será assada, já que umas demoram mais e outras menos, da quantidade de carne, do modelo da sua churrasqueira e do tempo de duração do churrasco.
Mas, vamos supor um churrasco simples, para cerca de dez pessoas. Nesse caso, 5 quilos de carvão de boa qualidade é o suficiente. Por via das dúvidas, tenha pelo menos mais dois sacos de 5 quilos para cobrir qualquer imprevisto (ou alguns convidados que chegarem a mais).
Uma dica para fazer o carvão render mais é colocar os pedaços maiores no fundo da churrasqueira e manter sempre um espaço entre eles, espalhando-os bem na churrasqueira. Isso facilita a circulação de ar e, consequentemente, a combustão.
Também é importante ter carvão extra para ir alimentando a brasa no decorrer do churrasco. Sempre que notar a brasa diminuindo ou esfriando, coloque mais carvão.
O momento certo de colocar as carnes
De nada adianta acertar o modo de acender a churrasqueira e não esperar o momento certo para começar a assar as carnes.
Por isso, a dica é sempre aguardar entre 40 e 50 minutos para colocar as carnes sobre a grelha. Esse tempo é necessário para garantir o cozimento correto e preservar a textura e o sabor da carne.
Também é fundamental garantir uma brasa constante, isso significa alimentar a churrasqueira constantemente com carvão. Lembrando que as carnes não precisam de labaredas, mas de brasa quente.
Altura certa entre a brasa e a grelha
Outro fator que interfere diretamente na qualidade do seu churrasco é a altura entre a brasa e a grelha com as carnes.
Aqui é preciso avaliar dois pontos importantes: o tipo de carne e o ponto que se deseja dar a ela. Para quem prefere uma carne grelhada, a recomendação é manter a grelha a cerca de 15 cm da brasa e usar, de preferência, pedaços menores e de carnes do tipo alcatra, linguiça e coxa e sobrecoxa de frango (com a pele).
Carnes maiores e inteiras como picanha, fraldinha e costela precisam ficar a uma distância maior da brasa, cerca de 40 a 60 cm.
Quem não possui churrasqueira com regulagem de altura, o truque é manter a brasa incandescente, sem criar labaredas.
Agora sim, com todas essas dicas é só ir lá e começar a preparar o seu churrasco!