Para que serve uma faca que não corta? Pois é, para nada! Mas isso não quer dizer que você deve jogá-la no lixo.
Com o uso constante é mais do que natural que as facas percam o corte e a única maneira de trazê-las novamente para vida é afiando.
E você sabia que é possível afiar facas em casa? Sim, com algumas técnicas você mesmo pode resolver esse problema doméstico.
No post de hoje trouxemos dicas certeiras para você aprender como afiar facas. Confira:
Como afiar facas: 3 técnicas caseiras
Existem três métodos bem comuns e populares de afiar faca em casa. Mas se eles não forem executados do modo correto, a chance de você nunca mais recuperar o corte da faca são bem grandes. Por isso, tome nota das dicas a seguir e faça a afiação do modo certo:
Como afiar facas com pedra de amolar?
A pedra de amolar é um dos instrumentos mais utilizados para afiar facas. Facilmente encontrado em lojas de utilidades domésticas, esse tipo de pedra possui um lado mais áspero e outro mais fino para garantir a afiação completa.
O grande segredo aqui é saber inclinar a faca no ângulo correto. Se a faca ficar deitada demais ou em pé demais, a afiação não será adequada e a faca com o tempo pode até perder o corte por completo.
Alguns modelos de facas trazem informam na embalagem o ângulo correto para fazer a afiação. Você também pode ligar no serviço de atendimento ao consumidor da marca e perguntar, caso não tenha mais a embalagem.
Mas, de modo geral, o ângulo de afiação da faca deve estar entre 17º e 20º, quase deitada sobre a pedra.
Vale lembrar que quanto mais inclinada sobre a pedra, mais afiada a faca vai ficar, no entanto o fio perderá o corte mais rapidamente. Já se a faca ficar em ângulo maior, terá uma afiação menor, mas com um corte mais durável.
Depois de verificar a angulação correta da faca, mergulhe a pedra de amolar na água. A pedra deve estar molhada na hora de fazer a afiação para evitar o acumulo de partículas no fio da faca.
Incline a faca e comece a arrastá-la pela pedra do lado mais áspero. Faça movimentos circulares e de vai e vem, até notar rebarbas na superfície do metal. Contudo, algumas facas produzem rebarbas bem pequenas, quase imperceptíveis a olho nu. Você só irá perceber passando o dedo suavemente sobre o fio.
Vire a faca para amolar o outro lado. Em seguida, use o lado mais fino da pedra para remover as rebarbas e garantir o acabamento do fio.
Vá alternando entre os lados, repetindo esse processo várias vezes seguidas. Para saber se atingiu o corte ideal faça o teste usando uma folha de papel. Se cortar, a faca está afiada.
Veja no vídeo a seguir um passo a passo ilustrado para você não ficar com nenhuma dúvida de como afiar faca usando a pedra de amolar:
Como afiar facas com afiador de aço?
O afiador de aço, apesar do nome, não serve para afiar a faca, mas apenas para manter o corte. Ou seja, ele deve ser usado para prolongar a vida útil do fio.
A vantagem do afiador de aço é que ele adia a necessidade de um novo procedimento de afiação, garantindo uma maior durabilidade a lâmina.
Para usar o afiador de aço é bem simples. Segure o instrumento com uma das mãos, tendo a ponta levemente mais inclinada para cima do que o cabo.
Com a outra mão segure firmemente a faca e apoie-a sobre o afiador com a ajuda do polegar. Mantenha o dedo sobre a parte cega da faca, evitando o contato com a parte cortante da lâmina.
Procure manter a faca sempre no mesmo ângulo para garantir um melhor resultado. Como referência, o ângulo recomendado para o afiador de aço é de 20º.
Inicie a afiação deslizando a faca sobre o instrumento. Repita o movimento cerca de 7 a 8 vezes. Em seguida, deslize a faca do lado oposto repetindo o mesmo número de passadas.
Como afiar facas usando xícara de cerâmica?
Acredite se quiser, mas é super possível também afiar facas usando uma xícara de cerâmica, dessas que você usa para beber chá ou café.
Para isso, basta virá-la com a boca para baixo. Você notará que a parte de baixo da xícara é mais áspera e é justamente nessa parte rústica da xícara que a faca será afiada.
Comece deslizando a lâmina sobre o fundo da xícara em uma ângulo de 20º. Faça esse movimento cerca de 20 vezes e, em seguida, vire o lado da faca para completar a afiação.
Cuidados na hora de afiar a faca em casa
Independente da técnica escolhida para afiar a faca é importante que você tome algumas medidas de segurança tanto antes, quanto depois da afiação.
- Para testar o corte da lâmina não use os dedos. Ao invés disso, tente cortar uma folha de papel ou um tomate. Essas são as melhores maneiras de testar a afiação da faca;
- Mantenha as facas sempre em local protegido e fora do alcance de crianças. Manuseie também com muito cuidado;
- Escolha uma superfície limpa, plana e bem iluminada para afiar a faca.
Como manter o corte da faca por mais tempo?
Depois que a faca estiver afiada é importante que você saiba como manter o corte por mais tempo. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo:
- Armazene suas facas em local especifico para preservar o corte. Pode ser em uma bainha ou em um suporte especifico para facas. Isso evita o choque da lâmina com outros objetos e o consequente desgaste do fio. Vale até mesmo usar um pedaço de papelão para envolver a faca.
- Procure também utilizar superfícies que não agridam o corte da faca, como tábuas de madeira ou plástico. Evite tábuas de vidro, cerâmica ou pedra.
- Você não precisa afiar a faca constantemente. O tempo entre uma afiação e outra vai depender do quanto o instrumento é utilizado, mas, de modo geral, pode-se dizer que uma vez por mês é o suficiente ou sempre que notar o desgaste do fio.
- Um bom teste para verificar o poder de corte da lâmina é usando um tomate. Tente cortar uma fatia fina de tomate. Se conseguir fazer isso sem usar força ou pressão, a faca ainda está afiada, caso contrário significa que a lâmina precisa de uma nova afiação.
E, então, pronto para deixar suas facas bem afiadinhas?