Aprender a cozinhar é uma habilidade e tanto! Você economiza, mantem a saúde e desenvolve muitas outros talentos.
Mas a gente sabe que nem sempre é fácil dominar a arte da culinária sozinho. Por isso, reunimos nesse post dicas e ideias para que a sua caminhada rumo à cozinha seja mais leve e prazerosa. Vem ver!
Por que você deve aprender a cozinhar?
Se você ainda não está cem por cento convencido de que aprender a cozinhar é uma das coisas mais importantes da vida, então pare um pouquinho para ler todos os (bons) motivos que trouxemos a seguir e motive-se:
Independência
Cozinhar permite que você seja independente e não dependa apenas de alimentos processados, refeições prontas ou ter que ir almoçar/jantar na casa dos seus pais.
Saúde
Preparar suas próprias refeições permite que você tenha controle sobre os ingredientes que estão sendo usados, tornando mais fácil fazer escolhas saudáveis e equilibradas.
Você ainda tem a possibilidade de adaptar suas refeições de acordo com suas necessidades e objetivos dietéticos.
Economia
Cozinhar em casa é muito mais econômico do que comer fora ou pedir comida pronta. Você economiza ainda mais se manter um cardápio toda semana e comprar somente aquilo que realmente irá utilizar no preparo das refeições.
Sabor
Sem dúvida, a comida caseira é muito mais saborosa do que alimentos industrializados ou marmitas prontas. Primeiro porque você pode personalizar os pratos com seus temperos favoritos, sem contar que a comida fresquinha ainda tem aquele aroma indescritível que abre o apetite!
Criatividade
A culinária é uma arte! Você pode sempre experimentar novos ingredientes, técnicas e receitas, criando pratos únicos e deliciosos, seja para você mesmo, seja para surpreender uma visita especial.
Conexão social
Aprender a cozinhar também te dá autonomia para convidar amigos e familiares para um almoço ou jantar especial, sem que você precise ficar refém de congelados ou de aplicativos de comida.
Isso sem falar que o ato de cozinhar para outras pessoas é uma tradição que cria vínculos e fortalece as relações!
Sustentabilidade
Sabia que cozinhar em casa produz menos resíduos do que comer fora?
O ato de cozinhar é, por si só, sustentável e ambientalmente positivo, já que você pode controlar o uso de embalagens descartáveis, comprar ingredientes orgânicos e de fontes sustentáveis e ainda destinar o lixo (orgânico e reciclável) ao local certo.
Autoestima
Por fim, mas não menos importante, aprender a cozinhar garante aquela pontinha de satisfação pessoal e auto estima ao perceber que as pessoas gostaram da sua comida. É muito gratificante servir uma refeição onde todos elogiam!
O que não pode faltar na sua cozinha?
Quem está começando agora na cozinha precisa, além de boa vontade para aprender as receitas, contar com alguns elementos e itens indispensáveis para facilitar o preparo dos pratos. Listamos os principais a seguir, confira:
Panelas e frigideiras: Uma panela média e uma frigideira antiaderente são essenciais para fritar, cozinhar e refogar.
Panela de pressão: Útil para cozinhar alimentos mais rapidamente, como feijão e carne.
Batedeira, mixer e/ou liquidificador: Ótimos para fazer sopas, molhos, smoothies e massas.
Tábua de corte e facas afiadas: Facilitam o corte e o preparo dos ingredientes.
Colheres de pau, espátulas e pegadores: Para mexer, virar e servir alimentos.
Ralador e processador de alimentos: Utensílios úteis para cortar vegetais mais rapidamente e de maneira uniforme.
Formas e assadeiras: Para assar bolos, biscoitos e outros pratos no forno.
Peneira e escorredor: Para escorrer macarrão, lavar vegetais e peneirar ingredientes secos.
Balança de cozinha: Para medir ingredientes com precisão.
Potes de armazenamento: Para guardar sobras e ingredientes. Tenha tamanhos e formatos variados para atender diferentes necessidades.
Luvas e panos de prato: Para proteger as mãos e lidar com panelas quentes.
Lembrando que essa é só uma listinha básica e inicial, você deve ir fazendo ajustes próprios no decorrer do tempo de acordo com os alimentos e receitas que mais prepara.
Como aprender a cozinhar do zero: dicas práticas para iniciantes
Comece com receitas simples
Sabe aquela receita super sofisticada do restaurante do fulaninho? Então, deixe ela pra depois. No início, se concentre em escolher receitas que sejam simples e não exijam muitos ingredientes ou etapas complicadas, assim as chances de você se frustrar e desistir de cozinhar caem drasticamente.
Pratos como omeletes, macarrão alho e óleo, saladas e o clássico (mas, indispensável) arroz com feijão são bons pontos de partida.
Leia a receita antes de começar
Pode parecer besteira, mas muita gente pula essa etapa e depois fica perdido com as panelas no fogo e os ingredientes queimando. Por isso, crie o hábito de ler e entender toda a receita antes de começar a cozinhar.
Reúna todos os ingredientes e utensílios
Depois que você compreender os passos e todos os ingredientes que serão necessários comece o preparo da receita.
Não comece a cozinhar antes de reunir tudo o que será necessário para a receita. Ou seja, todos os ingredientes e utensílios devem estar à mão. Isso evita correrias durante o processo e as chances de sucesso da receita.
Mantenha a cozinha organizada
Mantenha a bancada da cozinha limpa e organize os ingredientes de forma que seja fácil encontrá-los no preparo das refeições. Evite ainda sobrecarregar a cozinha de objetos para evitar confusões e acidentes.
A cozinha deve ser organizada, clean e funcional para que os pratos saiam como previsto.
Aprenda técnicas básicas
Aprender técnicas simples, como cortar, picar, refogar e fritar são essenciais para a culinária. Essas técnicas estão presentes em quase todas as receitas e saber como realizar cada uma do jeito certo faz com que sua comida fique muito melhor.
Use medidas precisas
Não confie no olhomêtro. Na hora de cozinhar, você vai precisar mesmo é de xícaras e colheres de medição, tanto para ingredientes secos, quanto para os líquidos.
A precisão nas medidas é importante em qualquer receita e pode facilmente fazer com que o prato seja um sucesso ou um fracasso.
Não tenha medo de errar
Todos cometem erros na cozinha, especialmente no início. Não desanime se algo não sair como o esperado. Aprenda com seus erros e siga em frente.
Experimente temperos e sabores
Adicionar temperos diferentes nas suas refeições pode transformar pratos simples em algo especial. Vá aos poucos, sem pressa e permita explorar esse lado criativo que a cozinha possui e encante-se com os resultados.
Assista a vídeos e tutoriais
Aprenda com que já sabe. Para isso, nada melhor do que vídeos online, como tutoriais de culinária no YouTube. Eles são recursos valiosos para aprender técnicas e ver como os pratos são preparados.
Peça conselhos
Se você conhece alguém que é um cozinheiro experiente, não hesite em pedir dicas e conselhos. A maioria das pessoas adora compartilhar seu conhecimento culinário!
Mantenha um caderno de receitas
Anote suas receitas favoritas e quaisquer ajustes que você faça nelas. Além de motivador, esse hábito evita que você perca tempo buscando por receitas, sem contar que as receitas que são testadas e aprovadas são sempre uma carta na manga para aquele dia em que você precisa de uma refeição rápida e especial.
Seja paciente
A culinária é igual ao vinho: melhora com o tempo. Por isso tenha paciência e persistência!
À medida que você cozinha com maior frequência, a cozinha se torna um ambiente mais confortável e você poderá experimentar receitas mais complexas e refazer aquelas que não deram muito certo no começo da sua aventura gourmet.