Moramos sim num país tropical, mas isso não impede que as baixas temperaturas cheguem! E, na maioria das vezes, é só quando o inverno dá as caras que a gente se lembra que precisa encontrar meios de manter a casa aquecida.
Tudo porque as casas brasileiras geralmente não são projetadas para suportar o frio, ao contrário, a grande maioria se prepara somente para os dias quentes e ensolarados com grandes vãos, portas e janelas.
Mas não se preocupe, tem várias formas de se manter aquecido dentro de casa, sabia? E você nem precisa recorrer a grandes mudanças estruturais.
Quer saber como? Então se enrola aí nos cobertores e continua acompanhando a leitura conosco! Confira!
Como manter a casa aquecida: dicas e truques de especialistas
A seguir, as melhores dicas de como aquecer a casa, mesmo sem lareira ou sistema de calefação.
Observe as entradas de ar
A primeira e mais importante atitude que você pode ter para uma moradia quentinha no inverno é verificar todas as entradas e saídas de ar.
Uma boa maneira de fazer isso é observando as portas, especialmente por aquela frestinha rente ao chão, e as cortinas. Se as suas janelas não estão bem vedadas, muito provavelmente o tecido da cortina ficará “dançando” dentro do cômodo, mesmo que esteja tudo fechado.
O grande problema dessas correntes é que elas levam o ar quente para fora e, consequentemente, acabam trazendo o ar para dentro, deixando sua casa gelada. A solução para esse contratempo está no próximo tópico.
Isole tudo o que puder
Depois de avaliar por onde as correntes de ar entram e saem, chegou a hora de providenciar o isolamento dessas frestas.
O jeito mais prático, rápido e acessível é recorrer à fita isolante. Basta passar por toda as laterais da janela para impedir que o ar de fora entre. Já para as portas, uma boa dica é usar aqueles pesos de areia em formato de “cobrinha”.
Cortinas são sempre bem-vindas!
As cortinas possuem um papel fundamental no aquecimento da casa visto que ajudam a bloquear a entrada do ar gelado. Para que isso aconteça, dê preferência aos do tipo blecaute ou aquelas com tecidos mais grossos.
Os tecidos mais leves como seda, cetim, shantung, vòil, linho, por exemplo, não conseguem fazer essa barreira contra o frio.
Hora certa de abrir e fechar a casa
Outra recomendação importante para manter o lar aquecido é saber o momento certo de abrir e fechar portas e janelas.
Durante o dia, procure abrir as janelas para que o ar circule e o sol possa entrar. Cerca de dez minutos é o suficiente. Mais do que isso, a casa começa a perder calor e ficar fria.
As portas devem ser fechadas antes do entardecer, quando as temperaturas começam a baixar ainda mais.
Sem impedimentos
Dê uma volta pelo seu quintal e observe se existem obstáculos que impeçam a entrada de luz e calor do sol para dentro da sua residência. Pode ser uma árvore, um móvel, qualquer coisa que esteja na frente bloqueando os raios solares.
No caso de uma árvore, faça a poda e se for algum objeto, remova-o do local.
Pisos e revestimentos
Os pisos e os revestimentos são o principal fator de conforto térmico dentro de casa.
Os pisos de cerâmica, pedra e cimento, por exemplo, costumam deixar os espaços mais frescos. Já os pisos laminados, vinílicos e de madeira são as melhores opções quando o assunto é aquecer a casa.
Se você mora em um local onde as temperaturas caem com frequência no inverno, o mais recomendado é optar pela troca de piso. Mas caso não possa (ou não queira) fazer essa substituição, então anote a dica seguinte.
Tapetes, por favor!
Uma ótima solução para aliviar a sensação térmica dos pisos frios são os tapetes. E quando mais felpudo e peludinho, melhor!
Assim que o inverno chegar, espalhe-os pela casa. Vale colocar ao redor da cama, na sala, no home office e até nos corredores.
Cores certas
Não é novidade para ninguém que as cores influenciam na sensação de frio e calor. E porque não usar essa característica para ajudar no aquecimento da casa?
Os tons claros, especialmente os pasteis e off white, absorvem mas, ao mesmo tempo, dispersam o calor pelo ambiente. Já a paleta escura, como o preto, o cinza e os tons escuros de azul e verde absorvem e retêm o calor, não permitindo que se dissipe.
Por isso, uma boa ideia é apostar no uso de cortinas, mantas, cobertores e tapetes nessas tonalidades.
Fogo
Nada melhor do que o fogo para manter os cômodos bem quentinhos! Aposte no uso de velas, lanternas e lamparinas, que além de te ajudar nessa tarefa ainda contribuem para deixar a casa mais acolhedora e convidativa.
Apenas lembre-se: acima de tudo, preserve a sua segurança e da sua família. Tome muito cuidado ao manusear fogo dentro de casa. Mantenha os itens acima distantes de materiais inflamáveis e sempre apague-os antes de dormir ou deixar o cômodo.
Tecidos
Eleja tecidos quentes e aconchegantes para manter a casa aquecida. Algumas boas opções são o veludo, a pelúcia e a camurça. Você pode trazê-los na decoração usando-os em capas de almofadas, mantas, cortinas e até nas suas roupas.
Cozinhe
Por essa você não esperava! A dica aqui é ir para cozinha, acender o forno e preparar algo bem saboroso!
Isso porque todas as vezes que você liga o forno, automaticamente contribui com o aquecimento da casa. Ou seja, você resolve duas coisas numa tacada só!
Torneiras e aquecedores
Outro grande entrave do inverno é a temperatura da água. Fica praticamente impossível lavar louça e cozinhar com a água congelando embaixo da torneira.
Como para tudo há uma solução, resolva isso com a instalação de um aquecedor ou torneira elétrica. Sim, vai encarecer um pouco sua conta de energia, mas vale a pena pelo conforto, não é mesmo?
Aqueça a cama
Para muita gente, o maior incômodo do frio é na hora de dormir. A cama gelada é um martírio e até aquecer você já perdeu o sono.
Porém, existe um jeito fácil (na verdade três) de resolver essa questão. O primeiro deles é com a ajuda de um secador de cabelo. Isso mesmo!
Ligue o aparelho e direcione o jato de ar quente para o lençol e as cobertas, de modo que elas se esquentem. Feito isso, desligue e corra para cama antes que esfrie. Só tome cuidado para não deixar o secador ligado embaixo das cobertas, pois pode entrar em curto circuito e provocar um incêndio.
A segunda maneira é forrando uma manta por cima do lençol. A ideia é fazer um sanduíche. Dessa forma, ao se deitar, a cama aquece mais rapidamente.
A terceira e última forma de manter a cama aquecida é usando uma bolsa térmica. Coloque água quente e leve-a para debaixo das cobertas. Prontinho, a mágica vai começar!
Aí vai mais uma dica bônus: já pensou em colocar a sua cabeça embaixo das cobertas por alguns minutos? A sua respiração vai ajudar a aquecer a cama mais rapidamente. Faça e o teste e não se arrependerás!
Mude de cômodo
Seu quarto é muito grande? Então, uma boa alternativa para fugir do frio é se mudar provisoriamente para um cômodo menor. Afinal, quanto maior o ambiente, mais difícil é aquecê-lo. Já espaços menores esquentam mais facilmente.
Invista em um aquecedor
Por fim, se o frio bater forte, então compre um aquecedor. Essa é a melhor escolha para aquecer a casa sem precisar construir uma lareira ou instalar um ar condicionado, já que tais opções exigem alterações físicas no imóvel e que nem sempre são possíveis, especialmente em apartamentos ou para quem mora de aluguel.
Hoje em dia existe uma variedade enorme de modelos de aquecedores. Uma boa opção são os elétricos e portáteis que podem ser levados de um ambiente para outro. Mas antes de comprar o seu, atenção: verifique a capacidade de aquecimento do aparelho por metro quadrado, ok?
Além dos elétricos, há também os aquecedores a óleo que possuem uma capacidade energética maior. O ideal é avaliar as suas necessidades e fazer a escolha mais adequada para sua residência.
Lembrando que é sempre importante mantê-los longe de animais domésticos e criança, uma vez que podem causar queimaduras ao toque.
Cuidados na hora de aquecer a casa
Na tentativa de deixar o lar mais quente, alguns acidentes podem acabar acontecendo. Assim, não deixe de se atentar para os conselhos abaixo:
- Evite o uso prolongado do aquecedor ou lareira elétrica para não sobrecarregar a rede e aumentar o risco de incêndios. Use-os de maneira controlada;
- Tente posicioná-los longe de cortinas, móveis, itens inflamáveis e, principalmente, pets e crianças;
- O aquecedor não foi feito para secar roupas. Colocar peças em cima ou muito perto pode causar incidentes;
- Mantenha uma supervisão constante dos aparelhos a gás, principalmente vazamentos;
- Não acenda fogueira ou churrasqueiras dentro de casa. A fumaça pode causar intoxicação.
Bom, depois de colocar em prática todas essas recomendações, já pode curtir o inverno e tudo o que ele tem de bom para oferecer!