Tem coisa melhor do que tomar um banho quentinho e relaxante? Mas se a pressão do chuveiro não colaborar, essa experiência acaba se tornando frustrante e estressante.
Mas será que é possível aumentar a pressão do chuveiro? É isso que vamos te contar nesse post. Vem com a gente para descobrir mais!
Baixa pressão do chuveiro: principais causas
Antes de descobrir como aumentar a pressão do chuveiro é importante descobrir a causa da baixa pressão de água. Algumas delas são bem simples de resolver, outras, no entanto, vão exigir o trabalho de um profissional porque são mais complexas.
Confira a seguir as principais causas da baixa pressão do chuveiro:
Quando começou o problema?
Pare um pouco para refletir como e quando o problema da pressão do chuveiro começou.
Se ele apareceu repentinamente, pode ser que você esteja lidando com vazamento na rede. Mas se a baixa pressão sempre existiu então o problema deve ser estrutural, como uma casa localizada em regiões altas ou uma caixa de água muito perto do banheiro.
O importante é fazer essa análise para chegar o mais próximo possível da causa da baixa pressão e, assim, resolver a questão com eficiência.
Registro geral parcialmente fechado
Essa é a causa mais simples de resolver. Pode ser que durante uma reforma do banheiro ou pequeno reparo o registro geral de água da residência tenha sido fechado e não foi reaberto corretamente, ficando parcialmente fechado, dificultando a entrada e, consequentemente, a pressão da água.
Mas por sorte, para resolver esse problema basta checar o registro e abri-lo completamente.
Encanamento entupido
Outro problema bem comum por trás de um chuveiro com baixa pressão de água é o encanamento entupido ou obstruído. Isso acontece com maior frequência em tubulações antigas de ferro ou metal que, com o passar do tempo, tendem a sofrer com a oxidação e a ferrugem.
No entanto, se água da sua cidade receber mais metais do que deveria durante o tratamento, essas partículas podem acabar acumulando nas paredes internas do cano. Com o tempo, o encanamento fica obstruído e acaba impedindo a passagem normal do fluxo de água.
Chuveiro sujo
Um chuveiro sujo também pode reduzir a pressão de água. Você pode notar isso facilmente ao tomar banho, basta observar se a água está saindo por todos os furinhos ou apenas por alguns. Caso note que a água não encontra passagem por todo o chuveiro significa que é hora de limpá-lo.
É natural que com o uso as pequenas partículas de sujeira e até mesmo limo obstruam a passagem de água, reduzindo a pressão.
Canos incompatíveis
Na hora de planejar o sistema hídrico do banheiro é importante utilizar canos compatíveis com o que será utilizado. Uma torneira, por exemplo, pode receber um cano mais fino, já o chuveiro precisa de um cano de maior polegada para dar conta de receber um fluxo maior de água.
Pode ser que o seu chuveiro esteja conectado a uma tubulação de polegada inferior a desejada e, por causa disso, não está dando a vazão necessária de água para o banho.
Caixa de água muito baixa
Onde está instalada a sua caixa de água? O correto é que ela esteja em um nível acima da residência, de modo que a água ganhe pressão ao ser direcionada para a tubulação.
Uma caixa de água muito baixa não irá oferecer pressão adequada para o chuveiro. Esse tipo de situação é comum de ser observado em sobrados, onde o primeiro pavimento recebe uma pressão de água maior, justamente por estar bem abaixo do nível da caixa, ao contrário dos pavimentos superiores que estão mais próximos do reservatório.
Banheiro próximo a caixa de água
Se o banheiro estiver muito próximo da caixa de água você provavelmente também vai sofrer com a baixa pressão.
Na hora de planejar a planta da casa é recomendado que o banheiro fique a uma certa distância do reservatório para evitar esse problema.
Casa em área elevada
O problema aqui está relacionado com a localização geográfica da residência. Uma casa em terreno muito elevado terá mais dificuldade de receber a água da rua, especialmente quando comparada a uma casa localizada em um bairro mais baixo.
Por sorte, para todos esses problemas é possível encontrar uma solução. Confira a seguir!
Como aumentar a pressão do chuveiro: 7 dicas para acabar com o problema
Limpe o chuveiro
Lembra que falamos sobre como o chuveiro sujo pode interferir na pressão da água? A melhor maneira de resolver esse dilema é limpando o aparelho.
O processo é bem simples. Desconecte o chuveiro do cano e retire o excesso de água que possa estar dentro dele. Em seguida, abra o chuveiro e com a ajuda de uma agulha fina limpe cada furinho do aparelho, removendo as obstruções que atrapalham o fluxo de água. Depois passe uma bucha macia por toda a tampa para concluir a limpeza e reinstale o chuveiro no lugar.
Lembre-se que para fazer esse processo é importante desligar a chave de energia da casa para não correr o risco de tomar choques.
Caso o seu chuveiro não possa ser removido do lugar, faça o seguinte para limpá-lo: despeje vinagre dentro de uma sacola ou saco plástico e embale o chuveiro. Deixe-o de “molho” nessa solução, uma vez que o vinagre irá remover e eliminar as obstruções do chuveiro.
Após trinta minutos, mais ou menos, remova a sacola plástica e ligue o chuveiro. Observe se todos os furinhos estão permitindo a passagem da água. Em caso positivo, a pressão da água estará normalizada.
Troque a tubulação
Esse é um dos casos mais extremos para resolver o problema da baixa pressão do chuveiro. Se a sua casa for antiga ou você suspeita que os canos estão obstruídos, a solução é trocar todo o encanamento.
Mas antes de partir para essa solução drástica, teste todas as outras dicas para tentar solucionar o problema. Se nada funcionar, aí sim chame um profissional para garantir a qualidade do serviço.
Substitua a mangueira do chuveiro
Sabe aquela mangueirinha que acompanha o chuveiro? Pois é, você pode descobrir como aumentar a pressão do chuveiro apenas trocando essa peça.
Em alguns casos ela pode estar amassada, com vincos ou vazamento. O resultado disso é a baixa pressão de água. Basta fazer uma avaliação da mangueira e se notar algum desses defeitos, substitua-a.
Não utilize outras fontes de água
Essa dica é muito válida para quem sofre com a baixa pressão de água por morar em áreas elevadas ou porque tem a caixa de água muito próxima.
Na hora em que for tomar banho evite utilizar outros aparelhos que também consomem água, como a máquina de lavar ou a máquina de lavar louça.
O motivo para isso é simples: ao usar mais de um aparelho você terá que dividir o fluxo de água, reduzindo a pressão que chega no chuveiro.
Instale um pressurizador
Outra solução muito eficiente para quem deseja descobrir como aumentar a pressão da água do chuveiro é instalando um pressurizador. Essa peça instalada na caixa de água ou no registro geral aumenta a pressão que chega até os pontos hidráulicos da casa.
O pressurizador é muito indicado para aqueles casos em que o problema da pressão não é tão simples de ser resolvido, como uma residência em bairro elevado ou o banheiro próximo da caixa de água. Nesses casos, o pressurizador resolve a baixa pressão sem exigir reformas de grande porte.
Contudo, é importante se atentar para um detalhe: o pressurizador pode romper e danificar tubulações mais sensíveis ou antigas, justamente porque ele aumenta consideravelmente a pressão da água. Ao instalar a peça fique atento para possíveis sinais de vazamentos.
Compre um chuveiro com pressurizador
Caso você não deseje aumentar a pressão de toda a rede hidráulica da casa pode optar por usar um pressurizador apenas no chuveiro.
Existem aparelhos que podem ser comprados já com a peça instalada, enquanto outros podem receber a peça posteriormente de modo autônomo. Em ambos os casos, a pressão do chuveiro aumenta e os seus banhos serão muito mais confortáveis e relaxantes.
Chame um profissional
Na dúvida, a melhor coisa a se fazer é contar com a ajuda de um profissional na área. Chame um encanador da sua confiança e explique o problema. Ele saberá dizer de onde está vindo o problema e as maneiras mais eficazes de resolvê-lo.
Anotou todas as dicas? Agora que você já sabe como aumentar a pressão de água do chuveiro, basta aplicar a técnica que seu aparelho precisa e comemorar com um banho revigorante!