Uma das piores coisas que pode acontecer na cozinha é jogar comida fora! Inclusive, considerando a chegada das festas de final de ano, se não soubermos a quantidade de pessoas que vão comer determinado “prato”, optamos por fazer mais e não faltar! Só que desperdiçar comida deve estar longe do nosso dicionário do dia a dia!
Hoje, falaremos sobre ele, uma das grandes paixões nacionais: o arroz. Presença mais do que confirmada nos lares brasileiros, além de ser o acompanhamento perfeito para carnes em geral, pode ficar difícil saber como calcular a quantidade de arroz por pessoa! Realmente, essa é uma tarefa difícil, inclusive, para os mais experientes na cozinha: tem gente que come demais e outros, saboreiam apenas um pouco dos grãos.
Pensando nisso, confira como calcular a quantidade de arroz por pessoa para cozinhar no nosso artigo abaixo! Você a partir de agora, não terá mais dúvidas se vai sobrar ou faltar arroz, porém, basta continuar conosco!
Como calcular a quantidade de arroz por pessoa: qual é a receita escolhida?
Antes de qualquer coisa, é importante saber qual a receita será preparada com o arroz. Por exemplo, caso você opte por fazer um risoto é necessário planejar uma porção maior para cada pessoa. Contudo, se o arroz for apenas um acompanhamento (servido junto à carne, ao estrogonofe ou ao feijão), a quantidade menor será suficiente.
Medição do alimento
Vamos a parte prática de como calcular a quantidade de arroz por pessoa!
- Se o arroz for servido como acompanhamento, normalmente uma pessoa come cerca de 1/4 xícara de chá de arroz cru: o que equivale a cerca de 90 gramas;
- Caso o arroz seja servido como prato principal, você deverá calcular cerca de 1/2 xícara de chá de arroz cru por pessoa: o que corresponde cerca de 180 gramas do grão.
Se você não tiver medidor, não se preocupe! Temos uma solução:
- Primeiro, basta mergulhar uma mão limpa no pote de arroz;
- Você deverá pegar uma porção e fechar a mão;
- A quantidade de arroz dentro da mão fechada corresponderá ao consumo do grão para uma pessoa, caso este seja servido como acompanhamento;
- Caso o arroz seja o prato principal, você deverá usar a quantidade de duas mãos fechadas por pessoa.
Agora você deve estar pensando: e o tamanho da mão? Mesmo com diversidade no tamanho de mãos, essa ainda é uma boa medida para aqueles que não têm medidor em casa. Contudo, se você ainda tiver medo de faltar arroz, faça a mais: afinal, melhor sobrar um pouco do que faltar! Você pode em seguida, reaproveitar a sobra para fazer novas receitas!
Cálculo da quantidade de arroz para 4 pessoas
Para fazer arroz como acompanhamento para 4 pessoas, você deverá cozinhar uma xícara de chá de arroz cru (cerca de 360 gramas). Essa quantidade será apenas suficiente para uma refeição, contudo, se tiver a intenção de usá-lo para janta ou o dia seguinte, dobre a quantidade do grão!
Caso o arroz seja o prato principal em um almoço para 4 pessoas, você deverá usar duas xícaras de chá de arroz cru (cerca de 720 gramas). Se você ficar inseguro, faça meia xícara ou até mais para ter segurança. Com o passar do tempo, você notará que será mais fácil de acertar!
Atenção: é importante ressaltar que as quantidades de arroz podem variar de pessoa para pessoa. As dicas podem ser consideradas como um tipo de guia para que você não se confunda na hora de cozinhar.
Cálculo da quantidade de arroz por pessoa: tipos de grão
Vamos aprender agora sobre os tipos diferentes de arroz? Além dos vários tipos, eles podem ter tamanhos diferentes. Outro ponto é que as características destes podem variar também.
Tamanho do grão de arroz
Os tamanhos dos grãos de arroz podem ser divididos em:
- Curtos: são geralmente mais arredondados e achatados. Contêm uma grande quantidade de amido e por essa razão, eles costumar dar um aspecto mais empapado e cremoso. Exemplo desse tipo: arroz arbóreo, muito usado em risotos;
- Médios: são um pouco mais esticados e pontiagudos do que os grãos curtos. Eles também têm um pouco mais de amido, por isso, conforme os seus cozimentos, podem ficar mais empapados ou não. Exemplo de arroz com grão médio é o do tipo branco;
- Longos: têm outro tipo de amido, deixando o arroz mais soltinho quando preparado. Eles apresentam uma aparência mais esticada e pontiaguda. O arroz integral é um tipo de grão longo.
Tipos de arroz
Existem diferentes perfis de arroz que podem conferir diversos sabores, cores e texturas. Conheça alguns destes tipos:
- Arroz arbóreo: ótima opção para risotos, sopas e em versão doce;
- Arroz basmati: muito usado na culinária asiática. Perfeito para ser usado junto a vegetais;
- Arroz branco: ótimo acompanhamento para carnes e feijão;
- Arroz japonês: usado na produção de comidas japonesas, como temakis e sushis;
- Arroz parboilizado: ele tem mais fibra do que o arroz branco. Também fica ótimo para acompanhar carnes, feijão e legumes;
- Arroz vermelho: rico em antioxidantes. Ótimo como acompanhamento de vegetais, como legumes.
Agora que você já sabe como calcular a quantidade de arroz para cozinhar, basta continuar com a preparação da sua refeição