Os espelhos são velhos companheiros da decoração de uma casa. Mesmo assim, tem uma coisa que sempre gera dúvidas: como colar corretamente espelho na parede?
Bom, antigamente era comum que as peças fossem coladas com cola de sapateiro, o que trazia uma ótima fixação, mas, ao mesmo tempo, podia facilmente intoxicar os moradores por conta do seu cheiro forte e tóxico.
Felizmente, hoje em dia existem formas muito mais práticas (e saudáveis) de colar espelho na parede! Quer descobrir quais são? Então vem ver esse post com a gente e tome nota!
Como colar espelho na parede: 5 dicas para seguir
Aprender como colar espelho na parede não é algo difícil, mas você precisa seguir algumas recomendações para garantir a segurança e a eficiência da colagem. Dá só uma olhada:
Avalie o tipo de parede
Para começar, avalie o tipo de parede em que pretende colar o espelho. Alguns materiais são mais difíceis de aderir a fixação do que outros.
Em cômodos internos, como salas e quartos, a parede geralmente é feita em gesso ou alvenaria. Já cozinhas, banheiros e lavabos, o mais comum é contar com revestimentos cerâmicos. Em ambas as circunstâncias é possível usar cola ou outro tipo de fixador, mas alguns truques são importantes para que o espelho fixe adequadamente na parede.
Os revestimentos cerâmicos, por exemplo, recebem melhor a adesão do que uma parede com alvenaria e texturas. Portanto, no segundo caso, é importante contar com uma ajuda extra para que o espelho não escorregue e caia antes do limite final de fixação da cola.
Mas não se preocupe, vamos explicar mais detalhadamente esse processo nos tópicos abaixo.
Umidade pode ser um problema
Ambientes onde a umidade é constante, como é o caso de banheiros, o poder de fixação da cola diminui com o tempo, podendo levar o espelho a se soltar da parede e provocar acidentes.
Por isso, é fundamental escolher o tipo de adesivo para espelho ideal para cada situação, dessa forma você não corre o risco de perder o item ou, pior, ver alguém se machucar com cacos de vidro.
Tinta descascando ou reboco solto
Outro cuidado que você precisa ter para garantir que o espelho esteja bem colado na parede é avaliar a tinta, o reboco ou o revestimento cerâmico. Se um deles estiver com falhas, o mesmo não vai fixar corretamente na parede e vai acabar se soltando.
Para evitar esse problema, faça alguns testes. Se a parede estiver com tinta, pegue um pedaço de fita adesiva, cole na parede, aguarde alguns segundos e puxe. Caso a tinta saia junto com a fita é sinal de que está se soltando e não vai fixar o espelho adequadamente.
Já para testar o reboco, a dica é dar leves batidinhas na parede. Se por acaso ouvir um som oco, provavelmente está solto e isso também vai comprometer a adesão do espelho.
O mesmo truque serve para avaliar o revestimento. Dê leves batidinhas e caso note que está solto, o espelho deve ser fixado em outra parede ou, então, você precisa corrigir o defeito antes de seguir com a meta.
Faça a marcação
Tudo certo até aqui? Chegou a hora de finalmente ir para a parte prática! Para iniciar os trabalhos, faça a marcação exata de onde deseja colar o espelho.
E porque tem que ser exata? Dependendo do método que você utilizar, como a fita dupla face, por exemplo, o espelho rapidamente irá aderir à parede e não será mais possível fazer mudanças na posição da peça.
A colagem precisa ser feita de primeira, sem erros. Sendo assim, deixe tudo marcadinho para evitar qualquer contratempo.
Como colar espelho na parede com dupla face?
A fita dupla face é uma das técnicas mais populares do momento quando o assunto é como colar espelho na parede. Esse tipo de adesivo possui dois lados colantes, onde um é fixado na parte de trás do espelho e o outro fica em contato direto com a parede.
De alta fixação, a fita adere imediatamente na superfície e, por conta disso, a peça deve ser estabelecida de primeira, exatamente no ponto marcado, uma vez que não será possível fazer ajustes de posição.
Entretanto, apesar da alta fixação, o método não é aconselhável para a parede de banheiro já que a umidade do ambiente aos poucos faz com que a cola perca seu poder de fixação, podendo levar o espelho a se desprender.
Mais um detalhe relevante que você deve considerar é o tipo de fita dupla face. Existem no mercado dois tipos indicados: a de espuma e a de massa acrílica. A primeira serve para colar espelho em paredes texturizadas, rugosas ou com porosidades. Já a de massa acrílica é recomendada para paredes lisas e uniformes.
Atente-se também para a espessura da fita. As mais largas sustentam um peso maior, sendo ideias para espelhos grandes, enquanto as mais estreitas são mais resistentes a tendência do item escorregar.
Veja agora o passo a passo para colar espelho na parede com dupla face:
Passo 1: Marque na parede o local onde deseja colar o espelho;
Passo 2: Limpe a parede para que nenhuma poeira ou sujeira atrapalhe na adesão;
Passo 3: Limpe também a parte de trás do espelho com um pano seco e macio;
Passo 4: Distribua a fita pelo espelho em linhas verticais para melhor fixação. Mantenha um espaço uniforme e regular entre as tiras, com cerca de dois centímetros entre cada uma;
Passo 5: Com cuidado, posicione o espelho na parede e faça uma leve pressão para garantir a aderência;
Passo 6: Prontinho, o espelho já está colado na parede!
Para não restar nenhuma dúvida, confira o vídeo a seguir:
Como colar espelho na parede com adesivo de fixação?
Outra opção é colar o espelho na parede usando um adesivo de fixação, conhecido também como fixa-espelho. Há diversos tipos no mercado, a maioria deles é fabricado em silicone, adesivos de poliuterano (PU) ou polímeros híbridos. Todos eles funcionam e são seguros, mas cada um possui suas próprias especificidades.
O adesivo de poliuterano, por exemplo, é indicado para colar espelhos em paredes de madeira, cerâmica e alvenaria. O tempo de secagem pode variar entre seis e doze horas.
Já o adesivo fabricado em silicone cai como uma luva em áreas molhadas, uma vez que o material resiste melhor à umidade e também às variações de temperatura. O único inconveniente é o tempo de secagem, que pode chegar entre 48h e 72h depois da aplicação. Durante todo esse tempo, o espelho deve ficar apoiado para não escorregar.
Enquanto isso, o adesivo do tipo polímeros híbridos pode ser utilizado em praticamente todo tipo de parede, destacando-se principalmente pela secagem mais rápida, que leva cerca de duas a seis horas depois da aplicação.
Confira a seguir o passo a passo para colar espelho na parede com adesivos:
Passo 1: Comece limpando a parede e a parte de trás do espelho com um pano macio e seco. Não pule essa etapa para não correr o risco de prejudicar a fixação da cola;
Passo 2: Distribua o adesivo por toda a extensão do espelho em linhas verticais do topo a base. É importante que as linhas sejam distribuídas regularmente, de modo que o peso seja sustentado por igual;
Passo 3: Coloque o espelho na parede. Se possível, conte com um ajudante, assim você pode testar o nível, enquanto a outra pessoa segura a peça para você;
Passo 4: Dependendo do tipo de adesivo utilizado pode ser necessário o uso de um apoio para que o espelho não caia. Não esqueça de providenciar antes mesmo de posicionar o espelho na parede;
Passo 5: Aguarde o tempo completo de secagem do adesivo, de acordo com as informações do fabricante. Na dúvida, sempre consulte a embalagem do produto;
Passo 6: Após o tempo de cura, remova os apoios utilizados para sustentar o espelho e voilá!
Dica extra: para facilitar a colagem do espelho na parede e dispensar o uso de apoios, você pode usar, em conjunto com o adesivo, fitas dupla face. Elas vão garantir que o espelho não escorregue enquanto a cola seca.
Ficou alguma dúvida? Então dá só uma olhadinha no tutorial a seguir e aprenda como colar espelho na parede sem erro:
Viu só como colar espelho na parede não é nada de outro mundo? Agora é só seguir as dicas acima e fixar o seu do jeitinho que preferir!