Ter opções de frutas congeladas em casa podem te salvar de uma alimentação ultraprocessada, especialmente quando você está sem tempo de ir à feira ou ao mercado.
E uma das frutas mais coringas de todas para ter no freezer é a banana. Isso mesmo! A banana congelada rende receitas práticas, rápidas e muito saborosas!
Inclusive, vale muito a pena comprar uma quantidade maior de bananas justamente para fazer o congelamento.
Continue acompanhando o post com a gente para descobrir como congelar banana.
Como congelar banana?
Escolha as bananas
Todo o processo começa pela escolha das bananas. O ideal é que elas estejam no ponto, ou seja, nem maduras demais, nem verdes.
Para saber se elas estão prontas para ir ao freezer, basta você escolher a fruta pela casca. As bananas com a casca totalmente amarela indicam que a fruta ainda não atingiu o máximo do amadurecimento, estando ainda com baixa concentração de açúcar.
Já as bananas que apresentam a casca com muitas manchas marrons sugerem que a fruta está madura demais. O ideal é escolher bananas com casca amarela salpicadas de pintinhas marrons. Essas sim estão no ponto para serem congeladas.
E porque essa diferença é importante? Na hora de preparar as receitas, as bananas que estão no ponto de maturação exigem menos adição de açúcar, ficam mais cremosas e apresentam um sabor que não compete com os demais ingredientes da receita.
Descasque
Bananas no ponto, agora é só passar para o próximo passo, ou seja, você vai precisar descascar as bananas. Retire a casca de cada uma delas antes de levar ao freezer.
Mas pode congelar banana com casca?
O ideal é retirar a casca antes de congelar. Isso porque quando você congela a banana com a casca ela tende a durar menos no freezer.
Isso sem contar que fica complicadinho descascar a banana congelada, rendendo um trabalho extra e desnecessário para quando você quer uma opção rápida e prática.
Corte, pique ou amasse
Com a fruta descascada é hora de decidir como levá-la ao freezer. Você pode escolher picar, cortar em pedaços maiores ou amassar como se fosse um purê.
A diferença está no modo como você pretende utilizar a banana depois. Para fazer bolos e tortas, por exemplo, congele a banana amassada, como purê. Já para fazer vitaminas, cremes e smoothies o ideal é congelar a fruta em pedaços, grandes ou pequenos, você decide.
Mas aqui vai uma dica: se o seu liquidificador não é daquelas mais potentes, prefira cortar a banana em pedaços pequenos, assim fica mais fácil para o aparelho trabalhar.
No entanto, se você precisa saber a quantidade exata de banana para a receita corte-a em pedaços maiores, de modo que você saiba identificar quantos pedaços equivalem a uma banana.
Faça um pré-congelamento
O próximo passo é realizar um pré-congelamento da banana. E porque isso é necessário?
Ao fazer o pré-congelamento você evita que os pedaços da banana grudem um nos outros, dificultando o processo de separá-los na hora de utilizar, principalmente se você não irá utilizar tudo de uma única vez.
Para fazer o pré-congelamento, organize as fatias ou pedaços de banana sobre uma assadeira untada com óleo de coco ou papel manteiga. Leve ao freezer por cerca de uma hora. Em seguida, retire as bananas da assadeira e congele-as como desejado.
Caso você esteja congelando as bananas em forma de purê, a dica é fazer o pré-congelamento em forminhas de gelo. Assim, você consegue utilizar apenas o necessário para a receita. Lembrando que cerca de uma colher de sopa cheia equivale a um bloquinho de gelo.
Use o recipiente certo
Com as bananas pré-congeladas, agora é só levá-las ao freezer definitivamente. Para isso, use potes herméticos ou saquinhos com fechamento tipo zip-lock.
O importante é que as bananas fiquem bem armazenadas e fechadas dentro do freezer, até mesmo para impedir que elas absorvam ou transfiram cheiro para outros alimentos dentro do congelador.
Validade
As bananas congeladas duram até seis meses no freezer. Para não se perder na data, coloque etiquetas no pote para lembrá-lo da validade.
Descongelar
Nem todas as receitas exigem que a banana esteja descongelada, como é o caso de cremes e smothies. O ideal, nesse caso, inclusive, é que as bananas estejam bem congeladas para oferecer a textura cremosa desejada.
Já para fazer bolos e outras receitas você pode retirar a banana um dia antes do freezer para que ela descongele.
Mas vale lembrar que a textura da banana descongelada é mais macia do que naturalmente, o que pode causar o estranhamento no paladar. O recomendado é consumi-la apenas em receitas.
Como congelar banana e não escurecer?
A banana congelada escurece ou não? Depende.
Se você descascar e congelar a banana imediatamente, ela não vai escurecer e, portanto, não é necessário adicionar limão para evitar a oxidação.
Mas caso você não for congelar a banana assim que descascá-la, então pingue gotas de limão sobre ela.
Receitas com banana congelada
A banana congelada é uma velha conhecida de quem deseja conquistar uma vida mais saudável, com alimentos naturais e livre dos ultraprocessados. Não demorou muito para que a versão congelada da fruta se tornasse uma vedete do mundo fitness.
E uma das receitas mais utilizadas com a banana congelada é de smoothie. Isso porque a banana congelada confere a textura cremosa que a receita exige, sem a necessidade de adicionar leite. Além disso, a doçura natural da fruta também dispensa o uso de açúcar ou adoçantes artificiais, tornando a receita ainda mais saudável.
Confira a seguir como fazer um delicioso smoothie de banana congelada:
- 2 bananas congeladas picadas;
- 150 ml de água (equivalente a um copo americano);
- Suco de ½ limão;
- Hortelã e canela a gosto.
Misture todos os ingredientes no liquidificador, exceto a canela, e bata bem até formar uma consistência cremosa. Despeje o conteúdo no copo, salpique canela e desfrute dessa bebida refrescante.
Você pode dar o seu toque especial ao smoothie, adicionando outras frutas. Morango e manga, por exemplo, ficam incríveis nessa receita.
Outra opção é fazer uma versão do suco verde com o smoothie de banana. Para isso, basta adicionar à receita alguma folha verde (couve e espinafre, por exemplo), gengibre, água de coco (no lugar da água) e suco de abacaxi.
Já quem malha na academia, vale adicionar a proteína em pó.
Veja abaixo mais algumas sugestões de receitas com banana congelada madura:
Sorvete de banana: Retire uma porção de bananas congeladas maduras em pedaços do freezer e processe no liquidificador até obter uma textura cremosa semelhante à do sorvete. Adicione cacau em pó, baunilha, ou outras frutas congeladas para variar o sabor.
Panquecas de banana: Adicione pedaços de banana congelada a uma receita de panquecas e traga um toque doce e uma textura fofa para a receita.
Smoothie bowl: Faça um smoothie mais espesso e coloque-o em uma tigela. Cubra com granola, frutas frescas, nozes e sementes. Opção perfeita para um café da manhã saudável.
Muffins de banana: Use bananas congeladas picadas em pedaços pequenos para trazer um pouco mais de umidade e sabor a sua receita de muffins.
Pudim de chia de banana: Para essa receita você vai precisar de bananas congeladas em forma de purê. Tire-a do freezer e misture com sementes de chia, leite (ou leite vegetal) e um adoçante natural. Deixe repousar na geladeira por algumas horas ou durante a noite para obter um pudim de chia cremoso.
Agora é só escolher qual receita fazer primeiro e começar hoje mesmo a congelar bananas!
Quer aprender outros truques e segredos culinários? Espia só esses outros artigos aqui: como conservar banana, como congelar legumes, como lavar morangos, como tirar pele de tomate, como cozinhar abóbora.