A cenoura é um dos vegetais preferidos dos brasileiros. Ela vai bem nas mais diversas preparações, incluindo pratos doces, como o famoso bolo de cenoura.
E sabe onde mora a graça da cenoura? Na crocância! Contudo, essa é a primeira característica que se perde quando o legume não é bem conservado. E aí já viu, né? As receitas acabam perdendo cor, sabor e textura.
Por isso, trouxemos nesse post dicas de como conservar cenoura sem complicação para você seguir hoje mesmo. Confira!
Como escolher cenouras?
O primeiro passo para conservar corretamente as cenouras é aprender como escolhê-las lá no supermercado ou na feira.
Prefira as de tamanho pequeno ou médio que costumam ser mais saborosas e menos fibrosas que as cenouras grandes. A cenoura precisa estar firme, com a cor brilhante e sem manchas marrons. Evite também aquelas que já estão brotando.
Como conservar cenoura na geladeira?
Chegando com as cenouras é hora de conservá-las para garantir que o vegetal dure mais tempo aí na sua casa. Você pode higienizá-las ou não, fica a seu critério. O importante é que elas estejam secas para não criar fungos e bolor dentro da geladeira.
Coloque-as dentro de um pote vedado ou, ainda, dentro de um saquinho. A cenoura não pode ficar em contato direto com o ar frio da geladeira, o que a faz amolecer e estragar mais rapidamente.
O melhor lugar para deixar a cenoura na geladeira é na gaveta de legumes, região do aparelho onde a temperatura não é tão fria.
A cenoura pode ser conservada na geladeira por até três semanas. Mas é sempre bom ir lá e conferir se ela não está passando do ponto, ok?
Como conservar cenoura ralada?
Sabia que você pode conservar cenoura ralada? Pois é! Essa é uma tremenda mão na roda para quem deseja praticidade no dia a dia, já que basta pegar o vegetal na geladeira e incorporar na receita ou ainda fazer uma saladinha.
Para conservar cenoura ralada, o primeiro passo é lavar e descascar. Se a cenoura for orgânica, você pode optar por manter a casca.
Em seguida, rale na medida que achar melhor e coloque a cenoura dentro de um pote bem fechado, de preferência aqueles herméticos. Feito isso, leve a cenoura para as prateleiras mais baixas da geladeira para que ela não resfrie demais.
Prontinho! Depois é só aproveitar a cenoura para fazer o que quiser! Lembrando que com essa técnica a cenoura se conserva por cerca de uma semana na geladeira.
Como salvar uma cenoura murcha?
Mesmo usando as técnicas de como congelar cenoura na geladeira pode ser que uma ou outra acabe murchando.
Mas você sabia que é possível recuperar uma cenoura nessa situação? Sim, é possível! A cenoura quando guardada por muito tempo na geladeira acaba perdendo água, por isso ela fica com aquele aspecto murcho e molenga.
Para salvar o vegetal você precisa apenas reidratá-la. Para isso, coloque as cenouras que pretende salvar em uma bacia com água fria, quase gelada. Deixe a cenoura submersa até que ela recupere o aspecto firme e crocante que lhe é característico.
Como congelar cenoura?
Por fim, mas não menos importante vem a técnica de congelar a cenoura. Você sabe como congelar cenoura? Também é muito simples e existem duas opções: levá-la direto para o freezer ou passá-la primeiramente por um processo conhecido como branqueamento.
No primeiro caso, apenas lave, descasque e corte (ou rale) a cenoura do jeito que achar mais conveniente. Para alguns pratos, as rodelinhas são mais indicadas, enquanto para outros, o formato em tirinhas é a melhor opção. Leve isso em consideração na hora de optar pelo corte. Para não ter erro, varie nos tipos para ter sempre uma opção a mão.
Feito isso, coloque a cenoura (em tiras, cubos ou rodelas) sobre uma assadeira e leve ao freezer por cerca de 30 a 40 minutos. Esse processo faz com que cada pedacinho de cenoura congele individualmente e, assim, você não precisa descongelar o pote inteiro quando quiser apenas um pedaço.
Depois desse tempo, retire a cenoura do freezer e a coloque nos potes ou saquinhos próprios para congelamento. Marque a data e lembre-se que você deve consumi-la em, no máximo, três meses.
A segunda opção é congelar a cenoura por meio do processo de branqueamento. Para isso, comece seguindo as mesmas recomendações de como congelar cenoura, ou seja, lave, descasque e corte da maneira que preferir.
O próximo passo é colocar uma panela com água para ferver. No momento que levantar fervura coloque as cenouras. Conte três minutos e retire-as do fogo, escorrendo toda a água.
Imediatamente já as mergulhe em uma bacia com gelo e água gelada. O objetivo é que elas tomem um choque térmico. Conte novamente mais três minutos e retire-as do gelo.
Em seguida, você já pode congelá-las. Para usar os pedaços individualmente, leve-as ao freezer em uma assadeira dispostas lado a lado, como explicado anteriormente. Coloque depois as cenouras branqueadas e previamente congeladas em um pote ou saquinho e leve ao congelador.
Nesse processo, as cenouras duram por mais tempo e resistem melhor ao efeito do congelamento, sofrendo pouco com a perda da coloração e da textura. Por isso, a dica é: antes de escolher como congelar a cenoura avalie como provavelmente você a utilizará depois de descongelada.
Se precisar de uma textura mais firme, aposte no branqueamento. Mas se a intenção é fazer cremes, sucos ou um bolo, o congelamento simples já é suficiente.
Mais uma dica importante: se optar por usar saquinhos procure remover o máximo de ar que conseguir. Assim, as cenouras ficam ainda mais crocantes!
Agora que você já sabe como conservar cenoura pode começar a planejar suas receitas favoritas, afinal, elas não vão faltar!