Gengibre é vida! Ele vai bem no suco, no chá, no tempero de diversos alimentos e até como doce! Como se não bastasse, o gengibre ainda pode ser usado em drinques e coquetéis.
Na verdade, dificilmente você vai usar a raiz inteira do gengibre de uma só vez, já que ela é forte e apenas um pequeno pedaço é o suficiente. Por isso, aprender como mantê-lo em bom estado é a melhor maneira de ter essa raiz poderosa sempre que precisar.
E é justamente isso que vamos te ensinar no post de hoje. Continue aqui conosco e aprenda diferentes formas de como conservar gengibre.
Gengibre: propriedades e benefícios nutricionais
O gengibre é um rizoma de origem asiática e presente na alimentação humana há, pelo menos, três mil anos.
De sabor quente e picante, o gengibre é um daqueles alimentos que deveria ter na despensa de todo mundo, não só pelo sabor incrível que ele confere a diversas preparações culinárias, mas por suas mais variadas propriedades nutricionais e terapêuticas.
O gengibre é fonte abundante de vitamina B6 e vitamina C, além de também ser rico em minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Mas o que torna o gengibre ainda mais especial são as suas substâncias fenólicas, como os gingeróis e zingerona.
Todos esses compostos fazem do gengibre um potente alimento termogênico, contribuindo para a aceleração do metabolismo e na consequente perda de peso. Não é a toa que seu uso é muito popular entre pessoas que seguem dietas de emagrecimento.
Além disso, o gengibre ainda é reconhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, favorecendo quadros de pressão alta, refluxo, artrite e tendinite, por exemplo.
Outra propriedade muita conhecida do gengibre é a sua capacidade antiespasmódica, aliviando enjoos, náuseas e má digestão. Isso o torna um grande aliado das mulheres grávidas.
O gengibre ainda pode ajudar no controle da diabetes e, graças aos seus compostos bactericidas e antimicrobianos, favorece também o combate a infecções, especialmente as do trato respiratório, como gripes e resfriados.
Como escolher gengibre?
Mas para obter todas essas propriedades nutricionais do gengibre, garantir o sabor e qualidade do alimento, além de uma durabilidade maior, você precisa primeiro aprender como escolhê-lo corretamente, seja lá na feira ou no supermercado.
Para isso, prefira as raízes mais frescas, com casca lisa e aroma picante. Ao tocá-lo, ele deve ser firme e um pouco pesado. Evite aqueles com aparência enrugada ou amolecida. Um gengibre muito leve também não é bom sinal, indicando que a raiz já está velha.
Outro sinal importante a observar é se o gengibre está molhado, úmido ou com manchas de bolor. Em caso positivo, escolha outro.
Como conservar gengibre fresco?
Se você consome gengibre com uma frequência regular, então o melhor a fazer é aprender como conservar o gengibre fresco. Existem algumas opções e você confere o passo a passo de cada uma delas a seguir:
Gengibre no azeite
O gengibre conservado em azeite é uma boa opção para quem utiliza a raiz como tempero em preparações culinárias salgadas.
- Para isso, comece ralando o gengibre e misturando em uma vasilha com azeite o suficiente para cobrir toda a raiz;
- Em seguida, leve essa mistura ao forno por aproximadamente 2 horas na temperatura mais baixa do seu aparelho;
- Após esse tempo, espere a mistura esfriar e guarde em um recipiente de vidro muito bem fechado.
Dessa maneira, o gengibre pode ser conservado por até seis meses.
Gengibre cristalizado
O gengibre cristalizado é outra forma de manter a raiz fresca e conservada por mais tempo.
- O processo exige que você corte o gengibre em rodelas;
- Depois coloque-o em uma panela com água e deixe-o cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora até que esteja bem macio;
- Passado esse tempo, escorra e reserve;
- Em uma panela prepare uma calda de açúcar, misturando quatro medidas de açúcar e duas de água. Por exemplo, se você usou 200 gramas de gengibre, precisará de 800 gramas de açúcar e 400 ml de água;
- Enquanto isso, arrume as rodelas de gengibre sobre um pedaço de papel vegetal. Quando a calda estiver grossa, despeje-a devagar sobre os pedaços de gengibre e aguarde cristalizar.
O resultado será uma espécie de bala de gengibre para você mascar e mastigar.
Gengibre no mel
O gengibre no mel é um jeito simples e fácil de conservar gengibre fresco. Essa maneira de manter a raiz é muito indicada para finalidades terapêuticas, como no tratamento auxiliar de uma amigdalite, por exemplo.
- O processo é bem simples: basta ralar bem o gengibre e em seguida colocá-lo em um recipiente de vidro;
- Depois, complete com mel até que toda a raiz esteja coberta.
Conserva de gengibre japonês
Sabe aquelas conservas de gengibre servidas em restaurante japonês? Então, você pode fazer na sua casa como forma de conservar o gengibre por mais tempo.
Para isso, você vai precisar de:
- 500 gramas de gengibre fresco cortado em lâminas bem finas;
- 2 xícaras de chá de vinagre branco;
- 3 xícaras de água;
- 1 e 1/12 xícara de açúcar;
- 3 colheres de sopa rasas de sal;
Modo de preparo:
- Coloque o gengibre em uma panela com a água e leve ao fogo até ferver. Escorra e espere esfriar;
- Em outra panela adicione o vinagre, o sal e o açúcar. Mexa e leve ao fogo até ferver. Desligue, espere esfriar e acrescente o gengibre;
- Em seguida, coloque tudo em um pote de vidro esterilizado, feche bem e deixe por dois dias tampados antes de consumir;
- Após aberto, mantenha a conserva de gengibre na geladeira.
Como conservar gengibre na geladeira?
Outra opção que você tem a disposição é aprender como conservar gengibre na geladeira. O aparelho pode manter a raiz adequada para consumo por até três semanas. Por isso, o ideal nesse caso é que você faça uso regular do gengibre, caso contrário, ele pode acabar estragando nesse tempo.
- A forma mais fácil e simples de conservar gengibre na geladeira é embalando-o em um papel toalha ou guardanapos de papel sem descascar;
- O papel ajuda a reter a umidade e impedir a proliferação de mofo na raiz. Após embalado no papel, coloque-o dentro de um saquinho plástico e guarde-o na gaveta de legumes da geladeira;
- Você também pode optar por conservar o gengibre ralado fresco dentro de um saco plástico bem vedado na geladeira. No entanto, o prazo de validade reduz para cerca de uma semana.
Como conservar gengibre no congelador?
O gengibre também pode ser congelado, facilitando muito a vida de quem precisa ter esse alimento sempre à mão.
- Para congelar gengibre é simples. A primeira maneira de fazer isso é embrulhando-o em plástico filme e em seguida colocando a raiz dentro de um saco plástico. Apenas se lembre de retirar o máximo de ar possível da embalagem;
- Depois é só levar o gengibre ao freezer e ir cortando a raiz gradualmente, enquanto precisar;
- Outra forma de congelar gengibre é picando ou ralando a raiz. Primeiro descasque e pique ou rale no tamanho desejado;
- Em seguida, faça pequenas porções sobre um papel manteiga ou vegetal, o equivalente a uma colher de sopa ou a quantidade necessária para suas preparações;
- Leve o papel com as porções para o freezer e aguarde até que elas congelem. O próximo passo é retirá-las do papel e colocá-las dentro de um pote com tampa próprio para congelador;
- O legal dessa técnica é que as porções congelam individualmente e você retira apenas o quanto precisa;
- Você pode fazer o mesmo com rodelas de gengibre. Basta cortá-las no tamanho desejado, espalhar sobre o papel vegetal e aguardar o congelamento. Depois armazene tudo em um pote fechado.
Tutoriais para conservar gengibre
Para complementar a sua leitura, selecionamos alguns tutoriais em vídeo que explicam diferentes formas para conservar o gengibre, na geladeira ou no freezer. Aperte o play e acompanhe:
Aprenda 3 formas de congelar o gengibre
Como conservar o gengibre na geladeira e no freezer?
Ideias de receitas com gengibre
O gengibre é uma especiaria com sabor levemente ácido e picante, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de pratos. Com tantas vantagens que já citamos anteriormente, é natural que mais pessoas incluam o gengibre em suas receitas.
Listamos abaixo algumas ideias de pratos para preparar com gengibre em casa:
- Arroz com cenoura e gengibre;
- Biscoitos de gengibre;
- Bolo de fubá com gengibre;
- Coxa de frango com coentro e gengibre;
- Creme de cenoura com gengibre;
- Frango com gengibre;
- Geléia de laranja e gengibre;
- Sopa de cenoura ou abóbora com gengibre;
- Salada de acelga com gengibre frito e alho
Agora não tem mais desculpas para deixar de incluir o gengibre nas suas receitas, não é mesmo?
Quer aprender a conservar outras especiarias e evitar o desperdício? Vem ver aqui: como conservar manjericão, como conservar coentro, como conservar hortelã, como conservar alho.