Fruta muito apreciada pela indústria brasileira em geral, passando por confeiteiros e apaixonados por fondue, o morango tem um empecilho em seu armazenamento: ele estraga com facilidade.
Por ser uma fruta muito delicada e que deteriora em pouco tempo, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é imediatamente colocá-la no refrigerador. Mas grande parte das pessoas não sabe que há uma maneira certa de refrigerar certos tipos de frutas sem prejudicá-las, ainda mais no caso do morango que é comum mofar com muita rapidez!
A verdade é que mesmo tão pequena, essa fruta vermelhinha precisa ser armazenada com muita atenção e cuidado para que preserve por muito mais tempo seu sabor e frescor. Pensando nisso, montamos um guia de como conservar morango na geladeira por mais tempo e sem prejuízos! Vamos lá?
Como conservar morango na geladeira: dicas para ter frutos frescos e inteiros
Essa primeira dica é importante quando você acabar de chegar da feira ou hortifruti com uma caixa de morangos fresquinha. Para evitar que estrague em poucos dias ou fique com mofos dentro do refrigerador, você só pode higienizá-lo quando for comê-lo. Isso mesmo que você leu! Pois ao contrário do que parece, o excesso de umidade (e dentro da geladeira tem muito) acaba acelerando o processo de degeneração do morango, surgindo o fungo ou até bactérias.
Outro ponto extremamente importante é que você deve ser bem cauteloso ao organizá-lo na sua geladeira, já que alguns locais são mais “molhados” do que outros, ou seja, úmidos. Então, opte por o local menos refrigerado para guardar a fruta (dica: gavetas e prateleiras inferiores da geladeira).
E finalmente, chegou o momento de condicioná-los na geladeira. Para isso, você deverá ter em mãos:
- Uma caixa de morangos;
- Uma tesoura de cozinha ou uma faca própria para cortar vegetais;
- Um pote plástico que caiba os morangos;
- Um rolo de papel toalha.
Modo de fazer:
- Primeiro, corte a haste do morango (aquele cabo verdinho);
- Em seguida, coloque os frutos de cabeça para baixo no pote plástico;
- Esse pote deverá estar forrado com papel toalha (que é usado para absorver a umidade);
- Para finalizar, leve à geladeira, preferencialmente, nos lugares descritos acima.
Dicas para conservar quando a fruta já estiver cortada
Caso a ideia seja armazenar o morango já cortado e pronto para ser consumido, o ideal é optar por recipientes de cores escuras, não transparentes e com uma excelente vedação. O importante é que a fruta não fique exposta à luz do refrigerador e sem contato com o oxigênio do ambiente, prolongado a durabilidade do morango por mais tempo.
Conservar morango na geladeira: seja rápido para eliminar o mofo
Assim que você chegar em casa com uma caixa de morangos, retire aquelas frutas que apresentarem qualquer sinal de estarem mofadas. O motivo principal é que elas podem contaminar em pouco tempo as outras frutas, estragando todos os outros morangos.
Então, a dica é sempre que retornar das compras com os morangos, já retire todos os frutos e olhe com atenção aqueles que ficarem na parte do fundo da embalagem. Normalmente, as frutas machucadas ou com “defeitos” costumam estar escondidas para o consumidor não perceber. Por isso, seja minucioso antes de congelar, armazenar ou utilizar os morangos em alguma receita para não perder toda a caixa.
Não pense em outro local para armazenar!
Imagine a cena: você vê aquela bela cesta de morangos em cima da mesa e resolve comer um… só que mesmo com uma boa aparência, a fruta está murcha! Então, caso você queira manter as frutas frescas, saborosas e durinhas, elas devem sempre estar na geladeira. Mesmo que deva existir o cuidado com a umidade, o morango deve permanecer refrigerado.
Como conservar morango no freezer
Caso você tenha aproveitado uma promoção de morangos e comprado muitas caixas, o ideal será levá-los ao freezer, já que congelar as frutas ajudará a mantê-las frescas e livres de bactérias.
Para o congelamento, você precisará de:
- Os morangos já pré-selecionados;
- Uma faca própria para corte de frutas ou vegetais;
- Xarope natural de açúcar;
- Um recipiente de vidro;
- Uma tampa do vidro;
- Um rolo de plástico filme.
O processo de congelamento é fácil. Basta seguir o passo a passo abaixo!
- Primeiro, corte a tampinha verde dos morangos;
- Em seguida, coloque-os no recipiente de vidro;
- Adicione xarope natural de açúcar (esse passo não é obrigatório, mas o xarope ajuda a preservar o sabor e a textura da fruta por muito mais tempo);
- Para finalizar, você deverá escolher em cobrir o recipiente com um plástico filme ou utilizar uma tampa grossa para vedar o pote;
- Pronto: agora leve ao freezer e só retire no momento de consumir!
Atenção: antes de realizar o processo de congelamento, verifique mesmo se não há morangos murchos ou com mofo. O congelamento não salvará a fruta!
Como conservar morango na geladeira com calda de açúcar
Existe uma outra maneira de aumentar a durabilidade do morango: preparando uma calda de açúcar simples para armazenar a fruta. Para isso, você deverá ter:
- Uma xícara de chá de açúcar;
- Uma panela pequena;
- Três xícaras de chá e 1/2 de água filtrada;
- Vários potes de vidro;
- Vários sacos herméticos;
- Uma caixa de morangos higienizados.
Modo de preparo:
- Primeiro, você deverá misturar uma xícara de chá de açúcar com 3 xícaras de chá e 1/2 de água filtrada em uma panela a fogo baixo;
- Deixe dissolver bem o açúcar na panela;
- Aguarde um pouco para esfriar (atenção: tome cuidado para que a mistura não endureça).
- Logo depois, coloque os morangos inteiros em um recipiente de vidro, adicione a calda por cima;
- Pronto: feche os potes e leve para a geladeira!
Caso queira conservar os morangos na geladeira por mais de 2 semanas, eles deverão ser levados ao freezer. Sendo assim, coloque os frutos em sacos herméticos. A validade máxima é de 6 meses.
Depois das seis dicas essenciais de como conservar morango na geladeira, pode ter certeza de que não haverá mais desperdícios na sua casa!