Um dos ingredientes mais versáteis da cozinha é o amendoim. Com ele dá para fazer pastinhas, sobremesas variadas, pratos salgados e até leite. Isso sem falar nos quitutes tradicionais das festas juninas.
Mas antes disso é preciso saber como cozinhar amendoim corretamente. Você sabe?
Se ainda não, fica aqui com a gente para aprender. E, mesmo que você já saiba, sempre dá para aperfeiçoar uma técnica ou outra, certo? Vem ver!
Como cozinhar amendoim na panela de pressão?
O amendoim pode ser encontrado a venda cru ou torrado, podendo vir tanto com casca, quanto sem ela.
Na versão crua e sem casca, muitas pessoas preferem cozinhar o amendoim antes de consumir para que ele fique mais macio. Para isso, o processo é bem simples e pode ficar ainda mais fácil se você usar uma panela de pressão.
Comece colocando o amendoim dentro da panela. Em seguida, cubra com água e adicione sal. Tampe e leve ao fogo. Quando levantar fervura e o pino da panela começar a chiar conte 25 minutos e desligue. Espere a pressão sair, abra a tampa, escorra a água do cozimento e prontinho!
Se quiser, pode levar o amendoim para tostar no forno. Nesse caso, espalhe o amendoim sobre uma forma. Mas, atenção, não crie camadas. O amendoim deve estar encostado na forma para poder tostar corretamente.
Acenda o forno e coloque a forma para assar. Não deixe o fogo muito alto porque o amendoim queima rápido. Fique sempre de olho e quando começar a sentir o cheiro do amendoim na cozinha e sinal de que ele já está tostado.
Desligue o forno, retire o amendoim e espere esfriar. Guarde o amendoim em um pote bem vedado ou use diretamente nas receitas da sua preferência.
Como cozinhar amendoim com casca?
O amendoim com casca também pode ser cozido, apesar do jeito mais tradicional de prepará-lo é assado.
O processo de cozimento do amendoim com casca é o mesmo descrito anteriormente. Você vai precisar apenas de uma panela de pressão ou, então, uma panela convencional. A diferença é que nesse último caso, o tempo de cozimento é maior.
Para cozinhar o amendoim com casca basta adicionar o amendoim na panela, cobrir com água e adicionar sal. Aguarde até que o amendoim esteja macio, desligue a panela, escorra e coloque no forno para tostar, caso deseje.
Muito sal no amendoim?
E se por acaso você errar na mão e acabar salgando demais o amendoim? Nesse caso, não precisa se preocupar porque tem jeito!
Para dessalgar o amendoim, encha uma panela com água e coloque os amendoins dentro. Deixe de molho por cerca de 10 minutos. Troque a água, coloque água limpa novamente e leve ao fogo por alguns minutos.
Escorra a água e experimente o amendoim. Se ele ainda estiver muito salgado, repita o processo quantas vezes for necessário.
Como assar amendoim?
O amendoim cru, vendido em embalagens ou na própria casca, também pode ser preparado no forno, como você já sabe.
Nesse caso, o processo de cozimento é dispensável. Basta espalhar os amendoins em uma forma de alumínio, sem sobrepor os grãos para que eles tostem por igual. Não é necessário untar a forma. O amendoim não gruda.
Acenda o forno e coloque a forma com os amendoins para assar. Mantenha a temperatura média para que eles não queimem antes de tostar. Outra dica é mantê-los ligeiramente afastados do queimador, para isso erga uma posição da grade.
Quando o amendoim começar a cheirar pela casa, desligue o fogo. Está pronto para ser usado em outra receita!
Por que você deveria comer amendoim?
O amendoim é uma excelente fonte de energia. Não é a toa que ele é muito utilizado em receitas de pré treino. E por falar em treino, o amendoim é uma ótima fonte de proteínas. Uma porção de 28 gramas de amendoim equivale a 7 gramas de proteína.
O amendoim também é uma ótima fonte de fibras, favorecendo o controle da glicose na corrente sanguínea e beneficiando todo o processo digestivo e intestinal.
Outro grande motivo para inserir o amendoim na dieta é que ele favorece a saúde cardíaca, oferecendo gorduras monoinsaturadas. Estudos demonstram que consumir amendoim reduz o risco de doenças cardiovasculares em 21%.
O amendoim também é fonte de antioxidantes importantes para evitar danos oxidativos às células, o que pode levar a casos de doenças cardíacas e derrames. Um dos antioxidantes presentes no amendoim é o resveratrol, o mesmo encontrado nas uvas e no vinho. Esse antioxidante é um grande aliado da saúde e da longevidade.
O amendoim ainda é fonte de vitaminas E, B3 e B6, e minerais, como folato, magnésio, cobre e manganês.
Ideias de receitas com amendoim
Com o amendoim cozido e tostado é hora de pensar em todas as delícias que você pode fazer com o ingrediente! Se for época de festa junina, opções não vão faltar: paçoquinha, pé de moleque, pé de moça, chá do padre, além do clássico amendoim salgado e tostado que acompanha muito bem as bebidas dessa época do ano.
Mas não é só de festa junina que vive o amendoim. Ao longo do ano, o ingrediente pode ser usado para inúmeras receitas. Biscoitos, bolos, tortas, pães e um dos jeitos mais simples e fáceis: na salada. Isso mesmo! Experimente colocar alguns grãos de amendoim na salada e veja como fica delicioso!
Sopas, caldos e até aquele yakissoba simples ganha uma nova cara (e sabor) com o amendoim!
Para quem pretende usar o amendoim no pré treino vale a pena fazer barrinhas nutritivas ou usá-lo em forma de pasta para passar no pão ou para bater no shake. A pasta de amendoim é muito fácil de ser feita. Você precisa apenas bater o amendoim em um processador até que ele fique na consistência de pastinha.
Depois de pronta, essa pastinha pode ser usada para fazer leite vegetal de amendoim. Uma colher de sopa de pasta de amendoim diluída em um copo de água filtrada rende um leite saboroso para complementar com café ou chocolate. Vale muito a pena experimentar!
Viu só? Motivos para aprender como cozinhar amendoim não faltam! Agora é com você! Divirta-se na cozinha com todas as possibilidades!