Típica nas festas de fim de ano, a castanha portuguesa tem conquistado um espaço cada vez maior nas mesas brasileiras. Mas como cozinhar castanha portuguesa?
Olhando para ela, lá no mercado ou na feira, sempre vem essa dúvida. Será que é fácil de preparar? Tem algum segredo? Calma que a gente que vai te contar tudo nesse post pra você aprender, vem ver!
Castanha portuguesa: benefícios e propriedades nutricionais
É sempre legal entender o que cada alimento tem a oferecer em termos nutricionais. E, com a castanha portuguesa não seria diferente, especialmente porque essa oleaginosa não é comum por aqui e a curiosidade acaba batendo mais forte.
A castanha portuguesa, originária do hemisfério norte, é considerada um alimento muito nutritivo, rico em fibras e proteínas. A oleaginosa também é fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais essenciais para a manutenção da saúde.
Entre os principais benefícios da castanha portuguesa podemos destacar o seu poder em fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças transmissíveis e infecciosas, como gripes e resfriados, por exemplo.
A boa quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e cobre presentes na castanha portuguesa fazem com que a oleaginosa também seja uma ótima aliada da saúde dos ossos, ajudando no processo de crescimento e prevenindo contra o aparecimento de doenças, como a osteoporose.
Vale citar ainda que a castanha portuguesa ainda são ricas em fibras, o que é ótimo para a saúde gastrointestinal e para quem deseja perder peso, além de proteger o sistema cardíaco e auxiliar o processo de recuperação em casos de doenças respiratórias.
Como escolher castanha portuguesa?
Aqui no Brasil, a castanha portuguesa costuma ser vendida na parte refrigerada dos supermercados para garantir a conservação e a qualidade do alimento. Por isso, uma das primeiras dicas é escolher aqueles que estão mais ao fundo da prateleira, um indicativo de que estão melhor conservadas.
Outra dica importante é optar pelas que possuem a casca brilhante, firme e cheinha. Evite trazer para casa aquelas castanhas que possuem furinhos, manchas de mofo ou murchas.
Prefira ainda comprar castanhas portuguesas em locais com boa saída do produto, assim é possível garantir que as oleaginosas serão mais frescas.
Como cozinhar castanha portuguesa: 5 métodos para testar em casa!
No hemisfério norte, o jeito mais tradicional de consumir as castanhas portuguesas é assadas no forno com sal. Mas por aqui existem outras formas de consumo da oleaginosa e você pode testar cada um deles para definir qual mais te agrada. Confira:
Como cozinhar castanha portuguesa na panela de pressão?
A panela de pressão é aquela amiga que poupa tempo na cozinha. E no caso das castanhas portuguesas, a panela de pressão ajuda a cozinhá-las mais rapidamente, mas também deixa a polpa macia e cremosa, ideal, inclusive, para quem deseja usar a oleaginosa em preparações culinárias que exigem essa textura.
Para começar, lave bem todas as castanhas e, em seguida, faça um corte lateral nas castanhas para que a casca se abra com mais facilidade após o cozimento. Mas, lembre-se: o corte deve ser raso, se cortar demais a castanha se desmancha na água do cozimento.
Coloque as castanhas na panela de pressão, cubra com água e adicione uma pitada de sal (de acordo com o seu gosto). Leve ao fogo e assim que a panela pegar pressão conte 30 minutos e desligue. As castanhas estão prontas para serem consumidas!
Como cozinhar castanha portuguesa no micro-ondas?
Sim, as castanhas portuguesas podem ser cozidas no micro-ondas. O processo é bem simples.
Comece lavando as castanhas. Em seguida, seque e faça um corte nas laterais. Não pule essa etapa, senão elas podem explodir dentro do micro-ondas. Coloque as castanhas em um recipiente apropriado, tampe e leve ao micro-ondas em potência máxima por cerca de 3 a 5 minutos, dependendo de cada aparelho.
Como cozinhar castanha portuguesa na frigideira?
Um jeito mais inusitado de consumir as castanhas portuguesas é preparando-as na frigideira, como se fossem refogadas. Para isso, lave bem e seque em seguida todas as castanhas. O próximo passo é untar a frigideira com azeite ou manteiga e deitar as castanhas para que elas fiquem douradinhas.
O pulo do gato para esse método de cozimento das castanhas portuguesas é ficar sempre por perto, já que você precisa mexer as castanhas de tempo em tempo para que não queimem. Acrescente sal na metade do cozimento. As castanhas estarão prontas quando as cascas abrirem e revelarem a polpa macia.
Como cozinhar castanha portuguesa no forno?
Para quem deseja manter a tradição, pode cozinhar as castanhas portuguesas no forno. O processo, como todos os outros, envolve lavar e depois secar as castanhas. O próximo passo é fazer o corte nas laterais.
Em seguida, organize as castanhas lado a lado em uma assadeira. Salpique sal e leve ao forno a temperatura de 200ºC aproximadamente. Depois de 10 minutos, retire a assadeira do forno, vire-as de lado e retorne para concluir o cozimento. Elas estarão prontas quando as cascas estiverem abertas e a polpa macia.
As castanhas portuguesas assadas são ideias para quem deseja consumir a oleaginosa pura.
Como cozinhar castanha portuguesa na Airfryer?
Tem uma Airfryer em casa? Então você pode usar o aparelho para cozinhar castanhas portuguesas. O passo a passo é bem simples e fica pronto rapidinho!
Comece lavando as castanhas e secando-as bem. Em seguida, faça os cortes laterais (elas também podem explodir na Airfryer). Acomode as castanhas no cesto do aparelho, tomando o cuidado para não sobrepor. Caso tenha uma grande quantidade de castanhas para cozinhar, divida-as em duas ou três preparações.
Pincele manteiga com sal nas castanhas e, na sequência, ligue o aparelho a 200ºC. O tempo total de cozimento das castanhas na AirFryer é de 20 minutos, mas depois de dez minutos, pause o aparelho, mexa o cesto e volte as castanhas para finalizar o processo. As castanhas estão prontas.
Como conservar as castanhas portuguesas?
As castanhas portuguesas cruas podem ser conservadas na geladeira até o momento de serem cozidas. Depois de cozidas, no entanto, elas duram pouco. Cerca de três dias refrigeradas. Por isso, cozinhe apenas a quantidade que pretende consumir para não haver desperdício.
As castanhas que foram cozidas na panela de pressão devem ser retiradas da água para que não fiquem sem gosto e aguadas. Na hora de consumir, coloque as castanhas em água quente para que elas aqueçam e recuperem a textura e sabor. Mas aqueça somente a quantidade desejada para consumo.
Onde usar as castanhas portuguesas?
As castanhas portuguesas podem ser consumidas puras, apenas com sal e manteiga. Nesse caso, é sempre bom servi-las quentes, assim que retiradas do fogo.
No entanto, as castanhas também são muito utilizadas em receitas, especialmente as do Natal e Ano Novo. Por isso é muito comum que as castanhas portuguesas sejam usadas como acompanhamento de pratos principais, na forma de purê, por exemplo.
Outro modo muito tradicional de utilizar as castanhas é no recheio de aves típicas do natal, como peru. As castanhas portuguesas ainda rendem ótimas sobremesas, sendo usadas para preparo de bolos, tortas, recheios doces, compotas e até mesmo na versão em calda.
Viu só como não tem mistério aprender como cozinhar castanhas portuguesas? Agora que você já sabe o passo a passo não precisa mais ter receio de comprá-las no supermercado!